Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 23887 vezes)

SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #165 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:03:06
Assista O sal da terra, do Wim Wenders.

https://www.youtube.com/watch?v=OivMlWXtWpY

Se mesmo assim continuar não gostando do Sebastião Salgado, não tem problema. Como documentário ele tem uma estética singular que vale por si só. De qualquer forma, acredito pelo menos te aproximará um pouco da vida de uma pessoa que é muito mais que "foto P&B tudo igual".


Qdo lançou eu procurei o link e não achei.
Obrigado!
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #166 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:30:23
Cara não tem o pq de a galera te apresentar fatos do pq o Sebastião Salgado é o Sebastiao Salgado, a internet ta ai pra isso.
Como falaram ai, o cara tem milhoes de conteudos espalhados por ai, basta tu se dar ao trabalho de procurar que vai conhecer mais o trabalho dele, vc ta querendo q agente faça esse trabalho pra vc..

Sobre a questão de tristeza, eu acho que ele retrata o que vê, a obra exodus claramente tem um sentimento forte de tristeza, por outro lado gênesis ja mostra a vida natural e intocada pelo homem. Problema é que tu não entende o contexto das fotos, onde foram tiradas, o que ele passou pra tira-las, vc simplesmente deu uma olhada e julgou como ''fotos tristes, e que só mudam alguns animais da foto''

Se te interessar procure mais sobre ele, se não fim da discussão, pq seus argumentos são sempre os mesmos e não tem nexo algum pra quem conhece o trampo do cara mesmo.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #169 Online: 29 de Outubro de 2016, 13:41:37

Mas não tive nenhuma resposta pra entender.

....

Que respostas que faltam eu entender? Que respostas foram dadas???
Pulei algum post?

Diz logo se estou perdendo meu tempo.


O tema dele nao eh a natureza em si ou propriamente dito. Apsar dele usar a linguagem das fotos que trata da questao economica e social, em suas fotos de paisagens tambem.

Faria mais sentido de vc estivesse falando do Ansel Adams. Mas quando ele comecou nao havia filme colorido ainda, apesar de haver metodos para se obter fotos coloridas.

Picasso era mais livre para mudar de fases, pq Picasso nao era patrocinado. O livro de paisagens do SS foi patrocinado e recebeu pesados investimentos. E nao foi para que ele mostrasse algo muito diferente como linguagem visual. Foi sim para mostrar mais dessa visao que ele expressa nas fotos que o publico ja conhece.

Na verdade, eh essa visao dele sendo mostrada em diferentes temas eh o que o torna famoso e respeitado. Mostra que ainda esta atual apesar dos anos. Mostra que o conceito e linguagem dele permanece atual.

Eh preciso pensar que fazer algo "diferente" nao significa apenas "fazer algumas fotos coloridas para variar". Fazer algo diferente significa mudar de visao sobre algo, mudar de perspectiva, mudar a abordagem, mudar o sentimento sobre o que aborda, mudar a situacao do que esta sendo abordado.

Picasso mudou para diferentes fases pq picasso teve diferentes fases bem distintas. Nao so na vida pessoal, mas tambem no momento e periodo da historia que ele viveu. Foi uma epoca de muitas e fortes mudancas na sociedade e nas artes. A pobreza, a guerra espanhola, a fama, as mudancas de paradgma na sociedade, arte e comunicacoes, a mudanca de concetos sobre o que eh arte, e a fortuna, etc.

Fora que Picasso era um genio, Influenciou o mudo do design, da moda, das artes visuais, e sua influencia continua ate hoje e se estende para o futuro.

Sebatiao Salgado eh apenas um fotografo que mostra uma perspectiva singular sobre o mundo em uma abordagem mais social. Ele influencia em uma escala bem mais baixa. Nao eh pioneiro em algo, nao eh grande influente no mundo da fotografia. Mas suas fotos retratam o Brasil e o mundo de uma forma que nos salienta mais, por causa de sua visao e abordagem sobre as condicoes e relacoes humanas.

Mas Sebastiao Salgado eh da epoca que noticias e informacoes sobre trabalhadores, como boia-fria, eram mais frequentes nos jornais e nas escolas. As geracao de antes entende melhor a linguagem do SS e apecia mais essa linguagem sendo seguida em diferentes epocas mas com o mesmo interesse socio economico.

As geracoes mais novas nao tem tanta influencia e apego por tal linguagem e questoes, e menos compreencao da relacao dela ao trabalho do SS. A nao ser que haja um interesse/curiosidade e consequentemente a busca da compreencao e perspectiva dos anos 80 e 90 brasileiro.



Em resumo, o que vende e mantem a fama de SS eh a linguagem dele. Ele teria que obter outra linguagem impactante para poder "mudar completamente" para manter a fama e interesse do publico. E isso depende do que eu disse no inicio.


Lembrando que mudar de vez em quando nao eh bom no mundo dos negocios, mas mudar um pouco. Eh preciso haver uma certa consistencia, para que nao perca o publico antigo e tenha que buscar um publico novo do zero. Uma banda de rock sempre vai tocar rock. Seja em um show no bar ou em um casamento, pq eh o que seu publico espera da banda.

O licro mais recente do SS tem umas mudancas tecnicas que tras um efeito visual diferente, e que realca ou talvez subistitui (eu nao sei) de alguma forma o seu estilo "contra luz", mantendo o alto contraste e dramaticidade visual de forma mais viva e rica vsualmente.

Mas fotografar colorido em tamanho alto contraste, contra luz, e metodo recente que ele tem seguido... Nao sei se sai um resultado satisfatorio, ja que fotos coloridas tem menos latitude.


So para complementar o que eu disse antes sobre SS. Apos ler o comentario de alguem ai que ja nem sei mais.


Eh verdade que SS tambem teve suas mudancas de fases, no inicio era mais local e aos poucos foi indo para o mais global. Trabalhador explorado, migracao, e o mundo intocado pelo homem.

SS tem obras consistentes, e isso eh a case de qualquer sucesso. Picasso tambem, apesar das mudancas radicais, havia uma concistencia na transicao de casa periodo que ele passou. Nao foi uma mudanca do nada, em relacao a nada, so para fazer algo diferente de vez enquando.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #170 Online: 29 de Outubro de 2016, 16:52:41
O que ele diz apartir do 18.36...

https://www.youtube.com/watch?v=ovQNNxnvodM


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #171 Online: 29 de Outubro de 2016, 18:32:58
Assista O sal da terra, do Wim Wenders.

https://www.youtube.com/watch?v=OivMlWXtWpY

Se mesmo assim continuar não gostando do Sebastião Salgado, não tem problema. Como documentário ele tem uma estética singular que vale por si só. De qualquer forma, acredito pelo menos te aproximará um pouco da vida de uma pessoa que é muito mais que "foto P&B tudo igual".
Muito bom esse documentário, é uma viagem a tudo q o SS passou no mundo fotografico e humano, direção fina do Wenders.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #172 Online: 29 de Outubro de 2016, 18:35:46
O que ele diz apartir do 18.36...

https://www.youtube.com/watch?v=ovQNNxnvodM
Verdade, quanto mais você conhece, mais seus gostos mudam. O meu ja mudou muitas vezes pra diversas coisas, é questão de estar aberto ao conhecimento.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #173 Online: 29 de Outubro de 2016, 19:52:18
Nesses eu não vejo as fotos todas iguais. No SS eu não consigo. Eu não gosto disso pq ele mostra diferentes lugares do mundo pelo mesmo ponto de vista. Eh sempre triste e pesado. Não eh o PB. Não me passa Confiança. Parece que é a história que ele quer contar e não o todo do que está acontecendo. 100 vá

Me parece que você está tendo a ilusão de que fotografia é objetiva. Ela não é. Fotógrafos estão reproduzindo a realidade tão quanto um pintor está. Na sua interpretação o SS ilustra o mundo como sendo triste, mas você deveria fazer a mesma avaliação para todos os outros fotógrafos. Pra mim o HCB interpreta o mundo como sendo feliz, cheio de coisas curiosas e momentos poéticos. Se você olhar o mundo através das fotos dele, nunca existiu guerra, morte, miséria e doença.

Acho que não é válido dizer que artista X é ruim porque tem uma certa ótica do mundo. Todo artista tem uma ótica do mundo, e você gosta de alguns por gosto pessoal.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #174 Online: 30 de Outubro de 2016, 16:08:31


Sobre ele ter grana e poder viajar o mundo, tem um monte de gente que faz isso, que acho mais interessante que ele e não é tratado como uma divindade.

Ele não tinha dinheiro e por isso viajou o mundo todo, ele viajou o mundo todo mesmo quando não tinha dinheiro, trabalhando e mostrando coisas que ninguém mostrava, sobre os povos p ex. De forma artística, jornalística e documental ao mesmo tempo.
E ninguém gosta dele apenas por ele ter rodado o mundo não... é pelos registros que ele fez por onde andou. O que ele viveu junto com aquelas pessoas.

Não acho que ele e muitos outros são tratados como divindade... Apenas são reconhecidos pelo que fazem de bom.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #175 Online: 30 de Outubro de 2016, 16:13:56
Não gostar, beleza. Ter visto SÓ o Gênesis, nem saber o nome direito, desconhecer o trabalho do SS a ponto de dizer que o cara fotografa "natureza" (que é um culhonésimo do trabalho do cara) passa um pouco do ponto do razoável.

 :hysterical:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #176 Online: 30 de Outubro de 2016, 17:45:14

Não acho que ele e muitos outros são tratados como divindade... Apenas são reconhecidos pelo que fazem de bom.

Na verdade, entre muitos outros fotografos que existem por ai... SS mao esta no topo dos mais admirados fotografos. Pelo menos nao fora do Brasil. Ja Ansel Adams... Annie Leibovitz... Diane Arbus...

Ja viram as fotos de Diane Arbus, subexpostas, estouradas, muita gente feia...


https://www.youtube.com/watch?v=Q_0sQI90kYI


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #177 Online: 30 de Outubro de 2016, 20:56:32
Eu adoro Bresson. É o fotografo que eu mais gosto e a minha foto preferida é a da moça pulando a poça d'agua com a torre Eifell atrás. Muito graciosa e chique. Mostra o contraste e a elegância do povo de Paris e de Paris. Mesmo em meio a chuva e poças d'agua e mesmo com o casal ao fundo com o guarda-chuva virado.
Muito interessante !  :ok:

Se é desta foto que você disse que gosta, ela não é do Bresson, e sim do Elliott Erwitt...  :ponder:

"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #178 Online: 31 de Outubro de 2016, 16:17:30
Picasso era mais livre para mudar de fases, pq Picasso nao era patrocinado. O livro de paisagens do SS foi patrocinado e recebeu pesados investimentos. E nao foi para que ele mostrasse algo muito diferente como linguagem visual. Foi sim para mostrar mais dessa visao que ele expressa nas fotos que o publico ja conhece.

Na verdade, eh essa visao dele sendo mostrada em diferentes temas eh o que o torna famoso e respeitado. Mostra que ainda esta atual apesar dos anos. Mostra que o conceito e linguagem dele permanece atual.

Eh preciso pensar que fazer algo "diferente" nao significa apenas "fazer algumas fotos coloridas para variar". Fazer algo diferente significa mudar de visao sobre algo, mudar de perspectiva, mudar a abordagem, mudar o sentimento sobre o que aborda, mudar a situacao do que esta sendo abordado.

Picasso mudou para diferentes fases pq picasso teve diferentes fases bem distintas. Nao so na vida pessoal, mas tambem no momento e periodo da historia que ele viveu. Foi uma epoca de muitas e fortes mudancas na sociedade e nas artes. A pobreza, a guerra espanhola, a fama, as mudancas de paradgma na sociedade, arte e comunicacoes, a mudanca de concetos sobre o que eh arte, e a fortuna, etc.

Fora que Picasso era um genio, Influenciou o mudo do design, da moda, das artes visuais, e sua influencia continua ate hoje e se estende para o futuro.

Sebatiao Salgado eh apenas um fotografo que mostra uma perspectiva singular sobre o mundo em uma abordagem mais social. Ele influencia em uma escala bem mais baixa. Nao eh pioneiro em algo, nao eh grande influente no mundo da fotografia. Mas suas fotos retratam o Brasil e o mundo de uma forma que nos salienta mais, por causa de sua visao e abordagem sobre as condicoes e relacoes humanas.

Mas Sebastiao Salgado eh da epoca que noticias e informacoes sobre trabalhadores, como boia-fria, eram mais frequentes nos jornais e nas escolas. As geracao de antes entende melhor a linguagem do SS e apecia mais essa linguagem sendo seguida em diferentes epocas mas com o mesmo interesse socio economico.

As geracoes mais novas nao tem tanta influencia e apego por tal linguagem e questoes, e menos compreencao da relacao dela ao trabalho do SS. A nao ser que haja um interesse/curiosidade e consequentemente a busca da compreencao e perspectiva dos anos 80 e 90 brasileiro.



Em resumo, o que vende e mantem a fama de SS eh a linguagem dele. Ele teria que obter outra linguagem impactante para poder "mudar completamente" para manter a fama e interesse do publico. E isso depende do que eu disse no inicio.


Lembrando que mudar de vez em quando nao eh bom no mundo dos negocios, mas mudar um pouco. Eh preciso haver uma certa consistencia, para que nao perca o publico antigo e tenha que buscar um publico novo do zero. Uma banda de rock sempre vai tocar rock. Seja em um show no bar ou em um casamento, pq eh o que seu publico espera da banda.

O licro mais recente do SS tem umas mudancas tecnicas que tras um efeito visual diferente, e que realca ou talvez subistitui (eu nao sei) de alguma forma o seu estilo "contra luz", mantendo o alto contraste e dramaticidade visual de forma mais viva e rica vsualmente.

Mas fotografar colorido em tamanho alto contraste, contra luz, e metodo recente que ele tem seguido... Nao sei se sai um resultado satisfatorio, ja que fotos coloridas tem menos latitude.


BAITA RESPOSTA

não tinha lido mesmo... acabei passando e não sei como.
Tem um ponto que tu fala dele ter o seu ponto de vista sobre vários temas. Beleza!
Talvez seja isso... não posso exigir do cara mais do que ele tem a oferecer. E continuando, ele agrada ao seu público, oq de certa forma já havia concordado mais acima.

Tinha a ilusão de que ele estivesse interessado em mostrar uma historia através de suas fotos, pela sua ligação com o fotojornalismo.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2016, 16:20:44 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #179 Online: 01 de Novembro de 2016, 16:55:50
Há mais coisas envolvidas numa fotografia do que nós podemos imaginar com uma simples olhada.
Além de toda a análise técnica que estaria relacionada à qualidade, e além da análise composicional que estaria relacionada à estética, há o contexto da época que muitas vezes nos passa despercebido ou mesmo não temos condições de captar.

Questiono se o próprio HCB faria as mesmas fotos hoje. E mesmo se ele não seria crítico de suas próprias imagens. Temos que analisar o artista à luz de sua época.
Estamos numa posição privilegiada na medida em que olhamos para o passado carregados de informações, tecnicismos, chavões, etc.
Acho que quem admira a obra de Bresson ou mesmo de outros artistas é porque, de certa forma, consegue compreender o contexto em que a obra foi concebida.

Podemos pensar o mesmo da Monalisa de Da Vinci. Será que hoje não temos pintores capazes de pintar algo parecido ou melhor? Será que se hoje alguém pintasse uma Monalisa faria o mesmo sucesso? Há espaço para esse tipo de arte?

Na música a mesma coisa. Há espaço para a composição de peças barrocas?

Hoje temos uma visão mais equilibrada dessa questão da "evolução" artística no decorrer do tempo. Mas antes não era assim. Movimento novos sempre queriam aniquilar escolas e pensamentos antigos. Queriam revolucionar, mas não aceitavam coexistir com obras passadas. Tinham que jogá-las ao limbo e impor sua supremacia.

Não adianta pegarmos obras de artistas antigos e analisarmos à luz da nossa conjuntura atual. Há muito mais coisa em jogo. Por isso precisamos analisar o entorno da obra, seu contexto.

Onde foi concebida?
Quando?
Por que? ou Para que?
Foi um estudo? (os grandes mestres ensaiavam também, certo?)
Como era a sociedade da época? O que se podia fazer?

Enfim, uma série de questões que vão além da câmera, ISO, lentes, enquadramento, regras de composição, etc.




NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli