Assim como falei antes.
Não era a intenção discutir sobre Sebastião Salgado. Era pra citar um exemplo de fotógrafo famoso que eu não curto.
Falei que não curto PeB pra citar o motivo mais leve do pq não gostar, mas mesmo assim elogiei dois fotógrafos do PeB. O Flavio Damm eh recente não seria um fotógrafo totalmente da "era do PeB".
Mas não tive nenhuma resposta pra entender. Acho q o mais próximo disso foi qdo falaram a ele viajou o mundo todo pra fotografar.
Depois disso soh queriam saber se eu conhecia toda a obra do SS, que eu não curto PeB, ... E isso! O grande debate se resumir a me desmoralizar. Todos que zoaram qdo falei que o trabalho do cara é sempre igual não tiveram capacidade de mostrar algo diferente. Era um exemplo pq eu nunca vi. Botei no Google Sebastião Salgado colorido e na primeira e das fotos que parei pra ver eram de outros em páginas que falavam sobre o SS. Deve ter alguma ali e não identifiquei.
Que respostas que faltam eu entender? Que respostas foram dadas???
Pulei algum post?
Amigão, vamos recomeçar. Desculpa o mau jeito de antes, beleza?
Olha só: da maneira como te posicionas, com essas afirmações tipo "não gosto de PB", me agonia demais e talvez por isso tenha escrito dessa forma espinhosa. Mais que tudo porque, com isso, simplesmente excluis uma parte enorme e absolutamente significativa de toda a fotografia universal: SS, HCB, mas também Frank, Capa e 80% da galera que está, por exemplo, no post aqui do fórum sobre os "gênios da fotografia".
O mesmo quando dizes que os motivos das fotos do SS são vazios e ele faz "sempre a mesma coisa". É preciso ter escrito uma teses obre o cara para fazer uma afirmação taxativa dessas.
Ninguém aqui vai ficar desfiando teses sobre Bresson ou Salgado pelo simples motivo de que, gostos a parte, são dois monstros dos parangolé aí, com obras gigantescas e que, para resumir em algumas linhas ou parágrafos, dá mais trabalho que escrever uma tese. Uma busca rápida na Amazon mostra uma penca de livros sobre os caras, no google scholar, mais um monte de artigos, teses, o escambau. Então, acho que ninguém aqui vai te explicar satisfatoriamente as qualidades dos caras como queres.
Sobre o PB, imagina que, se no início era a única possibilidade, depois passa a ser uma ESCOLHA. Abstraindo as cores - que às vezes são relevantes, outras distraem - podes ressaltar a importância de linhas, formas, texturas, volumes. É óbvio que tem gente que usa PB como muleta para ficar mais artístico, mas este está longe de ser o caso de SS e HCB que, até por hábito dos velhos tempos, acostumaram a ver o mundo em linhas e estruturas composicionais em que a cor deve ser abstraída. Assim, quando dizes que "a beleza da natureza é a cor" estás ignorando que vejo a natureza em cores todo o tempo e que, às vezes, retirando esse elemento tão inebriante, sou levado a prestar atenção em outras belezas, muitas vezes escondidas por meus sentidos saturados de cor.
Então, cara, uma sugestão e não vou discutir mais essa questão: te abre um pouco para o que há além da cor e dos retratos editoriais de moda, que podem ser fantásticos mas estão longe de ser a única ou a mais importante coisa da fotografia. Assim ficas maior, enriqueces o olhar - o que é sempre bacana.
Abraço!