Autor Tópico: Eu odeio Bresson  (Lida 23888 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #150 Online: 29 de Outubro de 2016, 02:50:29
nossa, parei de ler, isso aqui virou uma guerra de quem tem razão e não mais de motivos.


ah! não responderei se derem reply na minha resposta.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #151 Online: 29 de Outubro de 2016, 03:22:50
Bom, eu discordo diametralmente desta opinião, não acho que o cara precisa conhecer o profundamente o artista para afirmar que não gosta do trabalho dele. Esse não gostar antecipado é um processo comum ao ser humano, eu até comentei ai em cima sobre disseminação cognitiva.

Eu por exemplo nunca gostei de Beatles, nem de Roberto Carlos, Chico Buarque, Waldick Soriano ou de Caubi Peixoto. Ao longo dos anos já ouvi muitas musicas deles porque fazem sucesso, e muita gente fala, ama e toca bastante nas rádios. A grande maioria das musicas que ouvi eu não curti, não gosto mesmo, acho ruim, uma merda. Jamais vou comprar um disco desses caras, ou se me emprestarem pra ouvir nem vou perder tempo, porque não tenho o menor interesse em entender o trabalho desse caras.

Imagine aquela super banda de trash metal aloprado??? Carai, não me obriguem a ouvir, que vou sair correndo, não gosto mesmo.

Não gosto de fotografia macro de insetos, principalmente de aranhas, esse é o tipo de foto que não me interessa, seja lá quem for o fotografo, não gosto, não me interessa. Tem tbm aquele fotografo que usa partes do corpo humano pra fazer alegorias e depois fotografa, putz, acho tudo aquilo péssimo, muito chato. E por ai vai...

Concordo, não precisa ser profundo conhecedor do assunto pra falar que não gosta, até pq se você não gosta não vai procurar sobre.
Mas debater sobre um assunto que vc n conhece, ja é outra história, ai tem q ter no mínimo feito aquela pesquisa no google pra falar.

Agora como tu vai debater sobre SS ou HCB com um cara que não gosta de foto PB, não tem lógica.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #152 Online: 29 de Outubro de 2016, 03:39:36
Agora como tu vai debater sobre SS ou HCB com um cara que não gosta de foto PB, não tem lógica.
Pois é, num tem lógica, não tem jeito, o cara não gosta, então deixa falar!!!


Conhecimento importa mais que equipamento.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #153 Online: 29 de Outubro de 2016, 03:40:31
Eu não sei da onde ele tirou que foto em PB só serve pra demonstrar tristeza, se esse cara assistir uns filmes em PB acho q ele vai chorar em todos  :hysterical:


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #154 Online: 29 de Outubro de 2016, 04:27:01
Eu não sei da onde ele tirou que foto em PB só serve pra demonstrar tristeza, se esse cara assistir uns filmes em PB acho q ele vai chorar em todos  :hysterical:


Cara,
Tu coloca o "só " num lugar q eu não coloquei.
Sobre o PeB, eu aprendi que é uma forma de reforçar emoções pesadas como tristeza e solidão. Vejo também que algumas noivas pedem pra destacar aqueles choros de emoção , mas no caso, felicidade. Uma foto PeB pesa mais pra esse lado.

Lê direitinho antes pq esse SÓ tu que inventou.

Sobre filmes em PeB da época em que soh existia PeB, não cabe esse argumento. Faz favor neh?

Mas sobre filmes atuais que se utilizam desse recurso. Me diz UM que não seja pra reforçar o tom dramático. Eu lembro de dois mais recentes que são A Lista de Schindler (qse uma comédia de certo?) e O Homem que não estava lá, que remete aos filmes de mistério noir.
Lembrei do Jovem Frankenstein q era uma paródia aos filmes de terror da época do PeB.

Tu passou o tempo todo e nem pra defender o trabalho do teu ídolo. Pq ele tem de tão especial? Dinheiro e patrocinadores pra viajar?

Só fez tentar me desmoralizar. 

Eu nem queria ir mto a fundo. Queria soh usar de exemplo que entre ele e o Bresson mil vezes o Bresson e 1100x o Flávio Damm.

Vcs querem que eu tenha na ponta da língua toda a obra desse cara. E eu qto menos ouvir sobre ele melhor. E sempre qdo me disponho a falar sobre isso me decepciono com seus defensores e essa idolatria.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, 04:36:31 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #155 Online: 29 de Outubro de 2016, 04:47:22
Mas voltando ao cerne da questão que é: Quando criticamos algo devemos ter um completo conhecimento sobre aquilo que estamos criticando? Eu acho q não.

Mas ninguém pediu pra ser perito no assunto. Quase ninguém aqui é...

vc reclama da nossa suposta má interpretação mas vc tbm complica assim. Acho que a frase do dia é:

"Saber alguma coisa. Qualquer coisa. Pelo amor de Deus."  :ponder:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #156 Online: 29 de Outubro de 2016, 04:55:38
Concordo, não precisa ser profundo conhecedor do assunto pra falar que não gosta, até pq se você não gosta não vai procurar sobre.
Mas debater sobre um assunto que vc n conhece, ja é outra história, ai tem q ter no mínimo feito aquela pesquisa no google pra falar.

Agora como tu vai debater sobre SS ou HCB com um cara que não gosta de foto PB, não tem lógica.


Falando em lógica,
Fui lendo essa tua resposta e qse achei q tu havia entendido que não teria pq eu conhecer toda a obra do SS. Legal.

Mais adiante fala em querer debater, que nem era meu objetivo, no máximo esperava que alguém me apresentasse algum material inusitado dele.

Lógica?
Debate?

Soh pegou no meu pé.

Não curto PeB mesmo, mas tem fotos e fotógrafos que superam esse meu preconceito.

Abri o papo elogiando o Bresson.
Então estou aberto ao debate. Até mesmo aberto a mudar de ideia. Mas nada foi apresentado. Se fizeram de loucos e nem uma foto diferente apresentaram.

Digo diferente uma foto Alegre pelo menos. Pq até onde enxerguei o trabalho do cara poderiam chamar todas as séries dele de SS I, SSII, SSIII...
Pra que Genesis, Exodus... Qual a próxima? Deuteronomio?
Hehehe

Juro q soh agora percebi q ele tah ilustrando a Bíblia... Oh, Mestre!!!!
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #157 Online: 29 de Outubro de 2016, 05:41:33
Respondendo ao Fernando ali no outro  post, me dei conta duma coisa.

Pq uma pessoa tem que se aprofundar num assunto, ou saber mais sobre um artista de quem não gosta?

Fora uns que "se atiram na tua frente", que estão em todos os livros e revistas especializadas, se eu não gosto do cara, qual a obrigação que eu tenho de saber o nome da exposição do cara?

Eu sei os motivos por não gostar.  Mas não preciso conhecer tudo oq ele fez. Mas, se tiverem algo diferente pra apresentar,  estou disposto a conhecer.
Nao tem. Mas se quer discutir e criticar perante demais, tem que pelo menos tentar compreender as respostas.

Se nao, pq alguem tem que ficar criticando e opinando para os demais aquilo que nao gosta? Se nao for somente para falar mal de algo que possivelmente outros gostam?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #158 Online: 29 de Outubro de 2016, 08:29:04
Ok galera... podem parar.

Quando eu disse que precisava de discussoes na internet para discontar minhas frustracoes eu estava brincado.

Mas fico muito grato pela consideracao de vcs comigo.

Mas quanto a nao ter filho... eu juro que eh verdade... nao eh meu filho.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #159 Online: 29 de Outubro de 2016, 08:50:27
Mas voltando ao cerne da questão que é: Quando criticamos algo devemos ter um completo conhecimento sobre aquilo que estamos criticando? Eu acho q não.

Quando a pessoa determina que o gosto das pessoas é baseado no "efeito manada" e que existem outros "fotógrafos melhores"(melhores em que ponto exatamente, cara pálida?) tem que conhecer sim um pouco mais profundamente para não ficar parecendo que só quer pagar de diferentão, que vai contra a maré.

Uma coisa é dizer "não manjo muito, mas não gosto das do CB mas gosto das fotos de x,y,z pq acho mais bonitas". Beleza é um conceito pessoal, não se discute e não precisa ser fundamentado

Outra, beeeeem outra, é querer adjetivar o gosto das pessoas baseado no seu gosto pessoal E dizer que outro fotógrafo é melhor.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #160 Online: 29 de Outubro de 2016, 09:11:49
Quando a pessoa determina que o gosto das pessoas é baseado no "efeito manada" e que existem outros "fotógrafos melhores"(melhores em que ponto exatamente, cara pálida?) tem que conhecer sim um pouco mais profundamente para não ficar parecendo que só quer pagar de diferentão, que vai contra a maré.

Uma coisa é dizer "não manjo muito, mas não gosto das do CB mas gosto das fotos de x,y,z pq acho mais bonitas". Beleza é um conceito pessoal, não se discute e não precisa ser fundamentado

Outra, beeeeem outra, é querer adjetivar o gosto das pessoas baseado no seu gosto pessoal E dizer que outro fotógrafo é melhor.


Eh a questao do topico que eu abri meses atras, sobte Gosto vs Qualidade, em que eu dizia que eram coias distintas, e muitos discordaram ou nao entenderam.

O fato eh que por acreditarem que gosto esta ligado a qualiade, elas julgam que por gostarem de outra coisa mais do que "essa", significa que a outra coisa eh melhor. Mas nao sabem dizer o motivo e nem exatamente o que seria o melhor. Eh melhor so pq "eu gosto".


As pessoas tem que aprender a desassociar gosto de qualidade. Aprender a dizer eu eu gosto disso e nao daquilo. Nao pq isso eh melhor que aquilo, mas somente pq eu gosto.

Ou ate mesmo recinhecer algo que eh bom mesmo nao gostando. Ou reconhecer que algo que gosta nao eh bom.

Ate mesmo pq o bom e ruim pode ser avaliado em muitos aspectos separados.

A esposicao das imagens e nitides das fotos de bressom, realmente nao eh bom. Se eh somente o que interessa a pessoa, obviamente ela nao vai gostar de Bresson. Mas ela pode compreender que Bresson tem outras qualidade, influencias e algo de bom, e continuar nao gostando do trabalho dele pq o que ele tem de bom nao interessa a pessoa. Mas reconhecer a qualidade que ha no trabalho dele.

Eh o exemplo da arte Nazista que eh muito boa e eu reconheco isso. Mas eu nao gosto.
E tem coisas que eu nao gosto, mas reconheco que eh muito bom, pq o que o que a coisa tem de muito bom, nao eh o que me interessa e atrae minha admiracao.


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #161 Online: 29 de Outubro de 2016, 09:39:47
Nao tem. Mas se quer discutir e criticar perante demais, tem que pelo menos tentar compreender as respostas.

Se nao, pq alguem tem que ficar criticando e opinando para os demais aquilo que nao gosta? Se nao for somente para falar mal de algo que possivelmente outros gostam?

Assim como falei antes.
Não era a intenção discutir sobre Sebastião Salgado. Era pra citar um exemplo de fotógrafo famoso que eu não curto.
Falei que não curto PeB pra citar o motivo mais leve do pq não gostar,  mas mesmo assim elogiei dois fotógrafos do PeB. O Flavio Damm eh recente não seria um fotógrafo totalmente da "era do PeB".

Mas não tive nenhuma resposta pra entender. Acho q o mais próximo disso foi qdo  falaram a ele viajou o mundo todo pra fotografar.

Depois disso soh queriam saber se eu conhecia toda a obra do SS, que eu não curto PeB, ... E isso! O grande debate se resumir a me desmoralizar. Todos que zoaram qdo falei que o trabalho do cara é sempre igual não tiveram capacidade de mostrar algo diferente. Era um exemplo pq eu nunca vi. Botei no Google Sebastião Salgado colorido e na primeira e das fotos que parei pra ver eram de outros em páginas que falavam sobre o SS.  Deve ter alguma ali e não identifiquei.



Que respostas que faltam eu entender? Que respostas foram dadas???
Pulei algum post?
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, 09:46:51 por SCCOPO »
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #162 Online: 29 de Outubro de 2016, 10:14:46
Assim como falei antes.
Não era a intenção discutir sobre Sebastião Salgado. Era pra citar um exemplo de fotógrafo famoso que eu não curto.
Falei que não curto PeB pra citar o motivo mais leve do pq não gostar,  mas mesmo assim elogiei dois fotógrafos do PeB. O Flavio Damm eh recente não seria um fotógrafo totalmente da "era do PeB".

Mas não tive nenhuma resposta pra entender. Acho q o mais próximo disso foi qdo  falaram a ele viajou o mundo todo pra fotografar.

Depois disso soh queriam saber se eu conhecia toda a obra do SS, que eu não curto PeB, ... E isso! O grande debate se resumir a me desmoralizar. Todos que zoaram qdo falei que o trabalho do cara é sempre igual não tiveram capacidade de mostrar algo diferente. Era um exemplo pq eu nunca vi. Botei no Google Sebastião Salgado colorido e na primeira e das fotos que parei pra ver eram de outros em páginas que falavam sobre o SS.  Deve ter alguma ali e não identifiquei.



Que respostas que faltam eu entender? Que respostas foram dadas???
Pulei algum post?

Amigão, vamos recomeçar. Desculpa o mau jeito de antes, beleza?

Olha só: da maneira como te posicionas, com essas afirmações tipo "não gosto de PB", me agonia demais e talvez por isso tenha escrito dessa forma espinhosa. Mais que tudo porque, com isso, simplesmente excluis uma parte enorme e absolutamente significativa de toda a fotografia universal: SS, HCB, mas também Frank, Capa e 80% da galera que está, por exemplo, no post aqui do fórum sobre os "gênios da fotografia".

O mesmo quando dizes que os motivos das fotos do SS são vazios e ele faz "sempre a mesma coisa". É preciso ter escrito uma teses obre o cara para fazer uma afirmação taxativa dessas.

Ninguém aqui vai ficar desfiando teses sobre Bresson ou Salgado pelo simples motivo de que, gostos a parte, são dois monstros dos parangolé aí, com obras gigantescas e que, para resumir em algumas linhas ou parágrafos, dá mais trabalho que escrever uma tese. Uma busca rápida na Amazon mostra uma penca de livros sobre os caras, no google scholar, mais um monte de artigos, teses, o escambau. Então, acho que ninguém aqui vai te explicar satisfatoriamente as qualidades dos caras como queres.

Sobre o PB, imagina que, se no início era a única possibilidade, depois passa a ser uma ESCOLHA. Abstraindo as cores - que às vezes são relevantes, outras distraem - podes ressaltar a importância de linhas, formas, texturas, volumes. É óbvio que tem gente que usa PB como muleta para ficar mais artístico, mas este está longe de ser o caso de SS e HCB que, até por hábito dos velhos tempos, acostumaram a ver o mundo em linhas e estruturas composicionais em que a cor deve ser abstraída. Assim, quando dizes que "a beleza da natureza é a cor" estás ignorando que vejo a natureza em cores todo o tempo e que, às vezes, retirando esse elemento tão inebriante, sou levado a prestar atenção em outras belezas, muitas vezes escondidas por meus sentidos saturados de cor.

Então, cara, uma sugestão e não vou discutir mais essa questão: te abre um pouco para o que há além da cor e dos retratos editoriais de moda, que podem ser fantásticos mas estão longe de ser a única ou a mais importante coisa da fotografia. Assim ficas maior, enriqueces o olhar - o que é sempre bacana.

Abraço!
« Última modificação: 29 de Outubro de 2016, 10:16:36 por fernandomaues »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 29 de Outubro de 2016, 10:15:03
Acho q o mais próximo disso foi qdo  falaram a ele viajou o mundo todo pra fotografar.

Assista O sal da terra, do Wim Wenders.

https://www.youtube.com/watch?v=OivMlWXtWpY

Se mesmo assim continuar não gostando do Sebastião Salgado, não tem problema. Como documentário ele tem uma estética singular que vale por si só. De qualquer forma, acredito pelo menos te aproximará um pouco da vida de uma pessoa que é muito mais que "foto P&B tudo igual".


SCCOPO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
  • Joirnalista e Fotógrafo na SCCOPO Fotografia
Resposta #164 Online: 29 de Outubro de 2016, 11:00:15
Pois então
Vejo mto valor no PB pra destacar formas. Falei isso. Tb não discuto nadinha sobre esse aspecto qdo falo sobre os tempos onde soh existia o PB. Então esses gênios que citou tudo ok! Bresson eh show as fotos te contam uma história que é oq mais dou valor.

Nesses eu não vejo as fotos todas iguais. No SS eu não consigo. Eu não gosto disso pq ele mostra diferentes lugares do mundo pelo mesmo ponto de vista. Eh sempre triste e pesado. Não eh o PB. Não me passa Confiança. Parece que é a história que ele quer contar e não o todo do que está acontecendo. 100 vá
E
Me incomoda sim o fato de mta gente usar o PB pra dizer que está fazendo uma foto artística. 
2 D750 + 24-120 f4 + 50mm f1.8 + 70-300mm + Godox tt685n
Backup D5100 + 18-35mm f1.8 + 55-200mm