Autor Tópico: Full Frame versus Crop - a Fujifilm calou essa polêmica?  (Lida 11093 vezes)

João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Online: 23 de Fevereiro de 2017, 20:57:05
Olá, polvo.
Em meio ao meu processo de upgrade de equipamento tenho notado as mirrorless em alta, especialmente as Fujifilm X.

Aí eu tô vendo uma boa parte do povo da FF que sempre defendeu com unhas e dentes os sensores 35mm simplesmente caindo nas graças das Fuji (que são Aps-C) e fazendo o movimento de migração.

Mas pera aí, essas Fuji são câmeras crop, e essa galera migrante é a mesma galera que simplesmente detonava as cropadas, pois segundo eles o FF era outro mundo...a nitidez das imagens...o bokeh era incrível...o ISO altíssimo, ah o ISO altíssimo...era tudo uma outra experiência que fazia tudo ser mais prazeroso de clicar.

Então me digam, o que realmente aconteceu? Eu li (aqui mesmo) relatos de que ao fotografar com uma X-T1 algumas pessoas perderam seu tesão pela Mark II e pela 6D. Então de uma hora pra outra o crop fez todo o sentido na vida desses fotógrafos? Mas e o bokeh incrível e o ISO absurdo (os maiores argumentos pró FF), aonde foram parar?

Novamente, o que realmente aconteceu? Essa galera de repente descobriu que sempre esteve errada em julgar a qualidade de imagem única e exclusivamente pela área do sensor? Ou essa galera simplesmente compra qualquer tipo de equipamento que tá em alta (hype, moda)? Ou então ainda: os sensores Fuji são realmente coisa de outro mundo?

Até o Allan Elly que já desferiu vereditos em vídeos do tipo "Full Frame é melhor e ponto final", agora ele próprio tá com sua Fuji curtindo horrores e dizendo que a qualidade é absurda. Ué.  :ponder:

Então a discussão na verdade nunca foi Full Frame versus Crop, mas só agora perceberam? Foi isso o que aconteceu?

Eu gostaria verdadeiramente de saber onde ficam os argumentos dos fotógrafos que usavam FF e migraram pra Fuji. Mas gostaria dessa resposta vinda dos que defendiam, isolavam e resumiam a questão da qualidade de imagem na área do sensor. Pois se você usa esse argumento principal, mas no fim se rende a uma câmera com um sensor Apc-C...pera aí. O que aconteceu? Novamente, então a questão nunca foi Full Frame versus Crop?



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:07:50
Perca de tempo discutir isso.


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:14:44
O que é "perca"?

Aliás, o que não é perda de tempo? Tem tantos "Canon vs Nikon" aqui, vários "Qual câmera comprar?"...
Não sei por que seria "perca" de tempo discutir o que foi proposto por mim...
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2017, 21:15:33 por João Mello »


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:18:16
 :snack: :snack: :snack:
Acompanhando!!!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:24:47
Pessoas compram tudo do mais novo e do melhor porque somos uma cultura de consumidores extremos. Pra piorar, no mundo da fotografia existem mais pessoas interessadas em comprar brinquedos novos e ficarem debatendo sobre as lentes, cameras e sensores que possuem do que se dedicarem a fotografia em si.

Se amanha a Fuji (ou outra fabricante com o mesmo poder de persuasao) lancar uma FF com preco e tamanho razoaveis, eu aposto que todo esse povo sedento pelos ultimos lancamentos iria vender as APS-C pra comprar o mais novo lancamento FF.

Discutir esse assunto eh a coisa mais inutil que uma pessoa interessada em fotografia pode fazer.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:29:13
Aliás, o que não é perda de tempo? Tem tantos "Canon vs Nikon" aqui, vários "Qual câmera comprar?"...
Não sei por que seria "perca" de tempo discutir o que foi proposto por mim...

No mundo da fotografia existem mais pessoas interessadas em comprar brinquedos novos e debater sobre as lentes, cameras e sensores que possuem do que pessoas ineressadas em fotografia em si.

Fotografia digital, infelizmente, faz parte do mundo dos "gadgets", onde as pessoas estao mais interessadas em discutir os novos equipamentos eletronicos por si so, e nao qual utilidade e uso eles vao ter no mundo real.

Voce eh livre como todo mundo para entrar nessa mentalidade se quiser, mas eu lamento muito se eh isso que te consome em fotografia.


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 21:42:54
Discutir esse assunto eh a coisa mais inutil que uma pessoa interessada em fotografia pode fazer.

Você próprio está discutindo este assunto, Bucephalus.
Estamos conversando, não tem nada de inútil nisso.
Esclarecer esse assunto com sua opinião é uma coisa legal de se fazer, sim.  E foi o que você fez. Gostei do seu comentário!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 22:35:21
...tesão pela Mark II ...

O que é uma Mark II ?

 :ponder:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 23:11:30
Acho q é modinha. :ponder: E desconfio q a Fuji patrocina muitos fotógrafos populares. >:D


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 00:44:49
C = D


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 07:02:24
Você próprio está discutindo este assunto, Bucephalus.

Mas eu não estou discutindo qual sensor é melhor ou pior, ou porque pessoas decidiram gostar de um mais do que do outro, não tenho interesse nesse assunto.

Talvez eu tenha interesse em discutir porque diabos fotógrafos, em fóruns de fotografia, são tão fixados em equipamento mais do que em fotografia em si. Mas já fiz isso em outros tópicos ad nauseum, não tenho mais disposição.


João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 07:40:36
Talvez eu tenha interesse em discutir porque diabos fotógrafos, em fóruns de fotografia, são tão fixados em equipamento mais do que em fotografia em si. Mas já fiz isso em outros tópicos ad nauseum, não tenho mais disposição.

Vc começa dizendo que tem interesse e no final diz que não tem mais interesse. Decida-se, rs.
E afinal de contas é o seu terceiro ou quarto post numa discussão que vc diz não te interessar (e você ainda está aqui). Se este tópico realmente não lhe interessa, ué, então não comente mais, Bucephalus. Não precisa postar novamente dizendo que não tem interesse nessa dicussão e dizendo que isso é perda de tempo. Pois aí você entra em contradição, perdendo seu tempo e mostrando interesse num assunto que você diz perder seu tempo e não te interessar.



João Mello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 07:42:38


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:04:46
Até o Allan Elly que já desferiu vereditos em vídeos do tipo "Full Frame é melhor e ponto final", agora ele próprio tá com sua Fuji curtindo horrores e dizendo que a qualidade é absurda. Ué.  :ponder:

Então a discussão na verdade nunca foi Full Frame versus Crop, mas só agora perceberam? Foi isso o que aconteceu?

Vc mesmo já respondeu a sua pergunta. Podemos, ao invés de ser azul ou vermelho, preto ou branco, 8 ou 80, tentar avaliar os prós e contras para chegar ao meio termo, o ponto de equilíbrio, que é sempre o melhor caminho.

Assim, prq não abandonar o sistema FF e partir pra cropadas? Se a entrega é quase tão boa quanto e o preço mais acessível, prq não?

As coisas mudam a todo o tempo, evoluem, se ontem havia um abismo entre FF e cropadas, hj pode não existir mais.

Quem sabe daqui mais um tempo não teremos equipamentos fotograficos incríveis em smartfones e poderemos abandonar esses aparatos pesados que somos obrigados a carregar em detrimento dos resultados que queremos?

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo!"


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 09:27:57
Se a nova Fuji GFX 50s custasse o preço de uma D810 teríamos MUITA gente migrando para um sensor maior que FX. Não é o tamanho do sensor, mas a percepção de qualidade que o conjunto entrega, que nos sensores menores vem evoluindo bastante e se tornando cada vez mais aceitável para os que estavam  acostumados com o nível de qualidade que só sensores maiores conseguiam entregar até pouco tempo.