Autor Tópico: JPG em eventos e sem tratamento  (Lida 19457 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.485
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #75 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:20:34

... Mas com um JPG de 300 dpi, que é o que a grande maioria das câmeras geram, não possibilita uma boa (senão ótima) edição?

... então vejo que editar JPG hoje, geram fotografias muito melhores do que os cromos que eram scanneados antigamente.


1) Não existe "jpeg de 300 dpi"

2) cromo mal escaneado e em scanner vagabundo, so se for.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.449
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #76 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:29:04
O que não entendo é o seguinte: o RAW é bom? Pra caramba! Mas com um JPG de 300 dpi, que é o que a grande maioria das câmeras geram, não possibilita uma boa (senão ótima) edição?

Galera, antigamente a fotografia era de filme a para tê-la editada no computador, tinha que se scannear e a pergunta que eu faço é: as fotografias não eram maravilhosas? O scanner não tirava qualidade das imagens? Claro que tirava, então vejo que editar JPG hoje, geram fotografias muito melhores do que os cromos que eram scanneados antigamente.

O RAW é bom também, mas não é definitivo e não é obrigatório! Tem diversos trabalhos que faço, onde no briefing é bem claro que as imagens tem que ser entregue em JPG - para estes casos, nem coloco a câmera em RAW+Fine, é JPG direto.

dpi é informação de cabeçalho de arquivo e utilizado somente em impressão. Não tem nenhuma relação com qualidade de imagem.  ;)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:32:04
dpi é informação de cabeçalho de arquivo e utilizado somente em impressão. Não tem nenhuma relação com qualidade de imagem.  ;)

x2  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #78 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:07:59
x2  :ok:

Peguem uma imagem de 72 dpi e comparem com uma de 300 dpi - duvido que a qualidade é a mesma, independente de ser ou não para impressão.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 11:08:23 por marciodeluca »
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:22:29
Eu acho que ta tendo uma confusão sobre DPI e PPI kkkkkk
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:24:14
Peguem uma imagem de 72 dpi e comparem com uma de 300 dpi - duvido que a qualidade é a mesma, independente de ser ou não para impressão.

Acho que o que manda mais é a compactação, se não compactar deixar o JPG em 100% ele vai ter o mesmo ou quase o mesmo tamanho tanto em 72dpi ou em 300dpi.

Só fico na dúvida se "impressão" na tela também não utilizaria esta informação de DPI. se usar, vai ter mudança de qualidade.

No export do lightroon sempre deixo por exemplo 8mp e 300dpi... isso já daria pra fazer uma ampliação muito boa...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #81 Online: 06 de Setembro de 2017, 11:57:33
Imagem é medida em pixels, DPI (dots per inch), ou pontos por polegada, é uma informação gerada no cabeçalho do arquivo para os programas/arquivo de saída impresso ou em monitores/tela, neste caso "pixels por polegada", PPI.

Por exemplo, uma imagem de 24MP, 6000x4000 pixels, não sofre NENHUMA influencia em qualidade ou QUALQUER variante, modificação etc, estando setada com DPI mais baixo ou mais alto, sempre será uma imagem de 6000x4000.

Essas "lendas urbanas" são engraçadas, mas não vamos disseminar uma informação TOTALMENTE ERRADA no fórum.

Quem tiver paciência para ler:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_por_polegada


marciodeluca

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro por formação, mas fotógrafo por opção!
    • Márcio de Luca: fotografia com vida
Resposta #82 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:11:39
Imagem é medida em pixels, DPI (dots per inch), ou pontos por polegada, é uma informação gerada no cabeçalho do arquivo para os programas/arquivo de saída impresso ou em monitores/tela, neste caso "pixels por polegada", PPI.

Por exemplo, uma imagem de 24MP, 6000x4000 pixels, não sofre NENHUMA influencia em qualidade ou QUALQUER variante, modificação etc, estando setada com DPI mais baixo ou mais alto, sempre será uma imagem de 6000x4000.

Essas "lendas urbanas" são engraçadas, mas não vamos disseminar uma informação TOTALMENTE ERRADA no fórum.

Quem tiver paciência para ler:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_por_polegada

Em cima disso que você falou, uma imagem com 72 pontos por polegada (dpi), tem menor qualidade que uma imagem com 300 dpi, certo? Ao meu ver, uma imagem com o "numero" maior, tem uma quantidade maior de informações por polegada e sendo assim, tem a qualidade maior, estou errado?
Márcio de Luca: fotografia com vida
www.marciodeluca.com.br
A arte de fotografar está no saber quando apertar o botão de disparo e não no quanto o apertar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:12:53
Acho que a lenda urbana veio pois as imagens com 72dpi geralmente são pra web r o jpg está compactado com qualidade as vezes abaixo de 50%. Aí criou o mito.

Mas pra não causar problemas eu exporto em 300dpi o tamanho é o mesmo praticamente.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #84 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:36:43
Criei um Picture Style. Agora tenho o Lightroom dentro da minha câmera.  :o

Cada apertada já cria a foto com lightroom e tuto tuto tuto tuto  :D


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:45:20
« Última modificação: 06 de Setembro de 2017, 12:46:24 por marcelogimenes »
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #86 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:48:10
Eu sempre penso em "fotografia sem edição" como um livro "sem revisão ortográfica".
Me soa como desleixo.. Automatiza o processo é interessante.. Mas ainda perde-se o acabamento individualizado..
Vai ficar tudo com a mesma cara..
No meu trabalho isso é impraticável. Mas mesmo pra quem faz ensaios e trabalhos com luz mais controlada, acho que a edição e tratamento são etapas inerentes do nosso trabalho..


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #87 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:54:35
Em cima disso que você falou, uma imagem com 72 pontos por polegada (dpi), tem menor qualidade que uma imagem com 300 dpi, certo? Ao meu ver, uma imagem com o "numero" maior, tem uma quantidade maior de informações por polegada e sendo assim, tem a qualidade maior, estou errado?
Tá sim Deluca.  :D
Isso só vale no dispositivo de SAÍDA. Não vale pro arquivo em si..
Monitores e impressoras TEM DPI.. A imagem tem X por Y pixels.. Não tem como aumentar a densidade de pixels  no JPG...
Faça um pequeno teste.. Salve um arquivo no LR com 300 dpi e em seguida outro com 30 dpi.. Em mesmo tamanho e idênticos em tratamento, etc... O tamanho será IDÊNTICO.  :ok:


Linda Ternura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
Resposta #88 Online: 06 de Setembro de 2017, 12:57:31
O Delano é uma prova de qualidade, preço e volume.

Ele tem um lindo trabalho, um valor que não sei, mas ele deu a entender ser alto e com um volume baixo.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.775
  • Sexo: Masculino
Resposta #89 Online: 06 de Setembro de 2017, 13:04:47
Criei um Picture Style. Agora tenho o Lightroom dentro da minha câmera.  :o

Cada apertada já cria a foto com lightroom e tuto tuto tuto tuto  :D

Moderação por favor veja se a Linda Fotografia e o Ernesto não usam o mesmo número de IP.

Eu realmente acho que eles são a mesma pessoa.

Pode isso Arnaldo???
 :o :o :o
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.