Olá amigos. Há um tempo que não logava aqui no MF e hoje dei de cara com esse tópico que achei bastante pertinente. Como sou formado em comunicação social e escrevi minha monografia sobre um tal "mercado fotográfico", vou dar algumas opiniões sobre o assunto.
Primeiro, é preciso distinguir os termos: publicidade, propaganda e marketing, que não significam a mesma coisa.
O que vemos no intervalo da programação de tv, nas revistas, outdoors, banners, anúncios em vídeos anteriores ao que queremos assistir, etc, é propaganda. A propaganda não é velada, tem sempre o objetivo expresso de nos convencer a consumir um produto ou serviço.
A publicidade é mais complicada... ela é tradicionalmente feita por formadores de opinião, como jornalistas ou pessoas influentes. E ao contrário do que alguém disse aí mais acima, um jornalista pode, sim, utilizar sua influência social para vender um produto, desde que em algum canto do anúncio, geralmente colocado em caracteres bem pequenos, esteja figurando "publicidade".
Vejam que há uma diferença significativa aqui. A propaganda não omite o desejo de vender, enquanto a publicidade se traveste de uma facticidade que decorre da confiança atribuída pela sociedade ao jornalista. Os tais "digital influencers" se encaixam mais nessa categoria publicitária. Entretanto, como as transformações culturais acontecem de maneira mais fluida que as legislativas, ainda não existe uma regulamentação clara acerca da atuação de pessoas físicas na formação de opinião (lembrando aqui que o jornalista sempre emite opinião, quando o faz, através de um canal oficial de comunicação) e, portanto, um youtuber não precisa alegar burocraticamente que aquela matéria não se trata de um conteúdo comprometido com a verdade, mas com a venda.
Por fim, marketing é um conjunto de análises e ações que vão desde a avaliação da qualidade na fabricação, logística e distribuição, preço e posicionamento de mercado, ponto de venda, até a comunicação (onde se insere aqui a propaganda e a publicidade) o atendimento, a satisfação do cliente. Assim, a grosso modo, publicidade e propaganda são elementos do marketing, que é basicamente a arquitetura conceitual de uma marca.
Posto isso, prossigo no próximo tópico...