Aqui, fui o primeiro a defender que APS-C consegue ser usado profissionalmente... Com o passar dos anos, mais colegas do forum foram abandonando o FF... No início do digital, o FF era só mantido pela Canon... todas as outras empresas defendiam que FF não era melhor mas, o sucesso da Canon, fez com que todos se convertessem ao FF, e o público passou a entender que APS-C não prestava.
Época tensa...As leis da Física não permitiam que os pixels pequenos do APS-C captassem a luz de casamentos/eventos... ...
Foi nessa época que eu criei o termo "Física Internautica"
Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Ernesto, eu usava APS-C no estudio em que trabalhava, e quando comecei a trabalhar sozinho, continuei na APS-C.
Para meus casamentos e outros eventos, nunca tive problemas. Absolutamente nunca nenhum cliente me questionou sobre o equipamento.
Já quando é freelance, aí vira aquela frescura, fulano te menosprezando por causa de câmera...
Galera manda um:
"E AÍ, MIKE, QUANDO VOCE VAI PASSAR PRA FUFREIME?"Ou, algo assim:
"VOU FICAR COM ESSA CROPADINHA AQUI PRA QUEBRAR UM GALHO, E NO FIM DO ANO EU ENTRO PRA FUFREIME!"Como se o fufreime fosse uma confraria superior, rsrsrs.
Causo veridico: Fui fazer uma festa de formandos, uma cervejada em chácara. Local aberto, cheio de luzes cênicas, bonitas, um palco com boa iluminação, etc. Daria boas fotos.
Subi o iso da 80d pra 2000, f/3,2 nas fotos individuais, f/4 em dois ou três, velocidade baixinha, coisa de 1/30, pra pegar o fundo, flash TTL -1/3, de frente mesmo, não havia onde rebater luz. O flash saía fraquinho, fraquinho...
Olhei pra outra fotógrafa que tava abordando os formandos, 6d em ISO 1250, f/8 e 1/160. Era cada estouro de luz na cara, que parecia relâmpago...
A diferença entre minhas fotos e as dela, era gigante. Mas ela tinha fufreime, aí já viu né...