Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222528 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1410 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:14:26
Em tempo, o Thales não disse que não existe o recurso de selecionar os rostos... disse apenas que ainda não utilizou o recurso.
Existe o recurso de fotografar os rostos preferenciais e deixar o algoritmo trabalhar (não testei ainda).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1411 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:20:57
Acabo por concordar com Ernesto nessa. No frigir dos ovos da pauleira de um evento super corrido que se sente na prática a facilidade/praticidade/funcionalidade  de algum recurso.

Como fica aquele fotógrafo que não curte usar o LCD da camera pra fotografar e prefere o viewfinder numa hora desses pra selecionar qual pessoa a câmera deverá priorizar o olho? Via joystik ou o que o valha?
Você tem todos os recursos na mesa a disposição, porém algumas coisas :

1. Você não precisa usar;
2. O que você vê no LCD, vê no Viewfinder;
3. Ao menos na Fuji a coisa é bem simples, ele coloca quadrados nos rostos de todos e vc joga o joystick para o lado muito rapidamente, onde deseja o foco; se a abertura comporta todos em foco ele mostra em amarelo os rostos em foco, então é só apertar o shutter, isso é muito rápido; instantâneo.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 05 de Setembro de 2019, 07:21:12 por cfcsosa »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1412 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:24:43
Você tem todos os recursos na mesa a disposição, porém algumas coisas :

1. Você não precisa usar;
2. O que você vê no LCD, vê no Viewfinder;
3. Ao menos na Fuji a coisa é bem simples, ele coloca quadrados nos rostos de todos e vc joga o joystick para o lado muito rapidamente, onde deseja o foco; se a abertura comporta todos em foco ele mostra em amarelo os rostos em foco, então é só apertar o shutter, isso é muito rápido; instantâneo.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

OU seja, qualquer fotografo que consegue mudar o ponto de foco na sua camera consegue mudar um rosto selecionado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1413 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:34:48
Você tem todos os recursos na mesa a disposição, porém algumas coisas :

1. Você não precisa usar;
2. O que você vê no LCD, vê no Viewfinder;
3. Ao menos na Fuji a coisa é bem simples, ele coloca quadrados nos rostos de todos e vc joga o joystick para o lado muito rapidamente, onde deseja o foco; se a abertura comporta todos em foco ele mostra em amarelo os rostos em foco, então é só apertar o shutter, isso é muito rápido; instantâneo.
:clap: :clap: :clap:
Obrigado pela explicação.
No caso acho que vai da praticidade que cada fabricante coloca para a utilização desse recurso.

No caso das câmeras que não possuem o joystick como EOS-R, será que essa praticidade não fica um pouco prejudicada?


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1414 Online: 05 de Setembro de 2019, 07:38:27
OU seja, qualquer fotografo que consegue mudar o ponto de foco na sua camera consegue mudar um rosto selecionado.

Se eu te falar que pra mim é um pouco ruim mudar ponto de foco durante o uso na DSLR você vai rir de mim? rsrsrs
Se deve ao fato de eu preferir usar o olho esquerdo no viewfinder (por conta de problema de visão no direito) e o rosto acaba tampando um pouco mais os botões de comandos da câmera, daí enfiar o dedo ali enquanto esta com a cara grudada ali não é lá muito prático, embora não impossível. rsrs


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #1415 Online: 05 de Setembro de 2019, 12:03:17
:clap: :clap: :clap:
Obrigado pela explicação.
No caso acho que vai da praticidade que cada fabricante coloca para a utilização desse recurso.

No caso das câmeras que não possuem o joystick como EOS-R, será que essa praticidade não fica um pouco prejudicada?
Na R esta função fica por conta do lcd touch, que você seleciona o rosto que quiser, ou pelos botões setas que passa para o lado e escolhe qual rosto deseja ou qual olho deseja, e caso estava utilizando o viewfinder a tela touch vira um touchpad igual a um notebook e você também pode trocar o rosto, e também pelos botões de setas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #1416 Online: 05 de Setembro de 2019, 13:36:48

A solução você sabe  :ok: E sabe pq vc faz casamentos  :ok: Você sabe que você não usa o EVF. E sabe o porquê. Não usa porque ele não é prático nessa situação

E LCD touch por LCD touch,  qq Canon 90D e outras DSLR (que agora terão EyeAF) no LiveView, atenderão igual  :ok: Só aí acabou a vantagem ML e RF


Tudo pq, no EVF, não dá para ficar tirando o olho dele e olhar o LCD Touch, toda hora que a noiva vira o rosto para o lado para olhar um convidado e desajusta o EyeAF, pulando para o pai dela (por, ex)

Outra coisa que mostra inexperiencia nos comentários, é que em vários lugares as noivas casam de véu (E o DSLR não erra nelas)  (habito de véu, que voltou, principalmente depois que uma das princesas da Inglaterra o fez, menos de 8 anos atrás)

Então gente, dá para escrever um livro aqui, que nunca será lido e será críticado por fãs cegos que estão na emoção e não na razão


É simples gente, vamos para menos defesa cega do modelo do coração e mais pé no chão.

Esses modelos já estiveram na mão de muito e muitos aqui já sabem que não são as maravilhas que alguns dizem
Assim não vem quere me dizer porque eu uso ou deixo de usar o live view, uso porque é igual usar um celular, enfia o olho na câmera foi o tempo, pelo menos pra mim.
E assim se tu quiser ir fotografar com uma calculadora pega e vai  mas não enche o saco. Falei do touch pra explicar o que faz a função do joystick na R.
Se tu não se adaptou com as mirror pega agora é faz um testão dizendo que o mercado não que mirror.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1417 Online: 05 de Setembro de 2019, 13:45:10


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1418 Online: 05 de Setembro de 2019, 13:47:22

A solução você sabe  :ok: E sabe pq vc faz casamentos  :ok: Você sabe que você não usa o EVF. E sabe o porquê. Não usa porque ele não é prático nessa situação

E LCD touch por LCD touch,  qq Canon 90D e outras DSLR (que agora terão EyeAF) no LiveView, atenderão igual  :ok: Só aí acabou a vantagem ML e RF


Tudo pq, no EVF, não dá para ficar tirando o olho dele e olhar o LCD Touch, toda hora que a noiva vira o rosto para o lado para olhar um convidado e desajusta o EyeAF, pulando para o pai dela (por, ex)

Você não precisa tirar o olho do EVF para usar o LCD como joystick.
Logo acima do EVF tem um sensor que detecta quando você está com o olho no EVF.
Assim que você olha pelo EVF, o LCD apaga e vira uma espécie de trackpad de notebook.
Daí você pega seu dedão e arrasta ele pelo LCD para ajustar onde ou em quem quer focar enquanto está ollhando pelo EVF, assim como você pega seu dedão e brinca com o joystick para ajustar seu ponto de foco enquanto olha pelo viewfinder de uma DSLR.

É praticamente a mesma coisa.

Para as MLs que tem milhares de pontos de foco, a solução do trackpad é muito melhor do que um joystick na minha opinião.
Inclusive em todas as MLs que usei até hoje você pode ajustar a velocidade do trackpad para satisfazer o seu gosto pessoal ou a situação de trabalho (mais lento para trabalhos mais minunciosos e mais rápido para trabalhos que envolvam ação, como esportes, por exemplo).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1419 Online: 11 de Setembro de 2019, 07:07:10
https://www.thephoblographer.com/2019/08/28/report-canon-eos-rs-new-firmware-makes-af-comparable-to-sonys/

 :snack:

Pretty much comparable to Sony’s, but I’d still put my money on the Sony a9 or the Sony a7r VI for consistency.
Far better than Nikon’s
Much better than Fujifilm’s X and GF series
Significantly better than Panasonic’s S1 and S1R series of cameras
« Última modificação: 11 de Setembro de 2019, 07:09:48 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1420 Online: 11 de Setembro de 2019, 07:36:37
https://www.thephoblographer.com/2019/08/28/report-canon-eos-rs-new-firmware-makes-af-comparable-to-sonys/

 :snack:

Pretty much comparable to Sony’s, but I’d still put my money on the Sony a9 or the Sony a7r VI for consistency.
Far better than Nikon’s
Much better than Fujifilm’s X and GF series
Significantly better than Panasonic’s S1 and S1R series of cameras
Quando vem o firmware que melhora o sensor ?

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1421 Online: 11 de Setembro de 2019, 08:00:01
https://www.thephoblographer.com/2019/08/28/report-canon-eos-rs-new-firmware-makes-af-comparable-to-sonys/

 :snack:

Pretty much comparable to Sony’s, but I’d still put my money on the Sony a9 or the Sony a7r VI for consistency.
Far better than Nikon’s
Much better than Fujifilm’s X and GF series
Significantly better than Panasonic’s S1 and S1R series of cameras

Muito bom o resumo comparativo que ele faz... colocando as R, digamos, em segundo lugar no melhor sistema de foco das ML (!).
No entanto acho que cabe aqui uma observação... onde ele diz que preferiria Sony A9 e A7R IV pela consistência.
Elas são câmeras de categorias acima da EOS-R... Ele deveria falar comparando então com a Sony A7 III que é a rival equivalente da EOS-R (ao menos em preço).

Uma coisa interessante sobre o uso do modo servo em esporte (e natureza também, acredito). Diz que o sistema de foco da Sony é mais flexível (onde a própria câmera escolhe onde acompanhar o objeto na cena), enquanto que na Canon é mais preciso (você define a área onde o foco servo deverá atuar).

Então acho que se não é ainda o "the must have" que o foco das ML Canon deveria ser, está bem próximo disso. Mas acho que ainda cabe pequenos polimentos de arestas.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1422 Online: 11 de Setembro de 2019, 08:01:55
Quando vem o firmware que melhora o sensor ?

Mais precisamente em que? Comparando a um concorrente direto, no caso uma Sony A7 III creio eu.
Entenda, não estou criticando sua resposta, apenas querendo entender mesmo.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1423 Online: 11 de Setembro de 2019, 08:03:54
Muito bom o resumo comparativo que ele faz... colocando as R, digamos, em segundo lugar no melhor sistema de foco das ML (!).
No entanto acho que cabe aqui uma observação... onde ele diz que preferiria Sony A9 e A7R IV pela consistência.
Elas são câmeras de categorias acima da EOS-R... Ele deveria falar comparando então com a Sony A7 III que é a rival equivalente da EOS-R (ao menos em preço).

Uma coisa interessante sobre o uso do modo servo em esporte (e natureza também, acredito). Diz que o sistema de foco da Sony é mais flexível (onde a própria câmera escolhe onde acompanhar o objeto na cena), enquanto que na Canon é mais preciso (você define a área onde o foco servo deverá atuar).

Então acho que se não é ainda o "the must have" que o foco das ML Canon deveria ser, está bem próximo disso. Mas acho que ainda cabe pequenos polimentos de arestas.
Nenhum sistema de foco é perfeito, a maior crítica que vejo em relação ao sistema de foco das Sonys é justamente em relação a consistência em af-s, ele não crava legal, já a Fuji é a melhor nesse quesito, por outro lado o af-c da Sony é matador.

Entendo que a Canon segue uma linha similar a da Fuji, consistência no foco, deixando um pouco de lado a velocidade absurda.

Convenhamos, todas essas câmeras atendem perfeitamente um fotógrafo de esportes já com os recursos que oferecem.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #1424 Online: 11 de Setembro de 2019, 08:04:52
Mais precisamente em que? Comparando a um concorrente direto, no caso uma Sony A7 III creio eu.
Entenda, não estou criticando sua resposta, apenas querendo entender mesmo.
O sensor da A7 Mark III é superior em tudo ao da EOSR.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk