Autor Tópico: Canon EOS R - A Mirrorless FF da Canon  (Lida 222571 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #795 Online: 10 de Outubro de 2018, 12:35:39
Tudo que é mais de 24 MP passa a ser supérfluo em minha opinião pois o que se ganha em troca não compensa o que se perde

Pro meu uso também acho que mais atrapalha do que ajuda. Mas existe uma demanda, existe quem faça uso. Tem quem só compraria uma FF se tiver alta densidade de pixels. Com certeza é um nicho de mercado a ser explorado, e acho que ter uma mirrorless que se encaixe aí faz muito sentido, mais até do que uma DSLR.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #796 Online: 10 de Outubro de 2018, 13:37:44
Pro meu uso também acho que mais atrapalha do que ajuda. Mas existe uma demanda, existe quem faça uso. Tem quem só compraria uma FF se tiver alta densidade de pixels. Com certeza é um nicho de mercado a ser explorado, e acho que ter uma mirrorless que se encaixe aí faz muito sentido, mais até do que uma DSLR.

Para quem trabalha com paisagens, macro e produtos a necessidade de detalhes justifica um sensor com essas resoluções. Dá uma flexibilidade grande para recortar e mexer na composição, expor mais detalhes, enfim.

Tudo que é mais de 24 MP passa a ser supérfluo em minha opinião pois o que se ganha em troca não compensa o que se perde: maior tempo de processamento, maiores HDs, lentes e foco precisam ser mais assertivos, etc....

Entretanto, a Canon vai precisar matar algumas linhas de produto para enxugar seu line-up (já discutimos isso anteriormente). Não sei como são as vendas da 5DS mas o fato de ser uma câmera mais especial, ainda com pedigree da 5D III, eu acredito que a Canon vá matar de vez a DSLR de 50 e tantos MP e ter uma EOS R com alguns upgrades.

Acho que vai ser o caminho. Uma EOS R de 50MP basicamente acaba com a justificativa para a existência da 5DSR, até porque os vidros novos da nova baioneta têm capacidade de resolução maior, então faria sentido de quem precisa de mais detalhes migrar para uma linha dessas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #797 Online: 10 de Outubro de 2018, 13:44:54
Para quem trabalha com paisagens, macro e produtos a necessidade de detalhes justifica um sensor com essas resoluções. Dá uma flexibilidade grande para recortar e mexer na composição, expor mais detalhes, enfim.

Exato. E eu penso que qualquer eventual desvantagem que as mirrorless possam ter em relação às DSLR são irrelevantes pra esse tipo de uso.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #798 Online: 10 de Outubro de 2018, 13:52:31
Tudo que é mais de 24 MP passa a ser supérfluo em minha opinião pois o que se ganha em troca não compensa o que se perde: maior tempo de processamento, maiores HDs, lentes e foco precisam ser mais assertivos, etc....

Entretanto, a Canon vai precisar matar algumas linhas de produto para enxugar seu line-up (já discutimos isso anteriormente). Não sei como são as vendas da 5DS mas o fato de ser uma câmera mais especial, ainda com pedigree da 5D III, eu acredito que a Canon vá matar de vez a DSLR de 50 e tantos MP e ter uma EOS R com alguns upgrades.

No meu uso para fotografias de natureza, esta densidade de pixels tem atrapalhado um pouco, os 26mp que tenho, utilizando 840mm e velocidades baixas, em torno de 1/80...1/160, camera bem fixa em tripé robusto para 25kg e gimbal para mesmo peso, o espelho já  tem causado certa perda de nitidez, suave mas ocorre, algo que não acontecia quando eu tinha cameras de 20mp e 18mp respectivamente. Tenho amigo que utiliza também 840mm e sua camera com 36mp, é ainda mais evidente a perda, devido a dois fatores: 1- fotografia muito grande ai evidencia ainda mais o leve tremor do espelho, e 2- nossas lentes como não são tão atuais, elas não conseguem entregar a exigencias dos novos sensores altamente densos.
Mas não que seja ruim a imagem, longe disso, e ninguém irá perceber é claro, a gente acaba percebendo devido já ter utilizado outros sensores anteriormente, aí notamos esta leve falha nas penas das aves.

Já no social,  os 26mp já acho muito, e também acho que é o limite para fullframe.

Podemos ver o Lightroom como está cada vez ficando mais pesado e exigindo note/pc cada vez mais violentos na configuração.
Mas como a tecnologia está sempre mudando e consumidores exigindo sempre mais, logo nem veremos mais as diferenças.
Mas dá saudade da minha antiga 1D mark III com seus pixels gigantes, que gerava nitidez nas penas das aves que chegava doer os olhos rs.
Fotógrafo e birdwatching


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #799 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:04:59
Além da questão da vibração do espelho, do tamanho da foto e das lentes não atenderam a exigência dos sensores, tem um fator que acho tem ainda mais influência, que é o limite óptico da difração. Com pixels menores, a difração começa a influenciar na nitidez com aberturas maiores do que com pixels grandes. Pelo menos na questão da vibração do espelho as mirrorless levam vantagem, mas na questão da difração não tem muito jeito.

Minha câmera principal tem 18MP, que acho um tamanho perfeito pra casamentos. Me deixa com uma boa margem de crop e não sobrecarrega na hora do tratamento, além de não faltar nada de detalhes. A EOS R tem 30MP, que eu já acho um exagero pra social, mas ainda bem que implementaram o tal do c-RAW... Que acho uma saída mais interessante do que os antigos mRAW e sRAW...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #800 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:18:56
Neste novo artigo, pela comparação de tamanhos, pode-se ver que a Canon estava mais interessada no grip/pegada da camera do que no tamanho/portabilidade.

https://petapixel.com/2018/10/10/heres-the-sony-a7-iii-nikon-z7-and-canon-eos-r-side-by-side/





Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #801 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:30:17
Alguém usa 5DS para paisagem? Isso é câmera para ficar no estúdio....
Todos fotógrafos Canon que acompanho usam mk IV.

A unica coisa que "impede"  a R de ser uma câmera de paisagem é o selamento inferior a mk IV.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #802 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:45:52
Tem tbm uma coisa, com as atuais lentes do mercado, ir de 20 para 30 MP tem sim uma diferença importante, mas de 30 para 45MP essa proporção na percepção é menor, isso se deve ao tamanho dos feixes de luz de acordo com as cores do spectro.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2018, 14:46:11 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #803 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:51:48
Alguém usa 5DS para paisagem? Isso é câmera para ficar no estúdio....
Todos fotógrafos Canon que acompanho usam mk IV.

A unica coisa que "impede"  a R de ser uma câmera de paisagem é o selamento inferior a mk IV.

É uma câmera bem comum para paisagens nos EUA. Só coloca no google que vais ver como tem tópico de conversa sobre essa câmera para esse tipo de uso e estúdio também.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #804 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:51:48
Além da questão da vibração do espelho, do tamanho da foto e das lentes não atenderam a exigência dos sensores, tem um fator que acho tem ainda mais influência, que é o limite óptico da difração. Com pixels menores, a difração começa a influenciar na nitidez com aberturas maiores do que com pixels grandes. Pelo menos na questão da vibração do espelho as mirrorless levam vantagem, mas na questão da difração não tem muito jeito.

Minha câmera principal tem 18MP, que acho um tamanho perfeito pra casamentos. Me deixa com uma boa margem de crop e não sobrecarrega na hora do tratamento, além de não faltar nada de detalhes. A EOS R tem 30MP, que eu já acho um exagero pra social, mas ainda bem que implementaram o tal do c-RAW... Que acho uma saída mais interessante do que os antigos mRAW e sRAW...

Exato meu amigo, esqueci o fator difração ainda. Com uso da tele em 840mm, não tenho fechado mais que f/8, para evitar acentuar a difração. E olha que f8 tenho no maximo 1cm de área nitida, o resto é borrão bem desfocado..

Obrigado por lembrar
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #805 Online: 10 de Outubro de 2018, 14:57:08
Tem tbm uma coisa, com as atuais lentes do mercado, ir de 20 para 30 MP tem sim uma diferença importante, mas de 30 para 45MP essa proporção na percepção é menor, isso se deve ao tamanho dos feixes de luz de acordo com as cores do spectro.

Exato, e vejo isso na minha 600mm f4 antiga, ela não é para estes sensores novos, dá para notar caso você procurar defeito pixel a pixel.
Mas casei com a lente e vai ficar comigo até o fim rsrs, não tenho coragem de pagar R$ 50.000,00 em uma 600 nova.

Já a 35mm 1.4 art.. deu conta dos 26mp da 6D mark II e com louvor.
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #806 Online: 10 de Outubro de 2018, 15:03:26
Exato meu amigo, esqueci o fator difração ainda. Com uso da tele em 840mm, não tenho fechado mais que f/8, para evitar acentuar a difração. E olha que f8 tenho no maximo 1cm de área nitida, o resto é borrão bem desfocado..

Obrigado por lembrar

F/8 em qual MP?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #807 Online: 10 de Outubro de 2018, 15:28:05
Exato, e vejo isso na minha 600mm f4 antiga, ela não é para estes sensores novos, dá para notar caso você procurar defeito pixel a pixel.
Mas casei com a lente e vai ficar comigo até o fim rsrs, não tenho coragem de pagar R$ 50.000,00 em uma 600 nova.

Já a 35mm 1.4 art.. deu conta dos 26mp da 6D mark II e com louvor.
A Sigma Art assim como todos os projetos novos de lentes FF lançadas nos últimos anos já dão conta desses sensores maiores.

Pegando gancho no que vocês falaram, a ML se encaixa como uma luva pois o foco para paisagens e produtos é perfeito (ainda com recursos como focus peaking/focus magnifier), não tem o espelho para chacoalhar tudo e, quando associado ao IBIS no sensor, faz uma diferença grande para minimizar esses efeitos de altas resoluções. A questão é: será que a Canon vai lancar algum modelo com IBIS? Eu ainda duvido muito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #808 Online: 10 de Outubro de 2018, 15:31:25
A Sigma Art assim como todos os projetos novos de lentes FF lançadas nos últimos anos já dão conta desses sensores maiores.

Pegando gancho no que vocês falaram, a ML se encaixa como uma luva pois o foco para paisagens e produtos é perfeito (ainda com recursos como focus peaking/focus magnifier), não tem o espelho para chacoalhar tudo e, quando associado ao IBIS no sensor, faz uma diferença grande para minimizar esses efeitos de altas resoluções. A questão é: será que a Canon vai lancar algum modelo com IBIS? Eu ainda duvido muito.
Fotografia de paisagem normalmente se usa um tripé parrudo, muita técnica, comum usar longa exposição, etc... IBIS ou IS é desnecessário neste caso.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #809 Online: 10 de Outubro de 2018, 16:52:49
F/8 em qual MP?

Usando 26mp (6D mark II )

Mas lembrando, só olhando que nem maníaco a foto 100% na tela, e comparando lado a lado com fotos de outros sensores menos densos. Ou seja, ninguém vai ficar fazendo isso, foi apenas um teste que fiz, para ver na prática a diferença de densidade entre os sensores.

Mas qualidade final ainda é muito, mas muito alta, nada agravante, não vejo necessidade ainda de trocar lentes antigas por novas e atuais.
Fotógrafo e birdwatching