Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19546 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #120 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 07:28:18

Esse processo todo é prático e rápido, e resolve. Dai eu não entender (até abri outro tópico sobre isso) por que alguém ainda usa sistema de zonas em foto digital.

Link para o tópico, please. Quero participar.

Resumindo... o ETTR vai dar o mesmo resultado em qualquer câmera, pois se vai ficar sub ou super exposto vai depender da cena, não da câmera. Em cenas contrastadas (como nos exemplos) o histograma é bem aberto e a foto ficará sub exposta. Em cenas pouco contrastadas o histograma é fechado e a foto ficará super exposta. Nesse segundo caso usar ETTR é opcional. Se você expor a cena certinha tá resolvido. Se você fizer ETTR e depois sub-expor no tratamento você terá a imagem um pouquinho mais limpa. Mas o ganho é pequeno.

Ótima explanação Waldyr, muito obrigado.  :clap: :clap: :clap:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #121 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 08:10:46
ETTR - Exposing To The Right - expor para a direita.

A direita é a do histograma. Essa técnica te permite a melhor captura possível de dados em RAW e não deve ser usada em JPEG.

Basicamente você vai expor a foto ao máximo, até o limite do estouro. Com isso você:

- Evita o estouro
- Levanta as sombras o máximo possível (vai te dar uma recuperação melhor, ou menos ruim)
- Corrige as luzes no tratamento

Aqui um slide da minha oficina de fotografia. Na captura preserva as altas luzes no limite do estouro e com isso levanta ao máximo as sombras. No tratamento levanta as sombras.



how do you print screen


Hoje quando eu encontro um contraste muito grande eu acabo fazendo fotos para um HDR, sendo que a mais escura é a foto ETTR.



Tento sempre primeiro recuperar as sombras na foto ETTR (a primeira das três capturas). Se ficar bom está resolvido. Se não, monto o HDR, que foi o que aconteceu nessa foto.

screenshot utility windows


Esse processo todo é prático e rápido, e resolve. Dai eu não entender (até abri outro tópico sobre isso) por que alguém ainda usa sistema de zonas em foto digital.

Resumindo... o ETTR vai dar o mesmo resultado em qualquer câmera, pois se vai ficar sub ou super exposto vai depender da cena, não da câmera. Em cenas contrastadas (como nos exemplos) o histograma é bem aberto e a foto ficará sub exposta. Em cenas pouco contrastadas o histograma é fechado e a foto ficará super exposta. Nesse segundo caso usar ETTR é opcional. Se você expor a cena certinha tá resolvido. Se você fizer ETTR e depois sub-expor no tratamento você terá a imagem um pouquinho mais limpa. Mas o ganho é pequeno.
Acho que essa explicação sobre ETTR merecia um tópico exclusivo.
É uma explanação muito boa sobre uma técnica pra fotos de paisagens. Tipo de foto que quase todo mundo faz, mesmo de vez em quando.


Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #122 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 08:37:20
Acho que essa explicação sobre ETTR merecia um tópico exclusivo.
É uma explanação muito boa sobre uma técnica pra fotos de paisagens. Tipo de foto que quase todo mundo faz, mesmo de vez em quando.


Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Na verdade essa técnica pode ser usada em qualquer situação onde você tenha tempo para usá-la. Fotos de paisagem, paisagem urbana, arquitetura, etc. E não dá para usar quando o timing é mais importante que eventuais estouros, como street por  exemplo.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #123 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:30:50
Por isso é tão importante se conhecer o equipamento que se tem em mãos, coisa que muita gente hoje em dia não o faz já que trocam constantemente. Saber os limites do equipamento faz você conseguir os melhores resultados possíveis sem sair por aí depois falando que o equipamento é ruim pois não consegue recuperar sombras ou altas luzes :D


Na verdade o ETTR vai mudar pouco de câmera para câmera. A diferença será no resultado. Câmeras melhores vão recuperar sombras com mais qualidade.

Se vai se sub ou super exposto só depende do contraste da cena, não da câmera. Em cenas muito contrastadas ao encaixar as altas no limite do histograma, as sombras vão ficar lá na esquerda, fechadas. Assim a foto vai parecer sub-exposta, na visão convencional. Mas na prática as altas estarão bem expostas, e as sombras sub-expostas.

Mas numa cena com pouco contraste, usando o ETTR a foto tende a ficar toda super exposta. E no tratamento é feito o acerto.


É essencial o uso do histograma pra esse tipo de foto que você postou, até hoje não entendo como tem gente que não usa por preguiça de aprender...
O pessoal tinha que fazer mais aula com vc! :hysterical:

Pessoalmente eu não gosto de HDR, prefiro recuperar as sombras até um limite aceitável para mim. É tudo questão de gosto, momento e olhar de quem está fotografando. No seu primeiro exemplo a montanha estava levemente iluminada pela luz do sol ainda, eu faria exatamente o mesmo.
Na segunda não me pareceu ser necessário o HDR, eu teria exposto entre a primeira e segunda para conseguir recuperar as sombras, levando em conta que a parte que perderia informação no céu já ficaria muito clara no resultado final de qualquer maneira.

Eu costumo usar essa técnica muito em fotografia de decoração, onde a luz ambiente ilumina muito as flores, mas não o resto. Concordo que criar um outro tópico sobre esse assunto seria bem interessante. Se criar, coloco uns exemplos de decoração por lá também :ok:


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #124 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 09:42:21
Na verdade essa técnica pode ser usada em qualquer situação onde você tenha tempo para usá-la. Fotos de paisagem, paisagem urbana, arquitetura, etc. E não dá para usar quando o timing é mais importante que eventuais estouros, como street por  exemplo.

Cade o link do tópico Waldyr?


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #125 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 12:59:12

Enfim, finalmente entendi que esta técnica não é digamos, disponível no meu equipamento (porque eu não uso o LCD dele) e nem se aplica ao meu trabalho


Mas entendo que isso é um recurso, digamos, presente já nas ML, portanto não precisaria de usar o LCD pois já teria disponivel isso tb no EVF pra isso, estou correto né?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #126 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 13:03:56
Como eu uso apenas OVF e não tenho tempo para pensar antes de cada click, esta técnica não se aplica. Eu preciso ajustar tudo antes de iniciar e a técnica é a que eu expliquei no começo e gerou questionamentos.
Mahomeno, Ernesto.
Já usei essa técnica no trabalho.. Usava na 70D e 80D com certa segurança. Aos poucos a gente associa o ETTR ao fotômetro da câmera. Então sabe onde, no fotômetro, o histograma tá batendo na direita. Mas realmente não é prática. E ferra tudo quando trabalhamos com um dos canais muito mais forte que os outros.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #127 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 13:49:32
ETTR - Exposing To The Right - expor para a direita.

A direita é a do histograma. Essa técnica te permite a melhor captura possível de dados em RAW e não deve ser usada em JPEG.

Basicamente você vai expor a foto ao máximo, até o limite do estouro. Com isso você:

[...]


Esse processo todo é prático e rápido, e resolve. Dai eu não entender (até abri outro tópico sobre isso) por que alguém ainda usa sistema de zonas em foto digital.

Resumindo... o ETTR vai dar o mesmo resultado em qualquer câmera, pois se vai ficar sub ou super exposto vai depender da cena, não da câmera. Em cenas contrastadas (como nos exemplos) o histograma é bem aberto e a foto ficará sub exposta. Em cenas pouco contrastadas o histograma é fechado e a foto ficará super exposta. Nesse segundo caso usar ETTR é opcional. Se você expor a cena certinha tá resolvido. Se você fizer ETTR e depois sub-expor no tratamento você terá a imagem um pouquinho mais limpa. Mas o ganho é pequeno.

Usando o sistema de zonas vc pode fazer o mesmo. A diferenca eh que usando o sistema de Zonas vc nao precisa ficar fazendo fotos e checando o histogram de cada foto, para saber como esta o resultado e o que fazer depois, pq vc tera o histogram ja na sua cabeca, antes de ligar a sua camera, olhando apenas para a cena que deseja fotografar (o que demanda certa pratica obviamente).

Existem dezenas de maneiras de se expor uma foto ou medir a luz usando o sistema de zonas, e o ETTR eh uma delas.

E sistema de zonas nao depende da camera e sim da cena tambem (como qualquer leitura de luz ate onde eu sei, entao corrijame se eu estiver errado). Vc apenas precisa saber a latitude do sensor de sua camera, tal como na epoca do filme os fotografos sabiam a latitude do filme que estava usando (menos amadores).

O metodo que escolher vai de como cada um fotografa, o que eh melhor para um pode ser pior para outro.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #128 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 14:24:24
[...]

Pessoalmente eu não gosto de HDR, prefiro recuperar as sombras até um limite aceitável para mim. É tudo questão de gosto, momento e olhar de quem está fotografando. [...]

Exato.

Ao meu ver, HDR eh frequentemente desnecessariamente usado. Essa foto que eu fiz nesse domingo passado, eu usei um filtro de densidade neutra degrade. A parte em sombras na foto parece que esta estourada mas nao esta.



Sem o filtro ou eu teria que deixar o ceu mais claro e o reflxo do sol no predio mais forte e estourado, para nao estourar as sombras, o que perderia o ar da luz de por do sol ou final do dia. Ou eu teria que estourar as sombras.

Muita gente faria um HDR em fotos com contraste como esse, ou faria a obre exposicao do ceu e reflexo do sol para deixar os detalhes nas sombras mais evidente.

Mas para o meu gosto, educacao e olhar, fotos como essa sao melhores do que fotos HDR, pq final do dia e cenas com muito contraste eh normal e natural ter sombras escuras, eh natural e ate preferivel fazer o observador da imagem olhar com mais atencao para ver os detalhes nas sombras.
HDR por outro lado acaba sendo feito de forma extremamente artificial pela maioria dos fotografos, pq eles acabam eliminando as sombras escuras em cenas obviamente com muito contraste de luz. Sao pouquissimos os fotografos que sabem usar HDR de forma equilibrada criando contraste de luz e sombra com ar natural, e sao raros os HDR que eu acabo gostando.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 14:24:48 por C R O I X »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #129 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 14:24:54
Usando o sistema de zonas vc pode fazer o mesmo. A diferenca eh que usando o sistema de Zonas vc nao precisa ficar fazendo fotos e checando o histogram de cada foto, para saber como esta o resultado e o que fazer depois, pq vc tera o histogram ja na sua cabeca, antes de ligar a sua camera, olhando apenas para a cena que deseja fotografar (o que demanda certa pratica obviamente).

Existem dezenas de maneiras de se expor uma foto ou medir a luz usando o sistema de zonas, e o ETTR eh uma delas.

E sistema de zonas nao depende da camera e sim da cena tambem (como qualquer leitura de luz ate onde eu sei, entao corrijame se eu estiver errado). Vc apenas precisa saber a latitude do sensor de sua camera, tal como na epoca do filme os fotografos sabiam a latitude do filme que estava usando (menos amadores).

O metodo que escolher vai de como cada um fotografa, o que eh melhor para um pode ser pior para outro.

Croix, o sistema de zonas pode ser um parâmetro, assim como o próprio fotômetro da camera, uma referência, mas nem sempre será uma matemática exata.

Justamente por conhecer a latitude do sensor, ou a capacidade de informação que ele pode capturar entre o preto puro e o branco puro, é que não da pra ser tão purista, pois existem cenas que ultrapassam em muito essa capacidade.

Abaixo uma cena impossível de se captar com apenas uma imagem, mesmo tendo o sistema de zonas gravado no cérebro ou o próprio histograma, uma vez que mesmo estourando bastante as altas luzes ( o que não desejava ) ainda a mata do primeiro plano ficaria praticamente toda em preto puro. Ou seja, nem para as altas, nem para as sombras eu desejava ter branco ou preto puro, coisas do sistema de zonas. Mesmo expondo uma foto para as altas luzes ( ou seja, uma foto bem subexposta ) em nehuma parte dela eu permiti estouros, apenas na exposição para os detalhes de sombras.

Foi isso que eu quis dizer. Não que o sistema de zonas não serve, embora isso seja discutível.




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #130 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 14:41:41
Croix, o sistema de zonas pode ser um parâmetro, assim como o próprio fotômetro da camera, uma referência, mas nem sempre será uma matemática exata.

Justamente por conhecer a latitude do sensor, ou a capacidade de informação que ele pode capturar entre o preto puro e o branco puro, é que não da pra ser tão purista, pois existem cenas que ultrapassam em muito essa capacidade.

Abaixo uma cena impossível de se captar com apenas uma imagem, mesmo tendo o sistema de zonas gravado no cérebro ou o próprio histograma, uma vez que mesmo estourando bastante as altas luzes ( o que não desejava ) ainda a mata do primeiro plano ficaria praticamente toda em preto puro. Ou seja, nem para as altas, nem para as sombras eu desejava ter branco ou preto puro, coisas do sistema de zonas. Mesmo expondo uma foto para as altas luzes ( ou seja, uma foto bem subexposta ) em nehuma parte dela eu permiti estouros, apenas na exposição para os detalhes de sombras.

Foi isso que eu quis dizer. Não que o sistema de zonas não serve, embora isso seja discutível.



Eu expliquei antes que o sistema de zona nao vai aumentar a latitude do sensor, e nao foi para isso que eu o apresentei. Mas vc continua achando que o sistema de zonas eh isso.

Vc poderia ter usado o sistema de zonas para fazer essa foto e sua recuperacao de sombras na pos.

Mais uma vez, o sistema de zonas serve para que vc tenha uma boa leitura da luz, prever onde vai haver estouro ou se nao havera estouro, para fazer ETTR, e ate mesmo prever se eh preciso fazer mais de 1 foto com diferente exposicao para fazer HDR na pos, se precisa de filtro polarizador ou densidade neutra granulada (se nao quiser ficar fazendo ajustes ou HDR na pos edicao se for possivel). Tudo isso sem precisar fazer uma unica foto e checar o resultado na tela da sua camera.

Claro que nao eh um metodo 100% perfeito pq depende bastante do treino do seu olhar e da precisao do seu fotometro. Mas uma vez treinado vc economiza muito tempo, exercicio mental, consegue se focar mais no que esta fotografando e economiza bateria  :D .
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 14:51:30 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #131 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 14:57:12
Em resumo, usar o sistema de zonas eh meramente ter uma boa nocao de como esta o histogram da foto sem precisar olhar para o histogram da foto ou mesmo sem precizer fazer uma foto, pq vc tera o histogram na sua cabeca e assim pode fazer o que quiser, ETTR, HDR, Filtros, etc.

ETTR ou "Expor para a direita" nao eh nada mais e nada menos do que novos termos para o velho conhecimento que sempre tivemos ao estudar fotografia digital pela primeira vez: "Garante as luzes e trabalhe as sombras na pos". Pq como sabemos, com fotografia digital a latitude das luzes altas eh menos do que das sombras, e assim mais facil de estourar.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 14:57:57 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #132 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:01:52
Em resumo, usar o sistema de zonas eh meramente ter uma boa nocao de como esta o histogram da foto sem precisar olhar para o histogram da foto ou mesmo sem precizer fazer uma foto, pq vc tera o histogram na sua cabeca e assim pode fazer o que quiser, ETTR, HDR, Filtros, etc.

ETTR ou "Expor para a direita" nao eh nada mais e nada menos do que novos termos para o velho conhecimento que sempre tivemos ao estudar fotografia digital pela primeira vez: "Garante as luzes e trabalhe as sombras na pos". Pq como sabemos, com fotografia digital a latitude das luzes altas eh menos do que das sombras, e assim mais facil de estourar.
Sim é isso mesmo, sempre foi, mesmo pq na época do AA nem existia histograma. Tem gente que não quer estudar o sistema de zonas porque acha que valia só pra filme, mas pra mim tudo bem.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #133 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:04:16
CROIX, só lembrando que com as ML e o EVF não é mais necessário fazer a foto para ver o histograma, ele pode ficar ali no olho ao vivo o tempo todo, é assim que deixo o meu. Em DSLRs mais recentes (ou menos velhas rs) é possível visualizar pelo LCD em liveview. Isso torna o histograma uma ferramenta muito poderosa e prática :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #134 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:23:27
Eu expliquei antes que o sistema de zona nao vai aumentar a latitude do sensor, e nao foi para isso que eu o apresentei. Mas vc continua achando que o sistema de zonas eh isso.

Vc poderia ter usado o sistema de zonas para fazer essa foto e sua recuperacao de sombras na pos.

Mais uma vez, o sistema de zonas serve para que vc tenha uma boa leitura da luz, prever onde vai haver estouro ou se nao havera estouro, para fazer ETTR, e ate mesmo prever se eh preciso fazer mais de 1 foto com diferente exposicao para fazer HDR na pos, se precisa de filtro polarizador ou densidade neutra granulada (se nao quiser ficar fazendo ajustes ou HDR na pos edicao se for possivel). Tudo isso sem precisar fazer uma unica foto e checar o resultado na tela da sua camera.

Claro que nao eh um metodo 100% perfeito pq depende bastante do treino do seu olhar e da precisao do seu fotometro. Mas uma vez treinado vc economiza muito tempo, exercicio mental, consegue se focar mais no que esta fotografando e economiza bateria  :D .

Cara, eu sei o que é o sistema de zonas antes mesmo de saber que tu existia, fica frio.

Vc fica repetindo a mesma teoria pronta sem considerar todos os pontos que mencionei, e no fim nós estamos dizendo a mesma coisa só que de um jeito diferente.

Essa foto foi feita com 3 fotografias, cada qual com uma exposição afim de preservar uma determinada área.
Eu fiz a medição certa da luz, o que ocorre é que, como mencionei na postagem acima, MESMO ESTOURANDO EM MUITO AS ALTAS LUZES, AS AREAS DE SOMBRA AINDA SERIAM PRETO PURO, portanto não teria nada para recuperar, porque a latitude do sensor é ínfima perto da cena, e eu queria ter detalhes nessas áreas escuras também.

É claro que o sistema de zonas não vai aumentar a latitude do sensor, eu não sou um idiota!

O fato é que mesmo elegendo algo a se perder, tanto nas altas quanto nos pretos, em uma fotografia apenas fica impossível de se obter a totalidade, e eu não queria perder nada de parte alguma. Assim, para a imagem com detalhes nas luzes, preservando as cores e nuances do céu, eu expus ao máximo sem que nessa região ocorresse perda ( portanto nem cheguei no branco puro, eu nem queria ). Já na imagem para os detalhes em sombras eu escolhi perder os detalhes das altas luzes e captar as nuances das sombras. No meio do caminho uma exposição para fazer a transição entre os estouros da imagem para as sombras e os pretos para a imagem das altas.
Ou seja, um HDR como gostam de falar, só que totalmente manual e calculado. Ou seja, no fim o raciocínio é o mesmo, é só tu prestar a atenção no que eu to escrevendo.

Não tenho filtros nem artefatos que alterem o resultado. Mesmo sabendo fotografar e conhecendo bem o equipamento, não checar a foto resultante E PRINCIPALMENTE O HISTOGRAMA, é burrice, me desculpe. Não perco tempo nem bateria. Para mim funciona muito bem!