Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116536 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #225 Online: 06 de Maio de 2019, 09:09:46
Caramba... preço despencou... ainda com o grip... e saindo mais barato até que uma "velha" 7D mk II
Aquilo, em parte o preço se mantem enquanto não lançam algo "melhor", lançando algo que desperte o interesse a procura diminui e o preço tbm.
Um amigo comprou a minha 6DII na B&H por U$1400 há um ano. Era pra vir apenas a camera. Acabou vindo uma bateria extra, grip original, SD 32GB pro, e uma bag massa que deve valer aqui uns R$400 paus  :eek:

Eu tinha mandado grana pra comprar bateria e cartão e nem precisou usar. :clap: Eu não entendi que mágica aconteceu lá. :ponder: Mas adorei.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #226 Online: 06 de Maio de 2019, 09:53:03
Eu lido com uma grande fabricante japonesa de equipamentos: Fanuc. Além disso, olhando como a indústria japonesa e a própria indústria global funciona (meu meio) cada vez mais eles possuem e oferecem menos ofertas de customizações para agregar uma produção mais enxuta e focada.

Para a Canon, vender 6DII ou RP meio que tanto faz e, é até bom porque, além do sensor, eles devem ter vários componentes eletrônicos compartilhados e que usam as mesmas células de montagem. Aonde eu quero chegar com esse meu comentário? Por mais que o volume da 6DII possa ter caído um pouco eu acredito que, no fim das contas, o volume de componentes compartilhados entre 6DII + RP devem ter aumentado em relação quando a Canon só fabricava a 6DII desde que a RP foi lançado o que torna a linha de montagem deles mais eficiente o que diminuem os custos e aumentam a lucratividade.

No fim das contas tudo se resume ao dinheiro. E você acha que a Canon está preocupada em inovar para nos deixar felizes? Claro que não. A inovação deles está guardada em um baú e só vão liberando aos poucos para manter seu market share.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #227 Online: 10 de Maio de 2019, 16:08:03
Um detalhe pequeno sobre os 2 projetos: a localização do slot do cartão.
- Na RP, fica embaixo, junto com a bateria.
- Na 6D Mark II, fica em um dos lados da câmera.

Isso (como quase tudo aqui) é muito pessoal, mas o slot embaixo pode ser um pequeno entrave para o workflow de alguns profissionais.
O Peter Gregg lembrou que as câmeras se desligam quando se abre a tampa da bateria -- o que eu acho que é mais seguro, tanto para remover a bateria quanto o cartão --- afinal, quem é que vai querer um cartão corrompido?

Para mim, tanto faz. Mas eu sei que é um daqueles detalhes que, no fluxo diário do trabalho (da batalha), pode fazer alguma diferença para alguns fotógrafos.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #228 Online: 10 de Maio de 2019, 16:26:40
A Canon EOS RP ainda tem a opção "auto transfer" (que já foi comentado antes), que permite a transferência automática e instantânea de suas fotos para o celular/tablet -- o que dá uma resposta bem razoável à ausência de um segundo slot de cartão.
Mas cria outro problema... o recurso é agressivo para a carga da sua bateria.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #229 Online: 10 de Maio de 2019, 16:35:19
Alguns comentarios gerais.

O mundo nao tem e tera cada vez menos estrutura para consumir obsolecencia programada.
O consumidor esta muito mais esperto.






Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #230 Online: 10 de Maio de 2019, 18:03:36
o slot embaixo pode ser um pequeno entrave para o workflow de alguns profissionais.

Pra quem trabalha com câmera no tripé pode atrapalhar bastante o slot embaixo, principalmente pra quem usa placas em L...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #231 Online: 10 de Maio de 2019, 21:04:23
A Canon EOS RP ainda tem a opção "auto transfer" (que já foi comentado antes), que permite a transferência automática e instantânea de suas fotos para o celular/tablet -- o que dá uma resposta bem razoável à ausência de um segundo slot de cartão.
Mas cria outro problema... o recurso é agressivo para a carga da sua bateria.

o gif nao abriu aqui.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #232 Online: 11 de Maio de 2019, 12:44:19
o gif nao abriu aqui.

Aqui também não, só ficou o quadrado preto


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #233 Online: 11 de Maio de 2019, 14:56:57
o gif nao abriu aqui.
Tentei subir uma screenshot de um vídeo do Jared Polin, em que ele mostra as funções Wi-fi da EOS RP.
Não deu certo, aparentemente... sorry

Ubuntu 18.04 LTS



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #234 Online: 11 de Maio de 2019, 23:29:25
Um detalhe pequeno sobre os 2 projetos: a localização do slot do cartão.
- Na RP, fica embaixo, junto com a bateria.
- Na 6D Mark II, fica em um dos lados da câmera.

Isso (como quase tudo aqui) é muito pessoal, mas o slot embaixo pode ser um pequeno entrave para o workflow de alguns profissionais.
O Peter Gregg lembrou que as câmeras se desligam quando se abre a tampa da bateria -- o que eu acho que é mais seguro, tanto para remover a bateria quanto o cartão --- afinal, quem é que vai querer um cartão corrompido?

Para mim, tanto faz. Mas eu sei que é um daqueles detalhes que, no fluxo diário do trabalho (da batalha), pode fazer alguma diferença para alguns fotógrafos.

Isso tem outra explicaçao tb... por motivos mais que óbvios né, afinal.... câmeras que tem grip original de fábrica sempre possuem o slot de cartão lateral... as que não possuem grip original de fábrica, na maioria, o compartimento do cartão é junto ao compartimento da bateria... como as T5, T6, T7, etc... aí quem compra aqueles grip xing ling feitos para essas câmeras toda vez que precisa trocar o cartão, tem de obrigatoriamente retirar o Grip.
Não, não to dizendo que a RP é tipo uma T6... imaginação da cabeça de vcs... eu nunca diria isso! Kkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 11 de Maio de 2019, 23:31:50 por lopescardoso »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #235 Online: 13 de Maio de 2019, 13:48:00
Enfim, decidi bater o martelo (para mim) e fui pela Canon EOS 6D Mark II.
O que mais influenciou a decisão, foram os seguintes pontos:
1 - A duração da bateria e a possibilidade de ir além dos 1000 disparos, antes de começar a ter que pensar em voltar pra casa.
2 - A robustez da câmera (vai ser o meu workhorse).
3 - A ergonomia, em favor de um corpo maior para as minhas mãos (isso é muito, muito pessoal, eu sei). :)
4 - O fato de ser um produto com mais tempo de mercado e, portanto, ser bem mais testado e conhecido por diferentes tipos de profissionais.

A EOS RP tem vários outros pontos de vantagem em relação a 6D II mas, para mim, não foram tão relevantes.

Agradeço a cada um de vocês, que gastou algum tempo para dar suas contribuições a este debate (durante quase 45 dias). Foi realmente incrível e cada opinião contou.

O assunto não está encerrado para mim, continuo à disposição de quem tiver alguma dúvida sobre o equipamento. Peço apenas um pouco de paciência, enquanto construo a minha base de conhecimento sobre a máquina.

Não sei se é relevante dizer (mas vai assim, mesmo): optei pela compra no site do Lucas Lapa https://lucaslapa.com.br O atendimento online é impecável e a entrega foi rápida (exatamente como a propaganda dele diz). Da minha parte, recomendo a loja dele.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #236 Online: 13 de Maio de 2019, 15:04:37
O atendimento online é impecável e a entrega foi rápida (exatamente como a propaganda dele diz).

Isso quer dizer que já está em mãos? Depois deixe suas impressões! E parabéns pela compra


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #237 Online: 13 de Maio de 2019, 15:45:34
Isso quer dizer que já está em mãos? Depois deixe suas impressões! E parabéns pela compra
Sim. Já está em mãos --- sou aquele tipo supersticioso que não fala as coisas antes que se concretizem

Ergonomia: Eu vim de uma Rebel, de entrada (1300D).
A robustez da 6D é impressionante, mas o dedo mindinho aínda fica "escapando" ali embaixo. Mas, da mesma forma como não me incomodava antes, continua a não incomodar. A ergonomia também inclui a nossa adaptação ao equipamento.

O manual: tem tamanho médio (ainda não li todo) mas é bem detalhado e vem nas versões inglês, francês e espanhol.
Nada em português.

A bateria veio zerada e estou esperando carregar, pra poder brincar.

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #238 Online: 13 de Maio de 2019, 15:52:28
Sim. Já está em mãos --- sou aquele tipo supersticioso que não fala as coisas antes que se concretizem

Ergonomia: Eu vim de uma Rebel, de entrada (1300D).
A robustez da 6D é impressionante, mas o dedo mindinho aínda fica "escapando" ali embaixo. Mas, da mesma forma como não me incomodava antes, continua a não incomodar. A ergonomia também inclui a nossa adaptação ao equipamento.

O manual: tem tamanho médio (ainda não li todo) mas é bem detalhado e vem nas versões inglês, francês e espanhol.
Nada em português.

A bateria veio zerada e estou esperando carregar, pra poder brincar.

Ubuntu 18.04 LTS

Bom, se veio de uma 1300D, vai ser um avanço enorme em todos os aspectos.

Mas pra um supersticioso, você foi ousado em dar seu relato antes da bateria carregar...  :D :hysterical:


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #239 Online: 13 de Maio de 2019, 16:33:57


Mas pra um supersticioso, você foi ousado em dar seu relato antes da bateria carregar...  :D :hysterical:

Você me mata, com um susto desses


Ubuntu 18.04 LTS