Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116537 vezes)

lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #240 Online: 14 de Maio de 2019, 07:47:40
Bom, se veio de uma 1300D, vai ser um avanço enorme em todos os aspectos.

Mas pra um supersticioso, você foi ousado em dar seu relato antes da bateria carregar...  :D :hysterical:

Que maldade Humberto! kkkkkkk


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #241 Online: 14 de Maio de 2019, 08:03:00
Sim. Já está em mãos --- sou aquele tipo supersticioso que não fala as coisas antes que se concretizem

Ergonomia: Eu vim de uma Rebel, de entrada (1300D).
A robustez da 6D é impressionante, mas o dedo mindinho aínda fica "escapando" ali embaixo. Mas, da mesma forma como não me incomodava antes, continua a não incomodar. A ergonomia também inclui a nossa adaptação ao equipamento.

O manual: tem tamanho médio (ainda não li todo) mas é bem detalhado e vem nas versões inglês, francês e espanhol.
Nada em português.

A bateria veio zerada e estou esperando carregar, pra poder brincar.

Ubuntu 18.04 LTS

Sabe que eu até gosto do dedo mindinho ali escapando (minhas mãos tb são grandonas), pois meio que me serve de apoio para a câmera.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #242 Online: 14 de Maio de 2019, 08:05:10
O defeito que todo mundo diz da 6D II, o ruído acima do normal em ISOs baixos, que foi o grande  "oh, que merda essa câmera", no fim das contas parece irrelevante... Eu às vezes até de dia uso ISO 1600. Então pra quem usa principalmente em eventos à noite, deve nem ligar pra isso.
Um conhecido meu do Rio Grande do Sul, que faz muitos ensaios femininos e só com luz natural e gosta muito de fotografar ao anoitecer, faz uso de uma... e ISO 8.000, 12.000 lindos de se ver as imagens.





Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #243 Online: 14 de Maio de 2019, 08:16:51
O defeito que todo mundo diz da 6D II, o ruído acima do normal em ISOs baixos, que foi o grande  "oh, que merda essa câmera", no fim das contas parece irrelevante... Eu às vezes até de dia uso ISO 1600. Então pra quem usa principalmente em eventos à noite, deve nem ligar pra isso.
Um conhecido meu do Rio Grande do Sul, que faz muitos ensaios femininos e só com luz natural e gosta muito de fotografar ao anoitecer, faz uso de uma... e ISO 8.000, 12.000 lindos de se ver as imagens.




O que é incômodo para uns, é ferramenta artística para outros. Que nem o "lens flare"...

Otimas imagens BTW

Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #244 Online: 14 de Maio de 2019, 08:29:03
Sabe que eu até gosto do dedo mindinho ali escapando (minhas mãos tb são grandonas), pois meio que me serve de apoio para a câmera.
Pois é.
A ergonomia é, mesmo, uma questão muito pessoal e crucial.
De certa forma, é análoga à da "ciência de cores".
Não existe, realmente, muita ciência aí. O que vale, no final das contas, é o que você gosta ou não.

E existem grandes diferenças ergonômicas entre a 6D2 e a RP, embora eu nunca tenha posto a mão nesta última. Mas imagino que o impacto da "pegada" seja bem menor, para o pessoal que vem de uma Rebel para a RP.

Infelizmente, as lojas físicas de câmeras estão extintas na maioria das cidades (e não é só no Brasil) e a gente acaba tendo que confiar demais em reviews online ou aprender a "interpretar" melhor os reviewers, para fazer uma compra melhor.

Mas seria muito bom pegar e manusear as câmeras, antes de decidir.

Ubuntu 18.04 LTS



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #245 Online: 14 de Maio de 2019, 10:36:13
Pois é.
A ergonomia é, mesmo, uma questão muito pessoal e crucial.
De certa forma, é análoga à da "ciência de cores".
Não existe, realmente, muita ciência aí. O que vale, no final das contas, é o que você gosta ou não.

E existem grandes diferenças ergonômicas entre a 6D2 e a RP, embora eu nunca tenha posto a mão nesta última. Mas imagino que o impacto da "pegada" seja bem menor, para o pessoal que vem de uma Rebel para a RP.

Infelizmente, as lojas físicas de câmeras estão extintas na maioria das cidades (e não é só no Brasil) e a gente acaba tendo que confiar demais em reviews online ou aprender a "interpretar" melhor os reviewers, para fazer uma compra melhor.

Mas seria muito bom pegar e manusear as câmeras, antes de decidir.

Ubuntu 18.04 LTS
Nada como pegar a câmera na mão. Eu achava que a RP era uma porcaria mas quando eu a peguei em mãos me surpreendeu e no fim das contas achei até mais agradável de manusear do que a R que é maior e pesada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #246 Online: 14 de Maio de 2019, 11:20:50
Eu uso muito ISO 2.500 a 6.400 nas fotos de social, com a minha 6D mark II, e dá albuns de qualidade incrível ! Aliás pouco melhor que a minha antiga 5D mark III.

Para fotografia de aves, uso até 12.800.

Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #247 Online: 14 de Maio de 2019, 13:02:02
No quesito ruido, a 6d mk ii perde para a concorrência mas isso já é o padrão Canon atual.
A decepção mesmo foi ter mais ruido que a 6D original, porque é basicamente o mesmo sensor com mais MP.
Mas são poucos os casos que isso faz diferença na pratica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #248 Online: 14 de Maio de 2019, 14:00:47
No quesito ruido, a 6d mk ii perde para a concorrência mas isso já é o padrão Canon atual.
A decepção mesmo foi ter mais ruido que a 6D original, porque é basicamente o mesmo sensor com mais MP.
Mas são poucos os casos que isso faz diferença na pratica.
Eu achava que era o contrario disso, sempre vi por ai que o ruido dela no ISO base é melhor que a 6D, e que a sensibilidade ISO no geral é melhor que a 6D. O que pega é o range dinâmico...

Não é isso???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #249 Online: 14 de Maio de 2019, 14:41:39
Eu achava que era o contrario disso, sempre vi por ai que o ruido dela no ISO base é melhor que a 6D, e que a sensibilidade ISO no geral é melhor que a 6D. O que pega é o range dinâmico...

Não é isso???

Eu também tinha entendido que o problema era só o alcance dinâmico... :ponder:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #250 Online: 14 de Maio de 2019, 14:55:55
O que é o problema de alcance dinâmico?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #252 Online: 14 de Maio de 2019, 15:21:10
O que é o problema de alcance dinâmico?

Não era bem um problema, mas era uma crítica pois um sensor vários anos mais recente estava perdendo em DR para o da 6D original. Dizem perder inclusive para outras cropadas da própria marca, como 80D. Já o trabalho em ISOs elevados parecia ter sido elogiado mesmo...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #253 Online: 14 de Maio de 2019, 15:27:17
Não era bem um problema, mas era uma crítica pois um sensor vários anos mais recente estava perdendo em DR para o da 6D original. Dizem perder inclusive para outras cropadas da própria marca, como 80D. Já o trabalho em ISOs elevados parecia ter sido elogiado mesmo...

Mas o problema é justamente esse, não é um sensor mais novo, como o da 80D que tem tecnologia nova.
É o mesmo sensor da 6d original com um upgrade na resolução.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #254 Online: 14 de Maio de 2019, 15:54:54
Mas o problema é justamente esse, não é um sensor mais novo, como o da 80D que tem tecnologia nova.
É o mesmo sensor da 6d original com um upgrade na resolução.

Exato. E isso gerou uma decepção nos que esperavam uma evolução natural.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C