Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116541 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #255 Online: 14 de Maio de 2019, 16:30:17
Dei uma olhada na análise do DxO, que costuma ser ruinzinho com a Canon...
Essa diferença de DR é irrelevante, no meu humilde ponto de vista.
Prefiro uma câmera com DR 0,1EV menor, mas com desempenho de ruído em alto ISO melhor. Além disso o Tonal Range e Colorir Sensitivity da 6DMKII são melhores...
Acho que os engenheiros da Canon pensaram o mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #256 Online: 14 de Maio de 2019, 16:41:39
Exato. E isso gerou uma decepção nos que esperavam uma evolução natural.
Canon sendo Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #257 Online: 14 de Maio de 2019, 17:15:47
O que é o problema de alcance dinâmico?

Dei uma olhada na análise do DxO, que costuma ser ruinzinho com a Canon...
Essa diferença de DR é irrelevante, no meu humilde ponto de vista.
Prefiro uma câmera com DR 0,1EV menor, mas com desempenho de ruído em alto ISO melhor. Além disso o Tonal Range e Colorir Sensitivity da 6DMKII são melhores...
Acho que os engenheiros da Canon pensaram o mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Exato, é disso que estou falando, mas nosso colega Vangelis falou em ruído pior, realmente não entendi, eu sabia que o ISO da 6D2 era mais limpo que o da 6D...

De qq forma mais tarde vou ver o link que o Vangelis passou, para entender melhor.
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 17:16:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #258 Online: 14 de Maio de 2019, 17:17:57
Dei uma olhada na análise do DxO, que costuma ser ruinzinho com a Canon...
Essa diferença de DR é irrelevante, no meu humilde ponto de vista.
Prefiro uma câmera com DR 0,1EV menor, mas com desempenho de ruído em alto ISO melhor. Além disso o Tonal Range e Colorir Sensitivity da 6DMKII são melhores...
Acho que os engenheiros da Canon pensaram o mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Vou ser sincero aqui... eu fui um dos que foram levados por essa balela do Dinamic Range pior. Ok... nao é realmente uma balela, pois há usos em que maior dinamic range é melhor... mas isso é o que, 5% do que realmente se fotografa no dia a dia? Entao pra quem faz um uso normal da camera, que é a infinita maioria, é pouco relevante.
Percebi isso depois que sai da T5i onde se eu errasse a fotometria 2 pontos ka ficava dificil recuperar e peguei uma velha 5D mk II onde recupero se precisar quase 3 pontos... pegar uma 6D dessa é luxo!
Sei que Dinamic Range nao é so isso, mas errar 3 pontos na fotometria é brabo hein!


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #259 Online: 14 de Maio de 2019, 17:24:35
Eu não tenho capacidade em fazer testes confiáveis, então acredito nas análises feitas pelos Labs..
Eles mostram EM VALORES uma diferença média de 10% de 1 EV a favor da 6DMKI.
0,1 EV melhor...
Quem é que vai se beneficiar de 0,1 EV a mais de DR no mundo real?
Eu que não.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #260 Online: 14 de Maio de 2019, 17:33:30
Mas acho que toda a questão é o que o Elder falou, imaginava-se uma evolução no sensor em todos os sentidos, mesmo que pequena. Mas veio pior no alcance dinâmico, mesmo que tenha melhorado nos outros aspectos.

Eu particularmente concordo com o Nando, não acho que essa diferença tenha qualquer importância na vida real, mas entendo a frustração das pessoas que esperavam algo mais.

Fico esperando os resultados do DxO pra RP, ainda não saiu, mas tem alguns reviews dizendo que o desempenho é um pouco superior ao da 6D II...
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 17:35:35 por Humberto Yoji »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #261 Online: 14 de Maio de 2019, 17:42:28
Mas acho que toda a questão é o que o Elder falou, imaginava-se uma evolução no sensor em todos os sentidos, mesmo que pequena. Mas veio pior no alcance dinâmico, mesmo que tenha melhorado nos outros aspectos...
Eu não quis desmerecer o que o Elder falou, tampouco o Vange... Mas relendo agora até eu interpretei assim.  :hysterical: :doh:

Mas eu acho, Humberto, que existem limites técnicos aí... Melhora em um ponto sabendo que pode prejudicar outro...
E outra. Existem certos limites de categoria impostos pelo próprio fabricante. Tipo... Quer melhor? Então compra a 5DMKIV...  :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #262 Online: 14 de Maio de 2019, 18:08:03
E outra. Existem certos limites de categoria impostos pelo próprio fabricante. Tipo... Quer melhor? Então compra a 5DMKIV...  :hysterical:

Acho que sim... Mas é que a 6D original veio com sensor um pouco melhor que da 5D III, então acho que a galera ficou mal acostumada esperando na 6D II algo melhor que na 5D IV.  :D


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #263 Online: 14 de Maio de 2019, 18:11:25
Acho que sim... Mas é que a 6D original veio com sensor um pouco melhor que da 5D III, então acho que a galera ficou mal acostumada esperando na 6D II algo melhor que na 5D IV.  :D
:hysterical:

Faz sentido...

Ubuntu 18.04 LTS



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #264 Online: 14 de Maio de 2019, 19:23:26
Eu não tenho capacidade em fazer testes confiáveis, então acredito nas análises feitas pelos Labs..
Eles mostram EM VALORES uma diferença média de 10% de 1 EV a favor da 6DMKI.
0,1 EV melhor...
Quem é que vai se beneficiar de 0,1 EV a mais de DR no mundo real?
Eu que não.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk


Vou ser sincero aqui... eu fui um dos que foram levados por essa balela do Dinamic Range pior. Ok... nao é realmente uma balela, pois há usos em que maior dinamic range é melhor... mas isso é o que, 5% do que realmente se fotografa no dia a dia? Entao pra quem faz um uso normal da camera, que é a infinita maioria, é pouco relevante.
Percebi isso depois que sai da T5i onde se eu errasse a fotometria 2 pontos ka ficava dificil recuperar e peguei uma velha 5D mk II onde recupero se precisar quase 3 pontos... pegar uma 6D dessa é luxo!
Sei que Dinamic Range nao é so isso, mas errar 3 pontos na fotometria é brabo hein!

Semana passada fui fazer alguns retratos e fotos de arquitetura para um cliente, infelizmente o horário possível era só pela manhã perto da hora do almoço, eram quartos de hospital, ambientes com janelas grandes, no horário do sol forte. Tive que usar flash e fotometrar na luz mais alta, subexpondo algumas áreas da foto; depois tive que acertar manualmente cada foto. Sim demorou um pouco mais a edição, mas mesmo assim o problema foi resolvido.

Ou seja, se tivesse um DR maior (mais latitude) seria bom, mas no final das contas com um pouco de cuidado dá pra fazer o trabalho tranquilo.

foto_1 by Carlos Lindsay, no Flickr

foto_2 by Carlos Lindsay, no Flickr

foto_3 by Carlos Lindsay, no Flickr
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #265 Online: 14 de Maio de 2019, 22:49:59
Com coisas em movimento rápido, a falta de DR pode fazer mais falta
???
Boiei.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #266 Online: 19 de Maio de 2019, 09:59:03
Em análise do Dustin Abbott, a Canon EOS RP oferece a melhor relação custo/benefício para quem deseja entrar no mundo FullFrame. Isso, levando em conta que a EOS 6D Mark II é uma câmera FullFrame de entrada também. Mas, nos EUA, atualmente a RP é mais barata.

Como crítica, ele também diz que não considera a câmera "voltada para fotógrafos sérios, que precisam fazer fotos em situações em que seja necessário ter um bom alcance dinâmico e, certamente, também não para quem vá fazer vídeo prioritariamente."

Contudo, esta mesma crítica pode ser feita para a 6D Mark II...
« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 09:08:55 por Thales Souto »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #267 Online: 20 de Maio de 2019, 10:25:01
Em análise do Dustin Abbott, a Canon EOS RP oferece a melhor relação custo/benefício para quem deseja entrar no mundo FullFrame. Isso, levando em conta que a EOS 6D Mark II é uma câmera FullFrame de entrada também. Mas, nos EUA, atualmente a RP é mais barata.

Como crítica, ele também diz que não considera a câmera "voltada para fotógrafos sérios, que precisam fazer fotos em situações em que seja necessário ter um bom alcance dinâmico e, certamente, também não para quem vá fazer vídeo prioritariamente."

Contudo, esta mesma crítica pode ser feita para a 6D Mark II...
Em uma análise do momento, para quando estiver assistindo e lendo reviews sobre estas duas câmeras, é preciso levar isso em consideração: nos EUA, o modelo fullframe de entrada, é a EOS RP. No Brasil, por enquanto, é a 6D2. Aliás, ainda é possível comprar a 6D1 nova aqui, em algumas lojas...

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #268 Online: 20 de Maio de 2019, 10:35:43
Em análise do Dustin Abbott, a Canon EOS RP oferece a melhor relação custo/benefício para quem deseja entrar no mundo FullFrame. Isso, levando em conta que a EOS 6D Mark II é uma câmera FullFrame de entrada também. Mas, nos EUA, atualmente a RP é mais barata.

Como crítica, ele também diz que não considera a câmera "voltada para fotógrafos sérios, que precisam fazer fotos em situações em que seja necessário ter um bom alcance dinâmico e, certamente, também não para quem vá fazer vídeo prioritariamente."

Contudo, esta mesma crítica pode ser feita para a 6D Mark II...

Bom ressaltar, ele deixa claro que, pro uso dele, escolheria a RP ao invés da 6D II, principalmente por causa do sistema da AF. É o que a gente vinha discutindo por aqui mesmo, é a principal vantagem da RP sobre a 6D II.

E as críticas que ele faz à RP eu concordo com você, sabem também para a 6D II.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #269 Online: 20 de Maio de 2019, 14:37:41
O fato de ter o foco preciso das ML aliado com o EVF é algo que uma vez que se migra e começa a se acostumar, é difícil querer voltar atrás. E olha que estou com a ML FF de "pior" ergonomia e EVF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales