Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116527 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #285 Online: 23 de Maio de 2019, 09:53:21
Vi isso também, até relato de 750 fotos ainda antes de esgotar... Claro, nada comparável a uma DSLR, mas já tá menos horrível do que parecia
Há várias maneiras de "espremer" a bateria da câmera.
Fechar o liveview e evitar ficar olhando o tempo todo as fotos tiradas, pode ser arriscado numa DSLR, mas numa mirrorless isso é de boas.

Mudar para o foco manual, também... Ok, ok... Estou sendo irônico, agora

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #286 Online: 23 de Maio de 2019, 10:06:28
Há várias maneiras de "espremer" a bateria da câmera.
Fechar o liveview e evitar ficar olhando o tempo todo as fotos tiradas, pode ser arriscado numa DSLR, mas numa mirrorless isso é de boas.

Mudar para o foco manual, também... Ok, ok... Estou sendo irônico, agora

Ou então usar disparo contínuo o tempo todo, vai clique que é uma beleza...  :D

Mas falando sério, aparentemente fotografar pelo live view gasta menos bateria do que pelo viewfinder, pelo menos é o que os reviews vêm dizendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #287 Online: 23 de Maio de 2019, 10:11:12
Vi isso também, até relato de 750 fotos ainda antes de esgotar... Claro, nada comparável a uma DSLR, mas já tá menos horrível do que parecia

Como uso 02 cameras geralmente, eu preciso ter no minimo 04 baterias.
02 em uso nas cameras e 02 no bolso.

Nunca fiz 2 mil fotos sozinho num casamento.
Ou seja, tanto faz a 6D como a RP, o numero de baterias que eu teria seria o mesmo.

No máximo uma quinta bateria para ficar com a consciência tranquila no caso da RP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #288 Online: 23 de Maio de 2019, 10:15:32
Este cara aqui, diz que faz fotos de casamento com a Canon EOS RP https://scottdrexler.com/

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #289 Online: 23 de Maio de 2019, 10:21:18
Como uso 02 cameras geralmente, eu preciso ter no minimo 04 baterias.
02 em uso nas cameras e 02 no bolso.

Nunca fiz 2 mil fotos sozinho num casamento.
Ou seja, tanto faz a 6D como a RP, o numero de baterias que eu teria seria o mesmo.

No máximo uma quinta bateria para ficar com a consciência tranquila no caso da RP.

Num casamento que começa no making of e termina numa festa às 4h da manhã dá pra passar de 2 mil fotos... Eu não clico tanto, mas já aconteceu mais de uma vez.

Mas seus cálculos fazem sentido, usando 2 câmeras a necessidade de bateria é praticamente a mesma.
Eu mesmo, com uma câmera só, quando usava a 5D III tinha 5 baterias. Levava aos casamentos pelo menos 4. Então isso não mudaria tanto, acho que eu teria 5 baterias pra RP também, só que levaria as 5 pros casamentos.

Só as trocas de baterias que seriam mais frequentes. Então teria que ficar de olho no nível pra não bobear e ter que trocar em algum momento crucial.


Este cara aqui, diz que faz fotos de casamento com a Canon EOS RP https://scottdrexler.com/

Dei uma navegada rápida no site dele e não vi essa informação, sabe onde dá pra ver?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #290 Online: 23 de Maio de 2019, 10:37:07
O Thales que conhece os grupos la de fora, poderia indicar algum EOS RP pra gente acompanhar no fb.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #291 Online: 23 de Maio de 2019, 10:38:36


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #292 Online: 23 de Maio de 2019, 10:50:03
Só não pode ter o aviso de bateria igual às primeiras gerações da Fuji...

3 riscos, bateria cheia
2 riscos, bateria com 10%
1 risco, 10 fotos restantes

:hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #293 Online: 23 de Maio de 2019, 11:19:51
Só não pode ter o aviso de bateria igual às primeiras gerações da Fuji...

3 riscos, bateria cheia
2 riscos, bateria com 10%
1 risco, 10 fotos restantes

:hysterical:

Estou acostumado com a 5Dc, ou é 100% ou piscando kkkkkkkk
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #294 Online: 23 de Maio de 2019, 11:26:27
Só não pode ter o aviso de bateria igual às primeiras gerações da Fuji...

3 riscos, bateria cheia
2 riscos, bateria com 10%
1 risco, 10 fotos restantes

:hysterical:



 :D


Olha, se for parecido com a SL2 e a T6s, que usam a mesma bateria, então os primeiros 50% duram uma eternidade, e os outros 50% acabam mais rápido... Mas até que não é tão ruim...


Estou acostumado com a 5Dc, ou é 100% ou piscando kkkkkkkk

 :hysterical:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #295 Online: 23 de Maio de 2019, 12:41:24
O Thales que conhece os grupos la de fora, poderia indicar algum EOS RP pra gente acompanhar no fb.
https://www.facebook.com/groups/421157698288581/
Lembrando que o mesmo cara que disse que fez 300 fotos usando ela de forma normal conseguiu por volta de 1000 na EOS R.

A bateria deve ser bem fraquinha mesmo.
Eu consegui quase 1,100 e a bateria ainda estava 45% na A7III mas é porque não fico revisando fotos, já tinha todos os atalhos configurados (isso ajuda muito e eu quase não acesso menu principal para nada) e também fiz bastante fotos com modo burst no slow ou medium (acho que deve dar uns 6 fps por aí).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #296 Online: 23 de Maio de 2019, 14:23:25
Estava dando uma olhada nos preços lá do PY e resolvi compartilhar:

EOS RP: U$ 1.235,00
EOS R: U$ 1.920,00
6D: US$ 970,00
6D II: US$ 1.330,00

« Última modificação: 23 de Maio de 2019, 14:23:55 por YP »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #297 Online: 23 de Maio de 2019, 14:40:07
Estava dando uma olhada nos preços lá do PY e resolvi compartilhar:

EOS RP: U$ 1.235,00
EOS R: U$ 1.920,00
6D: US$ 970,00
6D II: US$ 1.330,00
A não ser que a pessoa realmente vá trabalhar em eventos ou situações que precisa de algo mais parrudo ou muitas fotos, eu iria na RP só pelo sistema de foco em todo o campo de visão e mais preciso (sem back ou front focus).

E com esse preço a 6D clássica ainda vai continuar vendendo bem por muito tempo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #298 Online: 23 de Maio de 2019, 15:05:15
A não ser que a pessoa realmente vá trabalhar em eventos ou situações que precisa de algo mais parrudo ou muitas fotos, eu iria na RP só pelo sistema de foco em todo o campo de visão e mais preciso (sem back ou front focus).

E com esse preço a 6D clássica ainda vai continuar vendendo bem por muito tempo.

Pois é... Quando precisamos voltar pra casa ou pro escritório com o trabalho feito e sem o menor espaço para desculpas, a opção acaba recaindo sobre o equipamento mais confiável.

A 6D, lançada no final de 2012, tem 7 anos que todo mundo conhece suas qualidades e limitações. A probabilidade de você topar com algum bug "não conhecido" é, praticamente, nula. Não tem mistério e todo mundo sabe o que ela pode ou não entregar. Não tem surpresas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #299 Online: 23 de Maio de 2019, 15:05:18
Só é desleal ver a Canon fazendo lançamentos de destaque exclusivos para o RF
De fato a Canon tem as novas DSLR na manga mas congelou até ver a resposta do mercado. Ela também já é líder de mercado e faz tempo que seus modelos de DSLR estão defasados, do ponto de vista tecnológico, sobre a concorrência (a exceção seria o Dual Pixel). Tudo isso faz com que eles não se importem em continuar vendendo 6D, 6DII, 5DIV por mais dois anos sem qualquer update pois todo mundo está com foco nos lançamentos e mercado de ML o que torna uma exigência natural por lançamento nesse nicho e não nas caixas com espelho.
Além disso, a linha de lentes EF está consolidada há tempos e vai continuar vendendo.

Já pararam para pensar que esse cenário é o melhor para eles? Eles não precisam investir dinheiro em R&D e renovação das plantas para ter que lançar câmeras e lentes novas a curto prazo como faziam antes com a dita obsolescência programada (veja a linha Rebel).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales