Autor Tópico: Duas perguntas técnicas sobre luz para além dos números  (Lida 14097 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:14:00
Que incrível Sosa, quer dizer que os "jênios da photographia" do fórum que sabem tudo não sabem o básico de exposição? :eek: :eek: :eek:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Deixa pra lá, quem acha que sabe tudo não sabe nada e não admite! :hysterical:

Então vc já tentou 2x ridicularizar certo???

Se puder contribuir com a conversa técnica agradeço, senão deixa a gente conversar ai, blz???

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #46 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:14:29
Sim, sim, quase isso, agora pega esse raciocino:

Uma caixa d'agua grande e outra pequena como vc falou, uma ao lado da outra;
Deixa chover 1 minuto dentro delas, e depois mede a quantidade de agua que entrou nelas.

A caixa maior recebeu mais agua, certo???

Ambas as caixas terão o mesmo nível de água, independente o tamanho delas... o importante nesta comparação é o nível de água, pois funciona como a luz sendo captada, se o sensor é menor precisa menos luz para "encher".


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:18:01
Ambas as caixas terão o mesmo nível de água, independente o tamanho delas... o importante nesta comparação é o nível de água, pois funciona como a luz sendo captada, se o sensor é menor precisa menos luz para "encher".
Ai é que esta a coisa: a que tem mais agua, ou mais luz/energia terá condições de resolver melhor aquilo que se falou lá em cima:

Ruido e DR

Sem entrar ainda na questão da resolução, ok???

Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:22:06
Sim, sim, quase isso, agora pega esse raciocino:

Uma caixa d'agua grande e outra pequena como vc falou, uma ao lado da outra;
Deixa chover 1 minuto dentro delas, e depois mede a quantidade de agua que entrou nelas.

A caixa maior recebeu mais agua, certo???
Mas talvez a menor esteja mais cheia na sua capacidade que é o que ela necessita.

Não é assim que funciona Lindsay, eu concordei com você em relação a dinamic range e maior retenção de detalhes, mas de resto não é assim que funciona.

Mesmo assim dependendo da tecnologia nem esses dois pontos são mais verdade ao comparar aps-c vs ff.

Na prática foi o que eu falei acima, os sensores recebem a mesma porção de luz, porém um necessita mais que o outro pra "energizar" a área, acúmulo de energia não ocorre, o número de pixels por área é igual, não sou eu quem está dizendo, pegue o Photons to Photos e teste você mesmo.



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:26:52
Mas talvez a menor esteja mais cheia na sua capacidade que é o que ela necessita.

Não é assim que funciona Lindsay, eu concordei com você em relação a dinamic range e maior retenção de detalhes, mas de resto não é assim que funciona.

Mesmo assim dependendo da tecnologia nem esses dois pontos são mais verdade ao comparar aps-c vs ff.

Na prática foi o que eu falei acima, os sensores recebem a mesma porção de luz, porém um necessita mais que o outro pra "energizar" a área, acúmulo de energia não ocorre, o número de pixels por área é igual, não sou eu quem está dizendo, pegue o Photons to Photos e teste você mesmo.



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Calma, calma Carlão, eu achei aqui no Photons to photons uma comparação que vc vai gostar, um momento...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #50 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:31:11
Editando pq simplesmente não vale à pena  8-)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:31:24
Olha só, e confere pra ver se eu fiz certo, peguei a mesma camera só que usando o formato FF e o APS-C



Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #52 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:33:04
Ai é que esta a coisa: a que tem mais agua, ou mais luz/energia terá condições de resolver melhor aquilo que se falou lá em cima:

Ruido e DR

Sem entrar ainda na questão da resolução, ok???

Sensores 35mm de mesma tecnologia de um aps-c vai ter menos ruído e maior DR isto esta certo, porém a fotometria vai ser a mesma para ambos...  mas aí entra tecnologia de cada sensor em resolver esse sinal.. maior densidade de megapixels ocasiona mais ruído.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:34:10
Olha só, e confere pra ver se eu fiz certo, peguei a mesma camera só que usando o formato FF e o APS-C


Isso não rola, porque o cara corta digitalmente a imagem e ela sofre uma aplicação maior pra preencher a mesma área, você elimina a física nesse caso, é como se você pegasse uma foto e desse zoom 50% nela saca?

Por isso que quem passarinha prefere usar apsc do que cropar a imagem, porque rola degradação.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:35:50
Esse debate é ótimo senhores, vamos baixar os ânimos.

Não tem certo nem errado, todos estamos aqui pra aprender.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:37:50

Desde o começo estamos falando tecnicamente, mas o seu ego inflado de balão estratosférico só sabe soltar achismo em todos os tópicos que você comenta. Tá na hora de baixar a bola e estudar um pouco!
Fica indo na onda do rei da palhaçada aqui do fórum e acha que é o rei do conhecimento... no fim só passa conhecimento errado para os outros!
Cara vc esta nervoso... não vou responder no mesmo nível, ok???

Tem os artigos técnicos ali postados, tudo mastigadinho, aproveite se quiser, mas nem precisa ler ou acreditar no que esta descrito ali...

Ademais, agradeço mas não preciso de seus conselhos, e por favor, não considere isso uma questão pessoal, é só uma discussão que envolve conhecimento, aquele que cada um tem. Se vc pensa diferente pra mim tudo bem a gente não precisa concordar!!!

 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:40:31
Sensores 35mm de mesma tecnologia de um aps-c vai ter menos ruído e maior DR isto esta certo, porém a fotometria vai ser a mesma para ambos...  mas aí entra tecnologia de cada sensor em resolver esse sinal..

Sim isso mesmo!!!  :ok:

maior densidade de megapixels ocasiona mais ruído.
Aqui não necessariamente é bem assim, muitos posts acima o cara da Cambridge explica isso...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:41:37
Mas talvez a menor esteja mais cheia na sua capacidade que é o que ela necessita.

Não é assim que funciona Lindsay, eu concordei com você em relação a dinamic range e maior retenção de detalhes, mas de resto não é assim que funciona.

Mesmo assim dependendo da tecnologia nem esses dois pontos são mais verdade ao comparar aps-c vs ff.

Na prática foi o que eu falei acima, os sensores recebem a mesma porção de luz, porém um necessita mais que o outro pra "energizar" a área, acúmulo de energia não ocorre, o número de pixels por área é igual, não sou eu quem está dizendo, pegue o Photons to Photos e teste você mesmo.



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Mas A73 não funciona no modo APS-C???

Carlão, não sei mais o que fazer com vc...

Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:43:44
Mas A73 não funciona no modo APS-C???

Carlão, não sei mais o que fazer com vc...
Hummm.....

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 07 de Novembro de 2019, 23:45:17
Hummm.....

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Uma bosta, não é???

Carlão a alfa 6400 é da mesma geração que a A73, não é???
Conhecimento importa mais que equipamento.