Autor Tópico: Canon EOS RP - uma câmera surpreendente  (Lida 28078 vezes)

nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2019, 12:21:27
No caso você acha que gastaria mais em 1h ou em 3h? No exemplo das 1000 fotos em ML.

Tenho certeza que em 3h gastaria mais bateria. Pois a camera ficaria ligada mais tempo "sem fotografar", e como já foi dito, as MLs, consomem bateira mesmo quando não estão fotografando (apenas ligada!).

Agora, se utilizar algumas dicas, como desligar a camera se for ficar alguns minutos sem fotografar, verá que a vida da bateria irá prolongar bastante.


Na DSLR o sensor só liga, quando vc clica para tirar a foto.
Na ML, o sensor fica sempre ligado quando a camera está ligada, SEMPRE LIGADO (isto é o principal consumidor de bateria). Pois o sensor capta a imagem e transfere para o eVF ou LV, continuamente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2019, 14:04:20
Tenho certeza que em 3h gastaria mais bateria. Pois a camera ficaria ligada mais tempo "sem fotografar", e como já foi dito, as MLs, consomem bateira mesmo quando não estão fotografando (apenas ligada!).

Agora, se utilizar algumas dicas, como desligar a camera se for ficar alguns minutos sem fotografar, verá que a vida da bateria irá prolongar bastante.


Na DSLR o sensor só liga, quando vc clica para tirar a foto.
Na ML, o sensor fica sempre ligado quando a camera está ligada, SEMPRE LIGADO (isto é o principal consumidor de bateria). Pois o sensor capta a imagem e transfere para o eVF ou LV, continuamente.

Tem certeza sobre ficar ligado sempre? A canon nao tem um sensor justamente para desligar e ligar o EVF por proximidade?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2019, 14:31:11
Tem certeza sobre ficar ligado sempre? A canon nao tem um sensor justamente para desligar e ligar o EVF por proximidade?

Sim, tem. Vou te explicar o funcionando padrão, que deve ser o que a maioria das pessoas utilizam.
A imagem fica no LCD, e o eVF desligado. Aí quando vc encosta o rosto na camera, o sensor detecta, o LCD desliga e o eVF liga. Se tirar o rosto, o eVF desliga novamente e a imagem volta para o LCD, o sensor está sempre captando a imagem, ou jogando para o LCD ou jogando para o eVF. O sensor de proximidade é apenas para indicar onde a imagem será transmitida.
Nesse modo de uso, que é o padrão que vem na camera, vai gastar muita bateria, pois o sensor estará sempre ligado, e a imagem sendo transmitida para o eVF (quando o rosto está próximo a camera) ou para o LCD, quando o rosto está longe da camera. Não recomendo utilizar desta forma, pois dessa forma sim, vai gastar muita bateria, e é por isso que o pessoal reclama tanto.

Eu configurei a minha, para quando eu aproximar o rosto, ver pelo eVF, normal. Mas quando eu tirar o rosto, no LCD fica a tela preta de configurações da camera. Se eu quiser ver pelo LCD, eu aperto o botão (info), para alternar o modo de visualização. Mas o padrão eu deixo apenas 2 tipos no LCD, Visualização completa ou tela de configurações, para não ter que ficar apertando várias vezes o bota (info). Além de que, configurei para a câmera entrar em standby após 1min de ociosidade.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 14:32:32 por nykael »


pedrortega12

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2019, 18:20:41
Alguns de voces proprietários desta RP já usaram com flash on-camera? Me interessa saber se aguenta o tranco de um evento longo p/ex (em termos de rapidez, desempenho) e também como influiria na bateria.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 18:25:38 por pedrortega12 »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2019, 21:14:49
Isto mesmo, então o "problema" das MLs é justamente esse consumo mesmo quando não se está fotografando. Se você conseguir de alguma maneira, desligar esses consumos temporariamente durantes os intervalos que não se está fotografando, você verá a vida da sua bateria até dobrar.

Depende de como o IBIS funciona. Em algumas câmeras, ele funciona tanto pra mover o sensor quanto pra mantê-lo parado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2019, 21:59:38

Eu configurei a minha, para quando eu aproximar o rosto, ver pelo eVF, normal. Mas quando eu tirar o rosto, no LCD fica a tela preta de configurações da camera.

Então, nesse modo o sensor não precisa ficar ligado direto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2019, 23:27:49
Então, nesse modo o sensor não precisa ficar ligado direto.

Eu não tenho certeza se neste modo o sensor fica ligado ou desligado, procurei bastante e não achei nada garantindo se fica ligado ou não. Mas seria lógico ficar desligado, já que a imagem não está sendo transmitida, nem para o eVF e nem para o LCD.

Mas eu utilizo dessa forma, pq o LCD fica quase todo preto, apenas as informações do setup escrito em letras brancas, e com isso já se ganha muita bateria, pois o LCD não fica mostrando o que está no sensor.

E se eu quiser utilizar o LCD para fotografar, aperto o botão info. E quando quiser voltar ao modo com LCD preto, aperta o info mais uma vez (deixei configurado apenas 2 opções de telas, vem pre configurado 4 telas).
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2019, 23:28:28 por nykael »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2019, 08:53:58
Eu não tenho certeza se neste modo o sensor fica ligado ou desligado, procurei bastante e não achei nada garantindo se fica ligado ou não. Mas seria lógico ficar desligado, já que a imagem não está sendo transmitida, nem para o eVF e nem para o LCD.

Mas eu utilizo dessa forma, pq o LCD fica quase todo preto, apenas as informações do setup escrito em letras brancas, e com isso já se ganha muita bateria, pois o LCD não fica mostrando o que está no sensor.

E se eu quiser utilizar o LCD para fotografar, aperto o botão info. E quando quiser voltar ao modo com LCD preto, aperta o info mais uma vez (deixei configurado apenas 2 opções de telas, vem pre configurado 4 telas).

Me parece ser a melhor opção.
Só faltou permitir desligar a tela completamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2019, 09:33:47
Me parece ser a melhor opção.
Só faltou permitir desligar a tela completamente.

para desligar a tela completamente basta fechar o lcd com a tela voltada para a câmera.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2019, 19:10:00
Me parece ser a melhor opção.
Só faltou permitir desligar a tela completamente.

Sim, devia ter esta opção.

para desligar a tela completamente basta fechar o lcd com a tela voltada para a câmera.

Sim, porém neste modo, o eVF fica sempre ligado, independente se o rosto estar perto da camera ou não.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2019, 19:29:37
Parabens, boas fotos!


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2019, 20:09:38
Me parece ser a melhor opção.
Só faltou permitir desligar a tela completamente.

Fiz um teste agora, e mesmo nessa tela preta, me parece que o sensor continua ligado. A economia é apenas pelo LCD gastando menos.

O teste que fiz, foi usar o foco no olho através do LCD, apertar o botão info para ir para a tela preta de setup, e depois apertei a o botão info novamente, para voltar a ver pelo LCD, e o foco continuva no olho, a camera não "caçou" o foco novamente, estava focando no mesmo lugar, e o como nas MLs, é feito pelo sensor.


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2019, 21:11:51
Apenas confirmando, fiz mais um teste e realmente, as MLs ficam com o sensor sempre ligado quando estão ligadas. Nesse ultimo teste, onde o rosto estava longe da camera (eVF desligado) e o LCD no modo setup (tela preta com letras brancas), ao ligar o fotometro da camera (shutter até a metade), a camera em modo AV, pude ver na tela de configuração, a camera "ajustando" o tempo compensando a mudança de luz, devido a movimentação que eu estava fazendo na camera.

Resumindo, as MLs ficam com o sensor SEMPRE LIGADO quando a camera está ligada, independentemente se esta fotografando pelo LCD ou eVF, e este é o motivo delas consumirem tanta bateria.
A solução mais eficaz que encontrei para economizar bateria, foi configurar a camera para entrar em standby em caso de ociosidade por 1min (o retorno do standby é muito rápido).


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2019, 21:13:36
Apenas confirmando, fiz mais um teste e realmente, as MLs ficam com o sensor sempre ligado quando estão ligadas. Nesse ultimo teste, onde o rosto estava longe da camera (eVF desligado) e o LCD no modo setup (tela preta com letras brancas), ao ligar o fotometro da camera (shutter até a metade), a camera em modo AV, pude ver na tela de configuração, a camera "ajustando" o tempo compensando a mudança de luz, devido a movimentação que eu estava fazendo na camera.

Resumindo, as MLs ficam com o sensor SEMPRE LIGADO quando a camera está ligada, independentemente se esta fotografando pelo LCD ou eVF, e este é o motivo delas consumirem tanta bateria.
A solução mais eficaz que encontrei para economizar bateria, foi configurar a camera para entrar em standby em caso de ociosidade por 1min (o retorno do standby é muito rápido).
No caso das Fujis existe uma configuração que permite deixar desligada após X tempo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #29 Online: 28 de Dezembro de 2019, 21:23:38
No caso das Fujis existe uma configuração que permite deixar desligada após X tempo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Como funciona este modo? É útil na prática?