Autor Tópico: Canon EOS RP - uma câmera surpreendente  (Lida 28069 vezes)

felipevasta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 04 de Setembro de 2020, 05:21:25
Galera, boa noite! tudo bem? achei essa fórum no google e talvez vocês podem me ajudar...

Tenho uma RP + uma 35mm sigma serie art.
as fotos que tiro de perto o foco fica cravado, lindo, maravilhoso.rs

porem quando quero fazer uma foto a 4/5 metros, de paisagem ou uma foto mais aberta 90% das fotos nao saem com foco gravado. fiz um teste com uma 6d Mark I e o foco sai cravo mesmo de longe.

sera alguma configuração? qual melhor foco tipo de foco.
ouvir dizer que o foco é melhor com lentes cânon ... como a minha é da sigma fiquei sera q pode ser isso?


alguém pode me ajudar?

Problemas no foco das sigma são bem famosos, mas nunca tinha ouvido falar deles numa ML... tentou micro ajuste de foco? Acontece isso quando você usa outras lentes na RP?
Canon 80D +17-55mm 2.8, 55-250mm 4 - 5.6 e 50mm 1.8

Instagram: @felipevasta


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 04 de Setembro de 2020, 07:12:00
Galera, boa noite! tudo bem? achei essa fórum no google e talvez vocês podem me ajudar...

Tenho uma RP + uma 35mm sigma serie art.
as fotos que tiro de perto o foco fica cravado, lindo, maravilhoso.rs

porem quando quero fazer uma foto a 4/5 metros, de paisagem ou uma foto mais aberta 90% das fotos nao saem com foco gravado. fiz um teste com uma 6d Mark I e o foco sai cravo mesmo de longe.

sera alguma configuração? qual melhor foco tipo de foco.
ouvir dizer que o foco é melhor com lentes cânon ... como a minha é da sigma fiquei sera q pode ser isso?


alguém pode me ajudar?

Você deve ser o primeiro a relatar problema de back ou front focus em lentes de terceiros com câmera ML...

Nesse link o problema foi com lente RF nativa, infelizmente na Canon não tem ajuste fino para fazer :no:

https://www.google.com/amp/s/www.dpreview.com/news/6137048375/canon-users-report-issues-with-front-focusing-with-new-rf-70-200mm-f-2-8.amp


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 04 de Setembro de 2020, 07:14:23
Você deve ser o primeiro a relatar problema de back ou front focus em lentes de terceiros com câmera ML...

Nesse link o problema foi com lente RF nativa, infelizmente na Canon não tem ajuste fino para fazer :no:

https://www.google.com/amp/s/www.dpreview.com/news/6137048375/canon-users-report-issues-with-front-focusing-with-new-rf-70-200mm-f-2-8.amp


Tinha esquido do Dock sigma tente fazer uma calibração na distância que costuma errar o foco


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #48 Online: 04 de Setembro de 2020, 07:33:34
O adaptador é o original?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 04 de Setembro de 2020, 13:29:18
Se a lente foi calibrada no dock da Sigma para algum corpo DSLR vai dar merd@ nas mirrorless.

Já li isso em algum lugar, aconteceu justamente isso.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #50 Online: 04 de Setembro de 2020, 13:54:00
Galera, boa noite! tudo bem? achei essa fórum no google e talvez vocês podem me ajudar...

Tenho uma RP + uma 35mm sigma serie art.
as fotos que tiro de perto o foco fica cravado, lindo, maravilhoso.rs

porem quando quero fazer uma foto a 4/5 metros, de paisagem ou uma foto mais aberta 90% das fotos nao saem com foco gravado. fiz um teste com uma 6d Mark I e o foco sai cravo mesmo de longe.

sera alguma configuração? qual melhor foco tipo de foco.
ouvir dizer que o foco é melhor com lentes cânon ... como a minha é da sigma fiquei sera q pode ser isso?


alguém pode me ajudar?

isso nunca ocorreu comigo, pode ser algo relacionado à lente. uso a EF 50 1.4, a EF 70-300L e a canon 24 1.4L todas focam perfeitamente em qualquer distância.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 04 de Setembro de 2020, 14:45:46
E se a pessoa tinha Canon DSLR e migra para a RP, tem como descalibrar ?
A lente é calibrada no dock Sigma e a memória fica na lente.

Cada calibração que for fazer é apenas para um corpo DSLR. Se colocar em outro corpo DSLR ou em Mirrorless (que não precisa de ajuste) vai ocorrer pois ela está calibrada para um corpo X de DSLR.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #52 Online: 04 de Setembro de 2020, 14:54:07
E se a pessoa tinha Canon DSLR e migra para a RP, tem como descalibrar ?
Sim, é só resetar a calibração utilizando o dock da Sigma.
Inclusive acho bem importante perguntar isso ao comprar lentes Sigma usadas se você não tem o dock.
Tem que perguntar se o vendedor foi o único dono, se ele fez calibração com o dock e se resetou ela caso tenha feito.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #53 Online: 04 de Setembro de 2020, 15:03:57
Sim, é só resetar a calibração utilizando o dock da Sigma.
Inclusive acho bem importante perguntar isso ao comprar lentes Sigma usadas se você não tem o dock.
Tem que perguntar se o vendedor foi o único dono, se ele fez calibração com o dock e se resetou ela caso tenha feito.

Ponto muito importante atualmente! :ok: :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #54 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:01:26
Acho que mataram a charada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #55 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:17:34
Já que o adaptador da Canon de EF-EFs funciona perfeitamente o foco nas Rs, me pergunto qual o sentido de usar lente da Sigma. Talvez seja uma boa opção vender e pegar a 35MM 2.0 IS USM que na minha opinião, é parelha com a Sigma art. Perde 1 ponto de luz, mas tem estabilizador.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 04 de Setembro de 2020, 17:20:44
e qual a experiência em geral com o doc ? depois de calibrado fica perfeitinho ? Mesmo com zooms ?
Com o corpo X que fez as regulagens sim.

Mas se colocar no corpo Y dá bode.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #57 Online: 04 de Setembro de 2020, 19:03:39
Sobre a RP ainda nao pude testar; fotografei uns 200 clicks com a EOS R e adorei. Pra fotos , ela é excelente. A Rp, me parece é uma espécie de 6D Mark 2, com alcance dinâmico e ISO um pouco melhores.


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #58 Online: 28 de Setembro de 2020, 15:19:40
Amigos, alguém saberia dizer qual o melhor preço que já encontrou uma EOS RP atualmente? Tipo, aquelas lojas da Santa Efigênia em SP costumam ter os melhores preços, né? Assisti a alguns reviews e fui convencido de que, para o meu caso, ela é o upgrade perfeito.

Valeu!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Stormsteel777

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #59 Online: 28 de Setembro de 2020, 15:53:05
Amigos, alguém saberia dizer qual o melhor preço que já encontrou uma EOS RP atualmente? Tipo, aquelas lojas da Santa Efigênia em SP costumam ter os melhores preços, né? Assisti a alguns reviews e fui convencido de que, para o meu caso, ela é o upgrade perfeito.

Valeu!

Adriano, na Bella Photo ela está saindo por 8.190,00 (via boleto) câmera + adaptador de lentes.

Comecei a pesquisar recente entre ela e a R.