Autor Tópico: Canon EOS RP - uma câmera surpreendente  (Lida 28527 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.968
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #135 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 22:26:34
Aí 100% culpa do usuário né.

Até minha M50 desliga a simulação de exposição com o rádio ttl.

Se você tá usando um de pino simples, precisa desligar a simulação.

No outro tópico você disse que a câmera não focou no vestido listrado....

Quem faz retrato focando num vestido??
Quando se tem face ou eye af.

Vende a rebelzona e volta pra 80D.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.861
  • Sexo: Masculino
Resposta #136 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 04:28:13
Aí 100% culpa do usuário né.

Até minha M50 desliga a simulação de exposição com o rádio ttl.

Se você tá usando um de pino simples, precisa desligar a simulação.


Tô aqui pra aprender, como todo mundo.

Tentei isso, porém o problema nem foi tanto a simulação de exposição, e sim o fato de o primeiro plano estar mais escuro que o fundo.

Os quadradinhos de foco iam lá na luz, igual moscas.
Situação semelhante ao ensaio de grávida, num fundo com folhinha um pouco mais clara que o primeiro plano, e mexendo.


No outro tópico você disse que a câmera não focou no vestido listrado....

Quem faz retrato focando num vestido??
Quando se tem face ou eye af.


Foi nesse tópico mesmo, página anterior:
Tô em Pato Branco, PR, fazendo formatura a semana toda aqui.

Veio um formando, e a mãe dele estava com roupa listrada, vertical. Um vestidão preto e branco que descia até o pé.
 
Pensa numa desgraça pra focar kkkkkkk
Lembrei desse tópico na hora, fiquei rindo sozinho, rsrsrsrs

Então. Aí é que tá o grande barato: nas fotos de close do formando com a mãe, onde o vestido quase não aparecia, beleza. Foco ia no rosto, de boas.
Nas fotos de meio corpo e corpo inteiro, o sistema NÃO FOCAVA com face af, eye af, diabo a quatro af.

A questão é que o grande barato dos sistemas blabla af deveria ser enquadrar e focar. E aí, meu caro, era vai-volta pra caramba.
Lembro de um sujeito que comentou aqui: "Galera focando e recompondo em 2021, blabla"

Pois o único jeito que acertou o foco na tiazinha de vestido, foi quando eu coloquei um ponto de foco apenas, em one shot. Igualzinho com F 801 em 2001, 2002, rsrsrsrs.

Mesmo no modo eye/face af, quando eu tocava na tela pra focar e disparar, o trem ia e voltava.

Erro meu? Possivelmente. Erro só meu? Possivelmente não.


Vende a rebelzona e volta pra 80D.

Essa última frase ilustra exatamente o espírito de merda que tomou conta desse fórum nos últimos tempos.
Lembro de fulano com dúvida besta, coisa de pilha ao contrário, cartão de memória com travinha de gravação acionada, etc.
E nunca respondi assim pra ninguém.
Mas beleza, fica aí com sua arrogância, fera.
Uma hora eu acerto, uma hora eu aprendo.
Valeu.


« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2022, 04:38:56 por Mike Castro »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.862
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #137 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 08:50:55
Mike, curiosidade: você chegou a atualizar o firmware da sua Rp?

:ponder:
Pensando se junto esses post's específicos sobre a Rp, com alguns post's do tópico do quad pixel AF, para deixarmos um tópico específico sobre a Rp

:ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #138 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 12:23:14
Essa última frase ilustra exatamente o espírito de merda que tomou conta desse fórum nos últimos tempos.
Lembro de fulano com dúvida besta, coisa de pilha ao contrário, cartão de memória com travinha de gravação acionada, etc.
E nunca respondi assim pra ninguém.
Mas beleza, fica aí com sua arrogância, fera.
Uma hora eu acerto, uma hora eu aprendo.
Valeu.

Existe a mensagem e existe o jeito de entregar a mensagem. Lamento que o jeito de entregar a mensagem tenha sido ruim.

Mas se vc não está gostando ou se adaptando, minha sugestão é ou voltar ao equipamento com o qual vc estava confortável, ou mudar pra um equipamento que te atenda. Porque pra mim está claro que o equipamento não está dando certo pra vc- e vc tem total direito, é óbvio.

Não tenho a Rp. Pensei em comprar e, se não gostasse, levaria pro Brasil pra vender. Já estou com o pé atrás, pelos seus relatos. Pelo que estou vendo, a vantagem da Rp é ser uma câmera FF por menos de 1000 dólares. A desvantagem é ser uma câmera FF de menos de 1000 dólares, e mostrar isso.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2022, 12:24:03 por felipemendes »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #139 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 12:26:08

Mas se vc não está gostando ou se adaptando, minha sugestão é ou voltar ao equipamento com o qual vc estava confortável, ou mudar pra um equipamento que te atenda. Porque pra mim está claro que o equipamento não está dando certo pra vc- e vc tem total direito, é óbvio.

Mike, tbm acho que vc deveria trocar o equipamento, ou voltar para o anterior.
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #140 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 12:43:53
A desvantagem é ser uma câmera FF de menos de 1000 dólares, e mostrar isso.

Enquanto eu procurava este tópico pra mover as fotos, ancontrei esse tópico, que '"ninguém" quer divulgar, nem comentar...'

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=135720.0


Mas realmente, fora ser FF, parece que os outros recursos da Rp são bem básicos. De maneira alguma é uma câmera inútil, mas é uma câmera de recursos limitados.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.968
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #141 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 12:51:51

Essa última frase ilustra exatamente o espírito de merda que tomou conta desse fórum nos últimos tempos.
Lembro de fulano com dúvida besta, coisa de pilha ao contrário, cartão de memória com travinha de gravação acionada, etc.
E nunca respondi assim pra ninguém.
Mas beleza, fica aí com sua arrogância, fera.
Uma hora eu acerto, uma hora eu aprendo.
Valeu.

Se você olhar no tópico que o colega comprou a RP no Ali, se eu não me engano foi lá.
Eu te disse a real da RP, o pessoal ficou até ofendido com o apelido de Rebel FF.
Mas essa é a realidade se você olhar a ergonomia da câmera comparada com a serie xxD.

O problema é que você se arrependeu de ter comprado a RP, tem todo o direito disso.
Mas está procurando pelo em ovo pra justificar a decisão inconsciente que você já tomou que é não ficar com a câmera.

A arrogância aqui é toda sua que não quer estudar a câmera que comprou porque se acha experiente com outras câmeras.
E muito menos ouvir conselhos de outras pessoas, demonstrado no piti que você deu naquele primeiro relato do foco no casamento, alegando que queriam te ensinar a fotografar......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #142 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 13:48:11
Galera, vamos acalmar os ânimos.

Vange, sugiro vc pedir desculpas pela forma que vc falou com o Mike (embora a mensagem tenha sido a mesma minha e do Lindsay) pra que possamos seguir adiante.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.446
  • Sexo: Masculino
Resposta #143 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 14:23:46
"Canon EOS RP - uma câmera surpreendente"

Bem surpreendente :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.861
  • Sexo: Masculino
Resposta #144 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:03:18
Mike, curiosidade: você chegou a atualizar o firmware da sua Rp?

:ponder:
Pensando se junto esses post's específicos sobre a Rp, com alguns post's do tópico do quad pixel AF, para deixarmos um tópico específico sobre a Rp

:ponder:

André, ainda não mexi no firmware.
Será que muda muita coisa?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.861
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:16:08
Existe a mensagem e existe o jeito de entregar a mensagem. Lamento que o jeito de entregar a mensagem tenha sido ruim.

Mas se vc não está gostando ou se adaptando, minha sugestão é ou voltar ao equipamento com o qual vc estava confortável, ou mudar pra um equipamento que te atenda. Porque pra mim está claro que o equipamento não está dando certo pra vc- e vc tem total direito, é óbvio.

Não tenho a Rp. Pensei em comprar e, se não gostasse, levaria pro Brasil pra vender. Já estou com o pé atrás, pelos seus relatos. Pelo que estou vendo, a vantagem da Rp é ser uma câmera FF por menos de 1000 dólares. A desvantagem é ser uma câmera FF de menos de 1000 dólares, e mostrar isso.

Em momento algum eu disse que não tava gostando.
Apenas ilustre algumas situações em que a câmera não é essa delícia toda que os youtubers e fanboys arrotam por aí, rsrsrs.

Eu realmente coloquei expectativa demais na camerazinha. Porém, as principais limitações dela, que são a bateria e a ergonomia, eu já tenho me acostumado.
Como brinco, é uma Rebel fufreime mirrorless. E isso não é problema. Eu só esperava mais.
Mas, primeira digital que usei em casamento foi uma FinePix fodida de 6mp. Primeira DSLR foi uma 300d, uma merda de câmera kkkk.
Então, é só questão de costume.
Personalizei os botões e comprei um monte de bateria  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.861
  • Sexo: Masculino
Resposta #146 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:17:16
Mike, tbm acho que vc deveria trocar o equipamento, ou voltar para o anterior.

Não penso em fazer isso, pois como respondi ao Leonardo, já tô me adaptando à Rebelzice dela.  :hysterical:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.689
  • Sexo: Masculino
Resposta #147 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:18:24
Galera, vamos acalmar os ânimos.

Vange, sugiro vc pedir desculpas pela forma que vc falou com o Mike (embora a mensagem tenha sido a mesma minha e do Lindsay) pra que possamos seguir adiante.
Não achei o Vange ofensivo, e tbm não entendo pq vc quer que ele peça desculpas. Penso que os caras deveriam resolver entre eles Felipe, e não concordo com essa sugestão de que o Vange tem que pedir desculpas.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2022, 15:21:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.861
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:19:10
Mas isso é solução ?

Espera-se que ele entre na na loja e diga:
"Ô irmão, fui enganado pela net, me devolve a 80D e pega essa RP aqui" :ponder:

Gente, estamos falando de $$$.

Estamos falando de infornações que tínhamos em 2019 e foram fortemente rebatidas.

A solução que ele espera ouvir é como adaptar a câmera dele e ajudá-lo a trabalhar (pois ele não ganha $$ para viver de atrás de uma mesa, "ganhando câmera de graça" para filmar suas próprias opiniões em monólogos de reviews omissos.)


E veja só: eu não disse que ela é uma merda inutilizavel.
Só apontei situações que os fanboys e youtubers não vivem, ou se vivem, ignoram.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

É um lixo de câmera? Não, claro que não.

É Deus na terra como os fanboys e youtubers afirmam? Nunca kkkkkkkk


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.862
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #149 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 15:30:56
André, ainda não mexi no firmware.
Será que muda muita coisa?

Sinceramente não sei. Pode ser que não mude em nada.

Fw 1.30 tem essas melhorias:
Changes in version 1.3.0:
1. Enhances eye detection Auto Focus (AF) for improved face and eye recognition at greater distances.
2. Improved Auto Focus (AF) performance helps the camera to focus on and track smaller subjects.
3. Reduces lag time between the actual Auto Focus (AF) and the AF frame display for images in the viewfinder or on the LCD.

Hoje está no FW 1.6.0. A partir do 1.4.0, na documentação, não tem nada específico sobre AF, Eye-AF ou similar. Praticamente acrescentando compatibilidade com as novas lentes RF.

Mas seria algo interessante de testar.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2022, 15:31:26 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.