Autor Tópico: Nikon Z5  (Lida 40659 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #405 Online: 23 de Dezembro de 2021, 10:20:29
Logo sai?

A seguir vou ressaltar as atualizações de FW relevantes com relação ao autofoco e detecção de olhos e rostos:

Z 6II firmware 1.20 - abril/2021
Improved live view focus-point display response during face/eye-detection and subject-tracking AF.
Improved the performance of face/eye-detection AF and subject visibility with optional flash units.
Improved low-light autofocus detection times at a Focus mode setting of Single AF.

Z 6 firmware 3.4 - out/2021
Improved eye detection performance for Auto-area AF.
Increased the refresh rate for the focus point displayed during face/eye-detection and subject-tracking AF.
Improved face/eye detection performance and the visibility of subjects in pictures taken using an optional flash unit.

Temos 3 lentes anunciadas que ainda não tem FW atualizado:
- Z 100-400
- Z 400 F2.8 TC
- Z 28-75

Baseado nas informações acima vejo 2 possibilidades:
1. Teremos atualizações de FW p/ diversas câmeras incluindo apenas correções de pequenos erros e incluindo as novas lentes. E, posteriormente a disponibilidade da Z9, para o público em geral (45 a 60 dias), um novo pacotão de FW com melhorias de desempenho de AF baseado na resposta da Z9.

2. Dependendo da linha de tempo de disponibilidade da Z9 e as novas lentes, podemos ter um pacotão de atualizações de firmware incluindo correções de pequenos erros, novas lentes e melhoria de desempenho de AF.

Acredito mais na primeira possibilidade.

Mas a Nikon pode surpreender. Visto o que fizeram com a anúncio da 28-75
 :D
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2021, 10:25:18 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #406 Online: 23 de Dezembro de 2021, 11:37:53
Também acredio muito na possibilidade 1.

Não sei se existe, pelo menos não consegui achar nada oficial, algum statement oficial da Nikon falando se o responsável pelo belo upgrade no AF ter sido por conta de software ou hardware. Eu, no meu achismo puramente pessoal, acredito que a deficiência é ainda mais software do que hardware (uns 70% software) visto que A7III, EOS R são câmeras de mesma "geração" da Z6/Z7/Z5 e devem ter componentes eletrônicos de capacidade similar de processamento.
Obviamente que processadores mais parrudos trazem uma série de vantagens e, o AF, é um deles visto que toda essa mágica do AF nas ML tá muito mais associado à Inteligência Artificial do que uma peça no equipamento (mais um motivo para a Nikon nunca abrir o jogo admitindo que sua Engenharia dormiu no ponto).

Dito tudo isto, um FW trazendo todo o software da Z9 (ajustado para as capacidades de processamento da Z5, é claro) para Z5, Z6, Z7 seria um puta de um big deal.

E sobre os fabricantes não quererem abrir a tecnologia das linhas de ponta para os produtos intermediários, isso não é sempre verdade. Veja a Sony que lançou a A7IV com muita coisa (processador e modos de foco) da A1.

Eu ainda acredito que a Z5 custando no máximo 1,100 dólares e com o sistema de foco melhorado a partir da Z9 é o melhor caminho para a Nikon recuperar espaço. Ainda dá tempo, não está perdido mas tem que se mexer já. A falta de chips vai atrasar um monte de entrega dos modelos mais tops lançados recentemente pelas marcas e também vai adiar uma série de lançamentos o que torna a perfeita combinação para turbinar modelos correntes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #407 Online: 23 de Dezembro de 2021, 12:49:53
    Deve ter sido um equivoco comparar uma camera de 2700 (7lv) euros com uma de 1200. (z5)  :ponder: 

 



 












peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Resposta #408 Online: 23 de Dezembro de 2021, 20:11:48
Dificil dizer algo.

Primeiramente nao acho que irao colocar em ff de entrada a performance de câmera mais cara.
Isso não rola em nenhuma marca.

Já a Z6 II já foi discutido, apesar de nao entregar tudo, entrega muito.

A Nikon Z6II entrega muito mesmo Leonardo. O problema é a desinformação que a câmera sofre.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2021, 20:25:04 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


peccioli

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.284
Resposta #409 Online: 23 de Dezembro de 2021, 20:23:37
Também acredio muito na possibilidade 1.

Não sei se existe, pelo menos não consegui achar nada oficial, algum statement oficial da Nikon falando se o responsável pelo belo upgrade no AF ter sido por conta de software ou hardware. Eu, no meu achismo puramente pessoal, acredito que a deficiência é ainda mais software do que hardware (uns 70% software) visto que A7III, EOS R são câmeras de mesma "geração" da Z6/Z7/Z5 e devem ter componentes eletrônicos de capacidade similar de processamento.
Obviamente que processadores mais parrudos trazem uma série de vantagens e, o AF, é um deles visto que toda essa mágica do AF nas ML tá muito mais associado à Inteligência Artificial do que uma peça no equipamento (mais um motivo para a Nikon nunca abrir o jogo admitindo que sua Engenharia dormiu no ponto).

Dito tudo isto, um FW trazendo todo o software da Z9 (ajustado para as capacidades de processamento da Z5, é claro) para Z5, Z6, Z7 seria um puta de um big deal.

E sobre os fabricantes não quererem abrir a tecnologia das linhas de ponta para os produtos intermediários, isso não é sempre verdade. Veja a Sony que lançou a A7IV com muita coisa (processador e modos de foco) da A1.

Eu ainda acredito que a Z5 custando no máximo 1,100 dólares e com o sistema de foco melhorado a partir da Z9 é o melhor caminho para a Nikon recuperar espaço. Ainda dá tempo, não está perdido mas tem que se mexer já. A falta de chips vai atrasar um monte de entrega dos modelos mais tops lançados recentemente pelas marcas e também vai adiar uma série de lançamentos o que torna a perfeita combinação para turbinar modelos correntes.

Se o seu palpite estiver correto e problema das câmeras ML Nikon estiver no software (uns 70% software), então sim, poderemos ver as Z6, 7 e 5 com sistema de focagem similar a Z9.

Eu pessoalmente acredito que realmente você tenha razão. E a comprovação deste raciocínio poderia ocorrer com a atualização de FW para Z6II e Z7II. A focagem de olho de aves deixaria as marks II muito atrativas e poderia alavancar as vendas. E é claro os outros modos de foco automático da Z9 para suas irmãs menos potentes.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2021, 20:28:03 por peccioli »
Nikon Z6II, Nikon Z7II, D7100, D7000, D200  Objetivas:  Z 24-70mm F/2.8 + Z 20mm F/1.8 + Z 85mm F/1.8 + Nikkor 70-200mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910 + 01 Godox V860II + Godox V1
http://www.istockphoto.com/portfolio/RogerioPeccioli
www.linkedin.com/in/rogerio-peccioli www.instagram.com/rogeriopeccioli/


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #410 Online: 23 de Dezembro de 2021, 21:10:24
Acho que é mais hardware, primeiro por colocar 2 processadores em corpos que não são top da marca, segundo pelo novo processador ser 10x mais rápido (acho que é esse valor). Isso no meu ponto de vista é um salto muito grande se tratando de hardware no geral. Apesar de não lembrar nem ouvir quantas vezes o speed 6 é mais rápido que o 5...


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #411 Online: 23 de Dezembro de 2021, 22:18:59
Acho que é mais hardware, primeiro por colocar 2 processadores em corpos que não são top da marca, segundo pelo novo processador ser 10x mais rápido (acho que é esse valor). Isso no meu ponto de vista é um salto muito grande se tratando de hardware no geral. Apesar de não lembrar nem ouvir quantas vezes o speed 6 é mais rápido que o 5...

Exatamente Gabriel.

Em todos os vídeos, em inglês, onde o Engenheiro Mark Cruz da Nikon está presente, foi frisado que o Expeed 7 é 10x mais potente que o Expeed 6.

Se observar outros vídeos onde representantes da Nikon e até mesmo o Ricci, se não me falha a memória, a conversa é a mesma. Expeed 7 10x mais rápido que o Expeed 6.

No meu ponto de vista a evolução da Z9 tem duas frentes: hardware e software.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #412 Online: 23 de Dezembro de 2021, 22:36:37
O que a Nikon conseguir tirar de proveito do Expeed 6, nos outros modelos de câmera, otimizando software , será muito bem vindo. :ok:

Mas algo com desempenho similar a Z9 ,creio eu, que somente na Z 6III e Z7III.  A Z 5II passará a ter um desempenho de AF um pouco melhor que a Z 6II, mas continuará com suas limitações p/ não competir com o modelo acima.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #413 Online: 24 de Dezembro de 2021, 08:09:32
Caramba, então isso quer dizer que o processador da A7lll e cia era muito à frente de seu tempo   :o


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #414 Online: 24 de Dezembro de 2021, 08:35:18
Caramba, então isso quer dizer que o processador da A7lll e cia era muito à frente de seu tempo   :o

Muito! Mas diria que mais a frente dos concorrentes de câmeras tradicionais.
A Sony apenas trouxe a tecnologia de ponta que já tinha em outras áreas.

A Canon teve que fazer uma fábrica nova e um processador do zero pra se atualizar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #415 Online: 24 de Dezembro de 2021, 08:58:31
Caramba, então isso quer dizer que o processador da A7lll e cia era muito à frente de seu tempo   :o

Sim, a Sony inovou com o eye af
A Canon com a 28 70 f2 e o sensor do olho (eye eye af) e a Nikon com a schutterless. A vantagem da Sony foi o tempo. A Olympus fez o pre buffer... A Fuji vem vindo tb.
Tecnologia tem custo. Esse é o lado dificil.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2021, 09:07:55 por Leonardo Tonin »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #416 Online: 24 de Dezembro de 2021, 09:18:27
Outra teoria é que deve sair mais barato fazer um novo processador, do que gastar muito tempo e dinheiro em otimização, mais ou menos como nos games que são lançados hoje...

Mas só de ter essa última atualização do FW 3.40 já uma grande coisa, não pude testar o 3.0 somente o 3.40, gostei do resultado apesar de ter usado muito pouco à câmera.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #417 Online: 24 de Dezembro de 2021, 10:20:48
É, foi muito bom o que a Sony fez.
Deixou a concorrência doida, evolução forçada!  :hysterical:


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #418 Online: 24 de Dezembro de 2021, 11:42:44
É, foi muito bom o que a Sony fez.
Deixou a concorrência doida, evolução forçada!  :hysterical:

Bem isso, deveria ser sempre assim.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #419 Online: 26 de Dezembro de 2021, 18:57:18
Por isso que quem está atrás no jogo, tem que ousar mais. Mais um motivo para tentar melhorar a Z5 por FW e tentar colocar o preço ali nos 999 dólares.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales