Autor Tópico: R5 e R6 Novo firmware com atualizações no AF  (Lida 2320 vezes)

C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #30 Online: 31 de Janeiro de 2022, 11:33:28
E mesmo assim.. a camera foca muito.. mas muito bem...assim como a 5D mark IV que eu tinha já fazia.

Refiz o teste, voltei firmware.. e realmente pula pouco menos de face, e gasta pouco menos bateria, a versão 1.4.0. Agora vou testar em aves, usando a EF 500mm com extensor 1.4x e 2x para ver se mantém igual.

Porém... pessoas com máscara a versão 1.4.0 é um pouco inferior, então muito provavelmente eu vou voltar para a 1.5.0, devido esta grande ajuda do firmware mais atualizado, que é uma situação onde é mais comum o uso, mesmo que esta versão gaste um pouco mais de bateria.
E assim concluo... ambas versões.. tem seus prós e contras...

Eu teria que fazer um video, mas tem como personlizar o sistema de AF pra pular menos... eu deixei ele bem capado nesse quesito e resolveu boa parte... onde ele pega agora ele sempre vai buscar ficar no inicial.

Eu uso o Servo AF em "Case 2" (com o cara jogando tênis) e personalizei a sensibilidade pro mínimo (-2 locked on)no tracking e accel./decel. coloquei +2


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 09:15:53
Eu teria que fazer um video, mas tem como personlizar o sistema de AF pra pular menos... eu deixei ele bem capado nesse quesito e resolveu boa parte... onde ele pega agora ele sempre vai buscar ficar no inicial.

Eu uso o Servo AF em "Case 2" (com o cara jogando tênis) e personalizei a sensibilidade pro mínimo (-2 locked on)no tracking e accel./decel. coloquei +2

Exatamente como uso... AF é algo que configuro ao extremo.. devido o costume do uso com grandes teles e aves, onde a situação é muito pior que fotos de social.

Mas lembrando, em qualquer firmware que seja.. é de longe, melhor do que das DSLR a precisão, isso é fato.

Sábado agora eu tenho casamento novamente, este vou fazer com o firmware 1.5.0.
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 09:18:26
Abaixo segue um link, um pouco do trabalho de social, e fiz com o firmware 1.5.0.

http://www.melettiedomiciano.com.br/casamento/fotografia-de-casamento-de-bruna-e-rafael-em-ribeirao-preto
Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #33 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 09:37:14


Você escolheu o ponto inicial do af ou deixou a câmera escolher?

Me parece ser o cenário que disseram que a R6 foca na nuca ao invés do rosto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 09:41:14
Abaixo segue um link, um pouco do trabalho de social, e fiz com o firmware 1.5.0.

http://www.melettiedomiciano.com.br/casamento/fotografia-de-casamento-de-bruna-e-rafael-em-ribeirao-preto
Show de bola!
Gosto desses locais "rústicos" feitos com madeira.

Usou quais lentes?


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 10:07:28
Você escolheu o ponto inicial do af ou deixou a câmera escolher?

Me parece ser o cenário que disseram que a R6 foca na nuca ao invés do rosto.
Eu nunca usei a R6, mas não deixaria ela escolher. Colocando o ponto inicial na pessoa X ela vai rastrear o olho/rosto dela, certo?
Se quero o foco na pessoa X e ela foca na Y?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 12:36:37
Se quero o foco na pessoa X e ela foca na Y?

Você consegue trocar o rosto facilmente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 13:27:49
Você consegue trocar o rosto facilmente.
Perfeito.

Então esse fato dela focar na nuca da pessoa que está mais perto, não é apenas trocar para o rosto da pessoa ao lado?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 02 de Fevereiro de 2022, 13:56:17
Perfeito.

Então esse fato dela focar na nuca da pessoa que está mais perto, não é apenas trocar para o rosto da pessoa ao lado?

Nem foto ai sim.
Em caso mais extremos, se as pessoas no fundo estiverem muito desfocadas o sensor não reconhece o rosto.
Precisando mover o AF no drag and drop ou tocando no outro rosto.

Em tempos, eu prefiro o outro método  também.
É bem similiar ao finado focar e recompor, já tenho esse movimento no automatico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 09 de Fevereiro de 2022, 10:38:29
Eu uso da seguinte forma.
Marco o rosto que quero o rastreio, com o botão de af/obturador, e depois aperto o af traseiro.. para ativar o al servo com reconhecimento de olho e face, que a camera simplesmente faz o serviço muito bem, e você fica livre para compor a cena, que o af faz o favor de manter em foco. Ou seja, uma preocupação a menos, e infelizmente a gente acostuma com a facilidade, e se torna fotografo menos raiz rs (piadinha sem graça rs)

Voltei o firmware para 1.4.0, irei ficar nele por enquanto.
Fotógrafo e birdwatching