Autor Tópico: The DSLR is now dead  (Lida 6842 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 10 de Janeiro de 2022, 11:56:37
Calma gente, mais uma matéria sobre o assunto, pegando carona no anúncio da última DSLR da Canon... :snack:

Para quem tiver dificuldade o Google traduz..

https://www.redsharknews.com/the-dslr-is-now-dead



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2022, 12:47:34
Ufa, ainda bem que não fui eu quem levantou o assunto. Se bem que esse ano eu creio que ficou bem definido qual conceito subiu (na verdade, se manteve) e qual conceito caiu. Também, pudera: enquanto eu pesquisava sobre o assunto, observei que somente a Pentax lançou uma DSLR em 2021, sendo que era um modelo que deveria ter sido lançado em 2020. Uma câmera muito boa, com certeza, mas ainda assim uma câmera de 2020 lançada em 2021.

Sei que muita gente tem ainda cisma com o EVF, mas não creio que ele vá embora. Compartilho da opinião do articulista que eles são muito maiores e mais claros que a grande maioria dos OVFs, e sinceramente não vejo o problema que alguns veem em condições de luz muito forte.

As baterias, que antes eram realmente um problema pras ML, hoje são em muito menor grau. E tendem a melhorar. Claro que uma bateria de igual capacidade em uma DSLR provavelmente faria o dobro de fotos, mas isso deixou de ser um problema. A mesma coisa vale pra um celular: é um problema se a bateria durar menos de um dia, mas entre 1 dia e 1.5 dia de uso, tanto faz em 99% dos casos.

O foco pode ainda não ser tão rápido, mas é tão mais preciso que faz mudar o modo de fotografar. Não é mais necessário fazer trocentas fotos pra pegar uma boa. Por falar nisso, as ML fazem mais fotos por segundo que as DSLR, pois usam menos partes móveis que precisam ir pra lá e pra cá entre foco e exposição.

Concordo que pra quem pretende continuar no DSLR, há opções ótimas no mercado: é pegar uma delas (ou duas, caso uma quebre) e continuar pelos próximos vários anos. Essas câmeras vão continuar fazendo excelentes fotos, mas serão as últimas DSLRs.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:01:07
batera na EOS R faço sempre mais de 1000 fotos com uma carga, vídeo HD continuo, uma bateria dura de 1,5 a 2 horas.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:01:52
Cadê o Ernesto??? Esse tópico ficaria melhor com a participação dele...
Conhecimento importa mais que equipamento.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:58:16
Cadê o Ernesto??? Esse tópico ficaria melhor com a participação dele...
Tem aquele filme: As vezes eles voltam  :assobi:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2022, 21:11:59
Ufa, ainda bem que não fui eu quem levantou o assunto.

 :D Alguém tinha que começar.... :fight:


Sei que muita gente tem ainda cisma com o EVF, mas não creio que ele vá embora. Compartilho da opinião do articulista que eles são muito maiores e mais claros que a grande maioria dos OVFs, e sinceramente não vejo o problema que alguns veem em condições de luz muito forte.

Sempre usei OVF, mas depois que descobri os EVF mais recentes, com uma qualidade um pouco melhor do que aqueles primeiros, não quero outra vida...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2022, 00:08:33
Tem aquele filme: As vezes eles voltam  :assobi:

 :eek: :eek:

Eu lembro desse filme!

Tô curioso pra saber a opinião do Ernesto sobre o assunto. Tem uns substitutos, mas o original é insubstituível (?!).



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2022, 00:38:25
batera na EOS R faço sempre mais de 1000 fotos com uma carga, vídeo HD continuo, uma bateria dura de 1,5 a 2 horas.

Fazendo o papel de advogado do diabo, se uma DSLR fazia 1000 fotos com uma bateria antiga, com tecnologia mais nova, que permite as ML fazerem 1000 fotos, faria 2000 fotos. Pra alguns, fazer 2000 fotos com uma bateria é importante. Eu fico bem satisfeito fazendo bem menos de 1000.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2022, 00:48:11
Fazendo o papel de advogado do diabo, se uma DSLR fazia 1000 fotos com uma bateria antiga, com tecnologia mais nova, que permite as ML fazerem 1000 fotos, faria 2000 fotos. Pra alguns, fazer 2000 fotos com uma bateria é importante. Eu fico bem satisfeito fazendo bem menos de 1000.
O que eu queria salientar aqui é que aquele numero que a Canon divulga é sempre furado, no inicio diziam que EOS R fazia 600 fotos com uma carga... balela, na verdade é por faz até 1200 fotos, dependendo obviamente do tempo que o LCD vai ficar ligado pra vc fazer essas fotos. A duração do vídeo então é impressionante, pq a principio achei que faria bem menos tempo. Gasta um pouco mais que a 6D, ou seja bem próximo da média normal prossumer Canon.

Esse modelo novo linha a profissional Canon R3 andei lendo que faz mais de 2000 fotos.

Veja o relato dos novos modelos, o pessoal continua falando a mesma coisa em relação ao numero que a Canon divulga e utilização real. Parece que a Canon coloca um numero bem abaixo só pra não incorrer em processos com os clientes.


Conhecimento importa mais que equipamento.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2022, 01:10:43
Parece que a Canon coloca um numero bem abaixo só pra não incorrer em processos com os clientes.

Ou para vender uma porrada de baterias extra. ;)


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Janeiro de 2022, 04:54:41
Comprei a RP, testei domingo num casamento de freela.

Na moral? Voltei para 2004, com a FinePix S7000.

Foco preciso, iso alto, blablabla.
Perdi foto que nem com a 60d eu perdia.
Aquele rapaz comentou do laguinho, o "meio segundo" entre o clicar e a foto, e realmente existe.
O beijo na mão da noiva, tem que ser feito com a boca a uns 10cm da mão, pra pegar beijando.
Pode ser que seja pelo fato de ser uma RPobre, a "rebel fufreime", mas que camerazinha ruim de uso.
Ah, com lentes EF USM L. Não foi com as Tamron/Sigma não kkkkkkk

Com 80d, fazia um casamento inteiro com uma bateria, sobrava carga para o batismo domingo cedo e ainda um ensaio infantil à tarde. LP E6 fazia 2500 fotos com a 50-150, 3000 com a 17-50.
RP tive que trocar bateria no meio da cerimônia. E olha que configurei o botãozinho direcional pra desativar o monitor etc.
Andar com bateria no bolso, me fez lembrar das 2CR5, pqp...
Vou ver se junto mais dindin, pra trocar essa lacraia numa R, pra ver se é menos ruim um pouco.
Tô puto kkkkkkkkkkk
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2022, 05:05:58 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.772
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 11 de Janeiro de 2022, 07:16:09
Kkkkkkkkk

Barril Mike, pessoal deslumbrado com tamanho de sensor acha ruim quando chamamos ela de Rebel FF.

Mas o cenário que você descreveu está pior que uma M50.

Pesquisando aqui vi que todos os reviews elogiam a câmera por ter shutter lag baixo...

Verifique se a função anti flicker está desligada.
Outra coisa que ajuda é ir dando uns toques no obturador pra deixar a câmera "esperta".
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2022, 07:26:21 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2022, 07:46:02
Quando aluguei uma EOS R fiz umas 700 fotos com 3 baterias, porém passava muito tempo no menu e testando configurações.
Não gostei do lag no EVF principalmente em fotos de sequência, agora se não tiver lag e tiver de 240hz à 480hz fica bom, na EOS R estava configurado EVF para modo FPS e não economia de energia.
Uma coisa que não encontrei no menu dela foi o modo baixa luz, só na Nikon da para ativar e desativar? Reparei que para focar no escuro fica tudo mais claro e extremamente lento, mais ou menos como smartphone faz no escuro, isso já é o modo baixa né?

À precisão fina é muito boa principalmente com TC, mas não é 100% digo que é uns 85%.(Isso com lente adaptada)

Vou mudar para ML no futuro, mas para valer à pena quero esperar uma bem completa.

Totalmente sem lag, Flash pelo menos 1/320, corpo maior com mais botões como na D850 D500, Pixel shift, sem filtro AA.

Os motivos que mais gostei no ML são:

Zoom no EVF
Filmar no EVF
Modo silencioso sem ter que usar retardo do obturador, principalmente em fotos de sequência ou pelo menos não ter que esperar entre uma foto e outra.
IBIS (apesar de ter em DSLR)
Foco automático com TC.
É se for verdade ainda tenho dúvidas, mount maior para desenvolver lentes melhores.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2022, 08:34:00
Comprei a RP, testei domingo num casamento de freela.

Na moral? Voltei para 2004, com a FinePix S7000.

Foco preciso, iso alto, blablabla.
Perdi foto que nem com a 60d eu perdia.
Aquele rapaz comentou do laguinho, o "meio segundo" entre o clicar e a foto, e realmente existe.
O beijo na mão da noiva, tem que ser feito com a boca a uns 10cm da mão, pra pegar beijando.
Pode ser que seja pelo fato de ser uma RPobre, a "rebel fufreime", mas que camerazinha ruim de uso.
Ah, com lentes EF USM L. Não foi com as Tamron/Sigma não kkkkkkk

Com 80d, fazia um casamento inteiro com uma bateria, sobrava carga para o batismo domingo cedo e ainda um ensaio infantil à tarde. LP E6 fazia 2500 fotos com a 50-150, 3000 com a 17-50.
RP tive que trocar bateria no meio da cerimônia. E olha que configurei o botãozinho direcional pra desativar o monitor etc.
Andar com bateria no bolso, me fez lembrar das 2CR5, pqp...
Vou ver se junto mais dindin, pra trocar essa lacraia numa R, pra ver se é menos ruim um pouco.
Tô puto kkkkkkkkkkk

Ela é bem capada mesmo, e a bateria não chega perto da R/R6... espera pra ver o DR... é 10EV só kkkk.
Essa RP é pra ter um backup do backup e só pra fotografar de dia... é literalmente a "rebel fufreime"hahhaa.


Quando aluguei uma EOS R fiz umas 700 fotos com 3 baterias, porém passava muito tempo no menu e testando configurações.
Não gostei do lag no EVF principalmente em fotos de sequência, agora se não tiver lag e tiver de 240hz à 480hz fica bom, na EOS R estava configurado EVF para modo FPS e não economia de energia.
Uma coisa que não encontrei no menu dela foi o modo baixa luz, só na Nikon da para ativar e desativar? Reparei que para focar no escuro fica tudo mais claro e extremamente lento, mais ou menos como smartphone faz no escuro, isso já é o modo baixa né?

À precisão fina é muito boa principalmente com TC, mas não é 100% digo que é uns 85%.(Isso com lente adaptada)

Vou mudar para ML no futuro, mas para valer à pena quero esperar uma bem completa.

Totalmente sem lag, Flash pelo menos 1/320, corpo maior com mais botões como na D850 D500, Pixel shift, sem filtro AA.

Os motivos que mais gostei no ML são:

Zoom no EVF
Filmar no EVF
Modo silencioso sem ter que usar retardo do obturador, principalmente em fotos de sequência ou pelo menos não ter que esperar entre uma foto e outra.
IBIS (apesar de ter em DSLR)
Foco automático com TC.
É se for verdade ainda tenho dúvidas, mount maior para desenvolver lentes melhores.

A Z9 tá aí  :D



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2022, 09:00:24
Comprei a RP, testei domingo num casamento de freela.

Na moral? Voltei para 2004, com a FinePix S7000.

Foco preciso, iso alto, blablabla.
Perdi foto que nem com a 60d eu perdia.
Aquele rapaz comentou do laguinho, o "meio segundo" entre o clicar e a foto, e realmente existe.
O beijo na mão da noiva, tem que ser feito com a boca a uns 10cm da mão, pra pegar beijando.
Pode ser que seja pelo fato de ser uma RPobre, a "rebel fufreime", mas que camerazinha ruim de uso.
Ah, com lentes EF USM L. Não foi com as Tamron/Sigma não kkkkkkk

Com 80d, fazia um casamento inteiro com uma bateria, sobrava carga para o batismo domingo cedo e ainda um ensaio infantil à tarde. LP E6 fazia 2500 fotos com a 50-150, 3000 com a 17-50.
RP tive que trocar bateria no meio da cerimônia. E olha que configurei o botãozinho direcional pra desativar o monitor etc.
Andar com bateria no bolso, me fez lembrar das 2CR5, pqp...
Vou ver se junto mais dindin, pra trocar essa lacraia numa R, pra ver se é menos ruim um pouco.
Tô puto kkkkkkkkkkk
Eita!
Ainda que estava de freela testando, pois senão iria dizer para os noivos que perdeu a foto pq a câmera é muito lenta?  :hysterical:

Gostaria de saber se a R enfrenta os mesmos problemas...