Autor Tópico: Dúvida Cruel! A7III vs Canon R6. Qual comprar?  (Lida 8159 vezes)

Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 28 de Janeiro de 2022, 14:32:06
Boa tarde meus amigos! Tudo bem com vocês?

Sou usuário Canon desde 2017, no momento sou proprietário de uma 6D mark I e uma 5D mark III.
Minhas lentes hoje são as Sigma art 35mm 1.4 (minha preferida) Canon 85mm 1.8 USM e 24-70 L Serie II

Porém este ano estou querendo entrar para o mundo das mirroless.

O grande ponto é, devo migrar pra Sony pelo custo das A7III serem menores. Ou desembolsar uma grana maior e pegar a R6? ( visto que a diferença é de aprox. 5 mil reais levando em conta o adaptador EF. Com esta diferença compraria alguma lente E-mount para iniciar minha migração no caso da Sony.)
Hoje o ponto que mais me desanima nas Canons que possuo, é o foco.
Trabalho com casamento e eventos, e tive algumas experiências não tão positivas com elas, principalmente a 5D. E ao comprar ela, senti ela devagar e nao tão dinamica quanto a 6D.

Procuro hoje numa câmera algo que me de a quantidade de disparos igual ou superior a 6D em modo continuo. E que eu possa confiar que mesmo em uma situação bem prejudicada de iluminação ( como existe na maioria das igrejas na minha região) o EyeAF vai funcionar bem. E de preferencia com 2 slots de cartao kkk

Alguém pode me ajudar com essa duvida cruel? Ja vi todos os reviews que pude achar no youtube, e ainda continuo em duvida.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2022, 15:20:10
Tanto faz aí.
A vantagem da Canon é manter as lentes.
Tem que botar na ponta do lápis quanto custaria migrar pra lentes Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2022, 15:30:27
Será que em caso do sistema de foco, as duas são equivalentes? A canon com essas novas camera melhorou o foco?

E em relação a textura e cores, a diferença é muito grande?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.774
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2022, 15:41:25
O foco é pau a pau aí.

Esse negócio de textura e cor é muito subjetivo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2022, 16:01:21
As cores sendo em Raw dá um jeito.

Sabe quais lentes pegaria indo para Sony?
No caso de migrar para ela você vai vender tudo da Canon?


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2022, 17:11:46
As cores sendo em Raw dá um jeito.

Sabe quais lentes pegaria indo para Sony?
No caso de migrar para ela você vai vender tudo da Canon?
A ideia é comprar o corpo e uma 35 sigma art pra sony e me desfazer da 5D primeiro.
Em seguida me desfazer da 24-70 e da 6d, pegar outra a7III e uma 85 sigma art tbm.
Mais pra frente gostaria de pegar uma 17-28 tamron


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2022, 22:15:38
Você pode perfeitamente usar as suas objetivas EF na Sony. Basta um adaptador eletrônico. O melhor é o Sigma MC-11.
Tenho uma A7-II e uma A7-III e nenhuma lente sony, a maioria são Canon com esse adaptador.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2022, 08:06:48
Você pode perfeitamente usar as suas objetivas EF na Sony. Basta um adaptador eletrônico. O melhor é o Sigma MC-11.
Tenho uma A7-II e uma A7-III e nenhuma lente sony, a maioria são Canon com esse adaptador.
Funciona melhor com lentes Sigma.

Nas lentes tele, principalmente Canon não é aconselhável pois perde o rastreamento muito facilmente.
Em eventos e fotografia rápida eu não arriscaria, mas em ensaios dá para encarar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2022, 09:26:18
Eu sai da A7III para R6.

R6 é melhor na maioria dos aspectos, questão de foco são basicamente as mesmas mas dependendo a situação dá uma vantagem pra A7III. A A7III tem o problema em contraluz de aparecer as linhas verticais por conta do sistema de foco PDFA se tu faz muito contraluz pode sofrer. O selamento da R6 tbm é melhor que das Sony's.

Por fim, as lentes Sony custam muito mais que as Canon's... Se fosse pra migrar pra Sony, pra ter diferença mesmo era pra ir pra A74 pela questão de video.

E eu sou contra não usar lentes nativas do sistema, tu sempre vai perder algo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2022, 11:26:38
Funciona melhor com lentes Sigma.

Nas lentes tele, principalmente Canon não é aconselhável pois perde o rastreamento muito facilmente.
Em eventos e fotografia rápida eu não arriscaria, mas em ensaios dá para encarar.


Nas minhas funciona bem, EF-24-85 USM, EF-24-105-STM, EF-50-1.8-STM, EF-17-40-L, EF-40-2.8-STM, não tenho nenhuma queixa, principalmente na A7-III, mas o meu uso é em viagens e não em eventos. Na EF-70-200-F4-L funciona muito bem.

Mas no caso dele faz muito mais sentido ficar com a Canon.

Ah, esses adaptadores Commlite, Metabones, Fotodiox, simplesmente são uma bosta.

Na época que eu decidi comprar a A7-II, a Canon tinha as EOS-R e RP. A RP eu descartei na hora e a R estava muito difícil de achar. Essa A7-II eu comprei com 50% de desconto na B&H em uma black friday, então não tinha nem o que discutir. O adaptador MC-11 tambem foi comprado lá.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2022, 11:31:34 por AFShalders »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.298
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2022, 11:47:48

Nas minhas funciona bem, EF-24-85 USM, EF-24-105-STM, EF-50-1.8-STM, EF-17-40-L, EF-40-2.8-STM, não tenho nenhuma queixa, principalmente na A7-III, mas o meu uso é em viagens e não em eventos. Na EF-70-200-F4-L funciona muito bem.

Mas no caso dele faz muito mais sentido ficar com a Canon.

Ah, esses adaptadores Commlite, Metabones, Fotodiox, simplesmente são uma bosta.

Na época que eu decidi comprar a A7-II, a Canon tinha as EOS-R e RP. A RP eu descartei na hora e a R estava muito difícil de achar. Essa A7-II eu comprei com 50% de desconto na B&H em uma black friday, então não tinha nem o que discutir. O adaptador MC-11 tambem foi comprado lá.
Creio ser o melhor adaptador EF to FE esse Sigma.

Eu quase comprei, porém fiquei com receio do desempenho da 70-200 2.8 em rastreamento e acabei desistindo. Em one shot funciona melhor.
Alguma dessas lentes tem estabilizador? Funciona adaptada ou apenas o do corpo?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2022, 18:30:42
Creio ser o melhor adaptador EF to FE esse Sigma.

Eu quase comprei, porém fiquei com receio do desempenho da 70-200 2.8 em rastreamento e acabei desistindo. Em one shot funciona melhor.
Alguma dessas lentes tem estabilizador? Funciona adaptada ou apenas o do corpo?

O IS funciona. Mas tem que desabilitar o do corpo, usa um ou outro.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2022, 11:23:12

Vc já viu essas linhas ?

Anos atrás abrimos um tópico sobre esse tema mas, fomos fortemente rebatidos por colegas daqui que sempre exigem que só se comente estritamente aquilo que os yutubis "deles" divulgam.


Mas, então, vc já as viu nos seus trabalhos ?

Vi bastante pq 80% do meu trabalho é contraluz.. mas na foto final aparece pouco... então as que ficavam pronunciadas eu levava no programinha pra tirar elas pelo rawterapee. A verdade é que tem umas lentes que são mais sucessíveis, a 85mm 1.8 parece que é a mais complicada... eu só notava na 55 1.8

Isso é um fator determinante para mim.


Muito obrigado !!!


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2022, 08:37:42
Em relação a curva de aprendizado, eu acho que nao é algo tão relevante assim. Pois nos dois casos vou demorar pra me adaptar. Sendo na Canon menos "doloroso". Mas este aspecto nao me preocupa.

Em relação a adaptadores. Acho meio arriscado no calor do momento de um casamento, confiar em um adaptador de lentes paralelo. Apesar de funcionar bem, pode facilmente dar pau e me ferrar.

Sobre o sistema de foco, eu particularmente uso MUITO o contraluz. Adoro aquele ensaio com o por do sol de fundo e muita gente me pede isso! Então é algo que pode sim fazer uma boa diferença no meu trabalho. Só nao entendi direito qual dos modelos é melhor no contra.


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2022, 08:39:48
Este final de semana fiquei de molho em casa pois positivei pro maldito virus kkk.
Peguei emprestado de um amigo a a7III e brinquei uns dias.
O que eu mais gostei, é de configurar algum botao para acionar o EyeAF. Existe algum tipo de configuração parecido para a R6???