Autor Tópico: Canon inicia a transição para o domínio do mercado sem espelho  (Lida 3855 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2022, 12:03:25


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 01:23:50
Canon descontinua todas as lentes primes EF com exceção de 9 (ou onze, dependendo do critério):

https://petapixel.com/2022/02/11/canon-has-discontinued-all-but-nine-ef-prime-lenses-report/

Resta saber se as zoom ainda serão produzidas, e onde. Tem um boato de que a Rússia vai continuar fabricando câmeras, mas acho difícil. Há quem acredite.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2022, 23:39:39
Eu chamaria de transição se estas lentes existissem no RF.

Creio ser essa uma questão semântica. Eu não saberia dizer em qual volume estas lentes vendem hoje, logo não sei a demanda sobre equivalentes RF. Também não sei o plaejamento sobre como/quando elas podem ser substituídas.

A única coisa que sabemos com razoável certeza é que a Canon está substituindo suas câmeras DSLR por ML. É natural que as lentes sigam pelo mesmo caminho. Mas se vc possui qualquer indício do contrário, elabore.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 11:38:11
O sistema de foco da Canon atende. Eles estão prontos para substituir.

E empresas que sempre foram ML estão vendendo bem pq a CaNikon deixou a ideia de que a concorrência (Sony/Fuji/Olympus/Panasonic) sempre teve razão.

O problema é a Nikon. O sistema de foco deles tem curva de aprendizado. Já pensei várias vezes en desistir da Z.
Nem todos estão a fim de reaprender a usar um sistema de foco. E quem chega agora na profissão, vai direto ao Dual-Pixel. Não há porque não ir... ele é melhor.

E o fotógrafo de esportes/natureza Nikon que já quer ir ao ML, se adapta muito fácil ao Dual-Pixel Canon.Já o Hybrid Nikon é cheio de situaçōes que precisam ser reaprendidas.

Continuo achando que os fotografos de Natureza e Esportes vão todos largar a Nikon e irão todos para a Canon (se é que todos já não o fizeram... Eu mesmo, jamais comprarei lentes de 5 a 10mil USD para o Z. Eu já montei um set na Canon RF e aos poucos estou vendo se me desfaço das lentes extras/duplicadas Nikon/Canon). Só manterei na Nikon, as lentes que forem exclusivas dela e me forem úteis..Tipo 105mm 1.4. E manterei tb lentes que ainda não existem no RF como 200mm 2.0 e 300mm 4.0, por exemplo.

Essa é a minha experiência.
Triste ler isso.
Quase ninguém mais quer Nikon.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 19:18:37
E o fotógrafo de esportes/natureza Nikon que já quer ir ao ML, se adapta muito fácil ao Dual-Pixel Canon.Já o Hybrid Nikon é cheio de situaçōes que precisam ser reaprendidas.

Eu não sei, pois não usei nem uma nem a outra marca em ML. Lembro que o foco da Nikon 1 era bastante elogiado, mas era um sensor pequeno. Muita gente vem falando bem do foco das Z, mas como nunca usei, não posso opinar.

De qualquer forma, sempre haverá uma curva de aprendizado com qualquer sistema novo, em qualquer área. E creio que alguns fotógrafos se adaptem melhor a um sistema que a outro. Talvez vc tenha se adaptado melhor ao dual pixel, mas outr ofotógrafo pode se adaptar melhor ao sistema de foco das Z.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Fevereiro de 2022, 21:20:02
Testei muito pouco uma Z6 com 150-600 FTZ I, usei justamente ponto único, o teste foi dentro de um apartamento, no geral ele foca melhor que minha D500 em baixa luz, (luz apagada somente à luz do sol passando com um cômodo longo).

Resumindo
D500 foco rápido e caça mais para conseguir foco.
Z6 foco lento uns 50% eu acho, mas raramente caça.
 
Usei muito pouco para dizer mais sobre outras coisas, achei bem parecido com EOS R, vantagem no EVF para Z somente.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 01:00:27

Pode ser...mas vc não vai discordar de mim, justo na única coisa em que eu concordo com os youtubers, né ?  >:D :D  8-)

Não vou discordar, até porque eu escrevi uma platitude, tipo "tem que melhorar educação e saúde!"... Mas veja:

Resumindo
D500 foco rápido e caça mais para conseguir foco.
Z6 foco lento uns 50% eu acho, mas raramente caça.

Eu fotografo em um ritmo mais lento em ML do que fotografava em DSLR. Meu entendimento é que é melhor ter uma foto boa que cinquenta mais-ou-menos. O ML mais antigo meio que obriga a esperar pelo momento certo, e o resto é profundidade de campo. Mas esse sou eu, e minha verdade pode ser diferente da verdade dos outros. Não estou aqui defendendo minha câmera ML só de sacanangem. Defendo porque funcionou muito melhor pra mim. 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 14 de Fevereiro de 2022, 02:51:30
Pelo que entendi, ela caça pq falta luz quando ele fotografa pássaros parados à noite.

Precisamos, por um momento, esquecer o "pq", simplesmente porque saber a causa do problema não ajuda; enteder o efeito do problema, sim. Importante também ter a proporção de que temos um relato em um mar de usos sem relato. Podem ser todos assim, podem ser poucos assim. Mas é o que sabemos: podemos saber muito ou pouco sobre o assunto.


Citar
Então me dizer que o foco é 50% mais lento é me dizer para esquecer do Z e ir ao RF. Pois "meu foco" D500 (ou RF) não vai "caçar" pq tenho luz suficiente no ginásio de esportes.

Continua sendo relativo. Te entendo, são suas razões. Mas havia foto de esportes antes até de existir foco automático; com o desempenho em ISO elevado hoje em dia, abertura é bem menos importante do que já foi. Não consigo entender como qualquer foco automático atual seja pior que foco manual. Você não precisa fazer 50 fotos de um lance: você precisa fazer duas ou três que sejam boas. Se o editor quer 50 fotos, é um outro problema.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 08:30:06
Minhas razões para ter escolhido Nikon era câmera sem filtro AA, algumas lentes e esquema de botões.
Para mim Canon sempre teve foco mais rápido que Nikon principalmente em tele, por exemplo 100-400L IS II com TC 1.4 III ainda é muito rápido, 100mm 2.8L muito mais rápida que Nikon 105mm 2.8 vr.

Agora à Canon diz que tem uma tecnologia que tem mesmo efeito de um sensor sem filtro AA, ainda não achei comparação ou testes, isso me fez pensar mais nela ainda mais que aparentemente vai lançar mais teles boas.

Só queria que Nikon ou Canon tivesse pixel shift, um sincronismo melhor para flash, e mais botões no corpo + - os mesmos da D500 D850.

Sistema de foco já está bom, e tende à evoluir rápido, nesse tempo eu ainda nem troquei de equipamento, vou usando tranquilamente o meu e alugando outros para testar, o próximo vai ser R6.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 10:48:11
Minhas razões para ter escolhido Nikon era câmera sem filtro AA, algumas lentes e esquema de botões.
Para mim Canon sempre teve foco mais rápido que Nikon principalmente em tele, por exemplo 100-400L IS II com TC 1.4 III ainda é muito rápido, 100mm 2.8L muito mais rápida que Nikon 105mm 2.8 vr.

Agora à Canon diz que tem uma tecnologia que tem mesmo efeito de um sensor sem filtro AA, ainda não achei comparação ou testes, isso me fez pensar mais nela ainda mais que aparentemente vai lançar mais teles boas.

Só queria que Nikon ou Canon tivesse pixel shift, um sincronismo melhor para flash, e mais botões no corpo + - os mesmos da D500 D850.

Sistema de foco já está bom, e tende à evoluir rápido, nesse tempo eu ainda nem troquei de equipamento, vou usando tranquilamente o meu e alugando outros para testar, o próximo vai ser R6.

As ultimas câmeras tem um filtro AA que eles chamam de mais fraco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 17:50:29
ok,

Suponhamos que vc tem 6mil USD para comprar uma câmera para esportes.

Regra 1: Você só tem as tabelas abaixo para se basear.

Regra 2: Você vai usar cartões CF EXPRESS, porque uma vez que a câmera é 6mil USD, vc não vai economizar em cartão.

Então,
Sabendo que as duas opções abaixo aceitam CF EXPRESS, qual das duas opções, abaixo, vc escolhe:

Não sei qual resposta você espera, mas vamos lá: eu escolheria a segunda câmera, pelas suas regras.

Porém eu nunca gastaria 6 mil USD em uma câmera somente baseado nestas tabelas. Não creio que alguém gastaria. Ainda assim, estamos falando de equipamento relativamente caro que pode não satisfazer à expectativa do cliente, não é? Pois é, uma historinha não relacionada com câmeras: eu já comprei uma bicicleta por pouco menos que isso (com imposto saiu a quase 5 mil USD). Usei uma vez, não gostei. O que fiz? Devolvi e comprei outra. Entendo que no Brasil isso por vezes é um problema, pois o vendedor pode não querer aceitar, ou pode cobrar uma multa de reestocagem. Mas onde essas câmeras vendem bem, é comum comprar e devolver se não gostar.

Fato é que, se há uma fatia do mercado com opções relativamente novas, é segmento profissional. Temos Nikon D6 e Canon 1DX Mkiii, e temos Nikon Z9, Canon R3 e Sony A1. Creio que se nenhuma opção satisfizer o cliente, aí pode ser problema do cliente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 17:53:21
NPois é, uma historinha não relacionada com câmeras: eu já comprei uma bicicleta por pouco menos que isso (com imposto saiu a quase 5 mil USD). Usei uma vez, não gostei. O que fiz? Devolvi e comprei outra. Entendo que no Brasil isso por vezes é um problema, pois o vendedor pode não querer aceitar, ou pode cobrar uma multa de reestocagem. Mas onde essas câmeras vendem bem, é comum comprar e devolver se não gostar.

Fato é que, se há uma fatia do mercado com opções relativamente novas, é segmento profissional. Temos Nikon D6 e Canon 1DX Mkiii, e temos Nikon Z9, Canon R3 e Sony A1. Creio que se nenhuma opção satisfizer o cliente, aí pode ser problema do cliente.
Isso é muito bom aí nos EUA!
Mas me diga Felipe, as câmeras que são devolvidas eles vendem como usadas daí?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 18:40:38
Isso é muito bom aí nos EUA!
Mas me diga Felipe, as câmeras que são devolvidas eles vendem como usadas daí?

Varia. Tem câmera vendida como "open box", "renovada", etc. Tem casos em que, pra devolver, tem que aceitar um valor um pouco menor, a título de multa. No caso da minha bicicleta, trocaram as rodas e bola pra frente, mas a bicicleta estava intacta. Mas já teve caso em que recebi produto que aparentava usado, mas comprei como novo. Nunca esquentei, pois nunca tive problema com o produto.

A Amazon normalmente devolve o valor total. Mas se abusar, é expulso da Amazon.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2022, 18:42:01 por felipemendes »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2022, 19:23:02
Aqui no Brasil comprando pela internet você pode devolver qualquer produto dentro de uma semana caso se arrependa.
Amazon, Mercado Livre, Mag Luiza, Americanas, etc, todos aplicam essa política. Se não me engano é lei.
Nessas citadas nem o frete de devolução você precisa pagar, mas algumas outras na internet cobram pela devolução.

Toda loja online aqui precisa adicionar a política de devolução no site com todos os detalhes.
Geralmente fica no rodapé.

Sobre o que fazem com esses produtos, algumas criam um outlet com esses produtos.
No caso do grupo Americanas o outlet deles é o SouBarato.
Canon também tem a parte deles de produtos assim no site.

Já algumas lojas vendem pra empresas terceiras a preço de custo.
Em São Paulo tem altos galpões de produtos desse tipo abertos pra varejo.