Autor Tópico: relatos de problemas para refocar no primeiro plano usando mirrorless  (Lida 2608 vezes)

Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Visto que tem sido relatado um problema intrinseco das mirrorless, sugiro aos membros interessados que possuem esse tipo de equipamento, que relatem suas experiencias e o modo como driblam o problema, de acordo com o contexto que utilizam. (Fotografia de casamentos, fotografia de animais, esportes, ensaios, etc...) E natural e saudavel  sejam expressas emocoes. mas seria colaborativo que as insatisfacoes nao atingissem pessoalmente nenhum membro do forum. Assim sendo poderia se formar um espaco de ajuda, focado na informacao, em que todos poderiam aprender. Por favor, vamos prestar atencao no modo de ser de cada um, e tentar inteagir adequadamente. ( errei nisso feio) A fotografia e um mundo que abrange diversas areas e modos de ser. Algumas pessoas sao mais serias, outras irreverentes.  Tudo isso e muito bom. Nenhum dos extremos criara uma atmosfera produtiva. Eu sugiro apenas relatar, sem perder muito tempo, sem provocacoes, sendo bem pratico.  Assim sendo, acho que seria um recado bem mais bacana. Infelizmente, eu nao tenho muito o que relatar.

Se o topico nao for do interesse de ninguem, me desculpem pelo incomodo e exagero.
Tenham um bom dia e aproveitem suas cameras.  :snack:

https://www.youtube.com/watch?v=-H-g8odE2v0   
Nikon Z9

https://www.youtube.com/watch?v=dbnwmFKF8ow
Canon R5


Copiei as regras de conduta para dar uma forca ao topico.

REGRAS DE CONDUTA

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.

2.2. É proibido qualquer tipo de ato de preconceito.

2.3. É permitida e encorajada a discordância entre os membros, desde que seja observada a regra 2.1..

2.4. Assuntos pessoais e divergências entre os membros devem ser tratados através de mensagens privadas.
   2.4.1. Tópicos que façam referência a divergências entre membros da comunidade poderão ser trancados, editados, ou apagados pela moderação sem aviso prévio.

2.5. As postagens devem ser feitas com bom senso, evitando a criação de conflitos desnecessários e a quebra nas normas sociais de conduta e etiqueta.
« Última modificação: 10 de Março de 2022, 15:38:16 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2022, 16:03:23
Boa iniciativa, Leo.

Meu relato: sim, as ML por vezes querem focar no fundo. Se você quer fotografar uma bolha de sabão contra um fundo conturbado, pode ser um problema, pois o contraste da bolha é bem sutil. Mas coisas em movimento em geral funcionam bem. Na grande maioria dos casos, pra mim basta focar em algo próximo, e depois o foco vai bem no objeto que queremos fotografar. Ou se pode mexer no ponto de foco pra ir lá (assumindo ponto único), ou foca e reenquadra. Um videozinho que acabei de fazer (o verde é onde estou apertando o botão):

 
As MLs não se comportam como DSLRs. O jeito de fotografar é diferente. Pra mim, caiu como uma luva.
« Última modificação: 10 de Março de 2022, 16:04:21 por felipemendes »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2022, 17:21:07
Boa iniciativa, Leo.

Meu relato: sim, as ML por vezes querem focar no fundo. Se você quer fotografar uma bolha de sabão contra um fundo conturbado, pode ser um problema, pois o contraste da bolha é bem sutil. Mas coisas em movimento em geral funcionam bem. Na grande maioria dos casos, pra mim basta focar em algo próximo, e depois o foco vai bem no objeto que queremos fotografar. Ou se pode mexer no ponto de foco pra ir lá (assumindo ponto único), ou foca e reenquadra. Um videozinho que acabei de fazer (o verde é onde estou apertando o botão):

 
As MLs não se comportam como DSLRs. O jeito de fotografar é diferente. Pra mim, caiu como uma luva.

Obrigado Felipe pelo seu depoimento. O problema pega pelo visto com fotografia posada e baixo contraste, ou? 

   


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2022, 17:25:30
Podemos juntar os tópicos ??

Por enquanto, não.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2022, 17:27:26
Gentileza concentrar o tópico com informação e não bla bla bla

 :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2022, 17:31:52 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2022, 17:35:04
Até o um dos dois videos que ele usa como referência é o mesmo que usamos no outro tópico...

Por enquanto não vejo motivo para juntar os 2 tópicos. Além disso, como você citou o outro, já tem a referência. :ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2022, 17:35:24
Obrigado pelo tema, Leonardo.

Caramba ! Então, já temos 2 videos no Youtube, acabei de falar que os "caras" iam chegar lá... já estão chegando...vamos ser jornal velho de novo... temos tentado falar sobre isso há seis anos mas os tópicos sempre foram rebatidos porque o povo entra para arregaçar e irritar até que se tranquem os mesmos.

Estavamos falando sobre esse tema aqui:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,141169.0.html


Podemos juntar os tópicos ??

Por nada Ernesto.
Agora querido, e hora dos consumidores relatarem o que estao vendo e espero que as empresas queiram ver alguma o que os clientes estao sentindo. Comecem a procurar mais informacoes. Tanto positivamente como negativamente se quiserem que o cliente compre mais.
A Adobe faz isso, nao faz? Entao..
Estamos saindo da proposta do topico.
Vamos ver o que outras pessoas tem a dizer.,
Abraco


 




« Última modificação: 10 de Março de 2022, 17:46:12 por Leonardo Tonin »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2022, 19:20:26
Obrigado Felipe pelo seu depoimento. O problema pega pelo visto com fotografia posada e baixo contraste, ou? 

Tem horas que eu tenho que brigar um pouco com o foco quando há baixo contraste em tudo que estou fotografando. No caso de um passarinho, se ele (ou algo no mesmo plano que ele) tiver um bom contraste, dificilmente o foco vai lá pro fundo. Só pega se o que eu quero fotografar for bem mais escuro que o fundo e bem pequeno. Mas, por exemplo, nessa foto, contra um fundo claro, a câmera seguiu o pássaro sem problemas:



Note que é uma montagem de somente três fotos de uma sequência de várias, e 100% estava em foco.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2022, 22:52:40

A intenção não é valorizar o sistema antigo sobre o novo. Até porque, na prática, só existe o novo.
A intenção é ajudar as pessoas a entenderem como trabalhar usando o sistema novo.



Exato, muito bom.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 10 de Março de 2022, 23:02:47
Eu não me considero talvez a pessoa mais apta pra falar disso pois não testei muitas câmeras e já fiz testes com algumas novas mirrorless. Há de se considerar algumas variáveis no processo, sendo

  • O foco das mirrorless até 2018/2019 era claramente inferior as DSLRs, de maneira geral
  • O bom das mirrorless em geral é que o sistema de foco pode ser atualizado via software, algo impossível na fotografia por DLSR (pelo menos no espelho)

Agora eu acho que há muitas aplicações e situações para se fazer foco automático parado ou contínuo. POr exemplo, já fotografei evento com A6300 e achei o foco contínuo dela muito excelente pra fotografar ação, não deixava quase nada a desejar pra uma DSLR .

As únicas dificuldades que tive pra fazer foco com mirrorless é pra fotografar objetos pequenos com um fundo muito claro ,  mesmo com bom contraste, pelo menos as câmeras testadas (EOS R, A6000, A6300) o sistema tinha uma certa dificuldade de encontrar o foco nas laterais perto do limite ... neste caso em algumas situações tinha que focar em algo perto ou usar a focalização manual com o focus peaking.
« Última modificação: 10 de Março de 2022, 23:04:03 por cheferson »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2022, 03:16:25
Eu não me considero talvez a pessoa mais apta pra falar disso pois não testei muitas câmeras e já fiz testes com algumas novas mirrorless. Há de se considerar algumas variáveis no processo, sendo



  • O foco das mirrorless até 2018/2019 era claramente inferior as DSLRs, de maneira geral
  • O bom das mirrorless em geral é que o sistema de foco pode ser atualizado via software, algo impossível na fotografia por DLSR (pelo menos no espelho)

Agora eu acho que há muitas aplicações e situações para se fazer foco automático parado ou contínuo. POr exemplo, já fotografei evento com A6300 e achei o foco contínuo dela muito excelente pra fotografar ação, não deixava quase nada a desejar pra uma DSLR .

As únicas dificuldades que tive pra fazer foco com mirrorless é pra fotografar objetos pequenos com um fundo muito claro ,  mesmo com bom contraste, pelo menos as câmeras testadas (EOS R, A6000, A6300) o sistema tinha uma certa dificuldade de encontrar o foco nas laterais perto do limite ... neste caso em algumas situações tinha que focar em algo perto ou usar a focalização manual com o focus peaking.

Certo Chefferson. Valeu! Me desculpe, só um detalhe.Esses objetos estavam próximos do primeiro plano ou estavam distantes ou tanto faz?




Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2022, 03:30:02
O Mike relatou um problema também. Espero que ele consiga resolver, ligue para a empresa, ou alguém  ajude porque eu se fosse ele ficaria incomodado. Eu insistiria educadamente em ajuda 
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 03:44:57 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2022, 05:04:33
Se a comunidade fotografica nao se unir, nao direcionar suas insatisfacoes para um comunicacao efetiva com as empresas, e ficar brigando entre si e a cominicacao na internet for pessima.  A consideracao que as empresas irao ter, pela comunicacao sera cada vez pior. Esse nao e um bom caminho para fotografos.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2022, 08:15:38
Sobre os dois videos, vejo dois problemas distintos.
O primeiro é utilizar lentes de terceiros, onde são geralmente back engineered pra fazer funcionar... tanto que depois ele muda pra lente do sistema RF e o problema some. Então garantia de foco sempre vai ser com lentes proprietárias.

O segundo é saber que o sistema não é o mesmo que DSLR e vai ser preciso se adaptar. É estranho, sim, mas no sistema antigo tinha tanta "manha" que precisava se fazer pra funcionar, que a ML entrega tanta coisa diferente e "pronta" no foco que facilitam que acostumou mal a galera.
Acho que esse problema vai ficar mais com os birders... eu nunca tive esse problema até pq a tele mais longa que tenho é uma 70-200 f4

Eu fotografo 90% do tempo pessoas, meu problema na ML é o sistema não manter o foco do rosto quando usando eye af da mesma pessoa e muitas vezes pular e ou pegar nuca das pessoas... de resto, nunca tive problema de não focar, nem na época da sony.
« Última modificação: 11 de Março de 2022, 08:26:01 por C. Ferrari »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2022, 08:55:31

O segundo é saber que o sistema não é o mesmo que DSLR e vai ser preciso se adaptar. É estranho, sim, mas no sistema antigo tinha tanta "manha" que precisava se fazer pra funcionar, que a ML entrega tanta coisa diferente e "pronta" no foco que facilitam que acostumou mal a galera.


Exatamente, não tem nada em ensaios e eventos que eu faça com ML que não seja mais fácil do que com DSLR.
A intervenção no AF se limita a corrigir o assunto selecionado automaticamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs