Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5259 vezes)

GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2022, 13:02:31
Boa tarde.

Se te serve de consolo, todas mirrorless me parecem ser iguais nesses pontos. Mudar de lente não me parece que ajudará em nada.

E usar a luz auxiliar de foco da camera no lugar da luz auxiliar de flash, é possível para insetos e objetos inanimados. Mas incomoda demais as pessoas e animais maiores. Geralmente as pessoas tendem a fechar um pouco os olhos ao vê-la. Incomoda muito.

Eu não sei como os profissionais de eventos tem feito para contornar as diferenças. Mas até eu, como amador, vejo que o modo de "trabalho" muda muito.

Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2022, 13:13:27

Isso que citou na Nikon você deve apertar o botão ok, o qual abre um quadrado e coloca sobre a pessoa e depois recompõe.

Sério? se fizer sem apertar o ok, o foco sai se recompor?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2022, 13:32:35
Sério? se fizer sem apertar o ok, o foco sai se recompor?
Vange, vamos ver se estamos falando a mesma língua.

Veja se é isso, no minuto 10:25

« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 13:33:57 por YP »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2022, 13:58:14
Vange, vamos ver se estamos falando a mesma língua.

Veja se é isso, no minuto 10:25


Sim e não rsrsrs

Em 10:25 ele fala como habilitar uma caixa de rastreio dentro do modo Auto AF, que é esse modo do sensor todo.
Até funcionaria sim.

Mas o que eu descrevi parece que é o 3d tracking da Z9.....
Que como estou usando a M6 mark II.
https://onlinemanual.nikonimglib.com/z9/en/05_shooting_settings_02.html

Edit, a Z6 tem outro modo parecido mesmo:

Wide Area Large Face Detect:  This mode is just amazing, especially after the recent firmware update.  In the viewfinder you will see a large square…put your subject in that and a small yellow box will lock onto the eye of your subject.  This is a completely new mode from mirrorless, and it works great.  If you are shooting portraits, give this a try.  This is one of the reasons we bought a Z6II.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 14:08:29 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2022, 17:00:12
Veja Lizandro que eu enfrentei esses problemas que citou à luz do dia com a Z5, aí testei a Z6 II e praticamente foi perfeita na mesma situação.
Como já citei, vendi a Z5 pouco tempo depois e ainda estou com a D750 pra variar rsrs.
Estou vendo como vai as coisas, fiquei na dúvida de pegar uma Z6 II pois sei que os problemas de foco melhoraram de fato no lançamento do Expeed 7 na Z9.

O foco com as lentes Z é mais rápido, mas esses probleminhas de inconsistência é difícil afirmar que resolve 100%.

Agradeço compartilhar sua experiência, pelo que notei sempre haverá algum ponto negativo de toda câmera que utilizarmos. Porém, esse da Z6 me surpreendeu.

Agora resta ouvir a experiência dos amigos com a z9 e ver se realmente solucionaram seus problemas ou se continua. Estive passando pela cabeça em vender a z6ii e pegar outra d750, mas não sei se compensa... acho que vou sossegar por enquanto.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2022, 17:02:52
"A AF com pouca luz agora funciona até -6 EV com uma objetiva f/2 (ou mais luminosa). Poderá focar até com a luz da lua minguante."

Frase do marketing da nikon  rsrsr



Para pessoas eu usaria esse modo, wide com rastreio de rosto.
Mesma ideia do focar e recompor, colocar o rosto da pessoa na caixa e apertar o obturador para travar o foco.
A vantagem comparada com dlsr é poder recompor a vontade.

Eu evitaria usar os 03 últimos modos, em que a câmera vasculha a tela toda.

Então, eu não digo que é um marketing mentiroso, porque ela realmente foca muito bem, porém ela precisa ter pelo menos um pontinho de luz bem identificável na foto. Esse final de semana eu fiz um ensaio de noivos, estava um breu total, a noiva levou uma daquelas fitinhas de led e a bendita cravou o foco em 1.4 na minha 85 da sigma, sem reclamar. Focou e ficou excelente, vai entender. Ai na festa que tinha uma luz bem difusa, ela teve uma dificuldade imensa. Vou até postar as fotos pra vocês verem o resultado.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2022, 17:04:17
É uma boa idéia, existe a 24 1.8.
Mas essa 1.4 aí...

O problema é arriscar e depois continuar rsrs
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2022, 17:05:28
Boa tarde.

Se te serve de consolo, todas mirrorless me parecem ser iguais nesses pontos. Mudar de lente não me parece que ajudará em nada.

E usar a luz auxiliar de foco da camera no lugar da luz auxiliar de flash, é possível para insetos e objetos inanimados. Mas incomoda demais as pessoas e animais maiores. Geralmente as pessoas tendem a fechar um pouco os olhos ao vê-la. Incomoda muito.

Eu não sei como os profissionais de eventos tem feito para contornar as diferenças. Mas até eu, como amador, vejo que o modo de "trabalho" muda muito.

Exato amigo, é a mesma dificuldade. Como eu trabalho exclusivamente com o evento, notei esse deslize da câmera, visto que a d750 que é bem mais antiga nunca me deixou na mão em qualquer outra situação. Imaginei que por ser um projeto mais novo seria ainda melhor, mas não.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Setembro de 2022, 18:39:31
Voce calibrou sua lente 24?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2022, 18:53:29
Voce calibrou sua lente 24?

Mirrorless não tem calibração.
E se calibrou, o ajuste ficou na dslr.
Ou a Nikon tem dock?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2022, 18:59:39
Mirrorless não tem calibração.
E se calibrou, o ajuste ficou na dslr.
Ou a Nikon tem dock?
Não tem.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2022, 19:04:02
Mirrorless não tem calibração.
E se calibrou, o ajuste ficou na dslr.
Ou a Nikon tem dock?

A z 6 tem microajuste. No menu.
Os valores geralmente são menores que nas dslr.... Eu testaria, pois esse papo do foco quando está perto erra mais está esquisito.



« Última modificação: 06 de Setembro de 2022, 19:04:37 por Leonardo Tonin »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #27 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:05:08
A z 6 tem microajuste. No menu.
Os valores geralmente são menores que nas dslr.... Eu testaria, pois esse papo do foco quando está perto erra mais está esquisito.

Então, foi o que eu notei. Se quiser, eu posso postar uma foto do momento em que quando a pessoa se aproximou eu fui fazendo uma sequencia de fotos focando e quanto mais perto ficou, menos focada ela estava.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #28 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:06:00
Voce calibrou sua lente 24?

A 24mm dispensa comentários né irmão, ela nunca me deixou na mão na d750, e eu faço o making of com a d750 com a 24 e depois uso a 24 na z6 pra festa. E ela errou muito na festa
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:10:50
Dei uma pesquisada rápida e o consenso é que esse micro ajuste das Z é de questionável utilidade.
Recomendável nem mexer.

Uma pessoa caminhando em direção a câmera pode ser culpa do AF C não acompanhar e não necessariamente a lente precisar de ajuste.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs