Autor Tópico: Melhor Ponto de Foco da Nikon Z6II  (Lida 5260 vezes)

Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #30 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:13:06
Dei uma pesquisada rápida e o consenso é que esse micro ajuste das Z é de questionável utilidade.
Recomendável nem mexer.

Uma pessoa caminhando em direção a câmera pode ser culpa do AF C não acompanhar e não necessariamente a lente precisar de ajuste.

Então, no caso tipo, o que eu estou notando é uma diferença imensa no modo de focagem da Z6 para a D750... tenho mantido o mesmo modo de trabalho e na Z6II está difícil adaptar os modos de foco, entendem?

Creio que utilizando o modo que discutimos acima, sobre usar o tal quadradinho mágico que persegue o assunto, resolva. Mas é teste. 
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:26:25
Esse micro ajuste não sei o porque de fato existe...

Enfim, o problema é o sistema de foco em baixa luz. A Z9 quase conseguiu resolver totalmente isso.

O jeito é esperar a terceira geração ou mudar de marca.
Estou mais no aguardo, enquanto isso a D750 dá conta do recado


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #32 Online: 06 de Setembro de 2022, 20:31:22
Vou postar pra vocês aqui, o mesmo momento com alguma diferença de um passo pra trás:





deixando bem claro que NÃO É BACK FOCUS, ela fica procurando o foco, ai dei um passo pra trás e ela conseguiu focar. Esse provavelmente foi o modo Wide

logo abaixo, outro exemplo: Esse a câmera ficou birutinha procurando o foco e no visor eu via que não estava focado. Ai mudando o modo de foco e tentando novamente ela acertou. Esse provavelmente eu estava usando o modo que rastreia o rosto, buscando olhos. Percebam que na primeira foto, o fundo ficou focado, na segunda, ficou tudo certinho.




São os mesmos momentos, que a Z6II buscou muito o foco e falhou diversas vezes.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #33 Online: 07 de Setembro de 2022, 01:07:26
Então, no caso tipo, o que eu estou notando é uma diferença imensa no modo de focagem da Z6 para a D750... tenho mantido o mesmo modo de trabalho e na Z6II está difícil adaptar os modos de foco, entendem?

Creio que utilizando o modo que discutimos acima, sobre usar o tal quadradinho mágico que persegue o assunto, resolva. Mas é teste.

Vejo muita gente esperando um comportamento das ML 100% equivalente a um comportamento DSLR. Não é, até porque as DSLRs não têm os refinamentos que as ML têm.

Veja este tópico, a partir deste ponto:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136241.msg1478252.html#msg1478252

O Mike tamém teve problemas em condições similares às suas, mas com uma Canon RP. Também em caso de fundo com luz mais forte que o assunto principal.

Minha câmera tem um modo que prioriza o foco no assunto que está na frente. Não sei se a Z6II tem isso, mas se tiver, ajuda bastante. Já vi melhora também aumentando o tamanho do ponto de foco que eu quero usar. Sim, pode ser que se tenha que colocar o ponto de foco manualmente onde se quer. Mas aí não falha. E minha câmera é uma Fuji de 2018.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 07 de Setembro de 2022, 01:41:52
Eu só estava tentando encontrar uma solução mais barata. Visto que é uma lente adaptada, pensei que poderia ter algum desalinhamento entre a distância do sensor,  talvez na própria câmera  Mas se o expeed 7 resolve, então está de boa. Basta aceitar os poucos defeitos que tem. Essa lente é legal , melhor que o pequeno problema seja mesmo o processador.  :ok:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2022, 01:55:22 por Leonardo Tonin »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 07 de Setembro de 2022, 02:38:15
Vou fazer minhas coisas.
Boa sorte. :snack:
« Última modificação: 07 de Setembro de 2022, 02:40:52 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #36 Online: 07 de Setembro de 2022, 06:57:00
Vou postar pra vocês aqui, o mesmo momento com alguma diferença de um passo pra trás:





deixando bem claro que NÃO É BACK FOCUS, ela fica procurando o foco, ai dei um passo pra trás e ela conseguiu focar. Esse provavelmente foi o modo Wide

logo abaixo, outro exemplo: Esse a câmera ficou birutinha procurando o foco e no visor eu via que não estava focado. Ai mudando o modo de foco e tentando novamente ela acertou. Esse provavelmente eu estava usando o modo que rastreia o rosto, buscando olhos. Percebam que na primeira foto, o fundo ficou focado, na segunda, ficou tudo certinho.




São os mesmos momentos, que a Z6II buscou muito o foco e falhou diversas vezes.

Entendi, me parece uma cena bem tranquila pra camera focar....
Você está no firmware mais novo?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 07 de Setembro de 2022, 07:28:07
https://www.dpreview.com/forums/thread/4532545

Encontrei vários tópicos com pessoas relatando o mesmo problema.

O consenso é falta de contraste.

Uma das soluções é usar aquela caixa de rastreio mesmo.
E evitar usar af C para assuntos estáticos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:18:32
O ideal seria usar AF-S mesmo. Tem um acerto melhor nessas condições.

Na Z5 quando notei os erros no AF-C coloquei em AF-S e deu uma boa melhorada.

Faça o teste se possível no próximo evento Lizandro.

Edit
No último firmware foi corrigido algo sobre focar no fundo.
Atualize a câmera.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2022, 11:25:54 por YP »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #39 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:33:19
Vejo muita gente esperando um comportamento das ML 100% equivalente a um comportamento DSLR. Não é, até porque as DSLRs não têm os refinamentos que as ML têm.

Veja este tópico, a partir deste ponto:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136241.msg1478252.html#msg1478252

O Mike tamém teve problemas em condições similares às suas, mas com uma Canon RP. Também em caso de fundo com luz mais forte que o assunto principal.

Minha câmera tem um modo que prioriza o foco no assunto que está na frente. Não sei se a Z6II tem isso, mas se tiver, ajuda bastante. Já vi melhora também aumentando o tamanho do ponto de foco que eu quero usar. Sim, pode ser que se tenha que colocar o ponto de foco manualmente onde se quer. Mas aí não falha. E minha câmera é uma Fuji de 2018.

agradeço a resposta amigo Felipe, é justamente isso que eu queria, ver as possibilidades e que no futuro, alguém buscar sobre esse assunto, encontre o tópico e veja que não está sozinho.

Vou procurar o firmware novo e ver se resolve.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #40 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:35:31
Entendi, me parece uma cena bem tranquila pra camera focar....
Você está no firmware mais novo?

Então, a minha insatisfação é isso, porque em determinados momentos com iluminação muito pior, ela conseguiu focar e cravar (Pasme) em 1.4.

Mas pelo que eu entendi é questão de contraste mesmo, creio que possa ser solucionado com um firmware novo, mais pra frente.

Estou nesse momento pesquisando aqui sobre atualização, visto que já atualizei ela uma vez apenas.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #41 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:36:21
https://www.dpreview.com/forums/thread/4532545

Encontrei vários tópicos com pessoas relatando o mesmo problema.

O consenso é falta de contraste.

Uma das soluções é usar aquela caixa de rastreio mesmo.
E evitar usar af C para assuntos estáticos.

então, o bom do fórum é isso, trocar informações pra que num futuro alguém que passe pelo problema já veja que discutimos sobre e realmente não é algo da cabeça da pessoa.

A dica do AF-C anotada.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #42 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:37:50
O ideal seria usar AF-S mesmo. Tem um acerto melhor nessas condições.

Na Z5 quando notei os erros no AF-C coloquei em AF-S e deu uma boa melhorada.

Faça o teste se possível no próximo evento Lizandro.

Edit
No último firmware foi corrigido algo sobre focar no fundo.
Atualize a câmera.

Vou usar esse modo de focagem, e ver no que resultará.

Acabei de olhar aqui, a câmera está atualizada sim... achei que poderia ter saído um novo firmware, mas no site consta ainda o 1.4, já está nela.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 07 de Setembro de 2022, 11:49:28
Uma dica.

Se tem dúvida de qual modo de foco estava na foto que tirou, instale o View NX ou Capture NX que identifica.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #44 Online: 07 de Setembro de 2022, 12:48:32
Uma dica.

Se tem dúvida de qual modo de foco estava na foto que tirou, instale o View NX ou Capture NX que identifica.

Cara, fantástico isso! Não sabia que tinha como olhar pelo soft, vou olhar agora!

Valeu pela dica
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."