Autor Tópico: Canon EFS 18-135mm num 5d MK ii ?  (Lida 1860 vezes)

Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Online: 17 de Outubro de 2022, 14:35:43
Boa tarde. Estava vendo aqui a possibilidade de adaptar uma lente EFS 18-135mm (cropada) numa full frame 5D MK II, já que a minha 24-105mm está a manutenção. Procurei na net por algum adaptador e não encontrei. Mas no youtube tem um cara que me parece ter removido uma peça plástica traseira que faz a lente encaixar e funcionar. Ele testa numa mirrorless e numa 5D MK ii. O vídeo está em inglês, mas dá para colocar as legendas.

Alguém conhece e já fez esse procedimento?  :shock:




Segue o vídeo:

Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2022, 14:39:39
Ah, esqueci de comentar que com na mirroless está com um acessório entre a câmera e a lente. Já na 5D MK ii parece ter ido direto. Mesmo vendo as legendas traduzidas, fico um pouco confuso para ententer... :aua:
Deus seja sempre louvado.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2022, 14:48:32
Se sua lente for essa do video, versão USM, é só puxar e ser feliz.
Outras lentes talvez seja mais duro de sair.

E efs com mount de plastico precisa serrar ou substituir o fundo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2022, 17:32:16
Salve... então aqui no BR o Lucato ML vendia essa peça.
Basicamente é um bocal de metal (várias lentes do kit o bocal é de plástico), aí basta somente soltar uns 4 parafusos e trocar.
Eu usei na EF-S 10-18, que permitia ela funcionar na Full frame e de bônus ganhava 5mm na ponta grande angular.
Essa lente tem o recorte equivalente a uma 16-29mm no full frame. Só que devido à sobrinha de vidro que tinha, dava pra conseguir puxar até 13mm e enquadrar, ficando com uma vinheta preta nos cantinhos... que dava para recuperar no LR/PS, ou clonando ou esticando um pouquinho.

O ponto ruim é que muitas lentes (principalmente grande angular) tem o problema de se estender pra fora do bocal. Nas Full frames da Canon o espelho é maior e pode atingir a lente caso ela esteja estendida. Aí é importante ficar atento para não deixar a lente recolhida por conta disso. Rola um papo de gente que fez isso e acabou descolando ou até quebrando o espelho.
Ouvi também que tem alguns modelos que tem um sisteminha poka-yoke que quando ativado não deixa a lente recolher pra fora.
Na minha opinião acho que vale a pena tentar.
A 18-135 eu não lembro o quanto era aproveitável, mas lembro que a 18-55 dava pra usar de 40 até 55mm.



O Lucato é esse vendedor aqui. Muito atencioso...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1834709568-conversor-lente-efs-para-ef-so-canon-efs-10-18mm-leia-n2-_JM?matt_tool=45166685&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413622&matt_ad_group_id=125984289797&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956443&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=549153885&matt_product_id=MLB1834709568&matt_product_partition_id=1700982371197&matt_target_id=aud-1457490208788:pla-1700982371197

No Aliexpress dá pra achar bem mais em conta.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2022, 17:41:29
Se sua lente for essa do video, versão USM, é só puxar e ser feliz.
Outras lentes talvez seja mais duro de sair.

E efs com mount de plastico precisa serrar ou substituir o fundo.

Verifiquei aqui, mais a minha não é Nano USM .. é só USM.
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2022, 17:46:15
Salve... então aqui no BR o Lucato ML vendia essa peça.
Basicamente é um bocal de metal (várias lentes do kit o bocal é de plástico), aí basta somente soltar uns 4 parafusos e trocar.
Eu usei na EF-S 10-18, que permitia ela funcionar na Full frame e de bônus ganhava 5mm na ponta grande angular.
Essa lente tem o recorte equivalente a uma 16-29mm no full frame. Só que devido à sobrinha de vidro que tinha, dava pra conseguir puxar até 13mm e enquadrar, ficando com uma vinheta preta nos cantinhos... que dava para recuperar no LR/PS, ou clonando ou esticando um pouquinho.

O ponto ruim é que muitas lentes (principalmente grande angular) tem o problema de se estender pra fora do bocal. Nas Full frames da Canon o espelho é maior e pode atingir a lente caso ela esteja estendida. Aí é importante ficar atento para não deixar a lente recolhida por conta disso. Rola um papo de gente que fez isso e acabou descolando ou até quebrando o espelho.
Ouvi também que tem alguns modelos que tem um sisteminha poka-yoke que quando ativado não deixa a lente recolher pra fora.
Na minha opinião acho que vale a pena tentar.
A 18-135 eu não lembro o quanto era aproveitável, mas lembro que a 18-55 dava pra usar de 40 até 55mm.



O Lucato é esse vendedor aqui. Muito atencioso...
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1834709568-conversor-lente-efs-para-ef-so-canon-efs-10-18mm-leia-n2-_JM?matt_tool=45166685&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=14303413622&matt_ad_group_id=125984289797&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=539354956443&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=549153885&matt_product_id=MLB1834709568&matt_product_partition_id=1700982371197&matt_target_id=aud-1457490208788:pla-1700982371197

No Aliexpress dá pra achar bem mais em conta.

Entendi, meu nobre. Mas minhas pesquisas vi até esse Lucato, mas o adaptador que ele tem é este da 10-18mm.

Então se eu conseguir acoplar a lente 18-135mm na 5D MKii eu não poderei usar em grande angular? Com o risco de quebrar o espelho?
Deus seja sempre louvado.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2022, 18:03:23
Eu jamais pagaria quase 500 conto nessa gambiarra aí rs

Melhor você pegar emprestado uma lente enquanto a sua fica pronta e deu.
Ou até mesmo um corpo crop para usar essa lente que tem aí.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2022, 18:09:57
Entendi, meu nobre. Mas minhas pesquisas vi até esse Lucato, mas o adaptador que ele tem é este da 10-18mm.

Então se eu conseguir acoplar a lente 18-135mm na 5D MKii eu não poderei usar em grande angular? Com o risco de quebrar o espelho?

Então, manda mensagem para ele e pergunta se ele por acaso não tem a baioneta para o seu modelo. Ele é bem atencioso e costumava ter várias opções.

Quanto à questão de adaptar, acho difícil essa lente passar de 40mm sem dar vinheta.
O cara que tá no vídeo (O Zeek) é film-maker... ele faz um monte de gambiarra para funcionar. Primeiro que ele usa uma EOS M (APSC), com Magic Lantern. Aí ele coloca um SpeedBooster (redutor focal) para abrir mais a lente (quase transforma em Full Frame). O Speedbooster abaixa o crop da APSC de 1,6x para 1,1x. Além disso, filmes usam outra proporção que é 16:9, que é mais "retangular", enquanto foto é 3:2 (mais quadrado), com essa proporção retangular a vinheta não fica no quadro.
E mais outra coisa é que ele usa um modo que é desbloqueado pelo Magic Lantern, que faz a EOS M gravar em 4k ou 2,5k em RAW. Só que neste modo a câmera usa só o miolinho do sensor e usa uma proporção bem diferenciada (acho que 2,3:1) que é aquela de tela de cinema. Aí ele consegue sair mais ainda da vinheta, mas pra foto mesmo na proporção original do sensor irá ficar um circulo preto até quase os terços da imagem.



Dá até pra usar, mas no LR tens que criar um Preset já recortando a parte vinhetada.
Em resumo, para foto, o que vai ser efetivo mesmo é usar entre 40-135.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2022, 18:10:51
Eu jamais pagaria quase 500 conto nessa gambiarra aí rs

Melhor você pegar emprestado uma lente enquanto a sua fica pronta e deu.
Ou até mesmo um corpo crop para usar essa lente que tem aí.

subiu pra caramba o preço... acho que paguei na época uns R$250,00.
Fotógrafo oficial Foco Radical


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2022, 18:24:48
Se sua lente for essa do video, versão USM, é só puxar e ser feliz.
Outras lentes talvez seja mais duro de sair.

E efs com mount de plastico precisa serrar ou substituir o fundo.




Só enfiar o dedo ali e puxar, sai o cinzinha?

Se não resolver, é só meter uma faca quente nessa protuberância aí, faz um acabamento caprichadinho e vrau.

Gastar dinheiro não, rsrsrs.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2022, 19:19:55



Só enfiar o dedo ali e puxar, sai o cinzinha?

Se não resolver, é só meter uma faca quente nessa protuberância aí, faz um acabamento caprichadinho e vrau.

Gastar dinheiro não, rsrsrs.

Exato, no máximo um alicate com cuidado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2022, 19:37:18
Cara, sinceramente falando, será que compensa toda essa gambiarra pra no final usar a lente de sensor APSC num Fullframe , cheio de vinhetas? Pesquiado com calma, você consegue encontrar algumas lentes com range equivalente a 18-135 do Fullframe, como por exemplo, a 24-85 EF (que é uma lente ótima e até desconhecida por alguns) ou a 28-105 3.5 - 4.5 . Acho que essas gambiarras, de forma geral, não compensam.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2022, 20:05:11
Gente, é puxar uma peça de plástico, ele vai gastar 0 reais porque já tem a lente.

Aí quando a 24 105 ficar pronta, ele volta a peça de plástico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2022, 08:26:21
Se sua lente for essa do video, versão USM, é só puxar e ser feliz.
Outras lentes talvez seja mais duro de sair.

E efs com mount de plastico precisa serrar ou substituir o fundo.

Valeu. Tentei puxar, mas não deu muito certo! Tá ruim! Deixei quieto!
 A minte lente 24-105mm já veio da assitência.  :clap:
Deus seja sempre louvado.


Diel Fotografia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 230
  • Sexo: Masculino
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2022, 08:29:07
Eu jamais pagaria quase 500 conto nessa gambiarra aí rs

Melhor você pegar emprestado uma lente enquanto a sua fica pronta e deu.
Ou até mesmo um corpo crop para usar essa lente que tem aí.

Eu tenho a Canon T5 também. E a minha lente chegou da assistência ontem :ok:
Deus seja sempre louvado.