Autor Tópico: Primeiras impressões EOS R10 - Spoiler: Frustrado com o Buffer  (Lida 3806 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 24 de Novembro de 2022, 16:12:56
Chegou ontem minha EOS R10 que peguei na promoção do Aliexpress.
A idéia é unificar tudo para RF aqui. Vou me desfazer das outras câmeras e ficar com uma Crop e uma FF RF. Possivelmente vai ser uma EOS R e a R10.

Os Chineses mandaram rapidamente, veio bem embalada, porém sem manuais (não faço questão). Desta vez declararam como "Mirrorless Camera System - $10". Passou sem tributação e demorou no total 18 dias desde a compra.

A câmera é uma versão aprimorada da M50. Tem mais Dials e mais botões de atalhos.
O corpo é bem similar ao da RP, sendo ligeiramente mais estreito. Usa a mesma Bateria da RP (ótimo por não ter que ficar gerenciando várias baterias).
Em questão de tecnologia, a R10 dá um banho na RP. Os menus tem muito mais funções ativadas que a RP não tem. Funciona por exemplo o foco no 4k, tem modo zebras no modo vídeo (deveria ter também no modo foto na minha opinião). Tem o menu dedicado da parte de focalização e seus ajustes. O modo de cortina eletrônica agora ativa decentemente (na RP era somente gimmick, só funcionava no modo automático).
Ela tem o joystick que permite navegar e modificar a focalização, coisa que não tem na RP.
Os botões da R10 são um pouco menores do que os da RP. Ainda estou me acostumando a usar.

Uma coisa que achei que iria ter na R10 que todas as câmeras anteriores da Canon tinham, mas que acabou desde as Mirrorless são os modos de RAW com menos resolução (na 70D e 6D temos o M(RAW) e o S(RAW). Eu gostava pois muito do que uso tem saída para internet, com resolução 4k =~ 8MP. Um Raw menor assim me poupa muito espaço e agiliza meu Workflow.
Como a RP tem o modo Crop 1,6x, achei que a R10 também teria algo equivalente, tipo 12MP, ou modo MFT 2x... Não tem, mas tem como colocar uns overlays (camadas) para ver a foto em outras proporções (eu uso bastante 4:5 p/ instagram), só que tem o trabalho de recortar depois.

Uma coisa que eu fiquei preocupado no começo era que o Touch não estava funcionando. Pensei nossa já veio com defeito, China... Me lasquei! Mas na verdade estava desativado de fábrica no menu, Mudei e tudo funcionou como esperado.

Agora uma coisa que estou preocupado: o Buffer dela está muito estranho.
Eu tenho ideias de usar ela pra fazer fotos de corrida. Esse tipo de evento desgasta demais a câmera.... Numa corrida vão facilmente 5mil cliques. Se pensar que a câmera é feita pra durar 100 (td bem que sempre passa bem disso), o cara que fotografa todo fds, não tem câmera nem para 1 ano.
Aqui a R10 tem uma vantagem clara: possuir como usar 1a cortina mecânica ou eletrônica, ou totalmente eletrônica. Acontece um pouco de Rolling Shutter no modo eletrônico, mas para esse tipo de foto não acho que irá atrapalhar. Se precisar fazer panning, ou capturar algo com mais velocidade, basta utilizar a cortina mecânica e estamos bem resolvidos aqui.
A R10 tem uma metralhada absurda. Faz 15 fotos por segundo no modo cortina mecânica e 20 no modo eletrônico. Esse modo eletrônico deve salvar muita bateria imagino eu.
Os problemas começam com esse modo de rajada. Coloquei cortina eletrônica, modo Drive "High Speed Continuous +" e deixei somente para capturar em JPEG M (o mais leve)... Cada arquivo fica com 530kb em média. A câmera mostra que tem 55 capturas até zerar o Buffer. Faço uma rajada rápida de 5 (mostra 50), depois outra de 5 (45), mais uma (40), e na quarta que deveria mostrar 35 ela tranca. Aí fica com a palavra Busy na tela por muuuito tempo (uns 40 segundos). Se estivesse usando aqueles cartõeszinhos SD da década de 2000 que eram classe 4 eu até entenderia, mas não... Estou usando cartões originais de Marcas boas: Lexar e Sandisk de 95mb/s, Sandisk de 80 mb/s.
O que é estranho foi que ontem uma certa hora chegou a funcionar normalmente, consegui deixar clicando direto por uns 30 segundos até que deu alguns engasgos, mas nos engasgos ela ainda ficava com a velocidade da rajada da 60D.
Não acho que seja problema no cartão pois os uso na M50 que metralha 9 a 11 fps, mas tem o buffer bem limitado, e acaba levando uns 5 a 10 segundos para esvaziar nas mesmas condições (JPEG M). O segredo da M50 é não deixar encher o buffer, dando pequenas rajadas de 3 fotos esperando 2 segundos, mais 3 e assim por diante. Na R10 não estou conseguindo fazer isso.

Talvez possa ser o firmware... a minha veio com o 1.0.1, e já tem o 1.1.0, depois vou atualizar e colocar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2022, 17:10:29
Se 95 e 80 for velocidade de leitura, precisa ver a de escrita.
Porque tem cartão assim com escrita bem lenta.

Ela é compatível com uhs 2?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2022, 18:05:40
Ela não tem cRAW?
A Canon estava adotando esse formato pra proporcionar um RAW com menor peso, ao invés de diminuir a resolução.

Sobre o buffer, confere a velocidade de escrita dos cartões.
A maioria dos cartões só vem falando a velocidade de leitura na embalagem.

É bom também testar a velocidade de escrita deles no computador com algum programa de benchmark.
Lembrando de usar uma entrada e um leitor USB3 pra não capar o teste.
Cartão de memória é o item mais falsificado do mercado da fotografia. Sempre é bom comprar dos sites oficiais ou de lojas grandes.
Se comprou de vendedor aleatório de mercado livre, aliexpress, ou ganhou de brinde em alguma compra, quase certeza que é falsificado e não vai aguentar o tranco.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2022, 18:11:22 por Di Torres »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2022, 19:04:48
O Cartão é esse:

Peguei direto na B&H americana.

Mas ouvi algum papo de que tem que ser V60 ou V90.

Mas de toda forma é estranho pois todas as outras câmeras fazem mais rápido isso.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2022, 19:05:43 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2022, 20:11:48
O Cartão é esse:
Peguei direto na B&H americana.

Mas ouvi algum papo de que tem que ser V60 ou V90.

Mas de toda forma é estranho pois todas as outras câmeras fazem mais rápido isso.

Esses extreme pro da Sandisk tem uma escrita bem parecida com a leitura. São bem bons.
Esse deve ser 95mb leitura e 90mb escrita. Deveria dar conta.
Talvez a R10 tem alguma característica de hardware/software que se saia melhor com os V60/90.
Dá uma olhada se é isso mesmo.

Testa com o firmware atualizado também.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2022, 20:13:29 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2022, 20:59:08
V60 com certeza ajuda porem é mais util para vídeo 4k, para o video não travar com buffer cheio.



"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2022, 08:07:47
Sempre tem um porém, nenhuma câmera é perfeita.
Mas teste algum cartão uhs ll para tirar essa dúvida.

Você precisa mesmo de 20fps??


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2022, 09:05:21
C-RAW ajuda muito, nos teste aqui só diferença em recuperação de sub exposição bem extrema.
Pra evento e ensaio eu uso de boa.

Só para paisagem que eu uso o raw normal, pra ter mais margem de segurança no tratamento.

E essas fotos de corrida, não é jpg que geral usa? É ligar aquelas 02 configurações da canon pra melhorar o DR no jpg e partir pro abaraço.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2022, 09:08:26 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2022, 10:33:26
R10 é buffer muito curto... sendo ideal usar o SD USH-II, para tentar aliviar.. e usar o C-raw.
A R7 que tem o buffer maior que dá R10, o pessoal só está conseguindo uso bom mesmo, com o SD USH-II e c-raw.

R10
Obturador eletrônico
Até 23 fps a 24,2 MP para até 70 quadros (JPEG) / 21 quadros (Raw)

Obturador mecânico
Até 15 fps a 24,2 MP para até 460 quadros (JPEG) / 29 quadros (Raw)



R7
Obturador eletrônico
Até 30 fps a 32,5 MP para até 126 quadros (JPEG) / 42 quadros (Raw)

Obturador mecânico
Até 15 fps a 32,5 MP para até 224 quadros (JPEG) / 51 quadros (Raw)

Ao usar c-raw e sd USH II, praticamente dobra o buffer.
Fotógrafo e birdwatching


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2022, 10:55:04
Galera nao ta lendo o post inicial kkkkk... ele ta usando tamanho M e arquivo leve, nao deveria nunca travar dessa maneira, nem a minha 7D com cartão CF antigo trava em resoluçao M compactado. Muito estranho isso, já tentou achar alguns relatos parecidos com o seu?

"...Os problemas começam com esse modo de rajada. Coloquei cortina eletrônica, modo Drive "High Speed Continuous +" e deixei somente para capturar em JPEG M (o mais leve)... Cada arquivo fica com 530kb em média. A câmera mostra que tem 55 capturas até zerar o Buffer. Faço uma rajada rápida de 5 (mostra 50), depois outra de 5 (45), mais uma (40), e na quarta que deveria mostrar 35 ela tranca. Aí fica com a palavra Busy na tela por muuuito tempo (uns 40 segundos). Se estivesse usando aqueles cartõeszinhos SD da década de 2000 que eram classe 4 eu até entenderia, mas não... Estou usando cartões originais de Marcas boas: Lexar e Sandisk de 95mb/s, Sandisk de 80 mb/s."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2022, 12:04:51
Galera nao ta lendo o post inicial kkkkk... ele ta usando tamanho M e arquivo leve, nao deveria nunca travar dessa maneira, nem a minha 7D com cartão CF antigo trava em resoluçao M compactado. Muito estranho isso, já tentou achar alguns relatos parecidos com o seu?


Acho que você que não leu  :hysterical:

Não existe tamanho S ou M nas ML Canon.

Edit:

Realmente eu que não li direito  :hysterical: :hysterical:

JPG M era pra ser infinito esse buffer aí......
« Última modificação: 25 de Novembro de 2022, 12:07:33 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2022, 12:11:23

Resumo:

Ele testa um cartão igual a esse Sandisk, V30 mas de 128GB, o cartão realmente não atende porque a canon nerfou o buffer da camera.

Solução:
USH II V60 + CRAW + modo H ao inves de H+.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2022, 12:19:10 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2022, 15:52:59
Galera nao ta lendo o post inicial kkkkk... ele ta usando tamanho M e arquivo leve, nao deveria nunca travar dessa maneira, nem a minha 7D com cartão CF antigo trava em resoluçao M compactado. Muito estranho isso, já tentou achar alguns relatos parecidos com o seu?

"...Os problemas começam com esse modo de rajada. Coloquei cortina eletrônica, modo Drive "High Speed Continuous +" e deixei somente para capturar em JPEG M (o mais leve)... Cada arquivo fica com 530kb em média. A câmera mostra que tem 55 capturas até zerar o Buffer. Faço uma rajada rápida de 5 (mostra 50), depois outra de 5 (45), mais uma (40), e na quarta que deveria mostrar 35 ela tranca. Aí fica com a palavra Busy na tela por muuuito tempo (uns 40 segundos). Se estivesse usando aqueles cartõeszinhos SD da década de 2000 que eram classe 4 eu até entenderia, mas não... Estou usando cartões originais de Marcas boas: Lexar e Sandisk de 95mb/s, Sandisk de 80 mb/s."

Exatamente.

Eu não preciso de 20 FPS, 10 pra mim já estaria perfeito... 20 seria até demais, ficam muitas fotos iguais (no caso de corrida), aí o cara fica que nem aquela história do Raul Seixas: "É tanta coisa no Menu que eu nem sei o que comer".

O problema é que ela engasga mesmo sem esgotar o buffer... lá pelos 25-30 restantes de buffer, entra o "BUSY" E não dá pra fazer mais nada com a câmera. Pra fazer  55 fotos e esperar 40 segundos, eu prefiro uma câmera com 4,5 fps  que não trave o buffer, pelo menos tenho fotos continuamente.

Cheguei a pesquisar em foruns gringos, mas só vi coisas sobre os modelos de teste.

Atualizei aqui para o 1.2.0... Não resolveu.

E o mais engraçado é que uma hora eu cheguei a deixar clicando quase 1 minuto e foi sem trancar.... Como diz meu pai: Algo de errado não está certo.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2022, 15:58:50 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2022, 17:04:33
Putz... Resseta a camera, tenta outro cartao.
Boa sorte!

qm


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2022, 20:31:57
Exatamente.

Eu não preciso de 20 FPS, 10 pra mim já estaria perfeito... 20 seria até demais, ficam muitas fotos iguais (no caso de corrida), aí o cara fica que nem aquela história do Raul Seixas: "É tanta coisa no Menu que eu nem sei o que comer".

O problema é que ela engasga mesmo sem esgotar o buffer... lá pelos 25-30 restantes de buffer, entra o "BUSY" E não dá pra fazer mais nada com a câmera. Pra fazer  55 fotos e esperar 40 segundos, eu prefiro uma câmera com 4,5 fps  que não trave o buffer, pelo menos tenho fotos continuamente.

Cheguei a pesquisar em foruns gringos, mas só vi coisas sobre os modelos de teste.

Atualizei aqui para o 1.2.0... Não resolveu.

E o mais engraçado é que uma hora eu cheguei a deixar clicando quase 1 minuto e foi sem trancar.... Como diz meu pai: Algo de errado não está certo.

Cara algo está estranho ai , no menu de disparo contínuo tem o H e o HPlus (H+) , mude de H+ para só H . Isso vai diminuir os FPS para algo em torno de 13-15 FPS, mas o Buffer irá aumentar significativamente.

Outra opção: selecione somente JPG ou somente CRAW como formatos de arquivo para fotografar.

O mais importante: Você precisa usar CARTÕES SD U2 cuja Velocidade de Escrita / Gravação é de aproximadamente 200 a 250 MegaBytes por segundo. O seu cartão é SD U1 cuja Velocidade de Escrita é de apenas 95MB/por segundo. Há uma diferença Gritante e Este é o motivo do seu buffer estar lento. Este cartão também serve para gravações em vídeo 4K com grande velocidade.

Você pode ver no Aliexpress tem esse tipo de cartão, como neste link (Compare nas fotos a velocidade de gravação, a diferença está ai ):
https://s.click.aliexpress.com/e/_DmJjRqL

A Canon não capou o Buffer da R10 como informado e sim , para que se use os recursos é preciso ter cartões adequados á sua nova câmera. Espero ter ajudado. Abraços.