A Canon fez a 1D APS-H pois não tinha tecnologia ainda pra oferecer tudo que ela oferecia pra uma FF.
Se não me engano a 1Ds Full Frame só fazia 3fps e a 1D fazia 8fps pois o processador da época conseguia gerar isso com o sensor menor.
Quando chegou a 1Dx ela conseguia oferecer specs satisfatórios em Full Frame e com isso substituiu as duas séries 1Ds FF e 1D APS-H.
Se não me engano foi isso. Se a Canon tivesse mais tecnologia na época provavelmente nunca teria lançado essa série 1D APS-H.
Bem isso.
As 1D fufreime eram chamadas 1Ds, e as APS-H, só 1D.
Saiu, se não me engano, 1Ds, mark II e III
APS H foi até Mark IV.
Era basicamente assim: Fullframe tinha qualidade inigualável, mas era "lerda" e com pouco ISO. As APS-H eram muito rápidas. Ambas com construção incrível.
Aí veio a 1Dx, conseguiu unir as duas qualidades: rapida e fufreime, rsrs.
No estúdio onde eu trabalhei, tinha as duas: 1Ds Mark II e 1d Mark II.
Dava diferença na qualidade, em prol da FF, e dava muita diferença na velocidade, em favor da APS-H.
Meu patrão tinha as duas, cara era foda. Nos eventos a 1D ia de principal e a 1Ds de backup. E nos catálogos e produções, invertia.
Olha eu que bonitão em 2006, de 1d Mark II, 28-70 e 550EX:
Curiosidade inútil: um amigo, dono de uma 1D Mark IV, usou uma vez minha antiga 50-150 2.8 na câmera dele. Fez um casamento inteiro com ela.
Apesar de ser DC, ela era baioneta EF, encaixava sem bater o espelho, e a vinheta praticamente sumia, kkkkk.
Ficou legal pra caramba, "virou" uma 65-195 2.8 kkkkkkk