Autor Tópico: Mudanças em regulamentos da alfândega  (Lida 1703 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 26 de Dezembro de 2022, 11:53:38
Olá pessoal!
Tem tempo que não passo por aqui. Alguns já devem saber, mas larguei de vez a fotografia, inclusive o hobby. A coisa se apagou mesmo, tô pensando até em passar pra frente até o que eu achava que iria manter... 
Mas enfim, a questão agora não é essa.
No momento meu passatempo predileto tem sido a música, tenho me dedicado a aprender um instrumentinho divertido e alto astral que atende pelo nome de ukulele.
INfelizmente são poucas as opções de BOAS cordas para ukulele no Brasil. E obviamente as que existem, são caríssimas. Então o povo há bastante tempo importa de um site chamado Strings by Mail (quem é dos instrumentos de cordas aqui, deve conhecer).
Até então tava tudo uma maravilha, até que esses dias um colega meu do ukulele foi surpreendido com o aviso de "A entrada do objeto no Brasil não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores". Ao entrar em contato com os Correios para saber o porquê, foi informado de que a declaração do produto estava ausente/incompleta/incorreta, o que é uma mentira das mais lavadas, visto que o Strings é uma empresa séria (eu até hoje não recebi um pacote sequer com declaração incongruente. Sempre vem tudo certinho. Quantidades, itens, valores...).
Ao entrar em contato com o Strings by Mail, essa foi a resposta deles:

"Lamento muito que seu pacote não tenha sido entregue.
Soubemos que a alfândega brasileira mudou recentemente seus regulamentos de importação. Eles agora estão cobrando impostos e taxas de importação que chegam a 100% do valor do pacote. Esta é uma notícia muito ruim para você e para nós. Infelizmente, não temos controle sobre a alfândega do Brasil.
Todos os nossos clientes receberam a mesma carta. A informação não pode ser verdadeira. Todas as etiquetas na parte externa de nossas embalagens mostram informações completas de conteúdo, códigos e descrições. As embalagens enviadas em novembro, quando começaram as novas regulamentações, estão sendo rejeitadas, descartadas ou devolvidas. A mensagem pode incluir:
"DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO COM INFORMAÇÕES INSUFICIENTES"
"ARTIGO PROIBIDO"
Até agora nenhum desses pacotes voltou para nós...."


Em uma olhada no google, não achei nada esclarecedor.
Alguém está por dentro e sabe o que está mudando por lá?
Ah, detalhe. Um outro colega comprou do Strings também recentemente, a compra veio pelo RJ, ele foi taxado e retirou o pacote.
A compra do colega que recebeu essa informação de problema na declaração do conteúdo, veio por São Paulo (a minha está vindo por lá também).
Cadê nossa velha conhecida Curitiba nessa jogada??
Enfim, se alguém estiver por dentro e puder ajudar a esclarecer o que anda acontecendo, agradeço.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2022, 13:35:31
Não sei nada profundo dessas mudanças, só que os pacotes dos EUA estão indo para SP e RJ.
Curitiba que é nossa terra sem lei parece não estar mais recebendo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2022, 14:53:03
Helena, creio que sei o que ocorreu. O problema é que alguns instrumentos, como ukuleles, gaitas de fole e cítaras podem ser considerados como instrumentos de tortura e por isso estejam em desacordo com a legislação brasileira atual, que é 100% perfeita e lógica para todas as situações imagináveis. É provável até que o seu nome e o da empresa tenham sido incluidos em uma lista especial.


Sério agora, isso é a prova cabal da bizarrice tupiniquim.
As exigências são claras, identificação do conteúdo e do destinatário, incluindo o CPF, dentro de um envelope plástico externamente colado na embalagem. Se o produto não estiver em uma lista de produtos proibidos ou que necessitem de fiscalização ou licença de importação especial, eles tem obrigação de proceder com a liberação e a entrega depois que a cobrança ou não de tributos for processada.

Você pode pedir uma explicação por escrito para quem fez a devolução através de um processo administrativo. Talvez precise de um despachante aduaneiro ou advogado para isso.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:10:47
Uma mudança que estão fazendo é punindo com mais rigor os vendedores que declaram valores menores ou descrições falsas.
Estão devolvendo ou aplicando o imposto com força, quem recorre o imposto ainda dobra porque colocam a multa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:14:20
Uma mudança que estão fazendo é punindo com mais rigor os vendedores que declaram valores menores ou descrições falsas.
Estão devolvendo ou aplicando o imposto com força, quem recorre o imposto ainda dobra porque colocam a multa.

Nesse caso está certo porque aí é má fé mesmo.
Se o imposto é muito alto não vem ao caso, importa quem quer.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2022, 15:14:38 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2022, 15:22:07
Nesse caso está certo porque aí é má fé mesmo.
Se o imposto é muito alto não vem ao caso, importa quem quer.

Perfeito, estão apenas aplicando a lei ao pé da letra.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2022, 23:47:43
Provavelmente a receita vai obrigar a compra por courrier (DHL, fedex), visto que esses tu paga o imposto antes do produto entrar no Brasil. Já fiz compra da BH por eles recentemente e ligam/mandam e-mail cobrando o imposto antes do pacote chegar aqui.

O cálculo normalmente chega nos 100% pq tem os custos de ICMS de cada estado, 60% do governo fed, IPI, custos do courrier etc, e isso pega junto o valor do frete.

Resumindo: custo Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2022, 08:58:15
Perfeito, estão apenas aplicando a lei ao pé da letra.
Efeito véio da Havan.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2022, 12:04:51
Uma mudança que estão fazendo é punindo com mais rigor os vendedores que declaram valores menores ou descrições falsas.
Estão devolvendo ou aplicando o imposto com força, quem recorre o imposto ainda dobra porque colocam a multa.

Com isso eu concordo. Porém, não é o caso... Inclusive a própria receita poderia conferir.
Em tempo, recebi um pacotinho da China tranquilamente ontem. De lá, ainda tá de boas.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2022, 12:09:43
Helena, creio que sei o que ocorreu. O problema é que alguns instrumentos, como ukuleles, gaitas de fole e cítaras podem ser considerados como instrumentos de tortura e por isso estejam em desacordo com a legislação brasileira atual, que é 100% perfeita e lógica para todas as situações imagináveis. É provável até que o seu nome e o da empresa tenham sido incluidos em uma lista especial.
(...)

Apenas ouça, sem preconceito. Não precisa ver nada (até mesmo porque é uma imagem estática com áudio).
Ukulele não é só que você pensa que é.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2022, 13:29:00
Apenas ouça, sem preconceito. Não precisa ver nada (até mesmo porque é uma imagem estática com áudio).
Ukulele não é só que você pensa que é.


Eu sei Helena !!!  :D :D :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2022, 14:52:11
Eu sei Helena !!!  :D :D :D

 :D :D :D

Bem, voltando ao assunto... meu objeto foi "recebido pelos correios do Brasil", em São Paulo. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2023, 11:43:32
Então... desde outubro estão nesse procedimento... Provavelmente seu pacote vem dos EUA certo?
Tenho acompanhado o pessoal que importa via redirecionador, e desde essa época estão relatando que está havendo a operação padrão.
Parece que para desafogar Curita, eles estão mandando para RJ ou pior SP. Lá a alfândega é mais rigorosa.
Meu pai em novembro comprou umas vitaminas (bicho é hipocondríaco), a cada 2 meses ele compra, mas aí desta vez tinha resolvido pegar um estoque grande... Se lascou bonito. Veio da I-Herb nos EUA direto para RJ.

A galera que trás Iphone que tá esperneando. Eu sei pq o meu deu problema e resolvi trazer por idos de agosto/outubro, acabei desistindo.


Os donos de redirecionadoras estão P da vida com a aflgândega, pq eles negam a entrada do produto sem dar nenhum parecer. O produto fica lá tempos e não vai adiante muito menos retorna para o redirecionador.
Isso está ocorrendo somente de encomendas que vem dos EUA, china vai no fluxo normal de curita.
Não se sabe quando isso irá normalizar (voltar para o fluxo de Ctba).
Especula-se que devido à muita divulgação de algumas redirecionadoras com canais do YT com mais alcance  (tipo Mac Magazine e Loop Infinito com a Zip4Me) houve um grande aumento de importações. Aí alguém lá da Alfândega resolveu moralizar e barrar tudo, quando não, lascar taxa. A galera também estava abusando muito, trazendo caixa cheio de iphone declarando $17 dól. Aí já viu..

Agora parece que o jeito que deram foi voltar a usar o E-packet, uma modalidade de frete que tinha caído em desuso pois ficava presa esperando o pagamento do despacho postal de R$15,00 do correio. Esses tem vindo por Ctba.

Mas até o Aliexpress tem de certa forma se adequado... Comprei uma R10, e até então vinha declarado como Toy Model - $17, desta vez veio "Canon Mirrorless System $37".

Semana passada comprei um kit de modificadores para flash na shopee, a loja declarou direitinho e acabei levando taxa: R$180,00, como o preço ficou mais caro que pegar no BR, recusei o Pacote, mas na DIS constavam certinho todos os códigos do produto.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2023, 11:45:51 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2023, 22:33:22
Eu acho que o valor da declaração sempre tem que vir certo. Esse sanguinho corrupto brasileiro acaba fazendo com que os justos paguem pelos pecadores.
E o povo da alfândega também não ajuda quando cisma que tem algo errado enquanto não tem (conheço um importador que faz tudo direitinho e já tomou ferro quente da alfândega, tendo que pagar multa porque alguém por lá cismou que o valor declarado não era o correto - e era!), quando aplica taxa maior do que deveria... Enfim, complicado.
Mas vim trazer notícias. Meu produto chegou por São Paulo e... foi pra Curitiba! De lá, saiu livre, leve e solto, e hoje recebi em casa sem nem meia taxa.
Mas o pacote tem algo bem curioso, vou colocar a foto aqui pra que vocês vejam. Fiquei intrigada com essa caixinha de "tratar como abandono" marcada. Por que isso?? O correto não seria "retorno a origem"??





YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2023, 08:44:14
Eu acho que o valor da declaração sempre tem que vir certo. Esse sanguinho corrupto brasileiro acaba fazendo com que os justos paguem pelos pecadores.
E o povo da alfândega também não ajuda quando cisma que tem algo errado enquanto não tem (conheço um importador que faz tudo direitinho e já tomou ferro quente da alfândega, tendo que pagar multa porque alguém por lá cismou que o valor declarado não era o correto - e era!), quando aplica taxa maior do que deveria... Enfim, complicado.
Mas vim trazer notícias. Meu produto chegou por São Paulo e... foi pra Curitiba! De lá, saiu livre, leve e solto, e hoje recebi em casa sem nem meia taxa.
Mas o pacote tem algo bem curioso, vou colocar a foto aqui pra que vocês vejam. Fiquei intrigada com essa caixinha de "tratar como abandono" marcada. Por que isso?? O correto não seria "retorno a origem"??




O roubo está na taxa de 60% + icms do meu estado RS de 17%.