Autor Tópico: Lentes barateza pra Sony crop?  (Lida 3772 vezes)

banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Online: 18 de Janeiro de 2023, 21:16:12
Fala galera, peguei uma sony nex f3 por 300 pilas, veio a lente do kit só, to querendo alguma lente pra retratos, alguém indica alguma?
Tava querendo uma 35mm 1.4 da TTartisan, acho que é uma lente pequena e versatil pela distância focal, mas nunca usei essas chinesas, n sei se são boas mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2023, 10:16:03
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2023, 10:16:44 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2023, 18:01:40

Aí tem as principais.
Valeu mano, to numa questão que eu achei o auto foco da sony bem boa, e pegando uma lente manual não sei se vai ser fácil de focar, e visto que a tela da nex 3 é bem pequena tbm, e não tem tanta resolução. Será que acostuma focar nessa tela pequena?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2023, 18:56:08
Se a câmera tiver focus peaking ajuda.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2023, 12:08:40
A Nex-F3 é a melhor camera pra se usar lentes manuais. Eu sei pq tenho duas  8-)
Se sua intenção é retrato pega alguma 50mm/1.8 usada e um adaptador para e-mount.
Procure algum tutorial para usar focus peaking com foco manual na F3.

Partindo para lente com foco automático, sua melhor opção para retrato seria a Sony 55-210mm (SEL55210).
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2023, 19:14:55
A Nex-F3 é a melhor camera pra se usar lentes manuais. Eu sei pq tenho duas  8-)
Se sua intenção é retrato pega alguma 50mm/1.8 usada e um adaptador para e-mount.
Procure algum tutorial para usar focus peaking com foco manual na F3.

Partindo para lente com foco automático, sua melhor opção para retrato seria a Sony 55-210mm (SEL55210).

Tenho uma Sony Nex F3 e simplesmente adora ela. Tem uma ótima imagem até ISO 3200 ; e para focar com lentes manuais é muito tranquilo , só habilitar a função de disparar sem a lente ; e o focus peaking da câmera. Não tem segredo, muito fácil.

Agora falando de lentes para retratos, o bom é que há milhares de opções vintage e manuais chinesas de baixo custo com o que você poderá obter ótimos resultados. Um exemplo são as lentes 50MM como a Kamlan de abertura 1.1 ... essa lente duas versões , uma mais barata que é a primeira e outra que é a segunda versão que teve melhorias na ótica e no bokeh.

Seguem os links ai:


50MM 1.1 Kamlan Versão 1 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_Dnar5jV


50MM 1.1 Kamlan Versão 2 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_DBCoYhz


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2023, 20:34:50
Agora falando de lentes para retratos, o bom é que há milhares de opções vintage e manuais chinesas de baixo custo com o que você poderá obter ótimos resultados. Um exemplo são as lentes 50MM como a Kamlan de abertura 1.1 ... essa lente duas versões , uma mais barata que é a primeira e outra que é a segunda versão que teve melhorias na ótica e no bokeh.

Não sabia desta Kamlan, estou meio desatualizado. Aliás o que desanima no e-mout é a falta de opções em lentes.
Seria uma maravilha se tivesse uma Tamron 17-50/2.8 pra emount a preços acessíveis como tem pra Nikon/Canon
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 11:02:16
Massa galera, eu n conhecia essa kamlan tambem, eu comprei uma 35mm 1.4 da 7artisans no aliexpress, paguei 280
Vamos ver quanto tempo demora pra chegar.

Esse focus peaking é quando vc gira o anel de foco e ela ja amplia pra focar nos detalhes né? só tem isso nas lentes originais da sony?


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 11:13:03
Tenho uma Sony Nex F3 e simplesmente adora ela. Tem uma ótima imagem até ISO 3200 ; e para focar com lentes manuais é muito tranquilo , só habilitar a função de disparar sem a lente ; e o focus peaking da câmera. Não tem segredo, muito fácil.

Agora falando de lentes para retratos, o bom é que há milhares de opções vintage e manuais chinesas de baixo custo com o que você poderá obter ótimos resultados. Um exemplo são as lentes 50MM como a Kamlan de abertura 1.1 ... essa lente duas versões , uma mais barata que é a primeira e outra que é a segunda versão que teve melhorias na ótica e no bokeh.

Seguem os links ai:


50MM 1.1 Kamlan Versão 1 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_Dnar5jV


50MM 1.1 Kamlan Versão 2 (selecionar Montagem E_MOUNT da Sony): https://s.click.aliexpress.com/e/_DBCoYhz
Vc sabe em ingles qual é essa função de disparar sem a lente, no menu de configurações? Vc acha q a qualidade dessa kamlan é melhor ou igual q a dos artisans?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 11:45:51
Não sabia desta Kamlan, estou meio desatualizado. Aliás o que desanima no e-mout é a falta de opções em lentes.
Seria uma maravilha se tivesse uma Tamron 17-50/2.8 pra emount a preços acessíveis como tem pra Nikon/Canon

Cara, mas o formato E_Mount da Sony é o que mais tem lentes de terceiros porque a Sony permitiu que qualquer fabricante possa utilizar os protocolos de autofoco. Ela fez isso não porque ela é "boazinha" com as fabricantes e os consumidores e sim, porque na época  a Sony estava perdendo mercado para Canon e Nikon e as lentes da própria Sony eram muito caras.

A Tamron tem feito lançamentos incríveis de lentes para o Sistema da Sony. A título de curiosidade, a primeira 17-70 de abertura constante 2.8 e com estabilizador do mundo, é da Tamron . Tem versão para Fuji também e a lente tem sido muito bem elogiada ... aliás a Tamron continua sendo minha fabricante de lentes paralela favorita. Não pq eu tenha paixão por ela, mas é a que mais desenvolve produtos fora da curva , e a Sigma também.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 11:52:46
Massa galera, eu n conhecia essa kamlan tambem, eu comprei uma 35mm 1.4 da 7artisans no aliexpress, paguei 280
Vamos ver quanto tempo demora pra chegar.

Esse focus peaking é quando vc gira o anel de foco e ela ja amplia pra focar nos detalhes né? só tem isso nas lentes originais da sony?

O focus peaking é quando no LCD ou visor eletrônico da mirrorless , ele mostra em filetes de cor (geralmente em vermelho) as áreas da sua cena que estão em foco. Creio que 95% das mirrorless do mercado tenham o focus peaking. As antigas Sony Nex já tinham e toda linha da Sony, bem como as Rs da Canon, as Fuji, as Nikons Z, etc, todas elas tem essa função de focus peaking que auxilia demais a fazer o foco com lentes de foco manual.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 11:56:31
Massa galera, eu n conhecia essa kamlan tambem, eu comprei uma 35mm 1.4 da 7artisans no aliexpress, paguei 280
Vamos ver quanto tempo demora pra chegar.

Esse focus peaking é quando vc gira o anel de foco e ela ja amplia pra focar nos detalhes né? só tem isso nas lentes originais da sony?

Cara fiquei curioso por essa lente, me parece muito boa ...


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #12 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 15:28:19
O focus peaking é quando no LCD ou visor eletrônico da mirrorless , ele mostra em filetes de cor (geralmente em vermelho) as áreas da sua cena que estão em foco. Creio que 95% das mirrorless do mercado tenham o focus peaking. As antigas Sony Nex já tinham e toda linha da Sony, bem como as Rs da Canon, as Fuji, as Nikons Z, etc, todas elas tem essa função de focus peaking que auxilia demais a fazer o foco com lentes de foco manual.


Olha que massa, não conhecia isso. Tem essa opção pra ativar na nex 3?

Como chama aquela função de quando você gira o anel de foco a imagem amplia no centro pra focar nos detalhes no modo foco manual? Nunca sei descrever isso rs e não sei se é só na sony ou em outras mirrorless tem também


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2023, 15:37:30
Olha que massa, não conhecia isso. Tem essa opção pra ativar na nex 3?

Como chama aquela função de quando você gira o anel de foco a imagem amplia no centro pra focar nos detalhes no modo foco manual? Nunca sei descrever isso rs e não sei se é só na sony ou em outras mirrorless tem também

Essa função se chama focus assist que amplia uma parte da imagem para você ver se está focado ou não. Mas eu acho o Focus Peaking mais fácil. Vc pode setar a cor (geralmente vermelho, amarelo ou branco, eu prefiro vermelho) que mostrará o que está em foco.

A Nex F3 já tem o focus peaking ativado, precisa apenas ativar essa opção no menu. Me parece que todas as Nex já tem e bem como toda linha E Mount como Nex, A600x , A7, etc.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2023, 16:38:35
Lente manual não tem esse lance de ampliação quando aciona o anel de foco, só em lente eletrônica.

A Sony é a marca que mais tem lente disponível. A questão é que aqui no Brasil todo mundo tem Canon, então quem tem Sony é mais o pessoal que faz vídeo o que acaba sendo mais de nicho. Assim, é menos comum achar lente usada barata da Sony do que da Canon.
Se for procurar a 50mm 1.8, 18-135, 75-300 da Canon, sempre vão ser muito mais baratas do que as equivalentes da Sony.

Agora se pegar as lentes mais "profissionais", pessoal que usa Sony fala que se tiver a 17-28, a 28-75, e a 70-180  f2.8 são o kit mais baratas no full frame em f2.8 de todas as Mirrorless/DSLR.
Fotógrafo oficial Foco Radical