Autor Tópico: Canon R6 e o erro 20  (Lida 6686 vezes)

Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 22 de Fevereiro de 2023, 13:04:42
Boa tarde meus amigos!

A aproximadamente 10 meses atrás, realizei o sonho de comprar uma Canon R6. De la pra cá foi a minha câmera principal de trabalho. Fiz diversos eventos e casamentos desde que a comprei, e no final do ano passado ela começou a dar o Erro 20 ao ligar.
Ficou assim por algumas semanas, e agora esta dando erro 20 durante o uso. mas nao é toda hora.

Alguém com esse problema tbm? Li que erro 20 é sobre problemas com o obturador. Cheguei a cotar na assistência autorizada e fiquei horrorizado com o valor do concerto. Imagino ter esse custo a cada 10 meses - 1 ano é inviável. Fiquei bem decepcionado pois minha câmera não deve ter muitos clicks. Tive uma 6D que usei infinitamente mais, e nunca deu B.O.
Alguém tem um programa para contagem de clicks para R6? os meus não funcionaram!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 13:56:19
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 14:24:33
Boa tarde meus amigos!

A aproximadamente 10 meses atrás, realizei o sonho de comprar uma Canon R6. De la pra cá foi a minha câmera principal de trabalho. Fiz diversos eventos e casamentos desde que a comprei, e no final do ano passado ela começou a dar o Erro 20 ao ligar.
Ficou assim por algumas semanas, e agora esta dando erro 20 durante o uso. mas nao é toda hora.

Alguém com esse problema tbm? Li que erro 20 é sobre problemas com o obturador. Cheguei a cotar na assistência autorizada e fiquei horrorizado com o valor do concerto. Imagino ter esse custo a cada 10 meses - 1 ano é inviável. Fiquei bem decepcionado pois minha câmera não deve ter muitos clicks. Tive uma 6D que usei infinitamente mais, e nunca deu B.O.
Alguém tem um programa para contagem de clicks para R6? os meus não funcionaram!

Não se desespere,você não foi o único a ter este erro na R6.
Já vi alguns amigos (pelo menos 6) a camera apresentar este erro, e foi fácil de resolver. Mas lembrando eles tiveram erro ao ligar a camera.

Solução 01, atualizar o firmware para o ultimo lançado.
Solução 02, que é o que acho mais deu certo.
Remova a opção no menu, de fechar obturador ao desligar a camera.
Deixa assim por uma semana pelo menos. A posição dele obturador aberto, é a posição natural da peça, força menos a mola e mecanismo (pelo o que alguns disseram).
E verá que com ele aberto, nunca irá aparecer o error 020, ao ligar a camera. E mesmo após uns dias, voce pode voltar deixar obturador fechado, que o erro não ocorre mais. Coisa mais estranha né, mas foi o que resolveu com estes amigos, que tiveram o mesmo erro.

Eu na minha por precaução, tenho so deixado aberto o obturador, só colocando para fechar, quando for trocar de lente.

« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2023, 14:25:03 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 14:39:59
E outra coisa que me alertaram.
Capacidade da bateria, com apenas 2 riscos dos 3 disponiveis, de capacidade de carga, e ocorrendo mais com a bateria LP E6N e LPE6... As que estavam como apenas 1 risco disponivel, aumentava ainda mais a ocorrencia do Error20.

E vamos torcer, que não seja o obturador, na qual o mesmo foi projetado para 300 mil cliques, ou seja, é 3x mais que uma 6D antiga, e o dobro de uma 5d mark III. E sabemos que é normal passar estes numeros.
Fotógrafo e birdwatching


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 15:06:09
Qual o valor cotado para trocar o obturador?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 16:43:55
Qual o valor cotado para trocar o obturador?


2x
também quero saber.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 16:45:38
pergunta de curioso (não uso canon) essa r6 tem o lance de obturador mecânico ou é igual a Nikon Z9 que só tem o obturador eletrônico e a cortina em si é só para manter o sensor protegido?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2023, 16:55:50
pergunta de curioso (não uso canon) essa r6 tem o lance de obturador mecânico ou é igual a Nikon Z9 que só tem o obturador eletrônico e a cortina em si é só para manter o sensor protegido?

R6 e R6 MKII possuem obturador mecânico.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Heraldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 09:04:46
Não se desespere,você não foi o único a ter este erro na R6.
Já vi alguns amigos (pelo menos 6) a camera apresentar este erro, e foi fácil de resolver. Mas lembrando eles tiveram erro ao ligar a camera.

Solução 01, atualizar o firmware para o ultimo lançado.
Solução 02, que é o que acho mais deu certo.
Remova a opção no menu, de fechar obturador ao desligar a camera.
Deixa assim por uma semana pelo menos. A posição dele obturador aberto, é a posição natural da peça, força menos a mola e mecanismo (pelo o que alguns disseram).
E verá que com ele aberto, nunca irá aparecer o error 020, ao ligar a camera. E mesmo após uns dias, voce pode voltar deixar obturador fechado, que o erro não ocorre mais. Coisa mais estranha né, mas foi o que resolveu com estes amigos, que tiveram o mesmo erro.

Eu na minha por precaução, tenho so deixado aberto o obturador, só colocando para fechar, quando for trocar de lente.
Boa amigo! Vou tentar essas opções. A do Firmware eu já fiz, vou tentar essa outra!

Alguém perguntou ai nos posts sobre o orçamento passado. Para a troca de obturador é de 3600,00 a 3800,00. VI em 2 lugares até o momento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 09:25:22
Alguém perguntou ai nos posts sobre o orçamento passado. Para a troca de obturador é de 3600,00 a 3800,00. VI em 2 lugares até o momento.
Obrigado pela informação.  :o



fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 09:39:51
Boa amigo! Vou tentar essas opções. A do Firmware eu já fiz, vou tentar essa outra!

Alguém perguntou ai nos posts sobre o orçamento passado. Para a troca de obturador é de 3600,00 a 3800,00. VI em 2 lugares até o momento.

Imagino que deva ser facada mesmo, afinal tem que desmontar quase a câmera inteira pra conseguir chegar na parte das cortinas.
Além disso tem o lance do estabilizador. Nas DSLR tinha que passar o relógio comparador quando trocava a cortina, dependendo tinha que colocar ou tirar uns espaçadores de ajuste de 0,02mm.
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 09:58:45
Imagino que deva ser facada mesmo, afinal tem que desmontar quase a câmera inteira pra conseguir chegar na parte das cortinas.
Além disso tem o lance do estabilizador. Nas DSLR tinha que passar o relógio comparador quando trocava a cortina, dependendo tinha que colocar ou tirar uns espaçadores de ajuste de 0,02mm.
Nunca se inventou de trocar de alguma câmera antiga?  :D


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 11:40:45
Nunca se inventou de trocar de alguma câmera antiga?  :D

Vc pergunta se eu já troquei alguma cortina?
Não... mas já fiquei a um passo disso, desmontei o sensor de uma 5d para tirar um fungo que cresceu na parte de dentro.
Fui um trampo danado. Levei quase 1 semana e graças a deus deu bom.
Sei lá, acho que as fabricantes poderiam fazer de um jeito que fosse mais fácil reparar. Talvez se desse para desmontar pela frente mesmo.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2023, 11:41:55 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 11:42:30
Vc pergunta se eu já troquei alguma cortina?
Não... mas já fiquei a um passo disso, desmontei o sensor de uma 5d para tirar um fungo que cresceu na parte de dentro.
Fui um trampo danado. Levei quase 1 semana e graças a deus deu bom.
Isso isso isso  :ok:

Eu tenho vontade de fazer isso algum dia de uma carcaça.
Parece que o nível de dificuldade é alto, não é?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2023, 11:50:44
O problema é que sempre sobra um parafuso  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs