Autor Tópico: EF 16-35 f2.8 II L ainda vale a pena?  (Lida 4454 vezes)

adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #60 Online: 19 de Março de 2023, 23:14:42
Ai pessoal, o vídeo do professor Armando Vernaglia tem uma hora de duração e vale cada segundo assistido:

Vídeo excelente. Dá pra montar qualquer kit de lentes Canon (do sistema R) com ele. Muito bom mesmo.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 22 de Março de 2023, 04:40:02
    O Armando Vernaglia é uma sorte pra Canon no Brasil. Acho que ele faz um papel muito bom com sua versatilidade.

    No entanto, eu ainda sinto que tanto a distância focal 35mm como zoom de abertura 2.8 são uma mão na roda. O último caso, para segundo fotógrafo com uma só camera. Mas de um ponto de vista econômico, zoom 2.8 e cara, e pelo que eu entendo, valor dentro de um contexto é um dos pontos fortes da avaliação dele.
« Última modificação: 22 de Março de 2023, 04:41:55 por Leonardo Tonin »


Rafaelqs

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #62 Online: 24 de Março de 2023, 18:47:13
Olha, pelo que vi, em termos de nitidez e qualidade de imagem elas empatam. A qualidade de construção também (são série L). Não vejo o 1mm como muito significativo, nem o ponto de luz a mais. A maioria que usa as grande angulares para paisagem ou arquitetura usa em f/8, então tenho dúvidas se a abertura de f/2.8 faria diferença, exceto para astrofotografia. Mas concordo que apesar de ser uma graninha, $300 é pouca diferença. É até estranho a Canon lançar essas duas tão parecidas e próximas no preço.

Eu como curto fazer muito retrato e objetos do primeiro plano descolado o fundo, as abertura pode ajudar bastante nisso  (principalmente se tratando de uma GA). Se for só pela distância focal no mundo RF tem ótimas opções fixas ( RF 16mm e RF 35mm). Então a zoom ajudaria pela versatilidade, e para quem não precisa de aberturas grandes (como que se consegue nas fixas).
Um fato é que as lentes RFs mudaram bastante o jogo. Por exemplo a RF 85mm 2.0 vs EF 85mm 1.2 são bem diferentes em preço mas em abertura lá por F/4 já tem nitidez semelhantes. Dependendo do uso a RF 2 seria uma compra racional e muito mais em conta.
IG : @rafaqs
Canon R7
RF 16 2.8 / 50 1.8 / 24-105 4 L
EF 24 1.4 II L / 85 1.4 L / 200 2.8 II L


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #63 Online: 24 de Março de 2023, 19:26:40
Eu como curto fazer muito retrato e objetos do primeiro plano descolado o fundo, as abertura pode ajudar bastante nisso  (principalmente se tratando de uma GA). Se for só pela distância focal no mundo RF tem ótimas opções fixas ( RF 16mm e RF 35mm). Então a zoom ajudaria pela versatilidade, e para quem não precisa de aberturas grandes (como que se consegue nas fixas).
Um fato é que as lentes RFs mudaram bastante o jogo. Por exemplo a RF 85mm 2.0 vs EF 85mm 1.2 são bem diferentes em preço mas em abertura lá por F/4 já tem nitidez semelhantes. Dependendo do uso a RF 2 seria uma compra racional e muito mais em conta.


A 16MM RF deve ser bem interessante nas R de sensor APSC R10, R7, R50. Fica um ótimo ângulo para vlogs e abertura 2.8 . Já tive na Sony a 16MM 2.8 APSC, uma pena que a lente era ruim. Não que ela fosse 100% ruim, mas tinha que fechar pra 5.6 pra ter nitidez excelente, mas as cores dela não me agradavam.

Sobre a 85MM , não testei a lente RF, mas se a gente for comparar no sistema DSLR EF a 85MM 1.8 é uma lente muito melhor no custo benefício do que a 85MM 1.2 L . O autofoco da EF85 1.8 USM é excelente, um dos melhores da Canon. O autofoco da 85MM 1.2 é bem mais lento do que a 1.8.

E mais fechadas pra F4 - F11, a 85MM 1.8 empata com a 1.2. A única coisa que justifica pra mim ter a 85 1.2 seria a vedação ambiental mesmo, pois a 85MM 1.8 faz praticamente a mesma coisa por 20% do preço da versão L.
« Última modificação: 24 de Março de 2023, 19:27:45 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #64 Online: 24 de Março de 2023, 22:28:39
Eu como curto fazer muito retrato e objetos do primeiro plano descolado o fundo, as abertura pode ajudar bastante nisso  (principalmente se tratando de uma GA). Se for só pela distância focal no mundo RF tem ótimas opções fixas ( RF 16mm e RF 35mm). Então a zoom ajudaria pela versatilidade, e para quem não precisa de aberturas grandes (como que se consegue nas fixas).
Um fato é que as lentes RFs mudaram bastante o jogo. Por exemplo a RF 85mm 2.0 vs EF 85mm 1.2 são bem diferentes em preço mas em abertura lá por F/4 já tem nitidez semelhantes. Dependendo do uso a RF 2 seria uma compra racional e muito mais em conta.

Sinceramente, qualquer fixa EF em f/4 tem o mesmo comportamento......
Pode comparar 50mm 1.8 com a 1.2, 85mm como cheferson falou, 35mm f/2 vs 1.2 e por aí vai.
Isso não é só no RF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 25 de Março de 2023, 09:24:22
A diferença está nas grandes aberturas...
Maioria dessas novas e caras lentes 1.2 são impecáveis na abertura máxima, com aquele desfoque diferenciado.