Autor Tópico: Canon R ou R7 para fotografia de Casamentos  (Lida 3033 vezes)

Jose Eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Nós congelamos o tempo, você revive as memórias.
    • instagram.com/joseeduardofotografias
Online: 03 de Abril de 2023, 22:17:15
Cumprimento a todos! Gostaria de propor uma discussão mais humanizada e coerente sobre as câmeras Canon R e Canon R7, especificamente no contexto de fotografias de casamento.

Levo em consideração que, apesar de ser uma câmera crop, a R7 tem funções e capacidades dignas para competir com a R, quiçá com a R6.

Abaixo apresento algumas vantagens e desvantagens de ambas, do meu ponto de vista, e posteriormente levanto a questão.

Canon R:

Vantagens:

Melhor desempenho em baixa luz.
Full Frame.
Construção robusta.
Visor eletrônico de alta qualidade.
Excelente qualidade de imagem.

Desvantagens:

Resolução de imagem menor comparada à R7.
Velocidade de disparo contínuo mais lenta.
Autofoco menos avançado.
Menor variedade de recursos de vídeo.
Apenas 1 slot para cartão.

Canon R7:


Vantagens:

Maior resolução de imagem.
Velocidade de disparo contínuo mais rápida.
Autofoco mais avançado, literalmente fica cravado no olho e não larga mais.
Ampla gama de recursos de vídeo.
2 slots para cartão.
Estabilização com correção de horizonte, o sensor se movimenta para ajustar.
Desvantagens:

Desempenho em baixa luz inferior ao da Canon R.
Construção menos robusta.
Visor eletrônico de menor qualidade.
Preço praticamente igual.

Dando início à discussão, após apresentar esses dados, gostaria de dizer que testei as duas câmeras por horas no shopping china e achei sensacional a sensação de fotografar com elas. Já uso uma 6D Mark II e uma 5D Mark III nos meus trabalhos de casamento. Mas pegar uma R e uma R7 na mão foi uma experiência diferente. Já fotografei casamentos com a R, e foi maravilhoso. Todavia, gostaria de saber de vocês o que escolheriam, a R ou a R7 para uso em casamentos.

Considero importante o fato de a R7 ter 2 slots e seu foco ser mais rápido. Mas também considero o fato de que não conheço ninguém que a tenha usado para serviços de alta demanda, como em um casamento. Confesso que me assusta um pouco pensar sobre a manutenção do sensor da R7, que fica se movimentando para corrigir o horizonte.

Enfim, estou voltando no Shopping China para comprar uma, o que escolheriam, a R, que já está consolidada no mercado, ou a R7, que chegou recentemente aqui?
« Última modificação: 03 de Abril de 2023, 22:19:41 por Jose Eduardo »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2023, 22:53:11
Eu iria de R7 pelo AF, dual slot.

O problema seria só montar um set de lentes dos meu agrado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2023, 23:33:33
Considero importante o fato de a R7 ter 2 slots e seu foco ser mais rápido. Mas também considero o fato de que não conheço ninguém que a tenha usado para serviços de alta demanda, como em um casamento. Confesso que me assusta um pouco pensar sobre a manutenção do sensor da R7, que fica se movimentando para corrigir o horizonte.

Tem como desativar a função de auto level no menu da R7.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2023, 23:52:25
Especificamente para casamentos, euzinho aqui certamente iria de R.
Tudo que a R7 tem de melhor, perde a vantagem quando fica frente a frente ao sensorzão fufreime

Única coisa que faz falta de verdade, é o slot duplo, que pode ferrar a vida do fotógrafo se o cartão der pau.

Tirando isso, mais nada. Estabilizador, muito legal, mas não precisa. FPS fodão, noiva não entra correndo na igreja.
Mesmo para video, pegaria uma dessas Sony fodona que os caras estão usando e adorando por aí.

De verdade, peguei uma R7 na mão, brinquei um pouco, mas não trocaria nem pela minha RP, mesmo se fossem mesmo preço. Nem mesmo aquela bateria ridícula da RP me faria trocá-la pela R7 rsrs.
R7 muito legal, rápida e tecnológica, até entrar naquela igrejona escura e precisar subir o ISO até 4000. Aí aquele monte de pixel amontoado naquele sensorzinho faz um estrado danado.
"Ainn Mike, você vivia defendendo APS-C, agora vem dar uma dessa?"
Nunca disse que era melhor. Sempre disse que era suficiente para os clientes que eu atendia. Naquela época, trocar todo meu sistema, lentes EF-S e câmeras APS-C era desnecessário. Subi meu tícket médio, subi qualidade, só isso.

« Última modificação: 03 de Abril de 2023, 23:52:49 por Mike Castro »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2023, 00:10:43
Cumprimento a todos! Gostaria de propor uma discussão mais humanizada e coerente sobre as câmeras Canon R e Canon R7, especificamente no contexto de fotografias de casamento.

Levo em consideração que, apesar de ser uma câmera crop, a R7 tem funções e capacidades dignas para competir com a R, quiçá com a R6.

Abaixo apresento algumas vantagens e desvantagens de ambas, do meu ponto de vista, e posteriormente levanto a questão.

Canon R:

Vantagens:

Melhor desempenho em baixa luz.
Full Frame.
Construção robusta.
Visor eletrônico de alta qualidade.
Excelente qualidade de imagem.

Desvantagens:

Resolução de imagem menor comparada à R7.
Velocidade de disparo contínuo mais lenta.
Autofoco menos avançado.
Menor variedade de recursos de vídeo.
Apenas 1 slot para cartão.

Canon R7:


Vantagens:

Maior resolução de imagem.
Velocidade de disparo contínuo mais rápida.
Autofoco mais avançado, literalmente fica cravado no olho e não larga mais.
Ampla gama de recursos de vídeo.
2 slots para cartão.
Estabilização com correção de horizonte, o sensor se movimenta para ajustar.
Desvantagens:

Desempenho em baixa luz inferior ao da Canon R.
Construção menos robusta.
Visor eletrônico de menor qualidade.
Preço praticamente igual.

Dando início à discussão, após apresentar esses dados, gostaria de dizer que testei as duas câmeras por horas no shopping china e achei sensacional a sensação de fotografar com elas. Já uso uma 6D Mark II e uma 5D Mark III nos meus trabalhos de casamento. Mas pegar uma R e uma R7 na mão foi uma experiência diferente. Já fotografei casamentos com a R, e foi maravilhoso. Todavia, gostaria de saber de vocês o que escolheriam, a R ou a R7 para uso em casamentos.

Considero importante o fato de a R7 ter 2 slots e seu foco ser mais rápido. Mas também considero o fato de que não conheço ninguém que a tenha usado para serviços de alta demanda, como em um casamento. Confesso que me assusta um pouco pensar sobre a manutenção do sensor da R7, que fica se movimentando para corrigir o horizonte.

Enfim, estou voltando no Shopping China para comprar uma, o que escolheriam, a R, que já está consolidada no mercado, ou a R7, que chegou recentemente aqui?

Cara, pensando no custo-benefício de longo prazo, R7 é uma melhor opção: slot duplo, IBIS, 4K mais decente pra fazer jobs de vídeo.


Jose Eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Nós congelamos o tempo, você revive as memórias.
    • instagram.com/joseeduardofotografias
Resposta #5 Online: 04 de Abril de 2023, 00:13:13

Única coisa que faz falta de verdade, é o slot duplo, que pode ferrar a vida do fotógrafo se o cartão der pau.

Tirando isso, mais nada. Estabilizador, muito legal, mas não precisa. FPS fodão, noiva não entra correndo na igreja.


kkkkk noiva não entra correndo.

Realmente, em relação ao ISO, a R7 deixa a desejar, chega na zona dos 3200 e dali pra frente é só pra trás. Estou ponderando muito a ideia de ficar com a R, mas o que a R7 faz também me chama muito a atenção, a única coisa que vejo a R7 ficando para trás é no ISO.

Os valores se diferenciaram em R$535.

Canon R + Adaptador + Bateria extra E6NH = R$9603
Canon R7 + Adaptador + Bateria extra E6NH = R$9068



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2023, 09:46:41
Olha o Mike fã de full frame...  :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 04 de Abril de 2023, 10:07:09
Sem ofensas mas atualmente ficar apegado a iso alto dessas câmeras aps-c modernas não faz sentido.

Lógico que iso por iso FF vai ser melhor.
Mas pra casamento? Com a saída sendo no máximo um encardenado 60x60?
Desapegar disso rsrsrs

E ainda temos softwares como o dxo fazendo milagre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 04 de Abril de 2023, 10:56:35
Sem contar que são 32 megapixels. Cara com a 7d de 18 já fiz impressão de álbum 70x50cm em ISO de 800 a 4000 e ficou muito bom. Com boa iluminação, boa técnica e leve redução de ruído em tratamento dos Raws, um sensor Apsc moderno pode ir até Iso 6400 sem grande problema pois geralmente iremos reduzir a imagem pra impressão ou redes sociais e internet.

Pensando em recursos , a R7 é melhor. Vai usar ISOs acima de 12800 em no mínimo 50% das suas fotos ? Daí sim a R se torna uma melhor opção


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Abril de 2023, 12:36:38
Olha o Mike fã de full frame...  :hysterical:

🤣🤣🤣

Sem ofensas mas atualmente ficar apegado a iso alto dessas câmeras aps-c modernas não faz sentido.

Lógico que iso por iso FF vai ser melhor.
Mas pra casamento? Com a saída sendo no máximo um encardenado 60x60?
Desapegar disso rsrsrs

E ainda temos softwares como o dxo fazendo milagre.


Sem contar que são 32 megapixels. Cara com a 7d de 18 já fiz impressão de álbum 70x50cm em ISO de 800 a 4000 e ficou muito bom. Com boa iluminação, boa técnica e leve redução de ruído em tratamento dos Raws, um sensor Apsc moderno pode ir até Iso 6400 sem grande problema pois geralmente iremos reduzir a imagem pra impressão ou redes sociais e internet.

Pensando em recursos , a R7 é melhor. Vai usar ISOs acima de 12800 em no mínimo 50% das suas fotos ? Daí sim a R se torna uma melhor opção

Eu fiz centenas de casamentos com 60d e 80d. Era bom, não era ruim.

Bom, eu não sei quantos casamentos vocês fizeram ano passado, eu fotografei 32.
Desses, 19 eram contrato com álbum.

A diferença na qualidade do arquivo é gigante. Tudo bem que a 80d é mais antiga, fraquinha e tal. Mas, a diferença existe.

Não se trata de "apenas a partir do ISO x"

Se trata de no ISO 800, a qualidade do sensor fufreme ser melhor que do APS-C, e dar uma foto mais bonita. Só esse o ponto.

Como eu disse, PARA MIM, a qualidade da R se sobressai aos demais benefícios da R7. O cara perguntou a opinião de cada um, eu dei a minha... Mas não tô obrigando ninguém a comprá-la.  :ok:
« Última modificação: 04 de Abril de 2023, 12:37:10 por Mike Castro »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 04 de Abril de 2023, 13:49:08
🤣🤣🤣

Eu fiz centenas de casamentos com 60d e 80d. Era bom, não era ruim.

Bom, eu não sei quantos casamentos vocês fizeram ano passado, eu fotografei 32.
Desses, 19 eram contrato com álbum.

A diferença na qualidade do arquivo é gigante. Tudo bem que a 80d é mais antiga, fraquinha e tal. Mas, a diferença existe.

Não se trata de "apenas a partir do ISO x"

Se trata de no ISO 800, a qualidade do sensor fufreme ser melhor que do APS-C, e dar uma foto mais bonita. Só esse o ponto.

Como eu disse, PARA MIM, a qualidade da R se sobressai aos demais benefícios da R7. O cara perguntou a opinião de cada um, eu dei a minha... Mas não tô obrigando ninguém a comprá-la.  :ok:

Sensor fullframe já é melhor no iso 100, ninguém questiona isso.
Entre R6 e R7 eu não pensaria 02 vezes em pegar a R6 mark I.

Eu já fiz casamento com crop + FF no mesmo álbum, depois de impresso, eu não conseguia dizer qual foto da lamina foi feita com qual câmera.

Vou até ver se ainda tenho as fotos e fazer um teste cego aqui no forum pra ver quem acerta rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 04 de Abril de 2023, 15:14:20
Eu iria na R, mas primariamente pq as lentes profissionais que você deve querer usar para trabalhar (24-70mm, 70-200mm, talvez uma 35mm ou 85mm) foram todas feitas pensadas para o sistema. Não tem lente aps-c mount R da linha profissional, então vai ser sempre dependente de usar as lentes R Full frame e acabar com distâncias focais estranhas.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Abril de 2023, 15:38:15
Achou maravilhoso fotografar com a R, então pegue a R. O uso e especifico. Voce ja escolheu e nem sabe.
 




« Última modificação: 04 de Abril de 2023, 15:39:13 por Leonardo Tonin »


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #13 Online: 04 de Abril de 2023, 18:10:27
Já tive as duas, são câmeras maravilhosas, excelentes mesmo.

Mas se eu fosse você, que está ai no Paraguai, eu pegaria o melhor das duas câmeras juntas: uma EOS R6 Mark I.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Abril de 2023, 18:39:15
Já tive as duas, são câmeras maravilhosas, excelentes mesmo.

Mas se eu fosse você, que está ai no Paraguai, eu pegaria o melhor das duas câmeras juntas: uma EOS R6 Mark I.
Isso aí.

Aproveita  :D