Autor Tópico: Conversor .cr3  (Lida 1502 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Online: 15 de Junho de 2023, 09:41:47
Galera, alguma alternativa para abrir os raws cr3 da Canon? Especificadamente da R10.

No caso, não quero atualizar meu LR (leia-se não quer contratar a assinatura vitalicia).



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2023, 09:44:58
Procure pelo Adobe Dng Converter. É gratuito. Você converte o Raw de Cr3 para o Raw Dng sem nenhuma perda de informação. Os arquivos Dng irão abrir normalmente no Lightroom.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2023, 09:58:38
Procure pelo Adobe Dng Converter. É gratuito. Você converte o Raw de Cr3 para o Raw Dng sem nenhuma perda de informação. Os arquivos Dng irão abrir normalmente no Lightroom.


Opaaa ótimo!! Já vou baixar e testar agora mesmo, obrigado Chefe!

To cheio de RAW da R10 pra brincar, nestas ultimas férias testei levar o kit 5d + 35mm e R10 + 50mm ... ainda tenho que encontrar o kit ideal para levar em viagens, busca eterna kkkkk levei também a 17-40mm que qse não usei... estou custando acostumar com a R10


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2023, 14:44:29

Opaaa ótimo!! Já vou baixar e testar agora mesmo, obrigado Chefe!

To cheio de RAW da R10 pra brincar, nestas ultimas férias testei levar o kit 5d + 35mm e R10 + 50mm ... ainda tenho que encontrar o kit ideal para levar em viagens, busca eterna kkkkk levei também a 17-40mm que qse não usei... estou custando acostumar com a R10

O que na R10 você não se sente confortável?
Fotógrafo oficial Foco Radical


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 15 de Junho de 2023, 15:28:22
O que na R10 você não se sente confortável?

Fernando é complexo viu ...

Mas seguem algumas coisas

- EVF ... A experiência não é a mesma do visor ótico.
- muitas opções, recursos que tenho que lembrar como estão configurados, sinto falta da simplicidade
- não está pronta para fotografar a todo momento .. sempre que fica um tempo parada e puxo ela no olho pra um clique rápido há um delay até ela ficar pronta
- o botão do obturador deveria ser mais responsivo para ativar ela, tenho hábito de pressionar o obturador durante o movimento de subir a câmera ao olho para já ficar pronta e com ela mtas vezes não pressiono o suficiente
- processo pouco organico de fotografar (aqui é o evf novamente o culpado)


Veja que para outros fins ela é mto boa, como nos esportes é fantástica pois a assertividade dela é absurda comparada a DSLR (foco preciso e com detecção de rosto/olho, exposição em tempo real, etc)...


É exatamente o contrário da experiência que tive utilizando uma Olympus om1 manual de filme, que delícia a simplicidade dela, velocidade, diafragma, foco manual e enquadramento... Nada mais a ter que pensar, achei libertador poder destinar tanto da minha concentração apenas pra esses fatores sem pensar se está em aí servo, one shot, eye AF, raw ou jpg, etc etc...
Mas entendo que essa percepção é totalmente subjetiva e particular da interação com a fotografia.
« Última modificação: 15 de Junho de 2023, 15:32:18 por LeandroR »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 15 de Junho de 2023, 15:52:42
Fernando é complexo viu ...

Mas seguem algumas coisas

- EVF ... A experiência não é a mesma do visor ótico.
- muitas opções, recursos que tenho que lembrar como estão configurados, sinto falta da simplicidade


Sim concordo com tudo o que você disse, mas pra mim isso tudo não até que não me incomoda muito.

Posso te sugerir 2 opções do EVF... tem um modo que deixa a câmera com uma vista que talvez possa te agradar mais, procure a opção OVF Assist (menu vermelho página 9), talvez ela possa funcionar melhor para ti. A segunda dica é naquelas configurações do que é exibido no Live View e no View Finder, (também na página 9 - Shooting info. disp.) deixa somente 2 opções marcadas no VF info/toggle settings, uma clean, sem os overlays e outra com mais informações, bastando apertar a tecla INFO para ir trocando entre elas. Aqui eu uso desta maneira, geralmente configurando eu deixo todas as informações pra ver como estão os itens da fotometria e depois que acerto eu deixo na tela limpa pra só me preocupar com a composição. Eu deixo também a simulação de exposição e profundidade de campo ativa, justamente pra neste momento poder me concentrar no enquadramento. O único porém da simulação de profundidade de campo é que se for em foto de ação pode deixar o foco mais lento em situações que se fecha a abertura.
« Última modificação: 15 de Junho de 2023, 15:55:11 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2023, 17:21:03
Fernando é complexo viu ...

Mas seguem algumas coisas

- EVF ... A experiência não é a mesma do visor ótico.
- muitas opções, recursos que tenho que lembrar como estão configurados, sinto falta da simplicidade
- não está pronta para fotografar a todo momento .. sempre que fica um tempo parada e puxo ela no olho pra um clique rápido há um delay até ela ficar pronta
- o botão do obturador deveria ser mais responsivo para ativar ela, tenho hábito de pressionar o obturador durante o movimento de subir a câmera ao olho para já ficar pronta e com ela mtas vezes não pressiono o suficiente
- processo pouco organico de fotografar (aqui é o evf novamente o culpado)


Veja que para outros fins ela é mto boa, como nos esportes é fantástica pois a assertividade dela é absurda comparada a DSLR (foco preciso e com detecção de rosto/olho, exposição em tempo real, etc)...


É exatamente o contrário da experiência que tive utilizando uma Olympus om1 manual de filme, que delícia a simplicidade dela, velocidade, diafragma, foco manual e enquadramento... Nada mais a ter que pensar, achei libertador poder destinar tanto da minha concentração apenas pra esses fatores sem pensar se está em aí servo, one shot, eye AF, raw ou jpg, etc etc...
Mas entendo que essa percepção é totalmente subjetiva e particular da interação com a fotografia.


Compre uma 7D ou 5D... não tem esses problemas rsrsrsrs...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2023, 17:23:29

Compre uma 7D ou 5D... não tem esses problemas rsrsrsrs...
Ele já tem uma 5d III, acho.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2023, 17:33:18
Ele já tem uma 5d III, acho.

Sim, e uma 7D também rsrs

Mas assim, comprei a R10 para fazer eventos esportivos e eventualmente alguns trabalhos de vídeo em 4k. Para ambas finalidades ela é uma ferramenta incrível.

Para a fotografia que mais gosto de fazer, autoral (que já compartilhei algumas aqui na galeria) eu não estou gostando dela... O modus operandi dela não me agrada kkkkk talvez com o tempo isso mude e me acostume sei lá...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2023, 17:38:27
Sim, e uma 7D também rsrs

Mas assim, comprei a R10 para fazer eventos esportivos e eventualmente alguns trabalhos de vídeo em 4k. Para ambas finalidades ela é uma ferramenta incrível.

Para a fotografia que mais gosto de fazer, autoral (que já compartilhei algumas aqui na galeria) eu não estou gostando dela... O modus operandi dela não me agrada kkkkk talvez com o tempo isso mude e me acostume sei lá...
Acho que com o tempo se acostuma.
O ser humano tem uma resistência ao novo kkk

O Mike também penou no início com a RP e agora diz que nunca mais volta à dslr.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 15 de Junho de 2023, 18:00:02
Acho que com o tempo se acostuma.
O ser humano tem uma resistência ao novo kkk

O Mike também penou no início com a RP e agora diz que nunca mais volta à dslr.

So o tempo dirá rsrs... Vou marcar esse tópico pra daqui um ano e ver o que mudou.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2023, 13:01:34
Galera, alguma alternativa para abrir os raws cr3 da Canon? Especificadamente da R10.

No caso, não quero atualizar meu LR (leia-se não quer contratar a assinatura vitalicia).

Alternativas pagas. Capture One continua oferecendo a compra vitalícia, DXO também. Alternativa não paga, talvez o raw therapy.
« Última modificação: 16 de Junho de 2023, 13:02:07 por Leonardo Tonin »


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2023, 13:10:02
Você pode tentar o DPP4 (Digital Photo Professional) da própria Canon, que é free.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2023, 13:26:42
Valeu pessoal pelas dicas!

Segui a dica do Chefe e funcionou perfeitamente... demorei pro retorno pq tive que atualizar o SO que tava no os10.13 ainda rsrsrs  :doh:


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2023, 13:51:32
Eu gostaria de ver uma R10 , parece ser uma camera interessante.

Na R6, ainda bem que não ocorre este atraso, e só pegar na camera.. e o sensor de aproximação dela acusar algo perto... ela ja liga o visor eletronico.

Acredito que logo irá se acostumar.

Sobre conversor, pelas dicas dos amigos aí acima, já deve ter resolvido.
Fotógrafo e birdwatching