Autor Tópico: Oi Canon... estou de volta!!!  (Lida 4732 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 07 de Julho de 2023, 12:32:55
Depois de mais de 4 anos com Sony A7III, eu acabei comprando uma Canon R6 em uma promoção imperdível.

Muita coisa aconteceu nesses quatro anos. 2020 e 2021 foram anos de vários jobs como casamentos, festas e retratos de família. Depois, no ano passado praticamente só fiz fotografia de imóveis para venda com poucos ensaios e, com a mudança na taxa de juros aqui do FED, o meu contrato de fotografia imobiliária acabou sendo encerrado e foi aí que decidi abrir o site para atrair mais clientes mas eu percebi que vou fazer trabalhos só de vez em quando e quero mais é curtir (ganhar dinheiro extra é bom e não posso reclamar do que consegui nesses anos). Não tenho muito mais paciência para ficar dirigindo ensaios, bla bla bla. Com a minha esposa trabalhando por aqui eu quero curitir outras coisas.

Inclusive, fotografei muito pouco como hobby nesses últimos 2 anos.

Dito tudo isso, já estava certo de vender meus dois corpos de A7III e pegar uma A7IV. Foi aí que nas últimas 4 semanas eu fiquei pensando e pesquisando e matutando: porque não testar Canon?  porque não ficar com Sony?

Acabou que a promoção da Adorama e 4 de julho foi imbatível e me ajudou a tomar a decisão.

Peguei uma Canon R6 + 24-105 f/4 L por 2,699 dólares, RF 50 1.8 + parasol por volta de 160 dólares e, só depois que tinha colocado o pedido, vi que também veio um Battery Grip original da Canon de graça. Resumo: 3,000 dólares para um kit que valia até 1 mês atrás quase 4,000 dólares sendo que a Sony A7IV ia sair 2,499 + taxes.

Vou deixar esse tópico aqui para ir colocando as minhas impressões nessa fase de transição e, nessa primeiras 48 horas onde brinquei um pouco com o equipamento, posso dizer que sinto "saudades" da Sony mas é, provavelmente, por uma questão de adaptação. Depois coloco quais foram os pontos que estou "estranhando".

Queria fazer essa mudança para Canon indo direto para R6II mas, a indisponibilidade dessa câmera em Julho/23 combinado com mais de 1,000 dólares (40% do valor da R6II) de diferença no custo da câmera, não consegui achar justificativa racional para recusar o primeiro modelo da Canon.

É isso aí... vou precisar de algumas dicas e ajudas dos colegas que já fizeram essa transição para o sistema R, principalmente aqueles que também vieram de outras marcas.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2023, 13:01:00
 :clap:
Parabéns!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2023, 13:33:14
:clap: :clap:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2023, 13:50:12
Eu estou curioso pra saber das suas impressões.
Acredito que este caminho Sony => Canon seja pouco comum por aqui, o que vejo é muita gente fazendo o caminho contrário já que as lentes Canon são mais caras do que as de terceiros pra Sony.
Nos States 2500 dólares são caros, mas nada comparados à R$15.000,00 que uma câmera destas custa no Brasil. Se custasse R$2500,00 eu teria Canon, Sony, Nikon, Fuji, Panasonic, Black Magic hahahah
Fotógrafo oficial Foco Radical


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2023, 14:32:38
Andei muito distante do fórum porque o dia só tem 24h e tenho dado outras prioridades mas tem bastante coisa interessante do sistema Sony que gostaria de compartilhar e pretendo fazer.
Realmente a disponibilidade de lentes é o ponto mais forte da Sony. Estava com uma 35 1.8 da Samyang que é absolutamente espetacular que custa 300 dólares.

Sobre minhas frustrações iniciais com a Canon R6. Aproveitei meu horário de almoço para estudar e parece que já descobri como operar o sistema de AF da forma como a Sony e Nikon fazem (tracking de maneira fácil e prática).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2023, 08:07:53
O Ferrari fez justamente essa mudança. 
A7 III -> R6 , R5 e R6 II

Creio que ele possa acrescentar muito nesse tópico.



C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2023, 10:25:45
Bem vindo de volta!

Qualquer dúvida manda aqui que vamos se ajudar.

O Ferrari fez justamente essa mudança. 
A7 III -> R6 , R5 e R6 II

Creio que ele possa acrescentar muito nesse tópico.



Exatamente Kkkkk o maior maluco.

D750+D3s+D800 -> A7III -> R6,R5,R6II


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2023, 15:06:38
Papo de gente grande....  :snack:
Fotógrafo oficial Foco Radical


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2023, 09:52:48
Bem vindo de volta!

Qualquer dúvida manda aqui que vamos se ajudar.

Exatamente Kkkkk o maior maluco.

D750+D3s+D800 -> A7III -> R6,R5,R6II

Tem hora que penso...repenso... "despenso"... se faço upgrade de R6 para R6 II hehehe.. é praticamente R$ 5.000,00 a mais que teria que sair do bolso.
Fotógrafo e birdwatching


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2023, 10:25:01
Tem hora que penso...repenso... "despenso"... se faço upgrade de R6 para R6 II hehehe.. é praticamente R$ 5.000,00 a mais que teria que sair do bolso.
A R6II tem um sistema de foco melhor que o da R5/R6 e ponto. Afinal, é "igual" ao da R3. Contudo, o salto da R6 para R6II não parece ser significativo para maioria absoluta dos casos. Diferente do que houve quando saiu a R6 em relação à R.

Por isso que com a R6 agora na queima final de estoque custando 1,699 vs 2,499 dólares da Mark II, faz muito mais sentido investir essa diferença em lente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2023, 10:31:11
Tem hora que penso...repenso... "despenso"... se faço upgrade de R6 para R6 II hehehe.. é praticamente R$ 5.000,00 a mais que teria que sair do bolso.


Eu tendo as duas te digo. Fica na R6.

A R6II se tem alguma melhoria no sistema de AF, eu não consegui ver uso ainda no que faço. Inclusive tenho impressão que é pior  :assobi:
Mesmo usando as mesmas config's, ele é menos grudento do que na R5/R6


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2023, 11:24:41

Eu tendo as duas te digo. Fica na R6.

A R6II se tem alguma melhoria no sistema de AF, eu não consegui ver uso ainda no que faço. Inclusive tenho impressão que é pior  :assobi:
Mesmo usando as mesmas config's, ele é menos grudento do que na R5/R6
Fico mais feliz ainda em ver seu comentário agora.
Sobre o sensor, não consigo ver muita convergência nos fórums e grupos gringos. Afinal, qual sensor mais lhe agrada do ponto de vista de qualidad de imagem, color rendition, textura? O de 20MP ou 24MP?
Vários relatos de que o de 20MP tem um filtro AA muito fraco. É óbvio que 4 MP podem fazer diferença para quem cropa ou coisa do tipo mas eu não cropo muito e já tive D700 que eram só 12MP e mesmo assim me atendia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2023, 11:34:08
Vários relatos de que o de 20MP tem um filtro AA muito fraco. É óbvio que 4 MP podem fazer diferença para quem cropa ou coisa do tipo mas eu não cropo muito e já tive D700 que eram só 12MP e mesmo assim me atendia.

Frescura de quem não sabe fazer pós processamento. Simular o filtro AA é a coisa mais idiota que existe, basta um gaussian blur seguido de um unsharp mask ou um high pass. Descartar uma câmera criticando um AA "fraco" é o cúmulo da ignorância...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2023, 11:37:33
Frescura de quem não sabe fazer pós processamento. Simular o filtro AA é a coisa mais idiota que existe, basta um gaussian blur seguido de um unsharp mask ou um high pass. Descartar uma câmera criticando um AA "fraco" é o cúmulo da ignorância...

Mas no caso o filtro AA fraco é um vantagem não?

Inclusive, acho que foi num comparativo desses sensores de 20mp vs 24mp em que a "resolução real" estava praticamente igual.
O de 20mp resolvendo o mesmo nível de detalhes do de 24mp.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2023, 12:30:22
Mas no caso o filtro AA fraco é um vantagem não?

Inclusive, acho que foi num comparativo desses sensores de 20mp vs 24mp em que a "resolução real" estava praticamente igual.
O de 20mp resolvendo o mesmo nível de detalhes do de 24mp.
Também sou da linha que o filtro AA fraco, para fotografia, é melhor.
A R6 usa o mesmo sensor da 1DX III. Já a R6II, me parece ser similar ao da R3 mas não igual já que  a R3 tem um sensor stacked BSI.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales