Autor Tópico: Sigma vs Canon  (Lida 11147 vezes)

Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2023, 12:57:37
Pessoal, boa tarde.

Estou pensando em adquirir minha primeira lente de "alto nível" da Canon: uma 16-35mm 2.8, usada.
No entanto, vejo muita gente falando bem da Sigma. E o preço de uma 18-35mm 1.8, NOVA, é o mesmo ou até mais barato.

Nunca usei lentes da Sigma e gostaria de saber se realmente são lentes com qualidade/nitidez próximas, ou se a Canon continua sendo bem superior.
Em grande parte as fotos que farei serão de paisagens.

Obrigado.


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2023, 12:59:37
qual sua câmera?
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2023, 13:11:03
A Sigma é exclusiva para aps-c.

A Canon só vale a pena a versão III dessa lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2023, 13:16:03
Pessoal, boa tarde.

Estou pensando em adquirir minha primeira lente de "alto nível" da Canon: uma 16-35mm 2.8, usada.
No entanto, vejo muita gente falando bem da Sigma. E o preço de uma 18-35mm 1.8, NOVA, é o mesmo ou até mais barato.

Nunca usei lentes da Sigma e gostaria de saber se realmente são lentes com qualidade/nitidez próximas, ou se a Canon continua sendo bem superior.
Em grande parte as fotos que farei serão de paisagens.

Obrigado.

Essa lente e otima, mas exiostem limitacoes no uso do tracking nas novas cameras.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2023, 21:22:24
Tenho a 18-35 1.8 já tem um bom tempo. Adoro essa lente, é muito, muito nítida.

Mas existem inúmeros relatos de problemas de inconsistência de foco com corpos da Nikon e nunca ficou claro se era um problema de firmware no lado da Nikon ou no da Sigma.

Uso até hoje com Pentax. Na K5 Mk2 crava sempre 100%.

Nâo usei com Canon. E lembre-se que essa lente é para sensores APS (se estivermos falando da 18-35 1.8 Art).


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2023, 16:14:04
A Sigma é exclusiva para aps-c.

A Canon só vale a pena a versão III dessa lente.

Por qual motivo a Canon só vale a pena  a versão III?


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2023, 16:15:07
qual sua câmera?

Minha câmera é uma Canon 90D.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2023, 16:24:17
Por qual motivo a Canon só vale a pena  a versão III?

As anteriores são bem fracas em 2.8, na pratica só ficavam boas em f/4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2023, 16:43:26
A lente Sigma 18-35mm é amplamente elogiada e usada tanto em câmeras Canon como Nikon, devido à sua versatilidade em câmeras crop. Muitas pessoas também a utilizam para gravações de vídeo.
Na minha última Canon, uma 80D, utilizei a Sigma 17-70mm f/2.8 - f/4 Contemporary, que é muito boa e confiável. Eu já a utilizava frequentemente a f/4 e ela já era super nítida, com foco rápido e uma função "macro" em 70mm.
Essa também pode ser uma boa opção considerando o preço.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2023, 16:43:51 por Armando Ferreira »
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 17 de Agosto de 2023, 00:31:46
Minha câmera é uma Canon 90D.

A 18-35 1.8 da Sigma alguns dizem que é a melhor lente pro sistema APSC, mas eu discordo veementemente. Pra mim a lente mais nítida pro APSC é a Sigma 50-100 1.8 . Veja, a 18-35 1.8 é uma lente incrível, mas sua irmã 50-100 1.8 consegue uma nitidez impressionante em 1.8, algo que a 18-35 1.8 não faz. A nitidez da 18-35 só fica legal mesmo lá pra 2.5, 2.8 ; mas não deixa de ser uma lente excelente.

Pelo viewfinder, a 18-35 1.8 , tem mostrado algumas inconsistências de foco com Canon e Nikon. Sugiro que se você pegar ela, faça testes de precisão de foco com ela. Se sua cópia estiver ok nesse ponto, pode ir nela sem medo.

Agora quanto a 16-35MM 2.8, eu sugiro fortemente a 16-35 F4L ISM USM, é a lente L com melhor custo-benefício. Porém estamos falando de dois projetos de lentes totalmente diferentes. A 18-35 1.8 é uma lente feita apenas para APSC; já a 16-35 F4L IS USM, é uma lente Fullframe com qualidade de construção, vedação e foco muito melhores e posso até dizer que na ótica chega muito próximo da 18-35. Além disso seria mais "grande angular", o que pra quem  fotografa arquitetura, paisagens, etc, é uma mão na roda.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2023, 06:07:52
Lente muito boa. Clara... Tem gente que fotografava balada com ela.
O bokeh é Bonito em todo o range.
Eventos, beleza.


Mario Maia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2023, 11:19:42
A 18-35 1.8 da Sigma alguns dizem que é a melhor lente pro sistema APSC, mas eu discordo veementemente. Pra mim a lente mais nítida pro APSC é a Sigma 50-100 1.8 . Veja, a 18-35 1.8 é uma lente incrível, mas sua irmã 50-100 1.8 consegue uma nitidez impressionante em 1.8, algo que a 18-35 1.8 não faz. A nitidez da 18-35 só fica legal mesmo lá pra 2.5, 2.8 ; mas não deixa de ser uma lente excelente.

Pelo viewfinder, a 18-35 1.8 , tem mostrado algumas inconsistências de foco com Canon e Nikon. Sugiro que se você pegar ela, faça testes de precisão de foco com ela. Se sua cópia estiver ok nesse ponto, pode ir nela sem medo.

Agora quanto a 16-35MM 2.8, eu sugiro fortemente a 16-35 F4L ISM USM, é a lente L com melhor custo-benefício. Porém estamos falando de dois projetos de lentes totalmente diferentes. A 18-35 1.8 é uma lente feita apenas para APSC; já a 16-35 F4L IS USM, é uma lente Fullframe com qualidade de construção, vedação e foco muito melhores e posso até dizer que na ótica chega muito próximo da 18-35. Além disso seria mais "grande angular", o que pra quem  fotografa arquitetura, paisagens, etc, é uma mão na roda.


Como eu disse anteriormente, eu tenho uma 90D que comprei recentemente, substituindo a minha antiga 60D.
Sou um fotógrafo entusiasta e fotografo muito mais paisagens e ruas do que qualquer outra coisa. Vi que a Canon 16-35mm é uma excelente opção para paisagens.
Vejo muita gente torcendo nariz em usar lentes da linha L em câmeras de sensor crop. Mas o objetivo aqui é ganhar qualidade/nitidez na imagem e vejo que os fotógrafos ganham muito mais qualidade indo para uma lente melhor do que para uma câmera melhor, ainda que seja de uma cropada pra uma Fullframe, claro que aqui não estou falando em funções, qualidade de ISO e fotos noturnas. E como a minha 90D é muito nova, não vou trocar pra um FF tão cedo.

O ponto é que hoje tenho apenas 3 lentes:
- Canon 18-200mm - ótima para paisagens e muitos outros trabalhos, super versátil, mas a qualidade de imagem não é tão boa. Entendo que seja um pouco melhor que as básicas Canon EF-S 18-35 / 18-55, mas ainda assim é uma diferença muito pequena.
Canon 24mm - ótima lente, mas lente fixa é muito ruim pra paisagem. Útil em alguns momentos, imagem um pouco superior a da 18-200, mas para grandes planos não vejo tanta diferença.
Canon 50mm - melhor lente do meu kit, imagem muito superior as demais, mas praticamente inútil pra paisagem.

Além da 16-35, já pensei na 24-70mm e ainda considero ela, pois é de fato a lente mais versátil e mais bem falada da Canon. Já usei na 60D e gostei muito.
Considero também a 10-18mm, vai me dar uma abertura bem maior, mas como procuro qualidade, não sei se vai me entrar algo muito acima da 18-200mm.
E também considero a 10-22mm, mas já tem um preço de 3 a 4k e não sei se vale a pena esse upgrade.

Entrei no ponto da Sigma por ser mais em conta, mas tenho receio de ser uma lente muito inferior a uma Canon L.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2023, 17:12:34
Tem uma lente da canon que gosto MUITO, que é a 24-105 3.5-4.5 STM. É tão nítida quanto a L mas custa muito menos. Se não precisar de uma construção selada é uma excelente opção. Usei essa lente por um bom tempo com uma Sony A7-III + adaptador Sigma MC11. Nunca me deixou na mão.

Mas comparar a 18-35 com a 50-100 não procede muito porque as exigencias de projeto não muito diferentes. É muito mais difícil fazer uma GA utra nitida em 1.8 do que uma normal/meia tele.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 17 de Agosto de 2023, 18:18:00

Como eu disse anteriormente, eu tenho uma 90D que comprei recentemente, substituindo a minha antiga 60D.
Sou um fotógrafo entusiasta e fotografo muito mais paisagens e ruas do que qualquer outra coisa. Vi que a Canon 16-35mm é uma excelente opção para paisagens.
Vejo muita gente torcendo nariz em usar lentes da linha L em câmeras de sensor crop. Mas o objetivo aqui é ganhar qualidade/nitidez na imagem e vejo que os fotógrafos ganham muito mais qualidade indo para uma lente melhor do que para uma câmera melhor, ainda que seja de uma cropada pra uma Fullframe, claro que aqui não estou falando em funções, qualidade de ISO e fotos noturnas. E como a minha 90D é muito nova, não vou trocar pra um FF tão cedo.

O ponto é que hoje tenho apenas 3 lentes:
- Canon 18-200mm - ótima para paisagens e muitos outros trabalhos, super versátil, mas a qualidade de imagem não é tão boa. Entendo que seja um pouco melhor que as básicas Canon EF-S 18-35 / 18-55, mas ainda assim é uma diferença muito pequena.
Canon 24mm - ótima lente, mas lente fixa é muito ruim pra paisagem. Útil em alguns momentos, imagem um pouco superior a da 18-200, mas para grandes planos não vejo tanta diferença.
Canon 50mm - melhor lente do meu kit, imagem muito superior as demais, mas praticamente inútil pra paisagem.

Além da 16-35, já pensei na 24-70mm e ainda considero ela, pois é de fato a lente mais versátil e mais bem falada da Canon. Já usei na 60D e gostei muito.
Considero também a 10-18mm, vai me dar uma abertura bem maior, mas como procuro qualidade, não sei se vai me entrar algo muito acima da 18-200mm.
E também considero a 10-22mm, mas já tem um preço de 3 a 4k e não sei se vale a pena esse upgrade.

Entrei no ponto da Sigma por ser mais em conta, mas tenho receio de ser uma lente muito inferior a uma Canon L.

Agora que eu fui entender as suas reais necessidades. Ficou mais claro.

Cara, se você não precisar da vedação de uma lente L, vai na 10-18 EF-S ; lente com construção de kit; mas com ótica exemplar mesmo num sensor de altíssima resolução como a 90D .

Outro detalhe é que a 16-35L, te dará excelente qualidade de imagem, mas num APSC, um ângulo de visão não será tão legal quanto a 10-18. No grande angular qualquer 1MM o 2MM a menos de distância focal , faz um impacto absurdo na composição das suas fotos.

Pelo leque de lentes que você já tem (e entendo que você não precisa de mais lentes do que isso), a 10-18 certamente será um ótimo investimento.

Seguem dois excelentes reviews dela, primeiro do clássico Vlog do Zack:

E o Chris, que usa ela com adaptador na R7, que é o mesmo sensor da 90D:


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.144
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Agosto de 2023, 18:54:03
Já pensou em uma 17-40 da Canon?
Uma Série L de entrada que combina com a sua 90D, por um preço mais acessível. A vantagem extra é que se não gostar, a 17-40 vende como pão quente. Dificilmente perderá dinheiro com ela.

Outra opção é a 16-35 f4L. Apesar de f4, é um projeto mais recente que a maioria das 2.8 a venda e tem IS, ou seja, é estabilizada. Se tiver interesse, acho que tem 2 anunciadas no Fórum.  :assobi:

Seja qual for a escolha, certamente estará bem servido. Espero ter ajudado.