Autor Tópico: Canon responde sobre problemas de foco da R7  (Lida 3584 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 05 de Setembro de 2023, 09:38:08

Não lembro o tópico que estávamos discutindo isso mas basicamente é o seguinte:

A Canon respondeu que a R7 não consegue manter a precisão em altos FPS como as R5, R6 e R7.

O problema é em cenas com baixo contraste.

A solução recomendada é não usar H+ em cenas de baixo contraste, ou seja, usar o modo 8 FPS mecânico ou 15 FPS eletrônico.

Mesmo em 15 FPS o autor do video ainda teve problema.

Ele especula que o problema é o tempo de leitura do sensor, readout, que é muito grande na R7.
Na casa de 30ms comparado com 15ms da R5.

As Sony com sensor lento tem o FPS limitado a 10, exemplo A7IV, 27ms.


Faltou a Canon fazer um firmwarezinho pra permitir escolher o fps no modo eletrônico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2023, 10:04:44
Que sacanagem?!

R7 pior que R10?  :ponder:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2023, 10:30:34

Faltou a Canon fazer um firmwarezinho pra permitir escolher o fps no modo eletrônico.

Isso é um recurso que deveria ter em toda a linha.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2023, 10:37:11
Que sacanagem?!

R7 pior que R10?  :ponder:

Não, R10 e R50 tem readout pior, 35ms.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2023, 10:46:36
Certo.

Isso só acontece em baixo contraste.
Mas vejam bem, em cena de alto contraste o sensor continua tendo o mesmo tempo de leitura e aí o erro não apareceu.

Estranho isso, só acho rsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2023, 11:52:31
Certo.

Isso só acontece em baixo contraste.
Mas vejam bem, em cena de alto contraste o sensor continua tendo o mesmo tempo de leitura e aí o erro não apareceu.

Estranho isso, só acho rsrs

Entrando no território 100% da especulação.
Vamos supor que o sensor faça 20 leituras por segundo, em alto contraste as 20 leituras acusam foco cravado.
Em baixo contraste, cada uma das 20 leituras retorna um valor diferente, podendo ou não ser em foco.
Por isso o tal pulsing, é a camera tentando refinar o foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2023, 11:54:16
Lembrando que isso é só no foco continuo, em one shot o foco crava mesmo em baixo contraste porque usa quantas leituras forem precisas até confirmar o foco com o beep.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2023, 13:35:04
Só a Canon para dar a resposta exata.
Mas pode ser por esse caminho.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2023, 14:47:08
Certo.

Isso só acontece em baixo contraste.
Mas vejam bem, em cena de alto contraste o sensor continua tendo o mesmo tempo de leitura e aí o erro não apareceu.

Estranho isso, só acho rsrs

pra mim não é estranho... mas se eu entrar neste debate vamos criar mais umas 10 páginas de discussão desnecesária...  :snack:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2023, 14:53:24
pra mim não é estranho... mas se eu entrar neste debate vamos criar mais umas 10 páginas de discussão desnecesária...  :snack:
Acho que o fórum precisa de debates.  :D


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2023, 16:13:14
A gente estava falando isso naquele tópico que eu falei que estava perdendo bastante fotos por conta do foco da R7.

De fato continuo, mas já estou com "as manhas" para disparar uma sequência apenas quando eu percebo que a câmera cravou.
O macete é esperar até o sistema de foco colocar a lente focada próximo do plano de foco para então disparar.... se ficar com o botão do disparador preso, a R7 (R10 tb) ela vai continuar disparando enquanto estiver buscando a focalização.

Na R6 eu vejo que isso de registrar enquanto não está focado acontece 90% menos, mas em compensação algumas vezes ela dá uma perdida, focando o fundo ao invés de focar no assunto. Isso eu noto que acontece mais em situações de baixo contraste.

Outra coisa que notei é que com as Mirrorless da Canon, se estiver ativado a simulação de exposição ela se perde bastante se a cena estiver subposta. Engraçado que se eu compenso no ISO para a fotometria zerar, ela acha o assunto.
Se estiver com o modo de pré vizualização de profundidade de campo ativado junto com a Simulação de Exposição, aí ela fica mais manca no foco. Pra coisas que não demandam uma foto tão ágil eu costumo usar essa função, aliás gosto muito pois já vejo se a abertura escolhida é suficiente ou não, mas se tiver que rastrear muito (que é meu caso já que fotografo esportes/corrida) aí não compensa.
Fotógrafo oficial Foco Radical


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2023, 16:43:35
Acho que o fórum precisa de debates.  :D

mas um debate que não leva a nada não tem sentido kkkk

basicamente a grande questão é processamento, se a cena é difícil exigirá mais processamento e consequentemente pra garantir o "clic" o sistema vai aceitar o clic mesmo sem ser tão preciso o foco.

como resolver? comprar modelos com processamento mais rápido possível, comprar lentes claras para garantir que a pouca luz não influencie no baixo contraste, se for com luz ideal é tentar focar no melhor lugar da cena que tenha o melhor contraste.

não muda muito das dslr só que vai pagar mais caro do equipamento pra fazer a mesma coisa.

não tem muito mais que debater além disso kkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2023, 16:46:12
fato curioso que sempre leio das ML é que todo teste de foco em baixa luz (foca até em -7ev) usa a melhor lente possível a mais clara e mais cara... ou seja, a lente que quase ninguém tem o cenário que quase ninguém vai trabalhar e o melhor contraste com luz dura lateral...
isso é marketing acredita quem quer e que já acontecia desde as primeiras DSLRs e acredito que também nas SLRs...
« Última modificação: 05 de Setembro de 2023, 16:46:42 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 05 de Setembro de 2023, 19:08:33
fato curioso que sempre leio das ML é que todo teste de foco em baixa luz (foca até em -7ev) usa a melhor lente possível a mais clara e mais cara... ou seja, a lente que quase ninguém tem o cenário que quase ninguém vai trabalhar e o melhor contraste com luz dura lateral...
isso é marketing acredita quem quer e que já acontecia desde as primeiras DSLRs e acredito que também nas SLRs...

Mas o sistema de foco das DSLR pelo visor ótico não ocorrem tais problemas. Mesmo se pegar uma câmera topo de linha como uma 1D Mark 3. Porém, não há o obturador eletrônico e o foco com baixo contraste é mais eficiente. Minha desconfiança é que o número de fotos por segundo é deveras alto pra R7 cravar o foco com grande taxa de precisão.

Talvez limitar o número de FPS via atualização de firmware seria a saída mais inteligente. E orientar o usuário a buscar sempre fotos com contraste mais alto pra focar.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Setembro de 2023, 22:06:41
Mas o sistema de foco das DSLR pelo visor ótico não ocorrem tais problemas. Mesmo se pegar uma câmera topo de linha como uma 1D Mark 3. Porém, não há o obturador eletrônico e o foco com baixo contraste é mais eficiente. Minha desconfiança é que o número de fotos por segundo é deveras alto pra R7 cravar o foco com grande taxa de precisão.

Talvez limitar o número de FPS via atualização de firmware seria a saída mais inteligente. E orientar o usuário a buscar sempre fotos com contraste mais alto pra focar.

sim, é isso que estou dizendo.
sobre o foco da dslr é um sistema totalmente diferente mas que ao utilizar lentes claras foca muito melhor pois ele sempre foca com a lente totalmente aberta... o marketing sempre forçou a barra nesta questão ao afirmar que foca em -Xev mas sempre utilizando com a melhor lente disponível, o que nem sempre é real para maioria das pessoas.

sobre limitar o fps via firmware queima a marca, no máximo que deveriam fazer é ter a opção se selecionar quantos fps se quer como o pessoal disse, e se o problema realmente for alto fps a questão maior aí é processamento, o hardware não consegue processar tudo o que se garantiu que iria fazer, marketing...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.