Autor Tópico: Auto foco D5600  (Lida 4266 vezes)

Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 02 de Outubro de 2023, 12:06:20
Boa tarde !
Estou precisando usar minha câmera para pequenos vídeos de Vida Selvagem aqui no Pantanal. Venho tentando várias configurações mas sempre esbarro na situação de "busca de foco", uso uma sigma 150-600mm ou nikon 70-300mm vr2. Existe alguma configuração que vcs indicariam ? Todo video ela apresenta essa falha de foco, idem na D5300.
Obrigado !


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2023, 12:10:05
Disseram pra usar o foco automático e qdo focar mudar para o Manual,  outros para que de o zoom máximo e quando sentir que focou eu recolho o zoom para que o foco não saia do objeto. Porém são aves ou animais que se movem rápido.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2023, 13:28:32
DSLR Nikon e auto foco em video eram coisas que não andavam juntas..... não sei sobre esses modelos em especifico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2023, 14:09:50
Quando tentei uma única vez para vídeo usei foco manual.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2023, 14:23:49
única DSLR Nikon com foco bom pra vídeo é a D780 que é uma câmera híbrida com ML em sua concepção de AF em vídeo (se não me engano usa o mesmo algoritmo das ML quando está em liveview)...
as demais DSLRs Nikon servem para fazer algumas filmagens pessoais, até aí vai de boas, mas pra movimentos rápidos não rola não.
« Última modificação: 02 de Outubro de 2023, 14:27:06 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2023, 16:07:50
única DSLR Nikon com foco bom pra vídeo é a D780 que é uma câmera híbrida com ML em sua concepção de AF em vídeo (se não me engano usa o mesmo algoritmo das ML quando está em liveview)...
as demais DSLRs Nikon servem para fazer algumas filmagens pessoais, até aí vai de boas, mas pra movimentos rápidos não rola não.
Essa no liveview tem o af da Z6.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2023, 16:47:19
Essa no liveview tem o af da Z6.

isso msm... até dá vontade de ter uma mas o preço não ajuda... é uma câmera que só vale a pena quem já tem várias lentes F mount... mas é uma baita câmera... essa acredito que faria um bom AF com lentes tele longas.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2023, 16:49:36
isso msm... até dá vontade de ter uma mas o preço não ajuda... é uma câmera que só vale a pena quem já tem várias lentes F mount... mas é uma baita câmera... essa acredito que faria um bom AF com lentes tele longas.
A vantagem dela é poder usar lentes af-d com o foco remanescente da Z6.

Já pensei nela também e parei no preço kkk


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2023, 11:03:49
A vantagem dela é poder usar lentes af-d com o foco remanescente da Z6.

Já pensei nela também e parei no preço kkk

Nikon nao tem feito nenhuma promocao dessas dslr, e essas cameras usadas sao bastante caras, quando se encontra.

Z6 II  tambem custa uma nota, e pelo visto vai continuar na mesma.

Se a Fuji melhorar o algoritmo de tracking... a coisa vai ficar feia.


« Última modificação: 05 de Outubro de 2023, 11:05:47 por Leonardo Tonin »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2023, 14:08:49
Nikon nao tem feito nenhuma promocao dessas dslr, e essas cameras usadas sao bastante caras, quando se encontra.

Z6 II  tambem custa uma nota, e pelo visto vai continuar na mesma.

Se a Fuji melhorar o algoritmo de tracking... a coisa vai ficar feia.

mas as câmeras da fuji tirando a beleza da nostalgia e um ou outro recurso não compete com a nikon em preço... se analisar o preço de uma xt5 por ex... não faz sentido pagar o preço dela (apsc) para uso profissional considerando também o valor das lentes dela que não são nada baratas.

por este mesmo motivo nikon avançou na briga e lançou a zf que em teoria vai se sobressair em relação à xt5 e atingir o mesmo público e se garantir um bom AF aí a fuji quem estará em "Xeque" na linha XT pelo menos...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2023, 14:11:13
A vantagem dela é poder usar lentes af-d com o foco remanescente da Z6.

Já pensei nela também e parei no preço kkk

minha wish list tem no top 1 um adaptador com motor de foco pelo menos para que a linha af-d tenha AF na Zf... eu acho que a nikon está pensando seriamente nisso e se as vendas forem boas da Zf ela lança ano que vem um adaptador assim.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2023, 15:02:35
mas as câmeras da fuji tirando a beleza da nostalgia e um ou outro recurso não compete com a nikon em preço... se analisar o preço de uma xt5 por ex... não faz sentido pagar o preço dela (apsc) para uso profissional considerando também o valor das lentes dela que não são nada baratas.

por este mesmo motivo nikon avançou na briga e lançou a zf que em teoria vai se sobressair em relação à xt5 e atingir o mesmo público e se garantir um bom AF aí a fuji quem estará em "Xeque" na linha XT pelo menos...

A Fuji tem um monte de coisas para melhorar.

Sobre lentes, eu nao sei o quao resistentes pau para toda obra sao.
Esse e um ponto que eu sempre me pregunto em qualquer marca.


Sobre a zf, e uma camera muito legal.
Colocaria nela qualquer desas lentes 1.8s e a camera continuaria bacana.

O adaptador existe. Se chama d780.

 
 


« Última modificação: 05 de Outubro de 2023, 15:09:15 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2023, 22:51:44
No geral praticamente todas as DSLRs da Nikon não possuem autofoco em vídeo que funcione de maneira confiável. Essa questão somente foi solucionada de vez nas câmeras mirrorless da linha Z. Para sua demanda, sugiro que faça o foco manual mesmo. Por ter duas lentes tele como a 150-600 que é pesada imagino que você deve ter um monopé ou tripé de boa consistência. POr isso não deve ter grandes dificuldades para ajustar o foco.


Guilhermebjj_pg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2023, 18:00:55
Agradeço muito a atenção de vcs, eu vejo a Sony  usando a IA quase infalível (sem comparação com a D5600), a Z6 também com bom desempenho. To segurando uma grana, mas não quero desfazer das lentes que tenho, valeria a pena um D780 como citada em um dos comentários? Obrigado


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2023, 18:44:10
Com a Z6 você não perde as lentes a menos que seja as sem motor de foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs