Autor Tópico: Lente Nikon AF 80-400mm f/4.5-5.6D ED VR  (Lida 2434 vezes)

rafaelcv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 29 de Outubro de 2023, 19:14:35
Estes dias comprei um lente Nikon AF 80-400mm f/4.5-5.6D ED VR, gostaria de alguém que já usou ou sabe algo sobre esta lente pudesse me dizer algo sobre ela se é uma boa lente para fotografar futebol e também eu notei que ela além de ser muito pesada e dura para girar o anel de zoom as vezes não consigo girar, tem que ficar apontando a lente ou para cima ou para baixo para que consiga girar em alguns casos, se isso e normal destas lentes?


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2023, 03:40:52
https://www.opticallimits.com/nikon_ff/552-nikkorafd80400vrff

Bom dia Rafael. Nao me parece nada normal o que voce descreveu.
O foco nao e rapido, se voce pretende trabalhar com ela.   
Boa Sorte.



rafaelcv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2023, 06:45:50
Usei a lente poucas vezes vi que o foco dela é meio lento mesmo, mas mesmo assim acredito que de para acompanhar as jogadas de futebol amador, também vi que esta lente pelo valor dela tem uma boa nitidez. O problema dela é só o anel de zoom que me parece um pouco duro, acredito se ela estiver funcionando normal seria só melhorar este anel para ele ficar mais suave, eu paguei 5 mil na lente então preciso trabalhar com ela para recuperar este investimento. 


Armando Ferreira

  • Anunciantes
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • ***
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • O olhar do fotógrafo transforma o simples em arte!
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2023, 06:49:07
Uma sugestãol é levar para uma assistência de confiança e fazer uma manutenção preventiva de limpeza e lubrificação
Nikon D610 | Sigma 24-70 f/2.8 | Nikkor 70-300 VR | Nikkor 50mm f/1.8G


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2023, 08:46:40
Com certeza ter que apontar a lente para cima ou para baixo para mexer no zoom não é uma coisa normal.
E indica que tem algo errado com a lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafaelcv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:00:38
Eu já procurei muitas coisa na internet sobre isso e não acho nada é uma coisa que me atrapalha bastante e sobre as lente ir endurecendo o anel de zom com o tempo, e normal isso acontecer tem algum óleo ou produto que possa passar para melhor isso?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:07:23
Nenhuma marca projetaria uma lente onde o normal pra usar o zoom tem quem apontar pra cima ou pra baixo .. certamente tá com algum problema. Tem lentes que o zoom é mais pesado mas tem que ser utilizável.

Leva na assistência deve ser questão de lubrificação.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:33:53
Usei a lente poucas vezes vi que o foco dela é meio lento mesmo, mas mesmo assim acredito que de para acompanhar as jogadas de futebol amador, também vi que esta lente pelo valor dela tem uma boa nitidez. O problema dela é só o anel de zoom que me parece um pouco duro, acredito se ela estiver funcionando normal seria só melhorar este anel para ele ficar mais suave, eu paguei 5 mil na lente então preciso trabalhar com ela para recuperar este investimento.

Eu sugiro voce levar para uma assistencia de conficanca ( quando voce puder ), voce se livrara de que a situacao se agrave, eles ja darao uma revisao geral e voce podera guardar o documento com um parecer tecnico, caso voce queira vender no futuro. Nao tente arrumar, essas Nikon antigas tem umas encrencas surpresas que para monttar novamente ...


« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 09:35:00 por Leonardo Tonin »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:40:48
Assistência, não tente lubrificar a lente em casa, a conta vai sair mais cara.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2023, 09:42:53
eu já tive vontade de pegar uma dessas, mais pra brincar com ela e fotografar meu filho no futebol... mas pelo que li do foco dela acabei desistindo de pegar, em alguns lugares li que definitivamente não é uma lente pra ação rápida. uma pena pois ela tem um preço bem interessante.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


rafaelcv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2023, 10:28:19
Falei com uma assistência técnica, eles disse que não faz lubrificação em lentes só faz limpeza, fiquei na dúvida agora sobre o que eu poderia fazer para este anel ficar um pouco mais leve até porque no futebol é preciso agir com rapidez.
Tem algum produto no mercado que possa usar para melhorar isso, tipo um óleo ou algo que possa lubrificar para melhorar o equipamento.   


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2023, 10:40:01
Leve na assistência.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2023, 10:58:31
Falei com uma assistência técnica, eles disse que não faz lubrificação em lentes só faz limpeza, fiquei na dúvida agora sobre o que eu poderia fazer para este anel ficar um pouco mais leve até porque no futebol é preciso agir com rapidez.
Tem algum produto no mercado que possa usar para melhorar isso, tipo um óleo ou algo que possa lubrificar para melhorar o equipamento.

se tá travando em alguma posição específica é certeza que tem algum componente mecânico quebrado.
não é só sujeira que vai emperrar a lente, geralmente usa-se bucha de bronze pra deslizar, eu chuto que tem alguma parte do engrenamento batendo em alguma parte que pode ser que esteja partida lá dentro.

o lado bom é que lentes sem motor de foco são mais baratas de se arrumar do que lentes com motor de foco que geralmente precisa trocar o conjunto pra arrumar.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2023, 10:59:51 por fabianob »
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


rafaelcv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2023, 15:06:22
Eu acabei de comprar esta lente me custou 5 mil reais, pelo vi parece ser uma boa lente em questão de qualidade de imagem para futebol amador, mas tem os contras por ser uma lente antiga elas já estão meio gasta e isso faz com que se tenha que gastar mais com concerto, como fiz uma compra recente estou sem dinheiro para arrumar, agora vou ir usando ela e até ganhar um dinheiro para fazer manutenção.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2023, 16:09:46
No próximo investimento cria um tópico aqui que o pessoal vai te ajudar na melhor escolha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs