Autor Tópico: Nikon D50  (Lida 12608 vezes)

Gabriel270281

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Online: 16 de Junho de 2005, 10:12:41
Pessoal,


Li uma matéria falando do lançamento da Nikon D50, como uma irmã mais nova da D70. Pelo que li é uma DSLR com preço mais acessível porém com algumas carências em relação a sua irmã mais velha (embora o texto fale de algumas melhorias como uma bateria capaz de suportar 2000 cliques...)

Alguém já tinha lido sobre esse lançamento? O que podemos esperar, e até que ponto o preço mais baixo compensa as carências?

Link para a matéria

Abraços
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 10:13:06 por Gabriel270281 »
Gabriel Lima - Brasília/DF


Marcos Kaddoum

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Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2005, 10:33:50
Gabriel, "contrabandeia" a notícia pra cá, porque a área é de acesso exclusivo pra UOL.

Abraços
Marcos Kaddoum
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Gabriel270281

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Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2005, 10:43:36
Uma câmera profissional por um preço amador
Pequenas diferenças nos aparelhos podem acarretar boa economia

David Pogue
Colunista de tecnologia

A previsão do futuro a partir da extrapolação das tendências atuais pode ser um negócio arriscado. Um megabyte de memória em 1985, por exemplo, custava para você cerca de US$ 400. Em 1995, o mesmo megabyte custava cerca de US$ 35. Você poderia concluir que os fabricantes de memória eventualmente começariam a pagar para você.

   
A Nikon D50 pode produzir as mesmas fotos espetaculares do modelo D70S --e custa no mínimo US$ 150 a menos
Ainda assim, assistir o despencar dos preços de tecnologias populares é sempre empolgante enquanto dura. Veja as altamente estimadas câmeras digitais single-lens reflex (SLR, monoreflex) da Nikon, por exemplo.

Ao longo dos anos, os preços das SLRs da Nikon variaram de US$ 5 mil (a D1 em 1999), US$ 4 mil (a D1H em 2001), US$ 2 mil (a D100 em 2002), US$ 1 mil (a D70 do ano passado) e US$ 900 (a D70S ligeiramente atualizada do mês passado).

O mais recente modelo da Nikon representa um acréscimo delicioso à linha: a D50, que será lançada na próxima semana. Ela tira as mesmas fotos espetaculares que a D70S campeã de vendas -por um preço de lista de US$ 750.

(Estes preços são apenas para o corpo --arrume suas próprias lentes. Com ótimas lentes iniciais, a D50 sai por US$ 900. Os preços online cairão ainda mais assim que a câmera estiver a venda por algumas semanas.)

Bem, US$ 900 ainda pode soar muito caro, mas estas são câmeras profissionais --ou eram, até fotógrafos amadores começarem a comprá-las. E o preço livra você dos incômodos irritantes das câmeras comuns.

Por exemplo, a D50 liga em dois décimos de segundo, de forma que você não perde fotos porque sua câmera não estava pronta. Você também não precisa se preocupar em ficar sem bateria até a hora do almoço no parque de diversões: a carga da bateria da D50 dura semanas.

(Ela tem capacidade para 2 mil fotos, em comparação a entre 200 e 400 na câmera comum de bolso.) E uma SLR digital reduz o atraso do obturador --o atraso de meio segundo após você pressionar o botão-- a zero.

Mas a vantagem mais importante da SLR digital é que ela tira fotos infinitamente melhores do que as pequenas câmeras de bolso. Estas são fotos grandes, brilhantes, bem definidas, de aspecto profissional, com temas com foco preciso e fundos ligeiramente desfocados.

Você pode congelar movimento, fazer um espirro de água parecer gelo cristalizado; você pode fotografar no escuro, deixar o obturador aberto para registrar as trilhas alaranjadas dos faróis traseiros dos carros; e você pode disparar várias fotos por segundo, melhorando as chances de registrar o taco batendo na bola, a rolha estourando na garrafa de champanhe ou a criança de 5 anos sentada quieta.

Mas o que você não pode fazer com a SLR digital é registrar filmes digitais, compor fotos usando tela traseira (você precisa olhar pelo visor) ou colocar a câmera no seu bolso; a SLR digital é grande. Escolhas difíceis, é verdade, mas isto faz parte do jogo.

Ainda assim, o sucesso explosivo da D70 da Nikon e da Digital Rebel da Canon prova que milhões de consumidores preferem ignorar os contras e ficar com os prós --e tirar fotos como profissionais. Assim a Nikon foi esperta ao desenvolver, na D50, uma câmera que oferece a mesma qualidade fotográfica impressionante da D70 em um pacote mais amistoso para a família. (Você pode ver alguns exemplos no endereço www.nytimes.com/circuits.)

E o que "amistoso para a família" significa? Seria fácil dizer que a D50 é uma versão despojada da D70, mas isto não seria preciso. A D50 é certamente uma D70 modificada, mas ela acrescenta praticamente tantas novas características quanto retira.

O preço mais baixo é chave. Mas também a redução de tamanho e peso, o que foi possibilitado em parte pela mudança no formato da memória (de Compact Flash para cartão SD).

Em conjunto com sua nova lente compacta de 18-55 milímetros (um zoom de 3X, o equivalente a uma lente de zoom de 28-80 mm em uma SLR de filme fotográfico), a D50 inteiramente montada exibe um pacote menos intimidador do que sua predecessora. (Ela tem 13,2 X 10,1 X 7,6 cm, contra 14 X 11,2 X 7,9 cm da D70.)

Se você puder comprar lentes adicionais, a nova lente telefoto da Nikon, igualmente compacta com 55-200 mm (equivalente a uma lente de 80-300 mm de uma câmera de filme fotográfico), é uma grande opção por US$ 250. Seu zoom passa a registrar a partir de onde a lente inicial pára, deixando você 11 vezes mais próximo dos gols de futebol, peças escolares e lançamentos de ônibus espaciais.

A D50 também exibe um sistema de foco automático aprimorado; no modelo esportes (um dos seis "presets"), por exemplo, ela pode rastrear um tema enquanto ele se move. A ocular de borracha da D50 é maior e mais confortável do que a da D70.

Os avisos foram revisados para melhor clareza; a mensagem de confirmação quando você apaga uma foto, por exemplo, agora diz a você não apenas qual botão apertar para proceder, mas também qual botão cancela a operação.

E o novo modo "criança" supostamente oferece a combinação de cores vívidas de roupas e tons naturais de pele, apesar das fotos geralmente serem indistinguíveis daquelas no modo automático.

Os botões de controle de setas esquerda e direita agora chamam a foto anterior e próxima. (Na D70, eram setas para cima e para baixo, o que sempre parece errado.)

O zoom em uma foto ainda é um procedimento desajeitado que exige duas mãos, o que deverá levar a Nikon de volta à prancheta de desenho --mas pelo menos na D50 você pode rolar pela foto no mesmo nível de ampliação, sem ter que realizar um novo zoom toda vez.

Mas a Nikon dá e também tira --neste caso, um conjunto de funções que ela acredita que não profissionais não sentirão falta. A velocidade mais rápida do obturador da D50 é 1/4000 de segundo (mais lento que o 1/8000 da D70). Você não pode escolher qualquer ISO (sensibilidade à luz) entre 800 e 1600.

A D50 não suporta flash sem fio, como a D70. E a D50 carece da opção de grade de composição para o visor presente na predecessora, protetor para tela e botão de prévia de profundidade de campo.

(O botão reduz a abertura da lente antes de fotografar para lhe dar uma visão precisa de quais elementos no primeiro plano e no fundo estarão com ou sem foco no ajuste selecionado.)

Na maioria dos casos a Nikon está certa; para os amadores, a maioria destas omissões faz parte de elementos avançados ou obscuros. Mas em dois casos, a Nikon escorregou no bisturi, cortando elementos que você pode sentir falta nas fotos diárias.

Primeiro, o modo disparo registra apenas 2,5 fotos por segundo, em vez de 3. Isto pode não parecer uma diferença radical. Mas quando você está tentando registrar o instante exato no vôo de um pára-quedista, o truque do cachorro ou o passeio da criança em um brinquedo de parque de diversão, cada foto conta.

Segundo, o mostrador de status LCD no topo da câmera não é mais iluminado, o que significa que você não consegue lê-lo com pouca luz. Para mudar o flash, ISO ou outros ajustes, por exemplo, você deve girar o botão --mas sem poder ver o mostrador de status, você não tem idéia se passou do ponto desejado.

(Nota para os compradores da D50: mantenham uma lanterna de chaveiro no estojo da câmera. Nota para a Nikon: devolva a iluminação de fundo e aumente o preço em 85 centavos.)

Já convencido em ter uma SLR digital mas ainda não sabe qual comprar? Se você já tem a lente para uma certa marca, sua decisão já está tomada.

(Nota técnica: lembre-se que o devido ao sensor da SLR digital ser menor do que uma foto de filme de 35 milímetros, as lentes tradicionais atuam como se ampliassem uma vez e meia a mais do que quando montadas em um corpo de câmera digital. Uma lente de 200 mm, por exemplo, lhe dará uma distância focal eficaz de 300 mm.)

Aqui estão resumos da D50 e das duas atuais líderes de mercado. (Pentax e Olympus também fabricam SLR digitais que custam menos de US$ 1 mil.)

Nikon D50

Menor, mais leve e mais fácil de usar do que a D70. A iluminação do painel de status é o elemento ausente mais sério. Preço, com lente: menos de US$ 900. (Os descontos online ainda não começaram.)

Nikon D70S

Maior flexibilidade fotográfica. Repleta de funções que são úteis, mesmo que apenas ocasionalmente. Melhor duração de bateria (2.500 fotos por carga). Opção de flash sem fio. Controles de visão de imagens desajeitados, lenta transferência USB. Preço online, com lente: US$ 1.120.

Canon Digital Rebel XT

Maior resolução de foto (8 megapixels contra 6.1 das Nikons), só que menos cara. Duração menor da bateria (600 fotos) e tela menor (1,8 polegada contra 2 polegadas das Nikons). Lente inicial inferior. Área para segurar a câmera pequena e desajeitada. Preço online, com lente: US$ 835. (A Rebel digital original mais velha, mais lenta e maior ainda está disponível por até US$ 660 online.)

Os preços das SLR digitais ainda não encerraram sua longa e lenta queda da estratosfera. Aquele que esperar mais pagará menos -mas perderá muitas oportunidades espetaculares de fotos. Enquanto isso, a Nikon D50 é uma grande câmera, uma opção de salivar para a família amadora que deseja tirar fotos profissionais.
 
Gabriel Lima - Brasília/DF


FernandoPaes

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Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2005, 10:58:35
EEEEiiiiita Reportagem PUXA-SACO pra NIKON!!!!!

O que a D50 faz que a XT não faz???

E outra, o cara escreve, bem pequeno, que a 300D, que tem recursos que nossa amiga mais nova D50 não tem, por US$ 660,00. Será que esta sim não deveria ser a opção para quem quer pagar pouco e ter uma DSLR???

Abraço,
Fernando
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Gabriel270281

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Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2005, 11:29:26
É verdade Fernando, bem tendenciosa, parece até release da própria Nikon, mas é uma reportagem traduzida do New York Times. Continuo querendo Canon quando partir pra uma DSLR... Até lá imagino que a Xt já esteja mais acessível.

Abraço
Gabriel Lima - Brasília/DF


Leo Terra

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Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2005, 11:51:56
Totalmente puxa saco.
A XT é melhor que a D70s em todos os quesitos (o único que dá pra discutir é a empunhadura que pode ser melhor para uns e pior para outros), agora em termos técnicos e quantificáveis é incomparável, a XT é bem superior, agora imagine se comparrmos com a humilde D50 que é tecnicamente inferior à D70s.
Chega a ser covardia... Apesar de estar na linha Nikon (base Fuji) sou obrigado a concordar que a Canon até US$ 1500,00 é imbatível.
 
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omutante

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Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2005, 13:06:49
leo, o que dizer da d100, que pode ser comprada por aproximadamente 1000 dólares (o corpo)?
 


Pictus

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Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2005, 13:13:48
Canon na cabeça !
Nikon é coisa do passado !! ehehhehe
 


Leo Terra

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Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2005, 13:28:52
O sensor da D100 é meio ruim, o corpo é bom e os recursos tbm, mas o sensor estraga ela... :/
Nesse ponto sou bem mais a 10D, que sem dúvida é excelente pelo preço.

Se for partir para base Nikon só a partir de US$ 2000,00 que vc vai encontrar coisa que bate Canon.
 
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 13:29:38 por Leo Terra »
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pablo_rj

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Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2005, 15:04:31
Citar
A XT é melhor que a D70s em todos os quesitos (o único que dá pra discutir é a empunhadura que pode ser melhor para uns e pior para outros), agora em termos técnicos e quantificáveis é incomparável, a XT é bem superior
eu não concordo com isso leo. A XT continua sem spot (só para dar um exemplo). As duas máquinas são excelentes. A diferença maior vai ser o fotógrafo.


durtjump

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Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2005, 16:11:59
O q seria Spot...isso a D70 tem?
'Não me arrependo pelas fotos
ruins que fiz, mas me arrependo
pelas fotos que não fiz."

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FernandoPaes

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Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2005, 16:14:17
Pablo, mas isso é indicutivel.

O fotografo sempre é o diferencial...

Eu acho que a questão do Modo Spot é importante, mas nem sei se isso faz tanta dif. assim numa foto... Eu fotografo eventos... Pra mim faz quase nenhuma diferença o modo spot.

Talvez p/ externas (ou moda!) seja importante....

Ninguem aqui quer defender marcas! Mas vc precisa concordar que é muita "melação" pro lado da Nikon...

Até se fosse pra Canon, ficaria feio!

Abraço,
Fernando
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durtjump

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Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2005, 16:25:23
Citar
O q seria Spot...isso a D70 tem?
O q seria Spot...isso a D70 tem? :huh:  :huh:  
'Não me arrependo pelas fotos
ruins que fiz, mas me arrependo
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Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2005, 18:10:00
Discordo que a XT seja incontestavelmente superior a D70, D70s. Se o cara for se basear em especificações..., tem cada cam que nas espeficicações técnicas é infinitamente superior a outras, no entanto nas fotos acaba se revelando inferior.

A XT tem 1800 linhas de resolução contra 1500/1600 da D70, em compensação ainda é mais lenta,.. linha de resolução por linha de resolução a FZ10/15/20 tem uma das mais baixas comparada com as concorrentes, em compensação preserva mt melhor a textura e os detalhes.

Só um único detalhe da D70, D70s já faz ela bem diferente das Canon. Possuir dois dials, quem fotografou com dois dificilmente aceita voltar p um.

A Nikon ainda tem mais ruído em 1600, mas é uma diferença tão pqna, o fato é que tanto ela qt a XT tem níveis baixos, o que acho ruim mesmo é ela não ter um ISO 100.

A Canon tbm parece esquecer o que é fotometria spot.

E um outro fator (que pode ser bom, pode ser ruim) mas nunca vi a Nikon torrar suas câmeras, além do mais libera firmwares como esse da D70 praticamente igualando ela a D70s. Já a Canon desceu U$300 na Rebel sem pena de quem comprou, e firmware só hacker.

A D50 vai sair custando média de U$700, com tendência a cair um pouco, bem inferior ao que custa uma Rebel das antigas, que é a câmera que deveria ser comparada. E não teria nem graça. Ela perde p Rebel XT em alguns aspectos técnicos, em compensação proporciona toda as lentes disponíveis para essas cams, por pouco mais que uma compacta e menos que uma prossumer.

O maior problema da Nikon ainda é usar sensor Sony, o resto é muito pessoal.

Eu escolheria Nikon fácil hoje, mas como disse, é mt pessoal.
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 18:16:08 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

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Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2005, 20:40:11
Realmente tenho que concordar com muita coisa:

1. O texto puxa saco da Nikon.
2. Qualidade de imagem: tanto as nikons, quanto as canons citadas são bem parecidas... o sensor tb é quase o mesmo tamanho. Só acho que a XT seja um pouco menos ruidosa em isos altos e o sensor CCD da Nikon mata a câmera.
3. Velocidade: a XT é bem mais rápida até as 20 primeiras fotos ou nas 5,6 fotos em RAW. Depois ela fica cansada e aí a D-70 é mais rápida. A D-70 mantém quase que proporcionalmente o mesmo tempo de uma foto e outra, enquanto que a XT é bem rapidinha nas primeiras fotos e depois ela vai mais devagarzinho (mas até aí vc já tirou umas 20 fotos na sequencia).
4. Corpo: aqui num tem nem o que falar... a Nikon tem um corpo bem melhor do que as canons citadas... porém, a coisa já muda se comparar com uma 10D ou 20D então...
5. Respeito "ao consumidor" ou "ao fotógrafo"? Acho que a Nikon realmente trata seus consumidores como fotógrafos e as Canons trata-os como consumidores. Porém, a Canon é a que mais vende câmeras... e a Nikon deve ficar "puta" da vida pois não consegue fazer câmeras "superiores" pelo preço que a Canon oferece. Ou então ela tem um marketing de "superioridade", não vendendo câmeras para qualquer um (pois o preço é alto) e assim mantendo o "prestígio" da marca. Porém, nisso, nessa disputa, a Canon que acaba ganhando o mercado de vendas, também deixa chateado os seus consumidores, pois desvaloriza muito o equipamento "antigo". No entanto, o mercado é "quente" e cada empresa tem seu marketing. E quem é fotógrafo mesmo, recupera o dinheiro que a câmera desvolorizou em pouco tempo.
6. Realmente, quem vai fazer a diferença é o fotógrafo, inclusive quem vai escolher entre uma ou outra câmera será a própria pessoa... o ideal mesmo é que cada fotógrafo se acostume com seu equipamento. Isto sim é que vai diferenciá-lo.

Abraços a todos,

Renato

obs: Quando fui comprar a XT, na loja que fui ver, estava o mesmo preço que a d-70. Sim, o mesmo preço, centavos, etc... e o que me fez comprar a XT foi a possibilidade de trocar de lentes mais facilmente, já que lentes Canon geralmente são mais baratas e existem mais opções.
Esses dias eu fui cotar o preço da XT, estava 500 reais mais barata, na mesma loja que comprei!!! (1 mês e 2 semanas! ((perdi 500 reais!!!) => é claro que o dólar desvalorizou, mas é "foda")) :blink:  ;)
E vi o preço da d-70, e apesar do dólar ter abaixado, o preço mantinha-se o mesmo!
Dá para entender? :(  
« Última modificação: 16 de Junho de 2005, 20:46:25 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
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