Autor Tópico: Nikon D3 - Depois da imagem agora a confiabilidade está na corda bamba.  (Lida 7006 vezes)

Marcelo K Motozono

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Resposta #15 Online: 26 de Março de 2008, 21:52:30
vamos la Leo...

eu trabalho em fabrica com linha de producao e controle e qualidade a anos aqui no japao....e sei do que estou falando...eu fui no DIA no lancamento MUNDIAL da 1D MKIII!!!!

veja bem..no dia do lancamento MUNDIAL... e recolheram todas ....todas as MKIII sim...aqui do japao sim...

e nao foi vendido porque nao tinha...eles adiaram?..tinha defeito..ate ai normal..mas nao ter avisado antes...para nao perder viagem, palhacada!

na epoca eu ainda postei ou aqui ou no digiforum que fui ver e nao tava la...e ninguem sabia antes...ninguem sabia o que tinha acontecido...mesmo aqui no MF demorou um pouco.

controle de qualidade tem a ver sim..porque como nao detectaram? quem detecta defeitos e o controle em conjunto com projetistas..isso acontece todo dia na minha fabrica..vem os projetistas da citizen e dao um help com os japas da fabrica...ate porque o controle de qualidade e o ultimo a testar a camera...fiz muito disso na olympus..

alias.eu sou o ultimo e faco parte do controle de qualidade da fabrica onde trabalho..se houver defeito eu sou o primeiro a tomar a CAGADA porque deixei passar sem verificar...e acontece...pouco mais acontece..rs..

agora vc esta confundindo o DEVER e OBRIGACAO da canon..o que eles fizeram nao foi mais que a obrigacao deles..nao e merito...e sim o MINIMO que eles deveriam fazer e recolher as cameras e consertar...nao e um favor...nao e MERITO.

Isso se encaixa nao so a canon como as outras...vendeu com defeito tem que consertar...e obrigacao..

e se nao tava na prateleira no DIA COMBINADO, eles teriam que avisar a todos que nao estava la s..para o povo nao perder viagem e ir atoa nas lojas..


isso nao e palhacada? entao o que sera?

entendo sua colocacao..nao tiro sua razao..mas engrandecer quem fez o minimo..e algo que ainda nao reaprendi a fazer...VENDEU COM DEFEITO...TEM QUE CONSERTAR POR OBRIGACAO...E NAO FAZENDO FAVOR..ENTENDE?

ah....houve recall sim...teve e ta no dpreview...

nao podemos confundir as coisas...se ha algo errado com a D3...a nikon tem obrigacao de consertar...nao e favor..e obrigacao..ela nao e e ano sera melhor que as outras por isso...muito menos a canon..

e como eu digo " se eu combinar de me encontrar com vc e eu nao aparecer...o minimo que tenho que fazer como OBRIGACAO e de entrar em contato e dar uma satisfacao antes de vc aperecer ao encontro.."e pedir desculpas...claro..

mas repito...as suas colocacoes tem seu fundamento e sua opiniao ,seu pensamento, e que eu passei por algo que nao gosto...marcar com algo ou alguem e nao aparecer..


abraco!


« Última modificação: 26 de Março de 2008, 21:57:10 por Marcelo K Motozono »


Leo Terra

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Resposta #16 Online: 26 de Março de 2008, 22:11:27
Marcelo você está enganado, a câmera foi recolhida quase 15 dias após o lançamento, tiveram vários compradores que chegaram a adquirir a câmera, inclusive um colega meu chegou a comprar ela no dia seguinte do lançamento lá na B&H e teve que encaminhar a câmera para os EUA para o Recall.

Marcelo os projetistas dão Help no controle de qualidade sim, porque os protocolos tem origem no projeto, mas o controlador de qualidade testa dentro do protocolo de testes passado para o controle de qualidade, que na verdade é desenvolvido para detectar problemas de conformidade e não de projeto.
O que o controle de qualidade faz é cumprir uma série de testes que devem ter um retorno específico, se o teste não está especificado ou se o retorno esperado está errado então o produto passará pelo controle de qualidade. Os erros de projeto normalmente são pegos na fase de prototipagem e não são responsabilidade do controle de qualidade. O defeito que você procura é na verdade uma variação no que é especificado, você não pega a câmera e sai na rua fazendo fotos para identificar problemas de projeto, você cumpre uma rotina de testes que identifica anormalidades dentro do que era previsto de resultados.

Marcelo concordo que seja uma obrigação, eles tem mérito por estarem cumprindo a obrigação, porque o resto nem isso faz e quando faz o faz porque a bolha estourou. Assumir esse tipo de erro tem sido uma coisa cada vez mais rara e quando uma empresa o faz temos que reconhecer, porque mesmo sendo obrigação é uma das poucas que o faz com tanta energia.
A Canon informou da retirada sim, como eu disse isso ficou disponível no Dpreview, no próprio site da B&H (tinha um alerta informando que a câmera não estaria mais disponível por um tempo) e por ai vai, a informação foi divulgada sim, no dia em que os equipamentos foram retirados do mercado.
Os usuários registrados da Canon resceberam cartas informando que a 1D Mark III teria que ser enviada para Recall (meu amigo foi um dos que recebeu).
A Nikon fez o anúncio do Recall da D70 apenas em seu site, não enviou cartas aos usuários e não fez nenhuma campanha intensa de divulgação. Quantos dos milhares de compradores que você acha que tiveram acesso à informação do Recall da D70? Eu vi uma entrevista de um executivo da Nikon chamado Naoki Tomino, no qual ele dizia que menos de 5% das D70 compareceram no Recall, para mim isso se deve exclusivamente ao fato de o Recall ter sido muito mal divulgado (claro, porque assim os custos seriam bem menores).
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Resposta #17 Online: 26 de Março de 2008, 22:28:40
Leo


desculpe, mas vc esta totalmente equivocado.

"EU FUI E NAO ESTAVA LA", tinha o cartaz dela, todos perguntando e nenhum vendedor sabia responder...e ninguem aqui no MF sabia tb! ..recolheram antes   de vender (aqui no japao)...e ninguem sabia...cara EU FUI...nao estou inventando..esse seu amigo deve ter pego camera com defeito...porque la nos EUA a canon nem teve a consideracao de recolher..pelo menos aqui no japao recolheu..

nao tinha nada na internet naquela semana...eu vi..procurei...no site da biccamera tinha a data do lancamento com preco..mas nao tinha dispovivel...como isso? meu cunhado foi na semana seguinte..ai os vendedores tinham detalhes do e explicacoes..mas nao avisaram antes...

cara...eu viajei 340 km com minha esposa fomos eu e meu cunhado ver a 1D MKIII..e ela nao estava la no dia marcado...desculpe..mas EU fui..ninguem me disse ou falou..eu vi com meus olhos...a nao ser que eu esteja precisando de oculos..rs\

isso foi no feriado do GOLDEN WEEK aqui no japao que entre abril e maio...e nao tinha somente eu..tinha um monte de japas esperando na porta da loja ate a hora de abrir para poder pegar e ver de perto.

outro detalhe...nao digo que a nikon nao errou.., afirmo com toda certeza pois fui testemunha que a CANON pisou na bola...e aqui no japao cumprir obrigacao nao e merito nao...eu infelizmente me transformei em consumidor  japones(de primeiro mundo)..e se vc morasse aqui pensaria muito mais redicalmente do que eu..rs

se a nikon tb pisa na bola e outra questao....ate acho que sim...mas dizer que a canon tem MERITO por vender camera com defeito e consertar...puxa leo..4000 mil dolares..pensa..4000 mil dolares no minimo eles deveriam avisar antes....porque eles retiraram as cameras antes da venda aqui no japao.

agora existe costumes de cada regiao..para mim...combinou e nao apareceu tudo bem..mas nao avisou e nem deu satisfacao...ja era...pelo menos tinha que ter outro cartaz la na loja falando o porque nao tinha na prateleira para vender.e nao deixar o povo pegar trem..transito para nao encontrar o COMBINADO.

entende?
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 22:29:19 por Marcelo K Motozono »


Marcelo K Motozono

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Resposta #18 Online: 26 de Março de 2008, 22:34:04
agora pensando uma coisa tem a ver....se a nikon tb pisou na bola ela pagou com as baixas vendas anos atras que perdia de longe da canon..ou seja...se ela pisou na bola ela pagou por isso..

quem faz mais corre mais riscos...vc manja mais do que eu..as possibilidades aumentam...muita producao tem disso..e como a canon fabrica em muita quantidade corria esse risco..mesmo nao sendo aceitavel.

mas concordo com vc...eu vou esperar mais um pouco para comprar minha D3...assim se eu comprar saberei pelo menos com antecedencia os problemas que ela teve e se foram sanados.. :ok:

abraco!


acolla

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Resposta #19 Online: 26 de Março de 2008, 23:11:02
Estou lendo de um hotel em Nordiyya (Israel), mas nao pude resistir: A Canon levou 2 meses
negando qualquer problema... Não foi merito algum dela... Foi pura pressao..

Um abraço.


Leo Terra

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Resposta #20 Online: 27 de Março de 2008, 08:04:43
Acolla como 2 meses? Ela recolheu as câmeras 15 dias após a entrada no mercado. Foi muuuito rápido, foi mais rápido do que qualquer outra marca já fez, a Nikon no caso da D70 demorou 2 anos para admitir o problema da bateria (que ela já conhecia pouco depois do lançamento) e só o fez depois que um fotógrafo acabou desfigurado. Esses processos não são instantâneos, um erro é identificado no mercado (depois que a câmera começa a ser vendida) ai ele é analisado pela empresa, para verificar se realmente é um problema ou se é uma dificuldade de uso (neste caso eles revisam o manual) e caso haja um problema qual tipo de problema é (se é de lote, se é de projeto), para ai poder tomar uma atitude, pela minha experiência, dos tempos que eu trabalhava com consultoria em inovação, esse processo pode levar até uns 6 meses (foi o prazo máximo que eu vi demorar em uma empresa, para que ela identificasse que realmente havia um problema), a partir do diagnóstico é que pode surgir o problema relativo à postura da empresa, quando isso é diagnosticado a decisão pode ser resolver imediatamente o problema (que tem sido a postura ideal da indústria automobilística depois do caso da Ford nos EUA e nas câmeras digitais a da Canon) ou adiar para ver se as reclamações continuam e se o custo de marca chega a um ponto onde a troca é mais compensadora (essa é a postura mais anti-ética e é a classicamente adotada por Nikon, Sony e Fuji). Pela minha experiência esses 15 dias após a colocação no mercado são um prazo consideravelmente bom para uma atitude dessas (na verdade um dos mais rápidos que já vi), se comparado com as outras grandes (Nikon e Sony), que empurram de barriga até não dar mais, é um prazo incrível, mesmo porque todas elas ficam sofrendo Pressão do mercado.
Na verdade o objetivo desse tópico foi apontar que existe um problema na D3, agora se a Nikon vai agir como sempre agiu ou vai agir de forma enérgica e eficiente como a Canon só saberemos nos próximos dias (ou anos caso eles prefiram empurrar o problema de barriga). O que aconteceu é que os Nikonzeiros (como sempre os mais fanáticos) não gostaram de ver o equipamento na corda bamba e quiseram dizer que os Canon também dão problema (o que eu concordei, e adicionei que todas as marcas têm problemas, não só Canon e Nikon, mas TODAS), mas coloquei a ressalva que houve uma enorme prontidão por parte da Canon em solucionar o problema, o que nunca houve por parte de outra marca, só que em vez de reconhecer que essa prontidão realmente é um diferencial da Canon o pessoal fica caçando pelo em ovo para achar uma forma de denegrir a marca que não usam.
Eu particularmente acho que o compromisso da Nikon com o consumidor está péssimo (olha que sou usuário da marca), começou com aa falta de compromisso na solução de casos graves como o da D70 (na minha opinião o caso mais grave da história desssa indústria, porque era um problema que podia causar danos sérios à saúde dos usuários) e culminou com rompimento com o compromisso do APS, que foi o carro chefe das capanhas e declarações da marca por 4 anos. Eu realmente espero que a Nikon mude radicalmente esta postura, como a Sony tem demonstrado tentar fazer e como a Oly tem claramente feito (A Oly é claramente uma empresa que está demonstrando um ótimo comprometimento com o consumidor, ela não tinha muito a uns 5 anos, mas de uns tempos para cá está melhorando muito e para mim é hoje uma referência nesse quesito, inclusive adicionando funcionalidades via firmware, que é algo simples de ser feito e só ela se empenhou para fazer  :clap:).



Marcelo o erro provavelmente foi das lojas japonesas, porque todas as lojas americanas já estavam informadas no momento da devolução. Me desculpe mas duvido que a Canon ligou para as lojas e pediu para que mandassem os produtos de volta sem informar que era para reparo de um problema e todo mundo devolveu sem reclamar ou perguntar o porque. Foi feito uma solicitação de retorno, isso provavelmente foi feito através de um memorando que podia não especificar exatamente qual era o problema, mas certamente devia constar que a devolução era para algum tipo de recall ou reparo, pois essas lojas tinham comprado e pagado pelos itens, não devolveriam sem um motivo para tal. O que acontece é que muitas vezes o canal é informado mas quem tem que passar a informação para frente não passa, ai é um erro no canal e não do fabricante, como diversos canais informaram corretamente o motivo do problema, então fica bem claro que o que houve foi um problema no Canal. Quando você perguntou eu realmente não sabia da devolução, mesmo porque não tinha ido nem atrás de comprar a 1D Mark III e tinha uma amigo que tinha comprado normalmente, então não fazia nem idéia que poderia ter surgido um problema, mas quando o pessoal levantou a bola aqui no fórum, de que ela não estava no mercado, eu entrei no site da B&H e lá já estava avisado o motivo da devolução, como Recall sem previsão de retorno, ou seja, o canal estava informado até que não tinha previsão de retorno.
Você disse que foi no lançamento Mundial dela, o lançamento mundial dela foi na PMA 2007 (Fevereiro), ela começou a ser comercializada em abril em diversos locais do mundo e foi recolhida no mundo todo entre abril e maio. Eles inclusive recolheram as câmeras que estavam com vários sites de review.

Volto a dizer que o mérito da Canon não é porque fez algo que não precisava ter feito, é porque fez algo que NINGUÉM mais faz na indústria, se você está em uma indústria em que ninguém tem esse tipo de atitude com o consumidor e faz isso, então isso é um mérito seu, ninguém é perfeito, mas empresas que cumprem com suas obrigações com o consumidor são raras, a maioria age de má fé, para mim é imprudente lançar críticas a uma empresa que agiu de boa fé, porque isso leva ao comportamente inverso, se haverão danos de imagem reparando ou não a empresa acaba não tendo porque reparar e isso só ajuda a propagar a cultura de descaso. Se uma empresa faz errado temos que criticar fortemente, agora se uma empresa faz o certo também temos que reconhecer e não pensar que só fez a obrigação.
Agora olha a postura que estamos caminhando aqui... A Nikon, a Sony e a Fuji agem com descaso com o consumidor e quase ninguém está criticando estas posturas, por outro lado a Canon tomou a ação mais rápida e enérgica da história da indústria, mesmo com isso lhes custando um bom dinheiro (afinal desperdiçaram todo o custo de lançamento do produto) e está sendo mais criticada do que as demais que não fazem nada pelo consumidor que não seja impossível de não ser feito... Não há algo errado nisso? Não há muita paixão envolvida? Acho que temos que tomar o cuidado de criticar quem age de má fé e não quem age de boa fé com mais intensidade do que quem age de má fé e acima de tudo temos que reconhecer quem age corretamente, não é porque é obrigação deles fazer que eles fariam (na verdade muitos não o fazem). O problema é que o ser humano ainda se baseia no sistema puramente de punições e dificulmente no de reconhecimento. Quem faz o certo merece tanto reconhecimento quanto quem faz o errado merece punição. Imagine se todos os chefes só punissem e quando você fizesse algo bom (que também é sua obrigação) não dessem o devido reconhecimento... Nossa vida no trabalho seria um verdadeiro inferno, na verdade é essa cultura que temos tentado começar a mudar no mundo corporativo e até com nossas crianças, punir quando não cumpre as obrigações e reconhecer como mérito quando cumpre, esse é o conceito que serve de base para a indústria fazer os planos de remuneração variável e premiações e sem dúvida é o conceito mais justo com os envolvidos, mesmo porque ignorar tem o mesmo efeito de punição, então não recomensar quem cumpre com suas obrigações tem o mesmo efeito de punir. ;)
Se não cumpre com as obrigações - :no: ou Ignore
Se cumpre com as obrigações -  :clap:
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 08:33:26 por Leo Terra »
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Resposta #21 Online: 27 de Março de 2008, 08:36:30
julho 2007:

Citar
Canon USA isn't ready to go on record with an acknowledgement that the camera's autofocus is deficient. And while Canon engineers at the company's Tokyo headquarters have commenced an investigation based on the files we've supplied and data from Canon USA that describes the shooting conditions, camera settings and more, Canon in Japan hasn't confirmed there is a problem or set a deadline for when they'll complete their investigation.
 
Put another way, the pictures speak for themselves, but it may be some time yet before Canon speaks about them, pending the result of the process that's underway now.

daqui:

http://www.robgalbraith.com/bins/multi_page.asp?cid=7-8740-9068-9072

outubro 2007:



15 dias? 

eu acho que o Rob Galbraith é "A" referência mais confiável sobre o problema e o tempo de reação da empresa em admiti-lo.

mas... cada um acredita no que quer... respeito as opiniões alheias e nem quero convencer ninguem de nada, apenas oferecer um outro ponto de vista.

sobre as D3 na "corda bamba" prefiro nem comentar muito (exceto dizer que tenho uma - que funciona).

8k/mês fabricadas. agora a produção aumentou para 10k/mês. e pintou uma dúzia de reports de defeitos. recall?

alarmismo é pouco. isso é histeria.

não é de hoje que o Léo expressa seu descontentamento com a nikon, basta ler os posts no FTB sobre como foi "traído" pela marca quando lançaram a D3.

profissionais tem backups. câmeras quebram. life goes on.

abrazos,

ig


Leo Terra

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Resposta #22 Online: 27 de Março de 2008, 09:05:01
Ignácio, não sei quando sua "A" fonte recebeu a informação e devolveu o equipamento, mas ela está longe de ser "A" referência, além disso este documento que você postou não se refere à parada de distribuição, sendo uma resposta a alguma indagação sobre o problema e os prazos, a B&H, por exemplo, parou a distribuição cerca de 15 dias após começar (se quiser ligue lá e confirme isso) e pelo que o Marcelo está falando, no Japão ela foi parada antes mesmo de entrar no mercado (pelo que ele descreveu ele esteve lá no dia do lançamento, que ele citou e bate claramente com a época de lançamento anunciada pela Canon, então ele viu com os próprios olhos que a câmera já havia sido recolhida preventivamente, antes mesmo do lançamento lá no japão). Esta carta em questão é uma clara RESPOSTA posterior a alguma indagação referente à própria retirada do mercado, certamente feita bem depois do recolhimento do equipamento e pelo contexto parece uma tomada de esclarecimento sobre se eles já sabiam qual era o problema e qual seria a previsão para poderem devolver ou trocar os equipamentos com problema.
No meio de maio você já quase não achava mais nada de 1D no mercado para comprar, já haviam todas sido retiradas do mercado preventivamente (é dessa atitude que estamos falando e foi ela que demorou cerca de 15 dias). Depois que o equipamento foi recolhido realmente houve um tempo posterior para conseguir encontrar a solução mais apropriada para o problema (o que é perfeitamente normal), por isso que as lojas como a B&H anunciavam "Tempo indeterminado", mas as câmeras foram todas recolhidas preventivamente, pouco depois de serem colocadas no mercado (em alguns casos até antes mesmo de serem colocadas no mercado, como o Marcelo descreveu sobre sua experiência no Japão), no caso dos EUA isso ocorreu cerca de 15 dias após a colocação no mercado, portanto a atitude de assumir que havia um erro e de proteger o consumidor (que é o que está sendo discutido aqui) foi tomada cerca de 15 dias após a entrada do produto no mercado americano, isso é um fato que a maioria viveu, está em todos os fóruns, causou revoltas a alguns (como o nosso amigo Marcelo, que foi procurar a câmera no lançamento e não achou) e etc, nem cabe discussões a este respeito, porque quem está discutindo o assunto acompanhou o caso de perto, e o reflexo disso foi que o número de unidades vendidas foi mínimo e a Canon tomou um tremendo tombo de vendas, porque um equipamento que estava previsto para abril (saindo na frente dos concorrentes) acabou sendo distribuído corretamente só no final do ano quando já estava com concorrentes surgindo para ele. :(
De qualquer forma foi interessante ver essa carta, que comprovou o que eu disse a respeito de a prestação de esclarecimentos estar aberta a quem perguntasse, seria mais interessante ver a carta que barrou a distribuição, para ver o que estava escrito nela, pois este documento foi CLARAMENTE emitido posteriormente a retirada dos produtos do mercado, em resposta a algo que foi perguntado já sobre a retirada dos produtos do mercado e uma data de liberação (eu gostaria de saber o que foi perguntado, para poder ter idéia do que se tratava a pergunta e como foi elaborada). Eu não me lembro qual foi o tempo para que as vendas da 1D fossem retomadas, mas foi um tempinho razoável.
Eu realmente estou descontente com a Nikon, mesmo porque sou usuário da Marca (primeiro passo para estar descontente é usar) e diferente de muitos não fico nutrindo paixões por marca alguma, se algo me incomoda em uma marca eu deixo isso claro e essa postura da Nikon é algo que tem me incomodado muuuuuuuuito, tanto que tem me feito buscar alternativas à Nikon (Não sei se você se lembra, mas eu defendia a Nikon frente a Canon por seu compromisso com a imagem entregue, exatamente porque dou valor para quem age direito, mas também reprovo quem age mal, independente da marca que seja ou de eu ser usuário ou não da marca).
Só para deixar bem claro para quem não acompanhou o caso que você citou, meu descontentamento com a questão da D3 não foi referente ao lançamento dela, foi a quebra do compromisso com o APS (que havia sido amplamente divulgado pela Nikon), ou seja, foi o lançamento de uma D3 135 sem o devido acompanhamento de uma versão similar APS, depois de a Nikon dizer que sua prioridade seria o APS. Na época eu estava com uma D2x encomendada e acabei por cancelar o pedido por conta disso, para ter mais certeza do que a Nikon faria, porque não dava mais para confiar no que ela dizia com relação ao futuro do sistema.
Profissionais realmente possuem backup, alguns até backup de sistema (como é meu caso que trabalho hoje com 2 sistemas, apesar de ainda usar mais minhas Fuji e minha D200, porque estou mais acostumado com elas), mas de qualquer forma quem compra confiabilidade não quer nem ter que parar para pegar o backup, se fosse assim todo mundo comprava câmeras frágeis, que são bem mais baratas. Se há um problema que fere a característica de confiabilidade proposta para a câmera (um dos atributos de vendas de maior destaque da D3 é a confiabilidade, que é bem superior à da 5D), este precisa ser resolvido, mesmo que você se contente com o uso do backup.
Os relatos não são fruto de alarmismo, historicamente esse tipo de relato acaba se mostrando reflexo da realidade, todos os problemas começam a ser relatados desta forma e, no caso, estes são problemas que estão muito recorrentes (por isso que vale ficar atento, porque em termos históricos esse tipo de recorrência sempre significou problemas). Estes problemas ocorrem em condições específicas (exatamente como o problema de AF da 1D Mark III que ocorria em condições específicas), são os típicos problemas que passam despercebidos em testes de prototipagem (Não há demérito nenhum nisso), pode ser que você nunca passe pela condição que provoca o problema, mas ele não deixa de existir por isso e acaba afetando algum grupo de usuários. ;)
O meu amigo que comprou a 1D Mark III, por exemplo, nunca notou nada de errado com o AF dela, mesmo porque era um problema que ocorria só em uma dada condição de luz, com uma dada temperatura em modo servo... Mas tá ai, o problema realmente existia e apesar de não afetar a todos foi corrigido, ele mesmo, que dizia que não havia problema e que era alarmismo, encaminhou a câmera para Recall e duvido que você, ou qualquer outro, não faça o mesmo se a Nikon anunciar que há um problema. ;)
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 10:04:25 por Leo Terra »
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Resposta #23 Online: 27 de Março de 2008, 10:09:22
Leo,

Não existe chance de ser apenas um problema de lote, em que não seria necessário um anúncio oficial da Nikon ou um recal, uma vez que o reparo vai ocorrer em 100% das peças durante a garantia do equipamento?

Isso muitas vezes ocorre no setor automobilístico, sem muito impacto na satisfação do cliente.

Agora eu não entendi sobre a insatisfação com a imagem? É isso mesmo? existem usuários da D3 insatisfeito com a imagem?

Valeu



Leo Terra

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Resposta #24 Online: 27 de Março de 2008, 10:22:36
Então Leandro, existe essa possibilidade sim, eu levantei essa possibilidade logo no começo da discussão :), também existe a possibilidade de o problema elétrico poder ser solucionado via firmware :D.... De qualquer forma é algo para se ficar atento. Os problemas da S2 e dos sensores Sony foram problemas de lote, afetavam apenas certos números de série, mas geraram grande impacto no consumidor. Como os relatos da D3 não estão vindo acompanhados de números de série, fica bem mais difícil de mapear, ai dependeremos mais da posição da Nikon sobre o tema (se é que ela dará uma).
De qualquer forma a questão aqui é ficar atento, não é para condenar o equipamento, longe disso, é apenas para ficar atento que existe um problema (assim como existia o do ajuste do AF em um lote da A700, o da 1D Mark III, o da D70, o da 20D, o da D2 Pro, o da S3Pro e muitos outros problemas do tipo), isso não condena o equipamento, muito pelo contrário, é uma rotina e o consumidor deve ficar atento a isso. :)

Então Leandro, Nikonzeiro nunca está insatisfeito com nada nas Nikon, os caras idolatraram até a D200 rs.. Eu tenho uma aqui e tem hora que tenho vontade de tacar ela na parede rs.... Mas a questão da imagem é relativo mais a comparação com a 5D, o que ela está oferecendo de imagem é do nível da 5D, que é uma câmera bem mais antiga e beeeeem mais barata, só que ela foi lançada como um monstro da imagem, com as expectativas nas alturas, o que na verdade não se confirmou, o que tenho visto é que o impacto da D300 foi muito maior do que o da D3, o que é curioso, porque era para ser o inverso, por isso o comentário da imagem, porque tem muito usuário que estava de olho na D3 que está optando pela D300 porque a imagem está muito boa e o custo é bem mais baixo, então o que está na corda bamba na verdade são as expectativas, como ocorreu no caso da própria D200 (ainda acho que a Nikon levanta muito a expectativa para vender e depois acaba não conseguindo chegar onde indicaram). ;)

Só para constar eu verifiquei aqui o anúncio oficial da solução do problema da 1D Mark III e da volta da comercialização saiu em 1 de novembro e a câmera foi completamente retirada do mercado em maio, portanto ela só voltou a ser comercializada cerca de 5 meses e meio depois de a Canon tirar ela do mercado preventivamente, imaginem o estrago que isos não causou para o bolso dela. ;)

« Última modificação: 27 de Março de 2008, 10:29:16 por Leo Terra »
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Resposta #25 Online: 27 de Março de 2008, 10:24:01
Leo, vc estah enganado. Peça a alguem pra traduzir a nota da Canon (nota oficial).
Sao instrucoes para comecar o recolhimento e informando que a Canon vai reembolsar
os revendedores pelo preco que eles pagaram aa Canon.
Use o Google que vc vai conhecer a historia toda (eos-1d mar iii recall sales halted etc...). To sem tempo agora. Daqui a alguns dias, se o topico ainda estiver em dia, explico
a historia toda.

[]s



Leo Terra

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Resposta #26 Online: 27 de Março de 2008, 10:50:14
Acolla, não estou enganado não, a nota inclusive começa com um RE:, é claramente uma resposta, pelo conteúdo e pelo tópico, provavelmente a uma indagação sobre quando eles resolveriam o problema, porque os lojistas devem ter ficado com as câmeras paradas no estoque um bom tempo enquanto as vendas estavam suspensas preventivamente (alguns devem ter ficado bem revoltados com esse capital parado). ;)
A experiência do Marcelo é o que ocorreu mundo a fora, não se encontrava a câmera a venda porque ela estava com as vendas paradas preventivamente até que se identificasse o problema, a nota oficial do problema só saiu depois da identificação do mesmo, mas até então as vendas ficaram paradas (a Canon não enviava 1D e solicitou para as lojas que não a vendessem). O Marcelo viveu isso em abril, várias pessoas viveram isso entre abril e maio. O anúncio do Recall realmente só saiu depois que o problema foi identificado e solucionado (o que ocorreu bem depois), mas não é o que estamos discutindo aqui, o que estamos discutindo aqui é a postura de fazer o recolhimento preventivo do equipamento quando perceberam que havia algo errado e isso aconteceu praticamente no lançamento tanto que ninguém encontrava 1D para comprar, o tempo gasto no processo depois foi o necessário para o reprojeto do equipamento, quem já tinha comprado teve que esperar, mas o restante dos usuários não conseguiam mais comprar o equipamento porque eles tinham suspendido preventivamente a venda.
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 10:55:14 por Leo Terra »
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Resposta #27 Online: 27 de Março de 2008, 14:26:09
MEUS CAROS COLEGAS
USO NIKON HA 20 ANOS DE FORMA INTENSIVA,
TODOS OS MODELOS PRO E SEMI PASARAM PELAS MINHAS MAOS.
UM SERIO DISTRIBUIDOR MUNDIAL DA MARCA,AMIGO MEU,
DEPOIS DE TANTOS ANOS,NAO PODIA SER DIFERENTE,
ME DISSE
JAMAIS COMPRAR LANÇAMENTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.
TODAS AS MARCAS E TODOS OS MODELOS APRESENTAM PROBLEMAS,
A GRANDE MAIORIA SAO CAMUFLADOS!!!!,
PARA CUIDAR A IMAGEM DA MARCA,
COM A CHEGADA DA IMAGEM DIGITAL,ISTO AUMENTO ENORMEMENTE
NA REALIDADE A MORAL DO DIGITAL ESTA NA CORDA BAMBA,
PACIENCIA,E O PREÇO DA MODERNIDADE.
LA VAMOS NOS
GRANDE ABRAÇO.


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Resposta #28 Online: 27 de Março de 2008, 15:55:45
É Agalons, atualmente os problemas realmente tem aparecido a rodo, mas isso não é mal só da fotografia digital, tudo está assim, as empresas estão tendo que lançar as coisas muito rapidamente e os produtos estão cada vez mais complexos, maior complexidade com menor tempo de desenvolvimento tem que custar em algum ponto.
Quem lida com projetos e inovação sabe que são 4 pontas para ser balanceada, o escopo, o custo, o tempo e a qualidade do projeto, para aumentar o escopo (funcionalidades) e reduzir o tempo ou aumenta os custos ou reduz a qualidade do projeto, como aumentar o custo compromete mais a competitividade do que reduzir a qualidade do projeto então as empresas tem preferido corrigir os erros no mercado. É cruel mas é realidade.... :(
Leo Terra

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Resposta #29 Online: 27 de Março de 2008, 19:49:54
Leo...

eu fui no lancamento mundial de VENDA sim...eu estava la..lancamento de apresentacao foi na PMA....

sabe o que eu queria? e que tivesse uma FOLHA de sulfite que custa baratinho com um COMUNICADO impresso...falando que foi retirado do mercado e pedindo desculpas que a camera nao estava la no DIA COMBINADO, so isso ja fazia ter creditos..entende? cumprir com as obrigacoes nao engrandece ninguem, mas isso e conceito meu..alias..dos japoneses e da maioria dos consumidores de paises desenvolvidos, eu sei que a canon ate tentou ser rapida e agil...nisso ela e ate melhor que a nikon que faz as cameras em processo semi/atersanal..hehe...a canon e mais agil sim..mas nao consigo acreditar que uma empresa tenha merito por cumprir suas obrigacoes, tipo recall , etc...eu estaria ELOGIANDO a canon se ela tiversse deixado um comunicado falando o que aconteceu...como ja disse..numa folha de sulfite...aquela baratinha que tem custo baixissimo...mas teria sim...dado creduto porque A CANON TERIA DADO SATISFACAO NO MOMENTO CERTO, nao deixado o povo plantado..entende? gente querendo comprar mas sem camera na loja porque nao tinha chego?

erro da loja? Leo..se a canon nao deu SATISFACAO como que a loja vai saber o que aconteceu? tipo..o que ela iria inventar?

LEO A BICCAMERA E UM GIGANTE AQUI no japao...ela tem mais de 20 lojas enormes espalhadas em todo japao...no conjunto ela engole a BH de tao grande e bem espalhada.ela tb erra? erra...rs...mas nesse caso sem informacao ela nao teria o que fazer ...o quer seria feito?


nao podemos esquecer que chegaram a distrubuir 30 % das cameras para as lojas japonesas...e elas foram retiradas e voltaram ...mas isso ninguem informou no dia...fiquei sabendo bem depois, so que uma coisa eu acho que foi bom..e que as 1D e 1Ds de hoje devem estar boas de compra..sem nenhum problema..coisa que  a D3 pode apresentar sim...mas Leo a D3 esta dando menos dor de cabeca do que a 1D MKIII isso e so ver pela net....


Leo...eu faco de tudo na minha fabrica para os servico dar certo...me esforco..trabalho 12 horas por dia..se seg a sab..sabe quantos obrigados e parabens eu recebi ate hoje?

NENHUM..porque e minha obrigacao trabalhar corretamente..eu ganho pra isso...trabalhar de forma errada e nao tentar melhorar ou nao dar uma satisfacao e motivo de DEMISSAO aqui no japao...nao se esqueca que eles sao rigidos e que aquela palhacada da MKIII deve ter dado MUITAS..MAS MUUUUITAS DEMISSOES E PUXOES DE ORELHA no povo da canon...fora as reclamacoes dos clientes, meu..vc nao tem ideia do QUANTO UM JAPONES GRITA QUANDO COMPRA UM PRODUTO COM DEFEITO OU PROBLEMA..HOJE EU JA ME ACOSTUMEI,mas antigamente eu ficava assuatado..e isso sao em todas fabricas japonesas...sua obrigacao e cumprir com COMBINADO quer ouvir um obrigado ou parabens? e so comprar e gastar $$ com produto deles...ai sim vc ouve isso...quer ouvir desculpas? entao pegue um produto com defeito pra vc ver eles falando...e cade o papel com pedido de desculpas na loja?....

mas por favor..nao se assuste...eu ja me acostumei..mas quem e de fora...pensa que japao e so castelo e povo orando em templos...aqui na lina de producao e matar um leao por dia...ouvir o que nao quer e NAO SER RECONHECIDO POR CUMPRIR SUAS OBRIGACOES. :D

« Última modificação: 27 de Março de 2008, 19:50:40 por Marcelo K Motozono »