Autor Tópico: Nikon D3 - Depois da imagem agora a confiabilidade está na corda bamba.  (Lida 7005 vezes)

Leo Terra

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Depois de algum tempo sem um lançamento muito problemático, parece que a Nikon se depara novamente com o fantasma das panes eletrônicas vivido na época da D70, que custou 2 recalls para a marca.  :eek:
Para quem ainda não viu começaram a aparecer ondas com um número considerável de problemas na Nikon D3 (principalmente pelo número de unidades vendidas que é muito pequeno e torna as ondas de problemas reportados ainda mais relevantes). Os problemas vão desde travamentos do obturador (com cerca de 10 mil disparos) até erros e travamentos com o uso de certas lentes.  :shock:

Alguns relatos já podem ser vistos pela net como a lista que está sendo montada no dpreview em: http://forums.dpreview.com/forums/readflat.asp?forum=1021&message=27179024
Também já existem relatos nas assistências européias que o número de reparos na D3 está muito acima da média de câmeras tidas como menos resistentes, como a D300.
Agora é aguardar para ver se foi um problema de lote ou é um problema crônico que necessitará de alterações de projetos e Recalls.
É uma pena, porque a D3 foi a grande aposta da Nikon, esperavasse uma qualidade de imagem muito acima da média de mercado, aliada a uma enorme resistência e confiabilidade e até o momento nenhuma das duas coisas se mostraram efetivas, a qualidade de imagem difere pouco da obtida pela Canon 5D (que é um equipamento bem mais antigo) e a confiabilidade tem se mostrado abaixo da sua versão anterior (D2x) e até mesmo da confiabilidade da D300 que é o atual modelo intermediário da marca.
Agora é esperar para ver a ação da fabricante para resolver o problema e melhorar a vida dos usuários que necessitam de equipamentos de alta performance.

« Última modificação: 26 de Março de 2008, 14:47:23 por Leo Terra »
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Leandro Federsoni

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Resposta #1 Online: 26 de Março de 2008, 15:49:54
Realmente existem problemas imprevisíveis durante o desenvolvimento de produto.

Meu exemplo......recentemente homologamos 10 caminhões que rodaram cada, um milhão de km sem dar nenhum problema, foi começar vender os caminhões para região do Mato Grosso do Sul que o caminhão com menos de quinze mil km começou dar problema, um atrás do outro.

Descobrimos a falha e incorporamos um novo teste durante os novos desenvolvimentos....eu acho que o importante na crise é a empresa mostrar o poder de reação e o comprometimento com o cliente.....se a Nikon mostrar isso mérito pra ela.

Existe alguma resposta da Nikon para o caso? Ela que não se cuide....rsrs...a concorrência está vindo forte.

Abraço



 

« Última modificação: 26 de Março de 2008, 15:51:44 por lfedersoni »


Guto Marc

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Resposta #2 Online: 26 de Março de 2008, 16:00:10
Leo, vc não acha que tem um pouco de exagero e de contra-marketing por aí ?
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Leo Terra

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Resposta #3 Online: 26 de Março de 2008, 16:09:45
Leandro ainda não.... O Boom de relatos começou a uns 15 dias, mesmo porque é muito recente...
Torço para que em breve ela de uma posição sobre isso e se for o caso convoque rapidamente um Recall como a postura adotada pela Canon frente ao problema com a 1D Mark III.



Guto aparentemente não, é um movimento similar ao ocorrido em outras constatações de problemas de projetos...
É uma questão de observar números e fatos históricos, você constata esse tipo de falhas vendo como isso se comporta, o número de relatos de problemas com o AF da 1D Mark III foi bem menor com praticamente o mesmo número de unidades vendidas e realmente havia um problema de projeto que a Canon adimitiu rapidamente. A Nikon ainda não se posicionou a respeito, mas os números estão deixando bem claro que existe um problema mecânico/eletrônico e a magnitude está maior até mesmo que o problema da D70 (pelo menos o número de casos relatados está muito alto para um produto com tão poucas vendas). Uma coisa é você ter problemas de observação (como os clássicos relatos de problemas de AF feitos por quem não domina profundidade de campo e que são relatados em todas as marcas) ou relatos de defeitos diversos, que se devem ao acaso, mas quando muitos problemas crônicos aparecem da mesma forma é motivo para acender a luz de alerta, como ocorreu no caso do AF da Canon 1D Mark III, dos travamentos da Canon 20D, das mortes súbitas Fuji S2 Pro, do conector USB da S3 Pro, dos sensores Sony (que foram um caso clássico de panes genralisadas em diversas câmeras), das panes elétricas da Nikon D70, dos problemas com as baterias da D70 (que eram um problema grave mas que teve uma incidência menor que da D3) e por ai vai. A incidência de relatos desse tipo de problema mecânico e elétrico estão maiores do que os casos de morte súbida da S2 Pro e dos problemas da D70, problemas estes onde houve a constatação posterior do problema e o reparo.
Que há um problema crítico (ou dois), está cada vez mais claro pelo número de relatos similares, agora é como o Leandro falou, tem que ver se a reação vai ser rápida e justa com os clientes, como foi o Caso da Canon, que assumiu rapidamente o problema e retirou as 1D Mark III do mercado (mesmo sendo um problema até menor do que os que tem acontecido com as D3), reparou o problema e fez Recall das já vendidas sem discutir, ou se a Nikon vai ficar embromando como a Fuji fez, que ficou negando o problema da S2 por 2 anos antes de tomar uma providência. :/ 
Bom é que com isso perceberemos qual é o nível de compromisso com o cliente dessa nova fase da Nikon, se se limita a quebra de promessas e paradgmas de mercado criados ou se também vai chegar ao nível de não admitir problemas nas concepções de seus equipamentos.
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 16:17:00 por Leo Terra »
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Resposta #4 Online: 26 de Março de 2008, 16:59:27
Sei não Leo, ainda não me convenceu. Falar na Internet qualquer um fala. No site que diz duração de obturadores tem um monte de Canons pra lá de 3 milhões de clicks. Isso a série X0D, que não chegaria nem com reza brava nesse número. Então retirar isso como amostragem é complicado.
Eu fico apreensivo em lançamentos. Todo lançamento e produto novo normalmente traz consigo algum bug e/ou defeito. Mas tbm tenho muita desconfiança de milagres ou desgraças que são propagadas na internet. O problema da MKIII só acreditei realmente quando um conhecido reclamou q a dele estava asism. Conheço dúzias de fotógrafos que compraram a D3 e nenhum deles teve problema, erro ou qualquer defeito. Um deles já passou 30k clicks inclusive.
Mas nada é imune a falhas. Agora resta saber se caso a falha exista a Nikon vai agir corretamente.
E discordo de vc, Leo. A Canon pisou na bola no caso da MKII. Demorou a assumir a culpa, e demorou para arranjar uma solução.
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Leo Terra

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Resposta #5 Online: 26 de Março de 2008, 19:14:26
Então Guto o problema da 1D eu demorei a acreditar também (Você deve se lembrar que eu falei para o pessoal ir de leve), assim como esse ou qualquer outro que é anunciado na Net, mas acontece que a partir de um ponto dos rumores já podemos perceber que existe algo errado, isso é meio histórico, sempre que começaram esses tipos de rumores repetidos, inclusive por usuários típicos do sistema (alguns que postaram lá são usuários Nikon que vejo a tempos por lá e encheram muuuito a bola da D3 no lançamento) fica evidente que existe alguma coisa errada, como ficou quando certos usuários começaram a relatar problemas com a S2 (que para mim é o caso mais clássico de rumores corretos porque chegaram até a ser desmentidos pela Fuji e no final eram reais). Pode até ser um problema de lote (isso pode acontecer), mas de qualquer forma é algo que exige atenção dos compradores.
A Canon levou 1 mês para assumir que tinha algo errado e 2 meses para corrigir o problema da 1D Mark III, na verdade é a marca que assume os problemas mais rápido (correções dependem de outros fatores que nem sempre são simples, como foi o caso da 1D Mark III que exigiu um reprojeto do sistema de AF), a Nikon no caso da D70 levou mais de 1 ano e maio para admitir que tinha algo errado com a câmera, a Fuji levou mais de 2 anos para admitir o problema da S2 PRo (que todo mundo já conhecia e já tinham mapeado até os números de série que apresentavam maior incidência de problemas) e a Sony demorou quase 2 anos para admitir que seus sensores estavam com um problema de contaminação, a marca que toma providências mais rápidas contra esse tipo de problema é disparado a Canon (pelo menos não me lembro de ninguém que tenha agido tão rapidamente), o caso do travamento da 20D foi corrigido em pouco mais de 1 mês. :/
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Marcelo K Motozono

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Resposta #6 Online: 26 de Março de 2008, 19:54:32
tanto a 1D MKIII como a 1Ds MKIII deram e ainda dao problemas...eu ate acho que a D3 deu pouco perto da PALHACADA que a CANON fez com a 1D MKIII...retiraram as cameras das lojas aqui no japao e os vendedores nao sabiam o que falar....so falavam que ta com problema....eita! alem dos troscentos firmwares que sairam para elas..


conheco um monte de canonzeiro por ai que nao comprou a 1D MKIII porque ficou receoso...

abraco!




Leo Terra

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Resposta #7 Online: 26 de Março de 2008, 20:18:11
Marcelo o nível dos problemas é o mesmo, a Canon não fez palhaçada nenhuma, simplesmente corrigiu o problema rapidamente antes que os consumidores fossem prejudicados por eles.
Agora correção de firmware se formos contar ai estamos perdidos, todas as marcas tem dezenas de correções de firmwares, não me lembro de muitas SLR que não tenham tido correções de firmware (na verdade nenhuma me vem a cabeça no momento), mas estas correções não são graves, muito pelo contrário, são rotinas, estamos falando aqui de problemas graves, que comprometem a confiabilidade do equipamento, sem dúvida o problema da 1D foi desse nível, agora deixando as paixões de lado, um problema de obturador e de sistemas elétricos abala muito mais a confiabilidade de um equipamento do que uma pane em uma condição de uso específica do AF. Vide D70 e seus sérios problemas elétricos (na verdade problema elétrico é uma rotina na Nikon, eles tinham que resolver isso logo, a novidade aqui é o problema mecânico, pois a Nikon sempre foi muito fera na mecânica), o problema elétrico é quase um fato, só hoje já li incontáveis relatos do mesmo problema em fóruns internacionais, o do obturador que é algo que ainda não me convenceu de tudo, porque vi apenas 4 relatos, é um número alto, mas nada que chegue às proporções do problema com a pane das lentes, que ou tem origem elétrica ou é uma pane grave de firmware como o caso dos travamentos da 20D.
Como eu já disse diversas vezes, todas as marcas lançam equipamentos com problemas, isso não é exclusivo de nenhuma delas e por incrível que pareça as que mais erram são exatamente Canon e Nikon, porque também são as que mais lançam, a questão aqui é como cada uma reage aos próprios erros. Até hoje a Canon tem dado um banho nas outras, porque é melhor assumir o problema e fazer a "palhaçada" a qual você se refere de resolver antes de os clientes serem comprometidos, do que enrolar os clientes por quase 2 anos (como Nikon, Fuji e Sony fizeram) para garantir vendas, até que não houvesse mais como negar os problemas, para ai sim tomar uma atitude. Para mim eles irão ganhar pontos se assumirem rapidamente o erro e corrigirem, como a Canon tem feito a alguns anos, se embromarem (como eles e outras marcas têm feito) só assinarão mais um atestado de desinteresse com os clientes e perderão mais valor para mim como marca. :/
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 20:21:41 por Leo Terra »
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Resposta #8 Online: 26 de Março de 2008, 20:44:57
Mas Leo, se Fuji, Nikon e Sony são tão ruins com o consumidor, vc deveria mudar de mount...hehe.
Eu mudei pq tava de saco cheio da Canon....
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miltoncarvalho

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Resposta #9 Online: 26 de Março de 2008, 20:52:22

Bom, também sou por aí, erros acontecem, o que faz a diferença é a resposta do fabricante, entenda-se: honrar a garantia que o nome traz.   E quanto a acreditar ou não em relatos pela internet, vale observar a freqüência com que ocorrem, se a descrição é precisa, explicando o problema e se a pessoa parece conhecer bem o equipamento e as técnicas de manuseio.  Só uma opinião.

Aqui tem outro caso, desta vez com a D300 (sujeito teve problema com 4 corpos):   

http://www.nikoncafe.com/vforums/showthread.php?t=153884&page=1


Ah, antes que eu me esqueça: eu uso Canon, mas namoro as Nikons, Fujis e Sonys atuais.  E acho que todas elas custam os tubos, ficaria fulo se uma viesse com defeito na minha mão.


Marcelo K Motozono

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Resposta #10 Online: 26 de Março de 2008, 21:06:04
Marcelo o nível dos problemas é o mesmo, a Canon não fez palhaçada nenhuma, simplesmente corrigiu o problema rapidamente antes que os consumidores fossem prejudicados por eles.
Agora correção de firmware se formos contar ai estamos perdidos, todas as marcas tem dezenas de correções de firmwares, não me lembro de muitas SLR que não tenham tido correções de firmware (na verdade nenhuma me vem a cabeça no momento), mas estas correções não são graves, muito pelo contrário, são rotinas, estamos falando aqui de problemas graves, que comprometem a confiabilidade do equipamento, sem dúvida o problema da 1D foi desse nível, agora deixando as paixões de lado, um problema de obturador e de sistemas elétricos abala muito mais a confiabilidade de um equipamento do que uma pane em uma condição de uso específica do AF. Vide D70 e seus sérios problemas elétricos (na verdade problema elétrico é uma rotina na Nikon, eles tinham que resolver isso logo, a novidade aqui é o problema mecânico, pois a Nikon sempre foi muito fera na mecânica), o problema elétrico é quase um fato, só hoje já li incontáveis relatos do mesmo problema em fóruns internacionais, o do obturador que é algo que ainda não me convenceu de tudo, porque vi apenas 4 relatos, é um número alto, mas nada que chegue às proporções do problema com a pane das lentes, que ou tem origem elétrica ou é uma pane grave de firmware como o caso dos travamentos da 20D.
Como eu já disse diversas vezes, todas as marcas lançam equipamentos com problemas, isso não é exclusivo de nenhuma delas e por incrível que pareça as que mais erram são exatamente Canon e Nikon, porque também são as que mais lançam, a questão aqui é como cada uma reage aos próprios erros. Até hoje a Canon tem dado um banho nas outras, porque é melhor assumir o problema e fazer a "palhaçada" a qual você se refere de resolver antes de os clientes serem comprometidos, do que enrolar os clientes por quase 2 anos (como Nikon, Fuji e Sony fizeram) para garantir vendas, até que não houvesse mais como negar os problemas, para ai sim tomar uma atitude. Para mim eles irão ganhar pontos se assumirem rapidamente o erro e corrigirem, como a Canon tem feito a alguns anos, se embromarem (como eles e outras marcas têm feito) só assinarão mais um atestado de desinteresse com os clientes e perderão mais valor para mim como marca. :/



Leo. sabe porque foi palhacada??

Porque no dia que estaria nas lojas eu e um monte de japas fomos ver...e nao tava la....ninguem avisou antes para o povo nao ir as lojas..ficamos sabendo poucos dias depois que as cameras nao chegaram...e outra...elas estavam embaladas!! ja tinha passado pelo controle de qualidade...entende? tava na caixa..fechadinha como se estivesse sem defeito algum...e cade a equipe de engenharia e o pessoal do controle de qualidade que nao viu antes de mandar entregar?????

como que eles so acham um defeito depois de tantos corpos fabricados?

cara...nunca vi algum caso parecido com a da 1D MKIII ....ate agora ja vi de tudo..espelho caindo...err99...morte subita...mas do jeito que a CANON fez...nunca vi!! honestamente nao vi nenhum relado ate hoje de algo parecido...

ate porque como eu disse minha esposa quer comprar uma 1DS MKIII....e eu acho que e viavel..porque nessa altura do campeonato os defeitos ja foram sanados...mas aquela PALHACADA que passei quando fui a BICCAMERA( que e a maior loja de equipamentos fotograficos do japao) e nao tinha nenhuma 1D MKIII...porque tava com defeito e o povo nao avisou antes...se houvesse consideracao pelo menos tinha saido um anuncio na internet pro povo nao ir as lojas atoa.

aqui no japao e assim...marcou o dia...e nao estava la ou nao compriu com o combinado do dia marcado...ja era!..nao tem credito..entende?

mas o problema e que tem povo que tem memoria curta..e nao esta nem ai, a D3 ate agora nao lancou firmware..mas vai lancar...sim...ate porque ela nao e perfeita..mas vou falar...pelo menos nao vejo tanta gente reclamando da D3 quanto foi a 1D MKIII. alias existe muito mais gente contente com a D3...ate agora...


mas nao desmereco a 1D MKIII e muito menos a 1DS MKII...sao otimas cameras..so estou falando do descaso da canon.

abraco!


Leo Terra

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Resposta #11 Online: 26 de Março de 2008, 21:08:23
Então Guto, é uma questão de compromissos... Eu sou simplesmente o mais imparcial possível. No caso todas as marcas dão problema, eu uso dois mounts, Nikon e Sony, mas isso não quer dizer que sejam perfeitos e nem que os outros sejam ruins, eles vão ter pontos fortes e pontos fracos como qualquer outro. No momento o compromisso da Canon é melhor do que Sony (que está melhorando) e principalmente que o da Nikon (que está piorando), porém existem atrativo no mount nikon que ainda me fazem gostar do mount e mantê-lo. Mas existem coisas que me desagradam muito, tanto no mount Nikon como no mount Sony e o compromisso com o cliente é um deles, principalmente no mount Nikon. Quando monto minha matriz de decisão esse compromisso com o cliente do sistema tem um peso em minhas decisões, até o momento este peso não foi suficiente para mudar minha idéia de manter o mount nikon, mesmo porque eu só compro câmeras do sistema depois de um certo tempo no mercado, o que me possibilita escolher uma que não tenha maus históricos.
Essa mania de pautar decisões por um único fator é que leva à péssimas escolhas, a escolha de um sistema se faz por múltiplos fatores, compromisso com o cliente é apenas um deles, assim como quaidade de imagem, disponibilidade de lentes, qualidade da ótica, qualidade de sistemas, confiabilidade, durabilidade, preço, etc, etc, etc, etc, etc.... Eu não troco de sistema porque quando misturam todos os fatores Sony e Nikon continuam tendo maior peso em fatores que são mais relevantes para mim, mas não é porque eu uso os sistemas que tenho que defendê-los a todo o custo (mesmo quando estão errados) ou tenho denegrir os sistemas que não uso. Se alguém faz algo direito eu simplesmente reconheço o que é bem feito, se faz mal feito eu critico, independente de gostar ou não. No caso em questão a única que faz bem feito é a Canon o resto embroma, acho justo reconhecer que eles são rápidos ao reconhecer os problemas e solucionar os mesmos, apenas isso.... ;)
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Guto Marc

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Resposta #12 Online: 26 de Março de 2008, 21:11:47
Então Guto, é uma questão de compromissos... Eu sou simplesmente o mais imparcial possível. No caso todas as marcas dão problema, eu uso dois mounts, Nikon e Sony, mas isso não quer dizer que sejam perfeitos e nem que os outros sejam ruins, eles vão ter pontos fortes e pontos fracos como qualquer outro. No momento o compromisso da Canon é melhor do que Sony (que está melhorando) e principalmente que o da Nikon (que está piorando), porém existem atrativo no mount nikon que ainda me fazem gostar do mount e mantê-lo. Mas existem coisas que me desagradam muito, tanto no mount Nikon como no mount Sony e o compromisso com o cliente é um deles, principalmente no mount Nikon. Quando monto minha matriz de decisão esse compromisso com o cliente do sistema tem um peso em minhas decisões, até o momento este peso não foi suficiente para mudar minha idéia de manter o mount nikon, mesmo porque eu só compro câmeras do sistema depois de um certo tempo no mercado, o que me possibilita escolher uma que não tenha maus históricos.
Essa mania de pautar decisões por um único fator é que leva à péssimas escolhas, a escolha de um sistema se faz por múltiplos fatores, compromisso com o cliente é apenas um deles, assim como quaidade de imagem, disponibilidade de lentes, qualidade da ótica, qualidade de sistemas, confiabilidade, durabilidade, preço, etc, etc, etc, etc, etc.... Eu não troco de sistema porque quando misturam todos os fatores Sony e Nikon continuam tendo maior peso em fatores que são mais relevantes para mim, mas não é porque eu uso os sistemas que tenho que defendê-los a todo o custo (mesmo quando estão errados) ou tenho denegrir os sistemas que não uso. Se alguém faz algo direito eu simplesmente reconheço o que é bem feito, se faz mal feito eu critico, independente de gostar ou não. No caso em questão a única que faz bem feito é a Canon o resto embroma, acho justo reconhecer que eles são rápidos ao reconhecer os problemas e solucionar os mesmos, apenas isso.... ;)
Legal Leo. Ainda vou continuar mantendo distância da Sony, mas entendi sua colocação. eu tbm penso assim, e analisando todos os pontos que decidi mudar de mount.
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Marcelo K Motozono

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Resposta #13 Online: 26 de Março de 2008, 21:15:35
e como meu patrao me diz....

" Marcelo..se vc precisar faltar do servico..nao tem problema..mas avise ANTES...de uma satisfacao ANTES...nao falte e DEPOIS ligue..ligue antes para avisar que vai faltar que nos entenderemos e nos programaremos alguem para ficar no seu lugar no dia que faltar...."

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Resposta #14 Online: 26 de Março de 2008, 21:31:22
Marcelo vamos lá..

Primeiro é preciso deixar claro o que é qualidade, qualidade é CONFORMIDADE, um produto com qualidade está em CONFORMIDADE com o projeto especificado, se ocorre um erro no projeto os itens que passarão pelo controle de qualidade serão os que tiverem o erro, erros de projeto não são detectados em controle de qualidade, porque se os itens estão em CONFORMIDADE com o projeto e a tolerância dada como padrão, então eles passarão pelo controle de qualidade seja qual for a marca.
O problema da 1D Mark III não teve nada a ver com controle de qualidade, foi um erro de projeto. Um problema que teve a ver com controle de qualidade foi o dos sensores da Sony e o da Fuji S2 Pro. Normalmente problemas de controle de qualidade afetam exclusivamente LOTES e não toda uma linha de produtos.

Em muitos casos, os testes laboratoriais feitos em protótipos não conseguem detectar problemas de dia a dia, como o caso das D3 que estão travando obturador, você acha que o projeto da Nikon previa a quebra nesse período e que eles não testaram o obturador? Este obturador deve ter sido testado arduamente antes de ser colocado no mercado. Provavelmente o que está ocorrendo é que estas quebras estão relacionadas com alguma condição de uso que não foi prevista ou testada durante a fase de prototipagem, como o que ocorreu com o AF da Canon 1D Mark III, que tinha um problema extremamente específico, que só ocorria em condições muito determinadas, que provavelmente não estavam incluídas nas condições de testes. Esse tipo de erro de projeto pode acontecer a qualquer empresa (como o caso que o Leandro citou de outra área) e uma empresa séria não é aquela que consegue prever tudo em sua fase de projeto e prototipagem (porque isso não existe) e sim aquela que aprende com o problema encontrado e inclui esta previsão no projeto e na prototipagem seguinte.

A 1D Mark III chegou a ser vendida, não foi recolhida antes do lançamento como você está dizendo, tanto que foi feito um Recall após a solução do problema e a Canon notificou os sites especializados e as lojas do problema e o motivo do recolhimento, vários deles informaram que a câmera voltaria a venda assim que o problema fosse resolvido, inclusive isso ficou anunciado no site da B&H durante um tempo, se lojista que você procurou não sabia é porque certamente ele sequer procurou se informar ou informar os vendedores, mas ai não é um problema da Canon e sim um problema de transferência de informação nas lojas, provavelmente foi um daqueles casos onde alguém recebeu um e-mail e não repassou para quem deveria.
Eu realmente nunca vi nada parecido com o caso da 1D Mark III, em vez de ficar enganando os clientes, vendendo um equipamento com um problema que eles tinham tomado conhecimento eles preferiram corrigir o problema descoberto antes de voltar a disponibilizar a câmera no mercado, algo realmente muito incomum no mundo de hoje, é muito raro uma marca se preocupar com isso, a maioria continua vendendo e depois quando a bolha estoura (se estoura) faz um Recall para resolver... O que a Canon fez realmente é raro, mas para o lado positivo, é maravilhoso ver uma empresa agir assim, evitando enganar os clientes. Pode ter quem prefira ser enganado (como os milhares de consumidores de D70 que continuam com câmeras que podem pegar fogo sozinhas, explodir e etc, porque não foram atrás de fazer ou não ficaram sabendo dos 2 recalls para os quais foram convocados, em anúncios discretos). Para você ter uma idéia da ética de certos fabricantes, a Sony informou à Nikon que a bateria da D70 tinha um problema em potencial 1 mês após o lançamento do equipamento e na época já solucionou todos os problemas da mesma série de baterias em seus Notebooks, mas a Nikon preferiu continuar vendendo e só resolveu o problema quase 2 anos após ser informada que ele existia, porque era mais barato para ela pagar as duas ou 3 indenizações de clientes que iriam se ferir do que parar as vendas, resolver o problema e devolver o mercado como foi feito pela Canon. Ha quem prefira esta postura, eu realmente prefiro a primeira, que infelizmente é muito rara.
Veja que aqui não estou discutindo as duas câmeras, estou discutindo as posturas dos fabricantes.
O problema da D3 já está relativamente claro, existem dois problemas em potenciais detectados, os problemas de obturador e os problemas elétricos (esses extremamente freqüêntes, na verdade o problema com maior freqüência de relatos entre as câmeras atuais), as questões que estou colocando aqui são: É um problema de lote (ou seja controle de qualidade), ou é uma falha de projeto? Qualquer que seja o problema a Nikon terá que tomar uma posição, ai temos que ver se será tão enérgica e de tanto respeito com o consumidor como foi a da Canon, ou se eles vão agir como agiram no passado e deixar correr até não ter mais como deixar passar.
Veja que eles ainda não tomaram a atitude, mesmo porque a identificação do problema é recente, mas a questão toda é esperar para ver qual postura irão tomar para sabermos se podemos ou não confiar na marca para resolver seus problemas, que claramente existem e são bastante críticos. Se eles resolverem rápido, ótimo... Ponto para eles.... O problema tá ai, não há nada de errado em ter um erro de projeto (eu acho isso perfeitamente normal em projetos complexos como esses), a questão é quanto tempo levarão para resolver isso e se irão resolver isso, até lá o ideal é que os consumidores aguardem uma posição concreta do fabricante. ;)
« Última modificação: 26 de Março de 2008, 21:45:27 por Leo Terra »
Leo Terra

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