Marcelo vamos lá..
Primeiro é preciso deixar claro o que é qualidade, qualidade é CONFORMIDADE, um produto com qualidade está em CONFORMIDADE com o projeto especificado, se ocorre um erro no projeto os itens que passarão pelo controle de qualidade serão os que tiverem o erro, erros de projeto não são detectados em controle de qualidade, porque se os itens estão em CONFORMIDADE com o projeto e a tolerância dada como padrão, então eles passarão pelo controle de qualidade seja qual for a marca.
O problema da 1D Mark III não teve nada a ver com controle de qualidade, foi um erro de projeto. Um problema que teve a ver com controle de qualidade foi o dos sensores da Sony e o da Fuji S2 Pro. Normalmente problemas de controle de qualidade afetam exclusivamente LOTES e não toda uma linha de produtos.
Em muitos casos, os testes laboratoriais feitos em protótipos não conseguem detectar problemas de dia a dia, como o caso das D3 que estão travando obturador, você acha que o projeto da Nikon previa a quebra nesse período e que eles não testaram o obturador? Este obturador deve ter sido testado arduamente antes de ser colocado no mercado. Provavelmente o que está ocorrendo é que estas quebras estão relacionadas com alguma condição de uso que não foi prevista ou testada durante a fase de prototipagem, como o que ocorreu com o AF da Canon 1D Mark III, que tinha um problema extremamente específico, que só ocorria em condições muito determinadas, que provavelmente não estavam incluídas nas condições de testes. Esse tipo de erro de projeto pode acontecer a qualquer empresa (como o caso que o Leandro citou de outra área) e uma empresa séria não é aquela que consegue prever tudo em sua fase de projeto e prototipagem (porque isso não existe) e sim aquela que aprende com o problema encontrado e inclui esta previsão no projeto e na prototipagem seguinte.
A 1D Mark III chegou a ser vendida, não foi recolhida antes do lançamento como você está dizendo, tanto que foi feito um Recall após a solução do problema e a Canon notificou os sites especializados e as lojas do problema e o motivo do recolhimento, vários deles informaram que a câmera voltaria a venda assim que o problema fosse resolvido, inclusive isso ficou anunciado no site da B&H durante um tempo, se lojista que você procurou não sabia é porque certamente ele sequer procurou se informar ou informar os vendedores, mas ai não é um problema da Canon e sim um problema de transferência de informação nas lojas, provavelmente foi um daqueles casos onde alguém recebeu um e-mail e não repassou para quem deveria.
Eu realmente nunca vi nada parecido com o caso da 1D Mark III, em vez de ficar enganando os clientes, vendendo um equipamento com um problema que eles tinham tomado conhecimento eles preferiram corrigir o problema descoberto antes de voltar a disponibilizar a câmera no mercado, algo realmente muito incomum no mundo de hoje, é muito raro uma marca se preocupar com isso, a maioria continua vendendo e depois quando a bolha estoura (se estoura) faz um Recall para resolver... O que a Canon fez realmente é raro, mas para o lado positivo, é maravilhoso ver uma empresa agir assim, evitando enganar os clientes. Pode ter quem prefira ser enganado (como os milhares de consumidores de D70 que continuam com câmeras que podem pegar fogo sozinhas, explodir e etc, porque não foram atrás de fazer ou não ficaram sabendo dos 2 recalls para os quais foram convocados, em anúncios discretos). Para você ter uma idéia da ética de certos fabricantes, a Sony informou à Nikon que a bateria da D70 tinha um problema em potencial 1 mês após o lançamento do equipamento e na época já solucionou todos os problemas da mesma série de baterias em seus Notebooks, mas a Nikon preferiu continuar vendendo e só resolveu o problema quase 2 anos após ser informada que ele existia, porque era mais barato para ela pagar as duas ou 3 indenizações de clientes que iriam se ferir do que parar as vendas, resolver o problema e devolver o mercado como foi feito pela Canon. Ha quem prefira esta postura, eu realmente prefiro a primeira, que infelizmente é muito rara.
Veja que aqui não estou discutindo as duas câmeras, estou discutindo as posturas dos fabricantes.
O problema da D3 já está relativamente claro, existem dois problemas em potenciais detectados, os problemas de obturador e os problemas elétricos (esses extremamente freqüêntes, na verdade o problema com maior freqüência de relatos entre as câmeras atuais), as questões que estou colocando aqui são: É um problema de lote (ou seja controle de qualidade), ou é uma falha de projeto? Qualquer que seja o problema a Nikon terá que tomar uma posição, ai temos que ver se será tão enérgica e de tanto respeito com o consumidor como foi a da Canon, ou se eles vão agir como agiram no passado e deixar correr até não ter mais como deixar passar.
Veja que eles ainda não tomaram a atitude, mesmo porque a identificação do problema é recente, mas a questão toda é esperar para ver qual postura irão tomar para sabermos se podemos ou não confiar na marca para resolver seus problemas, que claramente existem e são bastante críticos. Se eles resolverem rápido, ótimo... Ponto para eles.... O problema tá ai, não há nada de errado em ter um erro de projeto (eu acho isso perfeitamente normal em projetos complexos como esses), a questão é quanto tempo levarão para resolver isso e se irão resolver isso, até lá o ideal é que os consumidores aguardem uma posição concreta do fabricante.