Autor Tópico: Insistindo na questão da fotometria  (Lida 5533 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Outubro de 2008, 14:54:45
Olá,

Vou insistir um pouco nessa questão.
Na minha opinião a foto abaixo está com a fotometria errada. Apesar de estar chovendo e, obviamente, muito nublado o céu ficou "estourado". Minha questão é: Isso não acontecia com frequência com a D50, mas tem acontecido muito com a D80. Será que é só questão de regulagem na câmera ou a lente TAMROM está influenciando nisso? Se eu fizer a fotometria no céu o resto da foto provavelmente ficará escura demais. Como resolver essa questão. Só fotografo em RAW.



Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:05:50
Olá meu amigo!

O estouro nas altas luzes é notório nesta foto.
A latitude da cam influencia sim na questão da fotometria. Não tenho em mãos agora dados sobre a D50 e D80, mas à princípio acredito que a D80 tenha uma latitude mais favorável.
No entanto, regra simples que sempre utilizo - também bem explicada pelo amigo Ivan de Almeida - Fotometre sempre preservando as altas luzes. Neste caso, fotometria na área mais clara da cena, no caso o céu, e deixando o ponteiro do fotômetro no limite da superexposição. Ex: +2.
Como fotografa em RAW, no pós facilmente consegue recuperar as baixas luzes e equilibrar a exposição da foto. Eu trabalho assim.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:32:13
É como o Chello escreveu.. a questão é a latitude e não a fotometria.

Nikon D50 - 8.0EV
-4.5EV--------0EV------+3.5EV

A latitude da D50 foi mapeada aqui no forum como -4.5 a +3.5 (acredito que foi feita em RAW).  Para JPG eu defini parâmetros (pessoais) menores... mas falemos de RAW mesmo.

Qualquer coisa acima de +3.5 é branco puro.. zero de informação.

Já li que a latitude da D80 é menor.. então vamos tentar colocar na prática. (Fotometria pontual)
Nikon D80 (6EV) ==> -3.5----0EV----+2.5.
  Com base nestes dados hipotéticos, vamos continuar.
    1o) você fotometra o céu (zerando) - ok
    2o) você fotometra o centro do riacho (zerando) - ok
  Se a diferença entre a fotometria do céu e do riacho for de 3 ponto, e o riacho for o ponto escolhido para zerar o fotômetro, o que acontece com o céu?? fica completamente estourado, pois ele está com 3 pontos de luz acima que o riacho.  Uma vez que latitude positiva da sua máquia é de 2.5, tudo ficará com zero de informação. 
  Compreendeu.. não é a fotometria, e sim a latitude.

Como a latitude da D50 é melhor (ou parece ser) isto ficava transparente para você (latitude positiva de +4.5).

Agora.. lendo seu exif.. o que é Metering Mode = pattern / multi-segment??? quando você usa a fotometria pontual (spot) você possui maior controle.  Com outras fotometrias o sensor pode ser enganado pela falta de latitude.

 :ok:
(espero não ter falado muita besteira)
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:34:59
Olá Chello.

Vou seguir seus conselhos nas próximas fotos, mas isso é um saco. É como eu disse, com a D50 nunca me preocupei com isso e tinha resultados satisfatórios. Acho que a D50 fazia a fotometria de forma mais correta. Ainda falta aprender muito sobre a D80, então pode ser que com a câmera regulada direitinho eu consiga resolver essa questão.

Quando você diz que a D80 tem uma latitude mais favorável, isso quer dizer o que? Que os resultados seriam melhores?

Não entendi essa parte??? "deixando o ponteiro do fotômetro no limite da superexposição. Ex: +2." Que ponteiro do fotômetro?????? :hysterical: :hysterical: Boiei completamtente. Minha câmera é digital, não tem nenhum ponteiro... :hysterical: :hysterical: Essa última frase é brincadeira viu? Não sou tão toupeira assim. Mas falando sério, não entendi essa parte.

Essa foto abaixo foi fotometrada no céu, mas confesso que não gostei dela, apesar da fotometria estar melhor.



Grande abraço,
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 15:37:46 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 15:48:42
Olá Fransergio,

Realmente não sei o que é latitude e já vi que é um pouco complicado, mas as coisas estão começanco a clarear um pouco graças a suas explicações. Agora, porquê uma câmera mais cara, mais "moderna" tem uma piora nessa questão? Ou ter latitude menor não é piora?

Podem me dar bronca, mas ainda não li o manual, e pretendo fazê-lo logo. Metering Mode = pattern / multi-segment??? Eu achei que a câmera se comportaria melhor fazendo a fotometragem assim do que na fotometria pontual. Posso fazer testes nesse sentido também.

Pelo que entendi se a questão é latitude e não fotometria não tem muita solução, certo? A não ser seguir os conselhos do Chello?

Abraços,
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 16:05:22 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:09:31
A questão da latitude não é tão complicada (quando você a compreende, não consegue lembrar por que era tão difícil - ehehehe).

Ainda terei que testar o que o Chello falou sobre o +2, por isto não opinarei.

Costumo falar que a D50 foi um erro de projeto da Nikon.. saiu uma câmera muito boa pelo preço cobrado. 

A D80 possui recursos que faltam na D50, mas o fato da D50 entregar uma imagem melhor que as demais já foi muito bem documentado aqui.

Fato é que tiraram a D50 do mercado para que a D40 e que a D80 pegassem.

Outra dica que eu dou é para conhecer os limites da sua máquina.  Eu fiz um mapeamento da D50 (e montei uns cartões para decorar).  Com isto, hoje, antes de fotografar, eu já sei se os pontos mais claros e mais escuros na imagem estarão dentro da latitude.  Se for maior que a latitude (que eu defini por testes), então já escolho o que eu quero que fique bom (as luzes altas ou as luzes baixas).

Acredito que a sua primeira foto ficou muito parecida com a foto da Maritaca da Celia.  Não tinha muitas opções do que fazer.

:D
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:20:28
Fransergio,

É verdade, achei semelhante ao que ocorreu com a Maritaca da Célia.
Mais uma vez obrigado pelos conselhos e dicas.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:22:37
Almor,

Não vou dar aqui uma informação sem ter embasamento pois confesso que desconheço a latitude real em RAW das duas câmeras em questão.
Em tempo: A latitude nada mais é do que a capacidade da câmera em captar determinada densidade do fluxo de luz incidente sobre a mídia e, quanto maior for essa capacidade menor serão os pontos de estouro e consequente perda de informação na imagem gerada.
Quando me referi à latitude favorável quis dizer, portanto, que quanto maior, melhor.
A fotometria em modo Spot, possibilita maior controle sobre as diversas exposições encontradas na cena, coisa que nos demais modos é muito mais complicado visto que a cam assume médias dos diferentes pontos, etc, etc.

O Fransérgio é fera na D50 e portanto pode confiar no que ele diz sobre a máquina. Quanto à D80 vamos aprofudar esse tópico e pesquisar. Léo Terra e Dr Leandro bem que poderiam participar e dar aqui suas impressões técnicas!

Outra coisa: o modo de fotometrar que citei é um saco? Pode ser, mas em situações onde você  não terá tempo de fazer fotometria nos extremos da cena e calcular a diferença de EV, salva sua foto!  :D


Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:38:38
Chello,

Agora está ficando mais claro ainda. Já entendi o que é latitude. Eu disse apenas que é um saco, pois é uma preocupação que eu não tinha, mas que a partir de agora deverei ter. É claro que passarei a usar esse método para ter melhores resultados e evitar perder fotos por um detalhe.

Mais uma vez agradeço muito pelas dicas. Você é sempre de grande ajuda.

Vamos ver se mais alguém se manifesta, afinal acabou que esse tópico pode ser de ajuda a muitos.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:54:06
eu tenho a d80... mas nuca tinha me preocupei com tal ''problema'' afinal quem tinha uma cam de celular, um pulo pra d80 eh a mesma coiza q saltar de bunge-jump (é assim q se escreve???)...
entao, essa tal de latitue nao tem me incomodado por uma desses motivos:
1º eu ache q a qualidade das fotos ja é o sufuciente
2º eu nao tenha tanto problema com isso
3º eu nao saiba nada de latitude

provavelmente a lente usada influencia (nao seia ate que ponto)....
bom, agora q vi pelas fotos do almor o tal ''problema'' vou voltar a analizar minhas fotos antigas e ver se é tao ruim assim..
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:04:14
Achilles,

Esse é um problema comum na D80, o fotometro dela se confunde um pouco em situações de alto contraste. Já vi reclamarem em vários lugares.
O jeito de resolver é compensar em -0.7 ou -1 ponto.
Eu faço isso logo de cara quando sei que vou tirar uma foto crítica em um dia muito claro ou com alto contraste. Prefiro ter de arrumar a exposição p/ mais no PC (ao custo de um pouco de ruído) que perder a foto por causa dos estouros.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:06:18
Randal.Junior,

Obrigado pela dica... :ok:

Fui no seu Flickr. Boas fotos, vejo que você tem sido mais cuidadoso em relação a isso.

Pedro,

Acho uma boa idéia você fazer isso a até colocar umas fotos para compararmos, visto que sua lente é bem melhor que a minha. A sua é a NIKKOR 18-200mm, certo?

Ah! Fui lá no seu Flickr também e tem fotos muito legais, mas pude ver que na foto Sempre Alerta...(apesar de linda, o peito do gato está estourado) e nas fotos do rally e do jogo de futebol as altas luzes também estão estouradas). Dei esse toque para você também prestar atenção nisso.

Eu não acho que seja tão ruim assim. Tenho usado a D80 faz pouco tempo e para falar a verdade estou achando, de uma forma geral, por enquanto, os resultados melhores que com a D50 (acho as fotos sa D80 um pouco mais nítidas, mas nem tudo é perfeito, infelizmente. Gostaria de não ter essa questão para me preocupar.

Agora, uma coisa é verdade, eu sou detalhista e chato em relação às minhas fotos.

Abraços,
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 17:19:14 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:53:09
sim almor é a nikkor 18-200...
 note que no meu flickr nem todas fotos sao com a D80, por exemplo as do rally nao sao..e ate mesmo as melhores q eu fiz foram com a camera do celular  :eek:...

Bom, eu acho q a sulocao mesmo, é tirar fotos em RAW, e corrigir no ACR ou no NX2, que eu gosto mas nao funciona no meu pc..
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 17:54:22 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:55:30
É verdade Pedro, não tinha reparado.

Das que eu mencionei, apenas a do gato foi tirada com a D80.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2008, 04:43:31
Se essa foto foi você quem fez, você está fotometrando corretamente, mas escolhendo a luz errada.

Passe a fotografar com a luz mais equalizada ou a usar filtros graduados, que resolverá o seu problema. Claro, também tem o HDR, mas acho que denuncia muito.

Isso aí, é a esma coisa que em um estúdio tentar fotografar alguma coisa sem iluminação frontal e com um sobtbox atrás, nào tem latitude que dê jeito.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com