Autor Tópico: Primeira Comunhão  (Lida 14473 vezes)

Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Novembro de 2008, 18:56:37
Pessoal,

Dia 12 de outubro fiz meu quarto evento social de responsa.

Como tenho um portal da minha cidade na net acabo fotografando tudo que é tipo de evento mas são fotos mais descompromissadas.

Como contratado, depois de uns aniversários infantis fiz poucos eventos... 2 batizados e um casamento durante o dia e bem descontraído.

Em outubro fiz essa Primeira Comunhão e com uma expectativa enorme junto à contratação, inúmeras recomendações sobre um dos garotos a ser fotografado, sobre a "atmosfera" das fotos, sobre as cores e etc. Eu suava calafrios a cada uma das reuniões.

Antes eu fazia as edições para outros fotógrafos, então já que a foto era de outra pessoa o milagre ou fracasso nunca era meu...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Confesso gelei.

O cliente gostou das fotos, ficou muito satisfeito, eu também pela experiência e por dar conta do recado.

Como resultado, fizemos revelações 15x21cm e um fotolivro, criei coragem pra postar umas fotos aqui da seleção que fiz para as provas em 10x15cm que apresentei; portanto as fotos aqui não tem grandes edições, somente ajuste de curvas.

O garoto foi preservado não está nestas publicadas.

Nada espetacular nas fotos, mas a fotometria no interior da igreja é super complicada por causa das janelas e da roupa branca do padre. Além disso, a igreja tem seu interior azul "calcinha" e a roupa das crianças era de que cor ??? a mesma !!!  :aua: :aua: :aua:

Algo natural é que nas reduções para 640 pixels os DOFs mais curtos foram extremamente prejudicados.

Criei coragem pra que vocês comentem para que eu aprenda ainda mais.

 :ok:

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


11.


12.


« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 19:02:51 por Guigo_Mr »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:15:40
boas fotos cara...primeira comunhão não tem muito mistério...

é um lance que eu não faço porque não tenho saco pra ficar aturando aquele monte de pais atrás de vc mandando vc fotografar os filhos deles...é foda...

eu fotografei ano passado a do meu enteado, e perdi a conta da quantidade de gente que ficava em cima de mim me pedindo para fotografar...e eu a todo momento explicando que não tava a trabalho, e que tinham outros fotógrafos lá...mas como eu tava com uma D2X + 18-200 + SB 800 no dia, e os outros fotógrafos estavam com cameras bem menores e lentes de kit, o pessoal vinha direto em mim... :no:

e isso porque já tinham lá outros fotógrafos "oficiais" e que também não estavm nada satisfeitos com minha presença, com medo de eu tomar clientes deles...


putz, desvirtuei seu tópico...foi mal...hehehehehe :doh: :doh: :doh:


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:03:09
Guigo! Muito boas as fotos! Parabéns, está aprendendo cada vez mais...  :ok: :ok: :ok:

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:08:04
Olá Guigo,

Nao entendo muito bem de fotografia mas gostei das fotos, estao bem nitidas.Qual camera e lentes você usou e qual iso? me parece que foi um iso bem baixo pois quase nao se nota ruido nas fotos.Me pareceu que entrava bastante luz na igreja na hora das fotos deixando o ambiente bem iluminado.

Boa sorte nos proximos trabalhos!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:47:24
Fala Guigo,

Você conseguiu grandes registros e uma fotometria muito boa. Apesar de ter feito com sua H9 e não um DSLR, você mostrou muita técnica e capacitação. Isso mostra que é o fotógrafo que faz a foto e não o equipamento apenas.

Não tenho muito o que dizer, pois gostei muito das fotos, enquadramentos e composições, mas alguns detalhes me chamaram atenção:

. Nas fotos 2 e 10 ter pego um pedaço dos cinegrafistas acabou comprometendo um pouco, pois acaba passando uma sensação de "foto casual" o que não era o caso. Talvez o momento não permitisse outra saida, mas fica o registro.

. Na 4, as linhas da arquitetura caindo para direita chamam muita atenção. Ainda estou tentando identificar o pq disso, pois o alinhamento com as costas do Padre está ok e o menino em sua frente também parece perpendicular!

. 3 e 8 achei lindíssimas!

Bom, só desejo muito sucesso sempre para vc meu amigo! E, aguardo mais fotos!

Forte abraço!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2008, 07:46:02
Olá Anderson,

Cara, imagina uma primeira comunhão normal. Fotografada com uma UZ, no caso a H9.

Junte a isso o fato de eu ser principiante, do padre ser um dos cônegos (conselheiros do bispo regional) e com 84 anos completando seu jubileu ministerial (50 anos de sacerdócio), do garoto ser de uma família importante e de fazerem um milhão de recomendações; porque eles gostaram de algumas edições minhas para casamentos e eventos diversos... mas eu não ERA fotógrafo... :shock:  :hysterical:

Gelei... mas todo mundo ficou satisfeito. Isso é bom.

 :ok:

Gugow e Blasius,

Obrigado pela força !


Fala Chello !


Antes de mais nada obrigado pela força !

Conhecer o equipamento é a "alma do negócio" (putz... ditadinho da época do meu avô... :hysterical:). Eu estou decidindo se entro com Canon ou Nikon, mas até lá estou me obrigando a usar bem o que tenho.

Penso da seguinte forma :

1. Não faço fotos quando sei que não ficarão boas.
2. Noite ??? "Nem a pau Juvenal!" a H9 não aguenta o tranco, não tem imagem pra isso.
3. Como a H9 não tem RAW a foto tem que nascer boa, senão já era !

Assim minha curva de aprendizado estará focada na técnica e não no equipamento. Tenho me obrigado a isso, lido, estudado.

A H9 é muito boa se souber usar. Mesmo entrando pro time das DSLR eu não me disfaço dela, pois numa ocasião mais informal, num pequeno passeio, etc. em facilidade (leia-se portabilidade) bate as DSLR se tiver luz boa.

Quanto aos cinegrafistas... cara, não sei o que o cara pensava, ele não conseguia se colocar direitinho... só causava, tinha um outro fotógrafo que ficou puto e acabou chegando junto do cara... em algumas ocasiões tive que pegar o cara pra não perder a foto. Mas nas revelações e no livro tomei o cuidado de cortar o cara... :assobi:

O que acontece na 4a foto é ilusão de ótica formada pelo ângulo da parede já que a igreja não é quadrada, é em forma de V.

 ;)
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 07:51:36 por Guigo_Mr »


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:22:07
Guigo, as fotos estão ótimas, parabéns!

Uma rápida historinha de alguém do lado de lá da câmera :

Na Primeira Comunhão da minha filha, a escola contratou um fotógrafo oficial, e proibiu os pais de se amontoarem nas fials da frente para fotografar dentro da igreja. Me comportei e nem liguei a minha câmera antes, durante nem ao final da cerimônia, apesar de alguns pais " desobedecerem" . O #$%^&^%* !  do fotógrafo fez apenas UMA foto da minha filha recebendo a comunhão pela primeira vez, e esta foto ficou FORA DE FOCO  >:( :no: !!!!!!! É o único registro que tenho dela neste dia, imaginem a minha raiva, ainda mais sendo fotógrafa e podendo ter feito um servicinho MUITO melhor que o idiota. Reclamei, esperneei, xinguei, mas tudo em vão. O dia não volta mais. Portanto, sim , a responsa é IMENSA para os fotógrafos de eventos, esportes, e tudo que não possa ser repetido, reprisado, refeito. Acho que é por isso que fotografo comida !!  :D :D

()s

GuiGui  :)


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:45:32
Olá Guigo.
Gostei das fotos, só gostaria de ver mais closes das crianças, alguns "detalhes" na hora da comunhão e alguns DOF's mais curtos. No pós eu teria trabalhado mais nos contrastes, na saturação e aplicaria mais sharpen em algumas mas isso é gosto pessoal.
Sucesso pra ti neste caminho que vc está trilhando. Agora tenho certeza que vc precisa de uma boa DSLR e lentes pois não dá para recusar trabalho pela limitação do equipamento. Invista nisso, se for realmente seu desejo, que o retorno irá aparecer.
Abs.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:07:01
Olá Guigui,

Com certeza, muito comédia, aqui tbém tá cheio de apertador de botão cada foto... pior é os caras "SE ACHAREM" os f...ões.

 ;)

Fala Guto,

Vou ver se publico algumas fotos da hora da comunhão e com DOF mais curto, porque eu não posso mostrar o guri.

O pós aqui tbém tá light só com ajuste de curvas pois como mencionei, tirei das provas, algumas pra publicar.

Estou decidindo pela marca, mas não gosto de ser "mente fraca", vou optar sabendo o pq da minha opção.

Até o início do ano já comprei a DSLR.

Abraço !
 :ok:


Adam Tavares

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 11:20:47
Bem legal as fotos... enquadramento mto bom.. e tudo o mais ... parabens


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:55:18
Bacanas Guigo, só faltou um pouco de nitidez. Não sei se é foco impreciso ou tremeu um pouco. Mas estão muito boas e retratou bem o evento.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:26:46
Guigo, que responsabilidade!!! Mas você se saiu muito bem, parabéns! E tenho certeza que as suas fotos com a DSLR vão ser um espetáculo. :ok:


tony lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 01:20:36
belas fotos. o padre certamente vai quere UMAS FOTOS.
parabéns.

uma pergunta?
qual foi a iso usada?


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2008, 09:55:48
Obrigado Adam.
 :ok:


fabio_yamauti,


Na redução de resolução pra postagem aqui isso pode ter sido prejudicado assim como os DOFs mais curtos. As fotos estão bacanas.

Eu uso o Irfanview para conversões em lote, que é ótimo e super leve e fácil. Mas reduções de resolução sempre trazem prejuízos.

tony lopes ,

As fotos foram feitas em Iso 400 com abertura de 2.7 ou 3.5 pra favorecer luz e os DOFs mais curtos (que infelizmente ficaram prejudicados nas reduções).

Em minha próxima postagem não reduzirei tanto as fotos... prometo ! :assobi:


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2008, 10:06:02
Cada vez fico com mais certeza de querer ser fotógrafo amador, não ter obrigações profissionais, é que padres e eu não ligamos bem :)

Bem conseguidas, meu amigo, quando for a Minas, temos que tomar um copo, a minha mulher é mineira.

Abraço
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso