Autor Tópico: D300 - Como conseguir sincronismo em tempo inferior a 1/250 s?  (Lida 8866 vezes)

Pablo Albino

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Online: 29 de Dezembro de 2008, 15:38:20
Pessoal, é possível sincronizar flash com radio em mais de 1/250 s, na D300? O radio flash sincroniza mais rápido, mas e a cam tem jeito?
1/250 é muito pouco pra situações como nesta abaixo, qdo se deseja um DOF estreito.



Edit: os flash sao 1 Sb600 e 1 sb-800
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2008, 15:40:31 por Pablo Albino »
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Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2008, 15:43:23
Pablo, talvez o jeito fosse usar um fitlro ND para deixar a abertura da lente MAIOR, tipo F5.6 ou algo do tipo... Sincronização a D300 faz em qualquer velocidade com o flash SB na sapata e ativando o AUTO-FP ou sincronismo de plano focal "1/250* ou 1/320".

Enfim, acho que um ND2x ou 4x seria os suficiente neste caso!

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Pablo Albino

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Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2008, 16:09:30
Tiago,

o ND n me serve, pois preciso reduzir a exposição da luz ambiente com velocidades altas e a exposição do motivo com o flash controlo com a abertura. Se usar ND vou ter q aumentar a potência dos SBs que na situação exemplficada já estava no limite.

Na sapata sei da possibilidade destas configurações e das limitações associadas, mas queria uma alternativa pra fora da sapata. Sendo que a D70 e 80 sincronizam em velocidades bem maiores, fiquei pensando que a D300 tbm poderia ter essa possibilidade...mas, pelo visto, n tem!
Abraço amigo
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Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2008, 16:57:29
Pablo não tem como. Sincronismo é uma questão de hardware do obturador. Acredito que você ainda não entendeu do que se trata o sincronísmo, a câmera dá como sincronísmo máximo aquele no qual o obturador consegue expor a mídia toda, a partir dessa velocidade a câmera já não consegue mais expor a mídia toda. Não depende do equipamento que é conectado, apenas da câmera, o rádio não muda em nada a velocidade máxima de sincronismo.

Uma opção é usar o modo FP, que na verdade é um modo strobo, que bate vários flashs, mas só é compatível com modo TTL. Com o SB-800 você tem o modo TTL com modo FP, é só ativar o modo FP, porém você irá perder potência, pois ele estará distribuíndo a potência entre os vários flashs que não necessários para cobrir todo o quadro no modo FP.
As Nikon que conseguem dar 1/500s são aquelas que possuem obturação híbrida.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2008, 17:11:29 por Leo Terra »
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Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2008, 17:13:30
Usando um flash dedicado dá pra aumentar o tempo de sincronismo, mas não sei se funciona com o flash fora da sapata.

No menu, acesse:

Custom Setting e1 > Flash Sync Speed > 1/250 sec (Auto FP)

Vai aparecer um "FP" no flash.

[]'s
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Leo Terra

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Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2008, 17:15:43
PAra fazer fora da sapata vai ser necessário um cabo original. O modo IR eu não sei de possibilita na D300. Ai precisa se alguém que faça isso com Nikon.
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Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2008, 17:45:35
Pablo não tem como. Sincronismo é uma questão de hardware do obturador. Acredito que você ainda não entendeu do que se trata o sincronísmo, a câmera dá como sincronísmo máximo aquele no qual o obturador consegue expor a mídia toda, a partir dessa velocidade a câmera já não consegue mais expor a mídia toda. Não depende do equipamento que é conectado, apenas da câmera, o rádio não muda em nada a velocidade máxima de sincronismo.

Uma opção é usar o modo FP, que na verdade é um modo strobo, que bate vários flashs, mas só é compatível com modo TTL. Com o SB-800 você tem o modo TTL com modo FP, é só ativar o modo FP, porém você irá perder potência, pois ele estará distribuíndo a potência entre os vários flashs que não necessários para cobrir todo o quadro no modo FP.
As Nikon que conseguem dar 1/500s são aquelas que possuem obturação híbrida.

Leo, eu sei q depende da câmara e n do radio, inclusive escrevi q minha dúvida é sobre a cam. Mas a dúvida se fundamenta no fato de q a D70 permite sincronismos altíssimos (pelo q sei, devido a um mecanismo híbrido eletro-mecânico), então pensei q a D300 tivesse algum meio. O modo FP, o qual conheço, só dá 1/320 s o q n faz grande diferença e com o flash fora da sapata já fica fora de sincronia.

Então Leo, como contornar esta limitação de forma a conseguir um 2o plano com céu azul, por ex., e usar aberturas grandes pra um DOF cuto? Uma alternativa q vislumbro seria usar velocidades como 1/1000 s ou até maiores, mas n tem como...

Obrigado!
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Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2008, 18:06:49
Sim a D70 tem o sistema híbrido, ela dispara em 1/180s e no restante vai como as compactas.
:)
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fabinho

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Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2008, 18:29:21
um tapinha no photoshop nao resoveria para vc pablo, que sabe o Pictus nao consegue o efeito desejado pra vc
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Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2008, 21:47:39
Aproveitando, a utilização de obturação eletronica traz algum prejuízo à imagem? pergunto isso porque em situações onde faço fotos em ambientes fechados com tele (lente escura) e a luz ambiente acima de 1/100s nem aparece perante ao flash, acabo jogando a velocidade de obturação p/ 1/500s (limite da D50) afim de evitar qualquer problema de nitidez.
Leo Duzzi
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Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2008, 09:36:59
Aproveitando, a utilização de obturação eletronica traz algum prejuízo à imagem? pergunto isso porque em situações onde faço fotos em ambientes fechados com tele (lente escura) e a luz ambiente acima de 1/100s nem aparece perante ao flash, acabo jogando a velocidade de obturação p/ 1/500s (limite da D50) afim de evitar qualquer problema de nitidez.


Não sei se entendi direito a sua dúvida, mas se toda a luz da cena vem do(s) flash(s), realmente não tem porque usar uma velocidade baixa e arriscar uma foto tremida. Nesse caso use sempre na velocidade máxima de sincronismo da sua câmera, no caso 1/500.

Abaixo da velocidade máxima de sincronismo a velocidade do obturador não influencia em nada a exposição do flash, pode usar a que você quiser que a luz do flash será sempre a mesma (faça um teste num quarto completamente escuro). Acima dessa velocidade (modo FP da Nikon) a velocidade de obturador passa a influenciar, já que é como se fosse uma luz contínua iluminando a cena, uma lanterna. É por isso que o flash perde muita potência quando acima da velocidade máxima de sincronismo, pois ele "dispara" por um tempo muito maior.


Marcelo Favero

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Resposta #11 Online: 06 de Janeiro de 2009, 15:44:07
Sim a D70 tem o sistema híbrido, ela dispara em 1/180s e no restante vai como as compactas.
:)

Pera ai, Leo! Você quer dizer que até 180 é na cortina e acima disso é no eletrônico, certo?

Puxa, estou aqui juntando as moedas para a D300 e não sabia dessa velocidade de sincronismo!! Putz, eu uso muito flash de preenchimento, onde esse recurso na D70s é utilíssimo!!! Que balde de água fria! Quais Nikon têm o sistema híbrido??

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


TiagoDegaspari

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Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2009, 15:49:26
Hibrido só D50, 70 e 70s eu acho! Não sei se a série D40 é hibrida!

Abraços
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Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2009, 15:58:16
Calma ae!
Bom, aproveitar o tópico sobre sincronimos de alta-velocidade e perguntar ao contrário...

Vou pegar como exemplo uma Nikon com sincronismo de 1/250... Legal, sabemos que até 1/250 ela vai utilizar a luz do flash corretamente e etc, porém no menu existe outras opção de sincronismo como 1/200, 1/160, 1/125 até 1/60!

O que realmente muda se eu usar por exemplo 1/60 de sincronismo além da "menor velocidade" quando usado um Flash na sapata ou mesmo pop-up? Existe algum tipo de economia de bateria, ou etc?

[ ]s


Leo Terra

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Resposta #14 Online: 06 de Janeiro de 2009, 16:18:28

Octávio o modo FP não trabalha como uma lanterna. No caso o motivo que faz a potência cair é que o flash realiza diversos disparos, neste caso o sistema é obrigado a dividir a carga pelo número de disparos necessários para cobrir toda a cena. Então não é que a velocidade influencie, o tempo de duração do flash continua sendo absurtamente mais baixo do que o tempo de obturação, o problema é que a carga do flash acaba sendo dividida entre múltiplos disparos. No caso se a sua velocidade faz com que apenas 1/1,2 do quadro esteja aberto então você precisará de dois disparos para cobrir toda a imagem. Se tiver 1/3.5 do quadro aberto então você precisará de 4 disparos e assim por diante. Desta forma no primeiro caso você teria apenas metade da potência disponível para cada disparo e no segundo você teria apenas 1/4 da potência. Assim quanto mais disparos você precisa mais você é obrigado a dividir a carga e menor a potência que você tem para preencher cada parte do quadro.


Isso Marcelo, em 1/500s ela dispara em 1/180s no obturador e o restante ela faz como nas compactas. A desvantagem é que este sistema gera mais ruído inclusive as famosas manchas (comum em compactas e nas D50 e D70 da vida, quando você tem uma fonte de luz intensa no meio de uma cena escura). Agora não há diferença de uso no caso que você está citando. Pois as D70 e D50 possuem ISO mínimo de 200, enquanto a D300 possui ISO mínimo de 100. Neste caso a exposição que você conseguirá fazer será absolutamente a mesma. Abertura f/X, velocidade 1/250s, ISO 100 é exatamente a mesma exposição do fundo e do primeiro plano que Abertura f/X, velocidade 1/500s e ISO 200. ;) A Nikon usou o sincronísmo híbrido nestas câmeras de entrada exatamente porque julgou que em ISO 200 um sincronísmo de 1/180s seria muito pouco (equivaleria a um sincro de 1/90s em ISO 100) e para usar um obturador mais poderoso o custo se elevaria muito. Neste caso eles julgaram que as perdas de qualidade valiam a pena em relação à um sincronísmo tão limitado como ficaria no caso em questão.
Leo Terra

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