Autor Tópico: Vale a pena comprar a G10  (Lida 6049 vezes)

awern

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 12 de Outubro de 2009, 16:21:58
A G10 e uma excelente câmera compacta que oferece um bom nível de controle manual. Ela como qualquer compacta vai apresentar um excesso de ruido começando por ISO 200 e qualquer coisa acima de ISO 400 fica bastante complicado.  :ok:
Anton Werner


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 12 de Outubro de 2009, 16:48:16
Só um pitaco aqui; quando falam que pelo mesmo preço (no caso R$ 1.200,00) poderia comprar uma “DSLR de entrada”, eu discordo.

NÃO sou louco de discutir a qualidade da fotografia feita por uma ou por outra, é obvio que fotos de uma DSLR têm muito mais chance de saírem melhores.

Mas atenho-me ao valor dito na pergunta inicial. Com R$1.200 compra-se sim uma “DSLR de entrada” , mas e ai? Fazer o que com ela?
A lente do kit normalmente é escura (exemplo das Rebel), o que obriga na maioria das vezes a comprarmos uma cinquentinha mais clara.
Zoom? Onde?  Lá vamos nós partir pra uma 75 – 300mm f4.5-5.6 (as mais clara...af um absurdo o preço) ou algo parecido, e isso só falando do básico que um corpo desses, mais ou menos iria precisar. Então esses R$1200,00 passaram a ser MUITO mais que o dobro disso, o que as vezes para fotógrafos hobbystas torna-se pouco interessante.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2009, 16:51:05 por Magro Costa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 12 de Outubro de 2009, 21:02:12

Mas atenho-me ao valor dito na pergunta inicial. Com R$1.200 compra-se sim uma “DSLR de entrada” , mas e ai? Fazer o que com ela?
A lente do kit normalmente é escura (exemplo das Rebel), o que obriga na maioria das vezes a comprarmos uma cinquentinha mais clara.
Zoom? Onde?  Lá vamos nós partir pra uma 75 – 300mm f4.5-5.6 (as mais clara...af um absurdo o preço) ou algo parecido, e isso só falando do básico que um corpo desses, mais ou menos iria precisar. Então esses R$1200,00 passaram a ser MUITO mais que o dobro disso, o que as vezes para fotógrafos hobbystas torna-se pouco interessante.

Olha, mesmo a lente nojentinha do kit da EOS-350D (equiv. 28-90) dá de dez na da G10. Eu tive a G10 e tenho ainda a minha antiga 350D. De que adianta uma 6.1-30.5mm f/2.8-4.5 (35mm:28-140mm) se quando usada em abertura máxima é super soft nas bordas ?

Eu achei a G10 um horror oticamente e péssima no quesito ruido. Fiquei 2 meses com ela e vendi. Pega uma Panasonic FZ20 e aí sim, você vai ter uma compacta com uma zoom decente. Mas cada um tem as suas necessidades e opinião. Eu acho qua a G10 é jogar dinheiro fora, coisa de quem quer comprar uma compacta "pseudo-profissional". Abertura grande nem sempre é sinônimo de boa imagem. Vide a famigerada Canon Serenar f 0.95 que é horrenda abaixo de 1.5, sendo boa somente acima de 3.5. Usei-a algumas vezes em uma Canon S., ou as SMC Takumar 85/1.9.

Na G10, a maior abertura é para compensar a performance medíocre acima de ISO 200. Uma EOS-350D apresenta menos ruído em ISO 800 que a G10 em ISO 200 !

Não me entenda mal, acho a ergonomia da G10 excelente.


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2009, 17:00:38
Gente, acho que o ponto é que algumas pessoas simplesmente não querem uma DSLR de entrada!
E mesmo assim, acho ingenuidade demais achar que dá pra gastar só US$ 1,200 com uma e ficar por aí mesmo. É lente pra cá, lente pra lá... Hobby caríssimo.

E outras pessoas querem uma compacta como backup da DSLR. Não é sempre que dá pra ficar andando com a trambolhada toda... Ainda mais em cidade grande, onde quanto mais discreto, melhor.
Então tem muita gente que procura uma compacta como backup OU que simplesmente é 100% amador padrão que sempre vai ficar nas compactas.

Considerando isso, acho que a série G é sim a melhor opção.
Maaaaas, exceto a G10, que andei vendo nos reviews por aí que deixou a desejar, ficou com qualidade inferior à antecessora G9.
Sendo assim, acho que G11 > G9 > G10

Vocês que criticaram a série, deixem, se possível, sugestões de outras compactas para backup. Fiquei curiosa! :-)
PS: Mas não gosto muito da Panasonic, acho os produtos deles muito "quebráveis".

Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2009, 17:28:48

Vocês que criticaram a série, deixem, se possível, sugestões de outras compactas para backup. Fiquei curiosa! :-)
PS: Mas não gosto muito da Panasonic, acho os produtos deles muito "quebráveis".


Impressão sua, são bem resistentes, pode acreditar. 4 Panasonics passaram pelas minhas mãos:

- FZ20: Essa aguentou uma barbaridade vendi por volta dos 45K clicks porque ficou muito difícil de se encontrar a bateria original e ela não se dava bem com cartões acima de 1 Giga. Essa levou tombo, pegou neve, chuva, poeira e nunca deu pau. Fora que o Zoom da FZ20 foi o melhor já feito para uma câmera amadora. Patagônia 2 vezes, Alpes 3 vezes, praia, etc.

- TZ3: Comigo até hoje. Tenho desde 2007. É a minha câmera de bolso. Novamente, clicks a perder de vista. Tenho 4 baterias de reserva originais, pois ela chupa uma energia legal !

- LX3: Comigo desde março de 2009. Por volta dos 10K clicks. Suportou o Atacama e o Altiplano Chileno e Boliviano. Novamente, perfeita.

- Sigma DP2: Pouco tempo com ela, uns 4 meses, ainda não tive tempo de tirar o couro dela.

Se dura comigo, tem que durar com você!  :D


Agora, se deixar cair no chão com a objetiva pra fora, TODAS vão quebrar...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2009, 17:29:50 por afshalders »


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2009, 18:37:08
Vocês que criticaram a série, deixem, se possível, sugestões de outras compactas para backup. Fiquei curiosa! :-)
PS: Mas não gosto muito da Panasonic, acho os produtos deles muito "quebráveis".

A DP2 é sinistra, pelo que vi em qualidade de imagem ela dá de 10 a 0 na G10.

Tem esse ótimo link que compara a imagem das duas.

http://photomysteries.com/website/index-br.html

Sem contar a qualidade dessa lente que é ótima.

[ ]s

Formel


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:22:01
Pesquisei e confesso que a LX3 me apeteceu bastante!!!

Só fica uma dúvida no ar: será que a G11 não vai vir com melhor performance em ISOs mais altas?
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:22:56
Pesquisei e confesso que a LX3 me apeteceu bastante!!!

Só fica uma dúvida no ar: será que a G11 não vai vir com melhor performance em ISOs mais altas?

Não


GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2009, 23:29:02
Olhem só. Fotos comparativas LX3 x G11... Parece que a G11 leva a melhor!

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1010&message=33346050
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 23 de Outubro de 2009, 00:18:56
Olhem só. Fotos comparativas LX3 x G11... Parece que a G11 leva a melhor!

http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1010&message=33346050


Desculpe, eu precisei sair as pressas e só ficou um "não" na resposta... Foi mal !



Não acho que a LX3 seja melhor em ISO alto. A G11 pode até ser melhor nisso mas Canon eu só compro DSLR. Nunca gostei das compactas, e olha que tive uma G10. Achava um horror. O legal da LX3 é a macro, que é absurda. A performance em 24mm é muito boa. Mas se você quer objetiva longa, aí não tem jeito. Se bem que qualquer zoom de mais de 3X é ruim, salvo raríssimas excessões. Ah! tem só uma coisa: A LX3 é pra ser usada em raw. Usar jpeg nela é crime. A LX3 é uma câmera voltada para macro e grande angular.

Fiz essa macro agora pra você ver. Foi de brincadeira, beeeeeemmmmm amadora. JPEG. Crop 100%





GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #25 Online: 23 de Outubro de 2009, 08:30:14
Interessante!

Eu acho que iria de LX3, mas... a câmera não vai ser pra mim. É pro namorado, que nem cogita ter DSLR (ele deixa essa parte para mim hehe), e que só quer ter uma compacta boa para tirar fotos de placas urbanas (ele adora) e dos filhos (jogando bola, em parques, festinhas...).

[Claro que a compacta vai servir de backup pra mim também hhohohoho, já que nem sempre, em viagens a grandes cidades, como Buenos Aires, Nova York e similiares, dá pra ficar zanzando com uma grandona.]

Para os interesses dele, você não acha que a G11 é mais aconselhada? Estou curiosa.
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 23 de Outubro de 2009, 09:28:30
As Canon G já reinaram no passado como câmeras de boa qualidade na faixa, até a época da G6. De lá para cá eles perderam a mão. Ficou nem carne, nem peixe. As lentes ficaram mais escuras que no tempo da G3/G5, os sensores ficaram muito densos, o tratamento do JPEG muito agressivo.

As Lumix LX1, LX2, LX3 criaram um padrão diferente, um compromisso diferente, no qual a grande angular tornou-se base. É uma escolha sábia porque pela construção, os sensores pequenos e a lente muito próxima deles permite GAs boas, então elas passaram oferecer aquilo que é uma vantagem das compactas em relação a outros formatos.

São, contudo, câmeras para uso em ISO baixo, como toda compacta. Compacta em ISO alto não é uma boa idéia, e é um caminho de frustrações, se o desejado são fotos de alta qualidade.

E para se ter boas fotos nelas é mister expor corretamente, não subexpor e usar RAW. O JPEG das Canon é ruim, lavado e com artefatos, e o JPEG das Lumix é bastante inferior ao RAW, embora tenha uma magnífica correção de aberração cromática.

A correção de aberração cromática nas Lumix quando usadas em GA dá algum trabalho, pois a diferença entre os extremos da foto é muito grande. Quando eu tinha uma situação que gerava AC, como a típica luz entre as folhas de uma árvore, se eu quisesse perfeição mesmo (nem sempre quero), eu fazia duas conversões de RAW, às vezes três, uma para o centro da imagem com um ajuste de correção de AC, uma para cada lado com ajustes pertinentes a cada lado. Depois somava as três usando uma correção direta como "molde". Isso quando queria cópias grandes, é claro.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 23 de Outubro de 2009, 09:29:34
As Lumix LX não são câmeras para iniciantes. A G11 é mais adequada a iniciantes do que elas.


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #28 Online: 23 de Outubro de 2009, 15:59:35
G11 é mais rápida na gravaçaõ entre fotos... o range é mais versátil, visor volta a ser escamoteável, a qualidade melhorou muuito em relação a G10, não tem "tampinha" da frente que enche o saco quando vc quer fazer uma foto rápida...
LX3 tem lente f2, 24mm (que em macor eh uma bosta porque a distorção fazem macros muitos ruins), menor que a G10 mas a projeção pra fora da lente acaba gerando "probleminhas no tamanho geral final...
eu jah tive usando as 2 juntas: Lx3 e g10...
se tivesse de escolher, eu iria de G11... a Lx3 nao chega nem nos 70mm , que é o ideal para portraits...
anyway... reforçando... iria de G11...
ou de UZ... comprei agora minha FZ35 e to esperando chegar... com power IS, mais 1 stop down do que o sistema mega IS... :D


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2009, 16:01:26
eskeci de dizer... nao gostei do macro da LX3 em 24 mm pq nao da pra usar com 50mm invertida ...
na G10 dá e dá excelentíssimas macros, ainda mais aproveitando o dof longo do sensor menor que de DSRL