Mal acabei de voltar e já me intrometendo...
Acho que esquecemos de citar um fator muito importante, o valor de mercado regional.
Aqui no Vale do Paraiba (região de São José dos Campos e adjacencias) existe um valor médio de mercado a ser pago a "freelas", eu mesmo faço alguns para uma renomada loja, e por incrivel que pareça, alguns dos clientes voltaram e me procuraram para executar alguns trabalhos. Não me sinto "roubando" clientes, pois por questão de ética profissional, quando executo um "freela" para alguem ou para alguma empresa, costumo não levar meus cartões de visita, pois estou em nome de "Fulano" ou da "Empresa Tal", e não acho correto fazer propaganda minha nesses eventos, pois a melhor propaganda é o resultado final do trabalho, e alguns clientes insistem com meu contratante até conseguirem meu contato.
Mas voltando ao valor do trabalho, existem alguns fatores que devem ser levados em conta:
Voce tem outra fonte de renda ou vive só disso?
Voce pode se dar ao luxo de cobrar o quanto quer?
Voce tem contas a pagar e não depende desse dinheiro?
Voce tem um nome sedimentado no mercado e pode se dar ao luxo de dispensar clientes?
Voce conhece bem o tipo de evento que ira cobrir?
Voce "se garante" (tem experiencia e vivencia o bastante para enfrentar qualquer situação inesperada)?
Voce tem o equipamento apropriado?
Após pesar esses fatores poderá chegar a seu "preço justo", e assim estipular um preço para cada tipo de evento, e tentar se situar no mercado.
Normalmente eu cobro um pouco mais que a maioria dos colegas aqui da região, mas meu diferencial é que fotografo em RAW, e entrego as imagens já tratadas e convertidas para JPG.
Quanto a questão de entregar o serviço em CD ou DVD, só faço isso para outros colegas ou para empresas, mas nunca para clientes finais. Pois voce faz o melhor trabalho possivel, trata as imagens, dá seu toque pessoal em cada uma das fotos, se esmera, e se for apaixonado pelo que faz como eu, procura se superar em cada trabalho. E o cliente o que faz? Leva o CD/DVD no laboratório mais barato, por que irá economizar quase R$0,01 em cada foto, e como um que temos aqui na cidade, o dito laboratorista (no caso desse local que cito, até o faxineiro opera o minilab, ou seja, quem estiver mais proximo, opera a maquina), cisma de "corrigir" suas fotos, e todo seu trabalho vai por agua abaixo, e o pior é quando o cliente vê aquele resultado de "merlin" põe a culpa em quem? No laboratório??? Nessas horas quem recebe a culpa é o dito "FOTÓGRAFO". Então fotos para o cliente final em CD/DVD, nunca mais.