Autor Tópico: DSRL X MEDIO X COMPACTA X PIXEL X SENSOR X ANALOGICA  (Lida 27046 vezes)

Surveyor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:45:02
Caro Ivan, tenho muitas fotos digitais sim, contudo tiradas com uma simples Olympus D-370 com 1.3 máx.    Meus clientes (armadores, seguradores, traders, importadores, exportadores, etc) não ficam contentes ao receber arquivos grandes e por vezes o servidor destas empresas bloqueiam e-mails com anexos pesados. Tenho fotos técnicas (de perícias) a vontade. As de familia que foram tiradas com as DSRL e analógicas são de família. Ou seja, se quizeres ver fotos de meu trabalho tenho milhares, nada pró pois na hora em que estamos testando algum (naval) ou desmontanto parte de um navio (colocar uma DSRL em risco não vale a pena / demora muito em comparação a uma point & shoot, então por vezes tiramos a 5Mb com esta última. Todas as fotos são provas judiciais que são constantemente utilizadas em caso de litígio em corte (geralmente Londres ou Haia).
Abração!


maekawa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #31 Online: 13 de Janeiro de 2010, 22:55:16
Não se pode vencer uma discussâo. Toda pessoa tem seu ponto de vista, e dificilmente abre mão dele. Pode ser que num futuro, a pessoa reflita e mude de opinião, mas não necessariamente na discussão.


Surveyor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:03:38


"por sorte falo fluentemente 5 idiomas e gostaria de chcar o quanto sou igual em pensamento a um "editor" extrangeiro. Fico muito feliz por isso. Então voce acreditaria nele porque é extrangeiro ?"

certamente português não é um deles  :doh:


Caro Afshalders,

Desculpe-me pelo Português (1º estou com problemas no teclado deste Note e 2º ando fazendo relatório enorme chamado "Hull & Machinery" versando sobre colisão entre dois navios em Santos ocorrido a mes e meio atrás. Estes relatórios saem em diversas linguas e no meio tempo tento responder aos e-mails o que, por vezes misturo sim letras ou palavras só no portugues). Acho que ninguém se importou, só voce... :worship:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #33 Online: 13 de Janeiro de 2010, 23:03:43
Caro Ivan, não sou Pró. Sou um mero entusiasta desde os 12 anos de idade, hoje tenho 52. Todas as fotos são de família ou viagens que faço constantemente. Assim sendo não poderia competir com os Prós, mesmo porque não uso photoshop ou similares, detesto. Só usaria se fosse Pró obviamente. Eu me formei em Genova, Italia como Bacharel em Ciencias Náuticas (aqui no BR conhecido como "oficial de náutica" (aqui é tudo o oficial, chefia, autoridade, etc) enfim, sou um Comte. da Marinha Mercante e tb Administrador de Empresas e tenho minha própria empresa com sucursais pelo BR e credenciado na União Européia e Guarda Costeira EUA. Abração.

Caro Surveyor;

O problema está em julgar os outros, não em fotografar assim ou assado. Não sou profissional de fotografia, nunca genhei um tostão com fotografia, só gastei, e isso, ser profissional ou amador, para mim não significa nada em termos da qualidade da fotografia que se faz. E, como você, comecei a fotografar na adolescência (14 anos) e tenho hoje 57, tendo a maior parte do tempo, naturalmente, fotografado com película. Até hoje uso película às vezes, cada vez menos pois cada vez é mais trabalhoso.

Mas não vejo mérito maior em fotografar com película ou com digitais. Como tenho repetido muitas vezes aqui, nenhum fotógrafo será por mim considerado bom devido ao seu equipamento; digital, de película, Full Frame, micro 4:3, Lomo, médio formato, grande formato, APS-C. Meu único critério para considerar um colega bom é a qualidade de seu trabalho, a qualidade de sua narrativa fotográfica, o ajuste entre os meios e os resultados.

E, assim como uso -cada vez menos-, filmes negativos ou cromos, uso também cãmeras digitais -cada vez mais-, na maioria das vezes em RAW que é ainda mais radical em termos de "imagem aberta", pois nada no RAW é fixo. Se você acha que os JPEGs são "abertos", nem queira saber do RAW.

Penso que um homem é ele e seu tempo. Cada tempo oferece determinadas oportunidades e nega outras, então eu aceito as oportundiades do tempo que vivo, oportunidades essas que, na fotografia, em grande parte são relacionadas às possíbilidades da tecnologia digital. Mas tenho em filme feitas há dez, 20, 30 anos atrás que gosto muito delas e já mostrei aqui e em outros fóruns. Fotos simples, família, etc, pois na fotografia importa menos o motivo do que a forma como o narramos.

Não vejo nenhum problema em você não usar programas de tratamento de imagem, que são a versão digital do "desenvolvimento" da fotografia, como chamam os americanos em lugar de chamarem de revelação. Mas isso não faz para mim diferença nenhuma, não considero isso nenhum mérito -nem demérito. É uma informação neutra que somente terá seu papel à luz dos resultados.

Estudo profundamente a fotografia digital em sua essência: a forma como as câmeras capturam as imagens, como elas transformam aquilo capturado em uma imagem plausível, etc. Se clicar nos links da minha assinatura poderá saber como estudo isso, em que grau de aprofundamento. Penso que conhecer como as coisas acontecem é a plataforma de saber necessária para dar ao meio seu melhor desenvolvimento. Tento obter resultados que me satisfaçam, não é fácil, pois se fosse fácil, como já ouvi alguém dizer, todas as minhas fotografias seriam boas.

Não precisa me mostrar foto nenhuma. Mas, por outro lado, não é por usar filme que vou achar você melhor do que outro colega. E não é por ser em filme que uma foto será melhor do que outra.

Abraços,
Ivan
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2010, 23:06:52 por Ivan de Almeida »


Surveyor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Janeiro de 2010, 00:06:58
Caro Ivan, não nego em absoluto fornecer fotos a voce. Creio que a minha colocação em relação ao sistema digital tenha se fragmentado. O meu ponto é que, eu e muitos outros concordam que, nitidez igual a uma foto analógica / negativo ainda não foi ainda alcançado por nenhuma digital. Aproveito para lhe dizer que a drástica mudança dos parametros analógicos para o digital realmente me incomodou, é só isso. A única vantagem do digital é a vantagem que o ISO oferece, no analógico alcançado só em BULB (antiga exposição de tempo com tripé, etc). À parte outros fatores já mencionados como a demora em se equalizar uma boa foto, a demora para passar para o PC mais o tempo dispendido com o photoshop. Então não existem mais os parametros default tipo F:8 / velocidade 125 - com estes ajustes fotografavamos das 0800 às 1600 hrs com ISO 100 ou 200...era só focar.  Aceito o fato da adaptação, porém, da hora em que a  adaptação começa a lhe roubar seu precioso tempo é outra história. Veja bem, todos tentamos, de alguma forma, poupar um tempo para nossos hobbies, até aí tudo bem...vamos tirar uma foto, botar no PC, dar uma reconfigurada no photoshop, etc. Agora, por vezes não dispomos deste precioso tempo. Ontem (a anos) trabalhavamos para o (amanhã). Hoje em dia estamos trabalhando para (ontem) então não temos amanhã. Talvez eu esteja exigindo demais contudo, no meu ramo (onde não disponho de tempo livre nem feriados nem férias - que tiro a cada 5 anos) todo minuto tornou-se precioso. Antes do advento da informática (tb sou bom técnico em INFO)dispunhamos de mais tempo. Após o advento da informática a vida tornou-se extremamente corrida, eis a questão. Tenho um cliente e amigo profissional da National Geographic Society. O mesmo não fotografa com digital, só analógica pois assim foi acostumado e não perde tempo. Bem, é meia noite e irei ver algo na TV. Abraço e boa noite !   


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #35 Online: 14 de Janeiro de 2010, 00:32:07
Caro Ivan, não nego em absoluto fornecer fotos a voce. Creio que a minha colocação em relação ao sistema digital tenha se fragmentado. O meu ponto é que, eu e muitos outros concordam que, nitidez igual a uma foto analógica / negativo ainda não foi ainda alcançado por nenhuma digital. Aproveito para lhe dizer que a drástica mudança dos parametros analógicos para o digital realmente me incomodou, é só isso. A única vantagem do digital é a vantagem que o ISO oferece, no analógico alcançado só em BULB (antiga exposição de tempo com tripé, etc). À parte outros fatores já mencionados como a demora em se equalizar uma boa foto, a demora para passar para o PC mais o tempo dispendido com o photoshop. Então não existem mais os parametros default tipo F:8 / velocidade 125 - com estes ajustes fotografavamos das 0800 às 1600 hrs com ISO 100 ou 200...era só focar.  Aceito o fato da adaptação, porém, da hora em que a  adaptação começa a lhe roubar seu precioso tempo é outra história. Veja bem, todos tentamos, de alguma forma, poupar um tempo para nossos hobbies, até aí tudo bem...vamos tirar uma foto, botar no PC, dar uma reconfigurada no photoshop, etc. Agora, por vezes não dispomos deste precioso tempo. Ontem (a anos) trabalhavamos para o (amanhã). Hoje em dia estamos trabalhando para (ontem) então não temos amanhã. Talvez eu esteja exigindo demais contudo, no meu ramo (onde não disponho de tempo livre nem feriados nem férias - que tiro a cada 5 anos) todo minuto tornou-se precioso. Antes do advento da informática (tb sou bom técnico em INFO)dispunhamos de mais tempo. Após o advento da informática a vida tornou-se extremamente corrida, eis a questão. Tenho um cliente e amigo profissional da National Geographic Society. O mesmo não fotografa com digital, só analógica pois assim foi acostumado e não perde tempo. Bem, é meia noite e irei ver algo na TV. Abraço e boa noite !   

Você está em um fórum de fotografia no qual as pessoas dedicam seu tempo à fotografia. Não ter tempo é uma questão sua, não da fotografia.

Abraços,
Ivan


Surveyor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Janeiro de 2010, 01:02:49
Prezado Ivan, estive lendo seu Blog. Muito interessante e profissional, realmente voce aborda muita coisa e de forma profissional, realmente entendes do assunto (pensei vc ter dito não ser pró). Irei ler todos os seus posts. Que bom que tens tempo para tudo isso, eu não.  Acho que cada cabeça uma sentença. Como bom canceriano vejo as fotos com minha alma, viajo através do tunel do tempo até a hora e local em que a foto foi tirada e mais, posso fixar meus olhos em um "quase transe", como se estivesse retornando ao local da captura. Antes de mais nada, para mim, uma boa foto tem que ter um estreito laço com o fotógrafo ou o momento deverá ser muito especial (obviamente que não todos os momentos e seus "feelings" são iguais). Abraço, agora irei me ausentar mesmo.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Janeiro de 2010, 07:02:26
Completando o que o Léo Terra disse:

Ainda tem um outro fator fisiológico. Para compensar a BAIXA resolução real do olho humano existe um movimento ocular denominado nistagma que é como um microtremor no globo ocular, e o cérebro (em termos simplificados) interpola as imagens e obtem um resultado similar ao da super-resolution. Nosso "sistema ótico" não é nada excepcional. O que temos é um tremendo cumputador analógico capaz de processamento paralelo em tempo quase real.

Isso pode ser o futuro da fotografia digital para conseguirmos uma melhor qualidade de imagem com sensores cada vez menores....poder e velocidade de processamento.

Vc já viu o esquema da Sony WX1/HX5v que tira foto panorâmica apenas girando a câmera? E a Fuji F70 que tira duas fotos do mesmo retrato para simular um DOF curto....Além da chuva de novas compactas que fazem HDR com mais de três imagens e algumas ainda salva em raw.

Eu vejo que o DOF curto será o maior problema.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 07:05:15 por Leandro Federsoni »


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #38 Online: 14 de Janeiro de 2010, 09:47:43
Estou curioso pra ver as fotos, quero entender na prática isso.




Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #39 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:01:46
Caro Ivan, não sou Pró. Sou um mero entusiasta desde os 12 anos de idade, hoje tenho 52. Todas as fotos são de família ou viagens que faço constantemente. Assim sendo não poderia competir com os Prós, mesmo porque não uso photoshop ou similares, detesto. Só usaria se fosse Pró obviamente. Eu me formei em Genova, Italia como Bacharel em Ciencias Náuticas (aqui no BR conhecido como "oficial de náutica" (aqui é tudo o oficial, chefia, autoridade, etc) enfim, sou um Comte. da Marinha Mercante e tb Administrador de Empresas e tenho minha própria empresa com sucursais pelo BR e credenciado na União Européia e Guarda Costeira EUA. Abração.

Bom como o Ivan disse a acima, o maior problema é julgar as pessoas. Eu sou Engenheiro Civil formado pela Politécnica da USP, pós-graduado em Administração de Empresas, me aventuro pela áreas de desenvolvimento de Software de Redes Neurais e atualmente trabalho com Mercadologia e Modelos de Rentabilidade (está mais p/ estatística com economia).
Mas aqui no forum sou um mero apreciador da fotografia.
Não importa se meu interlocutor tem apenas o segundo grau ou é pósdoc, se tem 20, 30, 50 ou 80 anos, se trabalha no Brasil ou na China, se é Gari ou Dono de multinacional.
Aqui o que importa é a competência fotografica, e essa é medida pelo seu trabalho fotografico. Eu tenho 27 anos, minha primeira camera tive com 7 anos, e tenho fotografias daquela época (se é que se pode chamar de fotografia), minha primeira SLR tive com 14. E mesmo assim vejo trabalhos de pessoas de 20 anos que acho fantástico e não me importa se ele comprou a camera a 2 dias.

Então não me importa se vc falar 5 linguas, se sua empresa é da União Européia, onde vc fez que curso. Aqui falamos de fotografia, e até mercado fotografico, mas essencialmente de fotografia.

Desculpe se o tom foi agressivo, mas estou apenas respondendo no mesmo tom.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:17:06
Isso pode ser o futuro da fotografia digital para conseguirmos uma melhor qualidade de imagem com sensores cada vez menores....poder e velocidade de processamento.

Vc já viu o esquema da Sony WX1/HX5v que tira foto panorâmica apenas girando a câmera? E a Fuji F70 que tira duas fotos do mesmo retrato para simular um DOF curto....Além da chuva de novas compactas que fazem HDR com mais de três imagens e algumas ainda salva em raw.

Eu vejo que o DOF curto será o maior problema.

Bem, imagens de satelite a muito tempo simulam um scanner com um sensor linear sendo passado de um lado p/ outro.
Tenho uma WX1 e é realmente interessante como as panoramicas são montadas. Quando tive oportunidade coloco algumas aqui.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:24:55
Fuji F70....

DSLR-like Effects with Pro-Focus Mode
Typically, one of the ways to distinguish ‘DSLR’ photography from ‘compact’ photography has been the use of ‘wide aperture’ to create mood and depth in a picture. These ‘professional’ shots are now possible on the FinePix F70EXR, uses Pro Focus Mode to combine 2 or 3 burst shots together.  Through complex digital imaging technology, a crisp shot of the subject is created against a defocused background and foreground.  Ideal for portraiture, nature photography or any subject which needs ‘lifting’ from its background, the FinePix F70EXR Pro Focus Mode provides satisfying professional results at the touch of a button.


Uma imagem q achei na NET usando esse modo.
http://a.img-dpreview.com/gallery/fujif70exr_samples1/originals/f70exr_iso400-62.jpg
http://a.img-dpreview.com/gallery/fujif70exr_samples1/originals/f70exr_iso800-48.jpg

Nao é uma Brastemp, mas já é um começo.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 10:27:50 por Leandro Federsoni »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #42 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:29:07
O esquema que a Google faz para montar o Street View também é interessante.
Aliás, eles começaram a pouco tempo a fotografar as ruas aqui de SP, jajá sai no Google Earth.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #43 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:37:58
O esquema que a Google faz para montar o Street View também é interessante.
Aliás, eles começaram a pouco tempo a fotografar as ruas aqui de SP, jajá sai no Google Earth.

Eu fotografei o Google car esses dias:
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 10:39:12 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:51:33
O pior é que falaram de prepotência aí agora há pouco, e justamente quem falou disso começou a querer botar banca com currículo... Esse tipo de postura dá até asco.