Autor Tópico: Qual será o futuro da fotografia analógica?  (Lida 24069 vezes)

Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #90 Online: 08 de Abril de 2010, 13:50:34
Olá Elias :worship:

Entendi sim o que vc quer dizer. Tenho escolhas e qual vai ser e se posso adequar uma a outra e nesse meio desenvolver um estilo próprio ao meu ver vão me custar 3 ou mais vezes horas de estudos :shock:

Mas é isso ai não to com camera na mão pra brincar. Gosto do meu trabalho, gosto do filme e  dos bons tempos. E é por isso que quero crescer para ser diferente entre muitos e isso vai acontecer tenho fé na minha escolha e em meu trabalho, acredito em mim e minhas escolhas.

Obrigado  a vc e a todos os demais que participaram aqui com suas opiniões, cada um trouxe a sua maneira muito conteúdo e conhecimento e reconheço isso em vcs.

Obrigado! :clap: :clap: :clap:
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #91 Online: 08 de Abril de 2010, 22:07:57
Renato desculpe por ter dado os creditos do topico ao Markowi, foi so um pequeno erro.
Concordo com o Gularth e o Elias.
Só não na parte que o Elias diz " maioria do público tem rejeição ao analógico por parecer antigo" acho que ele está sendo um tanto dramatico, pois a digital nem tem tanto tempo assim, e muita gente aimda usa camera analogica para ganhar a vida como fotografo social,  principalmente nesses interiores pequenos.
Mas, como ele disse o tópico rendeu bastante... isso é bom para todos.

Depois de tudo dito, você tem duas opções.
Agora fica por sua conta.
Abraço e boa sorte.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #92 Online: 08 de Abril de 2010, 23:45:33
O mérito é nosso Branco. Meu seu e de cada um dos que por aqui passaram em deixaram um pouco de sua visão em relação a esse assunto. :clap:

Então parabéns para todos nós que juntos fizemos debates interessantes e acima de tudo com respeito ao proximo. O que não vejo em algumas outras seções aqui do forum onde uns se acham os bons e praticamente dão tapa na cara de muito iniciante.

Por isso obrigado pelo respeito de todos :ok:

Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #93 Online: 09 de Abril de 2010, 13:37:51

Só não na parte que o Elias diz " maioria do público tem rejeição ao analógico por parecer antigo" acho que ele está sendo um tanto dramatico, pois a digital nem tem tanto tempo assim, e muita gente aimda usa camera analogica para ganhar a vida como fotografo social,  principalmente nesses interiores pequenos.


Então, Branco...

Posso até estar errado, mas essa é minha visão.. com relação a minha experiência com o mercado em minha cidade.

Pode até ser devido ao caso de como comentei um pouco atrás... um pouco antes de eu entrar no digital, em 2003... um conhecido veio perguntar se eu já fotografava em digital.. e mesmo explicando que trabalhava em analógico, e pra mim era vantagem por ter nosso laboratório, o cara nem pegou um orçamento com a gente.

Acho que pro público em geral... tabalhar com analógico é sinônimo de estar desatualizado.

Mas se o Renato conseguir atingir um público mais esclarecido.. que veja as vantagens do analógico, e juntamente com seu olhar, sua linguagem... fazer seu trabalho ser reconhecido fotografando com analógico, aí o papo é outro.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #94 Online: 09 de Abril de 2010, 14:11:56
Pois bem, enquanto alguns pregam o fim do filme, eu estou a procura de uma câmera Polaroid. Alguém tem ai?  Quero experimentar o FP-100 da Fuji, colocar em um back de grande formato e aproveitar o negativo gerado.

E no dia que fizerem digitais menos horrorosas que essas de hoje eu até me animo a fotografar mais com elas. Tipo uma assim:



Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #95 Online: 09 de Abril de 2010, 14:54:47

Acho que pro público em geral... tabalhar com analógico é sinônimo de estar desatualizado.

Mas se o Renato conseguir atingir um público mais esclarecido.. que veja as vantagens do analógico, e juntamente com seu olhar, sua linguagem... fazer seu trabalho ser reconhecido fotografando com analógico, aí o papo é outro.

Abraço

Nisso eu concodo plenamente. :clap: :clap: :clap:
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #96 Online: 09 de Abril de 2010, 15:02:10
O mérito é nosso Branco. Meu seu e de cada um dos que por aqui passaram em deixaram um pouco de sua visão em relação a esse assunto. :clap:

Então parabéns para todos nós que juntos fizemos debates interessantes e acima de tudo com respeito ao proximo. O que não vejo em algumas outras seções aqui do forum onde uns se acham os bons e praticamente dão tapa na cara de muito iniciante.

Por isso obrigado pelo respeito de todos :ok:



O importante é reipeitar a opinião de cada um  e expor as nossas sendo humilde.
Bravo. :clap: :clap: :clap:
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #97 Online: 09 de Abril de 2010, 16:01:43
Pois bem, enquanto alguns pregam o fim do filme, eu estou a procura de uma câmera Polaroid. Alguém tem ai?  Quero experimentar o FP-100 da Fuji, colocar em um back de grande formato e aproveitar o negativo gerado.

E no dia que fizerem digitais menos horrorosas que essas de hoje eu até me animo a fotografar mais com elas. Tipo uma assim:



Esse é o Elmo sempre em busca de mais uma criança pra adotar rsssssssssssss.
Eu ainda chego lá, começar eu já comecei mas pra chegar perto da sua coleção Elmo ai é outros 500 rsssss.
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #98 Online: 09 de Abril de 2010, 23:06:03
E no dia que fizerem digitais menos horrorosas que essas de hoje eu até me animo a fotografar mais com elas. Tipo uma assim:



Duvida que um dia cheguem lá?  Olha o “clone” digital da Olympus Trip (com direito até à sapata para flash):


« Última modificação: 09 de Abril de 2010, 23:10:29 por Barboza »


gabriel_coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #99 Online: 10 de Abril de 2010, 13:04:30
posso te EMPRESTAR uma polaroid pra testes Elmo, tá novinha...



Ps: ela tá em BH...
« Última modificação: 10 de Abril de 2010, 13:04:57 por gabriel_coelho »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #100 Online: 11 de Abril de 2010, 11:32:46
Gabriel, que tal negociarmos? Aqui em casa deve ter alguma boa coisa que te interessa, hehe.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 11 de Abril de 2010, 23:52:06
Por falar em filme, alguém já viu as fotos do Gigapxl Project disponíveis no Google Earth?
As fotos foram feitas em grande formato 18"x9" (área da imagem no filme = 104500 mm²) e posteriormente digitalizadas a 1 GP de resolução. É só ir ao Google Earth e selecionar Gigapxl Photos em Camadas > Galeria.
Depois disso é só "voar" sobre o território norte-americano e clicar em alguma imagem. Após aparecer a janela clique em "Fly into this ultra high-resolution photo".


DiSenePhoto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #102 Online: 06 de Junho de 2010, 19:19:11
Muito bem pessoal.
Li toooooooda essa discução consideravelmetne PRODUTIVA.
Então deixo aqui minha opinião, mas antes um relato.
Domingo passado estava fotografando um noivado. No decorrer do evento tirei uma foto de duas moças.
Assim que tirei os olhos do visor ótico, uma delas veio toda saltitante dizendo: "deixa eu ver?!".
Antes mesmo que eu pudesse dizer que minha camera era de filme e que portanto não tinha o esperado visor LCD a outra moça cortou o barato da amiga falando o seguinte:
"Fia... essa máquina dele é profissional, num e como aquelas digitalzinhas que o povão usa por aí não."
[Bom... eu ri.]
Continuei clicando e andando com meu assistente pela festa como qualquer profissional faria.
Cheguei no final do evento e vi que bati dois rolos de filme.

[Isso é POUCO! só 72 fotos]
De qualquer maneira mandei revelar os filmes e disse que terça-feira as amostrinhas estariam prontas para que os noivos pudessem escolher as fotos.
Assim foi feito.
Exatamente 72 fotos para um evento que durou 7 horas (das 13:00 às 20:00).
Sim, isso é POUCO pra um evento de tal duração.
Mas foi o suficiente para que os noivos me comprassem 70 FOTOS
Resultado, "perdi" só duas poses.
PODEM ACREDITAR.
Eu penso MUITO antes do clique e isso GARANTE a qualidade das minhas fotos.
E mesmo assim consigo fazer "foto-jornalismo" numa boa.
Como por exemplo a noiva jogando o buquê ou as gotas de champagne jorrando pelo salão.
Sim, eu CONSEGUI capturar isso com camera analógica.
Agora falando do fim do filme... é MUITO IMPROVÁVEL.
Pois como dito acima as pessoas ainda podem ver as cameras profissionais de filme como cameras de ultima geração ou de alta qualidade pelo menos.
E olha que moro numa cidade de médio porte (300mil habitantes) e grande parte das pessoas tem acesso FÁCIL A TECNOLOGIA.

DUVIDO completamente no fim próximo da película.
DUVIDO e PROVO.
Assistam aos seguintes clipes:
Telephone - Lady Gaga ft. Beyoncé
Sexy Chick - David gueta
e também ao filme
Indas e vindas do amor.
Pra quem num tiver paciencia de ver ou entao, simplesmente acreditar na minha palavra...
Nessas produções atuais citadas logo acima podemos ver JOVENS ou celebridades que atualmente estão no TOPO das paradas utilizando cameras POLAROID.
Sim a polaroid está INVESTINDO ALTO em marketing pra seu retorno triunfal e está TENDO RETORNO.
Em julho agora estão lançando a Polaroid 300 aqui no Brasil e certamente será um estouro.
Muita gente ainda procura ou gostaria de ter "aquela camerazinha que a foto sai na hora".
E voltando ao meu modo de trabalho.
Sou EXCLUSIVAMENTE ANALÓGICO* e considerado INOVADOR.
Acho que esse título que estão me dando é pelo meu uso da INSTAX (polaroid da fuji). As pessoas ficam ENCANTADAS com aquela foto saindo da CAMERA na hora e se revelando em poucos segundos.
Isso é atraente para o mercado e o ANALÓGICO OFERECE.
Há tbm a polaroid pogo que é uma impressora digital da polaroid, poderia sim ser usada como substituta das cameras instantaneas convencionais, mas seria INCONVENIENTE pelo fato de ter uma velocidade de impressão baixa (aproximadamente 2 minutos).
Então.. HÁ SIM espaço para "fotógrafos analógicos".
O cara só vai enfrentar tanto preconceito se trabalhar mal.
Pq tipo, a diferença entre os dois sistemas é mínima a não ser pela qualidade [rsrsrsrs].
O digital é uma "cópia informatizada do analógico" e sendo assim uma cópia nunca é COMO O ORIGINAL.

Espero que tenham gostado das ideias que dixei aqui e que assim como esse tópico sejam produtivas.
Obrigado desde já!

*Sou EXCLUSIVAMENTE ANALÓGICO exceto por digitalizar meus negativos, slides e instant photos para entregar em cds para os clientes.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #103 Online: 06 de Junho de 2010, 21:58:14
"O cara só vai enfrentar tanto preconceito se trabalhar mal"

Exatamente. Não é o digital que vai compensar a incompetência. Nem se for o melhor equipamento do mundo.


mvafer

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #104 Online: 27 de Novembro de 2010, 04:03:23
Não abro mão de usar filme.
O digital ainda tem muito chão pela frete até superar o analógico.
A maioria das pessoas hoje não tem o mínimo conhecimento sobre fotografia.
Compram uma saboneteira da Sony nas Casas Bahia e acham que são o Bresson... :hysterical:
Eu mesmo ainda tenho que aprender muito, mas dá no saco a sobrinha da minha mulher reclamando da demora em escolher o melhor enquadramento.

Deus, ilumine essas almas !
Canon 5D / Grip / Canon 430ex / Canon 50mm 1.8 / Canon 85mm 1.8 / Canon 70-210mm F4 / Helios 50mm 1.8 M6 / Pentacom 50mm 1.8 / canon Eos 5