Autor Tópico: Leica Digilux 2  (Lida 14539 vezes)

Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #75 Online: 06 de Dezembro de 2005, 00:34:22
Citar
Acho que não gostariam se ela se rendesse aos automatismos...

Até a 'patética' alavanca é uma maneira de manter o estilo retro... Suporta lentes M-mount, EM e L com adaptador.
Também acho.

É uma câmera para puristas, e o adjetivo fala por si próprio.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #76 Online: 06 de Dezembro de 2005, 00:59:09
Citar
Citar
Acho que não gostariam se ela se rendesse aos automatismos...

Até a 'patética' alavanca é uma maneira de manter o estilo retro... Suporta lentes M-mount, EM e L com adaptador.
Também acho.

É uma câmera para puristas, e o adjetivo fala por si próprio.
Exatamente.

E a acho perfeita para o que ela propõe. O que achei mais estranho foi a Epson aparecer com essa 'inovação'.

Havia lido sobre ela ultimamente, e alguns rumores que a Leica disse ser impossível fabricar uma rangefinder digital por causa da proximidade com o sensor ou coisa do tipo (não sei ao certo) ...

Alguém sabe precisar como isso se deu?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 00:59:39 por Roberto O. Almeida »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #77 Online: 06 de Dezembro de 2005, 01:30:21
Mas como se ela mesmo tem uma? A panasonic também.

Eu vi no catálogo da BH até uma mini Rolleiflex de duas objetivas digital. Nunca tinha visto...

Pode ver essa aqui.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 01:30:41 por Danilo »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #78 Online: 06 de Dezembro de 2005, 02:12:18
A Leica e Panasonic têm rangefinder digital? Até onde eu sei não...  :denken:  
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 02:15:01 por Roberto O. Almeida »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #79 Online: 06 de Dezembro de 2005, 02:23:18
Hum  :denken:

Acho que fiz confusão com essas duas:

Digilux 2

DMC-LC1

Só que pelo rápido que eu olhei elas não tem lentes intercambiáveis.

Mas o quanto será que muda isso para a RD-1? Em termos de construção.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #80 Online: 06 de Dezembro de 2005, 02:39:11
Hmmm..

Não conheço bem as rangefinder para deduzir os possíveis problemas de construção de uma rangefinder digital...  :denken:


[EDIT]

VOILÁ

Below, is the OFFICIAL Leica AG explanation as to why a digital M camera is not possible at this time. They are looking into the problem and hopefully will eventually find a solution.
 

Thank you for your e-mail regarding digital LEICA M or R solutions.
 
First of all, we agree with you that a digital M or R camera would make sense, because you (the customer) could use your current lenses for the new system. On the other hand we (the manufacturer) could sell the new product into an existing consumer base. Because of these reasons, this idea was subject to intensive research at Leica. As a result we must say, that a digital M camera is not possible with the current CCD or CMOS technology. Let me try to explain:
 
One great advantage of the M camera system is that there is no mirror between film/shutter and the rear lens element. This makes the lenses very compact and at the same time very fast. Due to that fact the Light rays hit the film in a flat angle. On a SLR lens, there is more space between rear lens element and the film/shutter to accommodate the mirror, the light rays hit the film in a rectangular or almost rectangular (telecentric) way.
 
If you use film, there is no difference in performance. If a digital sensor is employed instead of film, there is a difference:
 
1. To protect the sensor, a protection glass and filters (anti aliasing, IR) in front of the Sensor will make an additional and unwanted refraction, if the light rays will fall on the sensor in a non-rectangular way. This destroys the optical performance of the lens. (Still good performance in the center of the image, bad at the edges).
 
2. To increase the sensibility (speed) of the sensor, the pixels have to have microlenses to collect more light. Again, if the light rays will fall on the film in a non-rectangular way, less or no light will fall on the pixels at the corners of the image. This will cause a vignetting (dark corners).
 
These are major effects which will give the whole system a poor performance. For these and other reasons, we had to give up the idea at the actual time. As soon as new technology is available on the sensor side, Leica will continue the efforts for a digital M-Camera.
 
The above mentioned problems are less difficult with SLR lenses. The distance between film/shutter and rear lens element has to be larger because of the mirror, the light rays are almost telecentric and can therefore be used for digital. Possibilities for a digital R-Camera are under study at the moment.

Fonte: http://www.nemeng.com/leica/004f.shtml


Edit 2:

Leica M digital - Rumores - Especulações

http://www.nemeng.com/leica/srcs/whoswho.php?url=3014142
http://www.publish.com/article2/0,1895,1865105,00.asp
http://www.leica-camera.com/discus_e/messages/3/165484.html
http://www.nemeng.com/leica/srcs/whoswho.php?url=2711412
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 02:44:35 por Roberto O. Almeida »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #81 Online: 06 de Dezembro de 2005, 10:47:46
Não achei as explicações válidas.

Filtro IR? Vinhetagem... para mim soou como desculpas esfarrapadas.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #82 Online: 06 de Dezembro de 2005, 11:52:51
Eu acho as explicações válidas (DESDE QUE os pressupostos sejam verdadeiros, como a necessidade de um maior espaço entre o sensor e lente, a refração causada por um IR se os raios atingirem o sensor de maneira 'não retangular'(??), se os raios não atingirem da mesma maneira, não sobrará luz para os cantos, formando vinheta), e isso quem vai dizer é quem entende melhor de sensores...

Deve ser por isso que a Epson fez a RD-1 em APS (a suposta Leica M Digital é desejada com FF) e de quebra ainda tem uma série de limitações quanto às lentes ( Lenses with external dimensions exceeding 20.5 cannot be used with this camera. In addition, the following lenses cannot be used (correct as of March 11, 2004)
Hologon 15mm F8, Super Angulon 21 mm F4, Super Angulon 21 mm F3.4, Elmarit 28 mm F2.8 (early models), Summicron 50 mm F2 (dual range Summicron), Hektor 50 mm F2.5, and Elmar 50 mm F3.5.
)

Fonte: http://www.dpreview.com/news/0403/04031101epsonrd1.asp

Acho que a Leica, uma marca de tradição, que está fora da concorrência há um bom tempo, não desperdiçaria uma oportunidade de lançar a primeira rangefinder digital (ff ou não) para a Epson com desculpas esfarrapadas.

Ela deve saber o que está fazendo...
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 12:01:35 por Roberto O. Almeida »


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #83 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:03:55
Eu acho que a Epson provou isso.

Não tem o que descutir, ela foi e fez, com as limitações, mas fez, sem dar desculpas.

Não discuto a história da Leica e nem me atrevo. Mas perdeu a chance...
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 12:20:45 por Danilo »


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #84 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:18:07
A Epson fez em APS...

Enfim, tambem acho que a Leica perdeu a oportunidade de fazer, ainda que em APS...  


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #85 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:20:29
Sim, em APS, como eu disse, com as limitações, mas fez. :)


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #86 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:22:34
Não existem limitações, é bem simples de se fazer qualquer câmera de filme no formato digital, basta colocar o sensor no lugar do filme, na verdade é impossível fazer a maioria das digitais no formato de filme, agora não existe uma câmera de filme que não seja conversível para digital.
Esse papo de espaço chega a ser estúpido, o sensor ficará atrás do conjunto ótico e disparador e sua superfície ficará exatamente sobre o ponto onde estaria o filme, só teriamos uma ocupação de espaço maior atrás disso, exatamente onde fica A TAMPA, ou seja, não muda em absolutamente nada as características do equipamento, tanto que as primeiras digitais profissionais eram Backs para câmeras de filmes.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2005, 12:25:20 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #87 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:23:13
Citar
Não existem limitações, é bem simples de se fazer qualquer câmera de filme no formato digital, basta colocar o sensor no lugar do filme, na verdade é impossível fazer a maioria das digitais no formato de filme, agora não existe uma câmera de filme que não seja conversível para digital.
Exatamente o que eu penso.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #88 Online: 06 de Dezembro de 2005, 12:25:32
Então a Leica é mais burra do que eu imaginava.  :denken:  


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #89 Online: 06 de Dezembro de 2005, 22:37:07
Lendo a explicação, acho que uma R-D2 ou uma Leicca Digital merecem um sensor Foveon :)
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking